Andar em camião fora de estrada
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 29 de 29

Título: Andar em camião fora de estrada

  1. #1
    v7
    v7 está online
    Piloto Lendário v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    31,141

    Por Defeito Andar em camião fora de estrada

    Recentemente fiz um pequeno percurso fora de estrada "à pendura" num camião.

    Foi num contexto de um trabalho e o percurso tinha trilhos muito profundos, precisamente das várias passagens que já tinham sido feitas, era um caminho só transitável por um TT a sério, tal estava.

    Gostei de ver a facilidade com que um monstro, carregado com 20 toneladas de terra, fez o percurso.

    O camião era um Volvo com caixa de metal (para transporte de terra e pedras) com 2 eixos atrás e rodado duplo em ambos. O assento ficava numa altura superior à minha cabeça.

    Nunca tinha andado num camião tão grande e acabou por ser como que um cheirinho do que deve ser o "Dakar" em camião, a abanar lá em cima na cabine de um lado para o outro.

    Máquina espetacular.

    P.S.: Creio que era um Volvo FM 360


  2. #2
    Piloto de Kart samcoelho's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2010
    Posts
    58

    Por Defeito



    Estas a escrever a cerca de algo tipo isto.
    Também sou aficionado por máquinas de este tipo.
    Ainda não perdi a esperança de trabalhar com um e deve ser para breve.

  3. #3
    Piloto de Rallye VTEC's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    Porto
    Posts
    10,962

    Por Defeito

    Deve ter sido mais tipo isto:

  4. #4
    Piloto de Kart samcoelho's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2010
    Posts
    58

    Por Defeito


    desculpa o erro o modelo fm 360 da volvo mais este.
    Mas prefiro o dumper da volvo deve ser mais interessante de conduzir

  5. #5
    v7
    v7 está online
    Piloto Lendário v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    31,141

    Por Defeito

    Sim !

    é do género destes 2 últimos.

    Um monstro de força e com um belo som (dentro do que são os motores a diesel).

    Pelo que vi na net é um 13 litros !?

  6. #6
    Piloto de Testes RIDER's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003
    Localização
    Portugal.
    Posts
    2,398

    Por Defeito

    E quando se anda a 80/90 km/h em estradas de terra batida!!
    Tendo mais de 400cv dá para fazer o que quisermos dele,principalmente nas curvas com gravilha,ver a traseira toda atravessada é um mimo

    Atenção que é tudo feito em estradões com maxima visibilidade!

  7. #7
    Piloto de Kart samcoelho's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2010
    Posts
    58

    Por Defeito

    sim o modelo fm volvo o motor recente é de 13 litros o motor D13A.
    E tens também o modelo FH de 16 litrosD16C com 450 kw 610 hp.
    Sendo já o modelo FH um modelo estradista.

  8. #8
    v7
    v7 está online
    Piloto Lendário v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    31,141

    Por Defeito

    Por curiosidade, alguém tem ideia de quanto gasta um camião destes a trabalhar ?

  9. #9
    Piloto de Testes PMCC's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008
    Posts
    2,533

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Por curiosidade, alguém tem ideia de quanto gasta um camião destes a trabalhar ?
    Acho que depende muito da carga que se transporta.

    Mas assim por alto, para um FH12 deve andar à volta de 30/40 l/100kms

  10. #10
    Piloto de Rallye allstarfabio's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009
    Localização
    where the streets have no number!
    Posts
    10,013

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Por curiosidade, alguém tem ideia de quanto gasta um camião destes a trabalhar ?
    Citação Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
    Acho que depende muito da carga que se transporta.

    Mas assim por alto, para um FH12 deve andar à volta de 30/40 l/100kms
    Pode-se dizer que tem estes gastos numa média muito geral, e com a carga do carro(legal).
    E falando nos mais recentes, que são um pouco mais económicos claro. Porque facilmente se passa a fasquia dos 50L/100.
    Se de um camião Volvo FH 16 520 antiga que fazia 100L/100Km, mas com cargas de 60 tons e a andar bem.

    No trabalho temos uma FH12 460 e anda na casa dos 30L/100km.

    Quanto á tua experiencia V7, acredita que por onde passa um camião de desaterro (4 eixos normalmente) não é assim nada de especial, ficam atascados muito facilmente e se falar de um tractor então, bem pior.

  11. #11
    Piloto de Testes PMCC's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008
    Posts
    2,533

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
    Pode-se dizer que tem estes gastos numa média muito geral, e com a carga do carro(legal).
    E falando nos mais recentes, que são um pouco mais económicos claro. Porque facilmente se passa a fasquia dos 50L/100.
    Se de um camião Volvo FH 16 520 antiga que fazia 100L/100Km, mas com cargas de 60 tons e a andar bem.

    No trabalho temos uma FH12 460 e anda na casa dos 30L/100km.

    .
    Sim, fazem-se médias mais altas facilmente.

    Como disse, depende da carga que transporta e claro, do pé, mas isto é em qualquer carro

  12. #12
    GJP
    GJP está offline
    Piloto de Rallye GJP's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006
    Localização
    Na terra onde passava ferias D. Maria II
    Posts
    11,199

    Por Defeito

    um carro desses carregado com 20/25 ton líquidas o que dá 40 brutas gasta uma média de 38l/100 isto com motores de 13l

    samcoelho, há a versão de fora de estrada

    o volvo que lá puseste em cima, não é nenhum camião, chama-se dumper articulado
    Última edição por GJP : 02-03-11 às 20:53:45

  13. #13
    v7
    v7 está online
    Piloto Lendário v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    31,141

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
    Pode-se dizer que tem estes gastos numa média muito geral, e com a carga do carro(legal).
    E falando nos mais recentes, que são um pouco mais económicos claro. Porque facilmente se passa a fasquia dos 50L/100.
    Se de um camião Volvo FH 16 520 antiga que fazia 100L/100Km, mas com cargas de 60 tons e a andar bem.

    No trabalho temos uma FH12 460 e anda na casa dos 30L/100km.

    Quanto á tua experiencia V7, acredita que por onde passa um camião de desaterro (4 eixos normalmente) não é assim nada de especial, ficam atascados muito facilmente e se falar de um tractor então, bem pior.
    Para que conste, hoje tive oportunidade de rever o camião e é precisamente um FH12 460.

    Tem 2 eixos atrás com rodados duplos, ou seja 8 rodas e um à frente normal.

    Já vi que o motor é de 13 litros, achei aquilo fantástico.

  14. #14
    Piloto de Rallye allstarfabio's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009
    Localização
    where the streets have no number!
    Posts
    10,013

    Por Defeito

    Fantástico é um dos tractores que o meu vizinho tem aqui, motor 16L 730cv Scania R 730

    Eu no que toca a trucks sou um pouco volvo fanboy, se calhar porque há 3 volvos na casa

  15. #15
    v7
    v7 está online
    Piloto Lendário v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    31,141

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
    Fantástico é um dos tractores que o meu vizinho tem aqui, motor 16L 730cv Scania R 730

    Eu no que toca a trucks sou um pouco volvo fanboy, se calhar porque há 3 volvos na casa
    Tenho um amigo que tem empresas de logistica e lida com camiões à muito tempo e os que gosta mais/acha melhores são precisamente os Scania.

    Ele diz que volvo e mercedes também são muito bons e que por exemplo os renault e os ivecos são mais suscepttiveis de problemas.

  16. #16
    Piloto de Rallye Bj40's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    Posts
    12,772

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por samcoelho Ver Post


    Estas a escrever a cerca de algo tipo isto.
    Também sou aficionado por máquinas de este tipo.
    Ainda não perdi a esperança de trabalhar com um e deve ser para breve.
    Já andei numa coisa destas, numas minas a céu aberto em Penacova.

    Fui lá ver uma coisa que não tinha nada a ver (fósseis), depois fui ter com o condutor e ele levou-me à pendura a dar uma voltinha.

    Eu que já vi (e fiz) muita coisa em todo terreno, nunca pensei que isto fosse assim.

    Era inverno, o terreno era tipo barro (basicamente um grande buraco do tamanho de 3 ou 4 campos de futebol e cerca de 20m abaixo da linha do solo) e esta coisa ia lá, pegava em algumas toneladas de pedras e lama e avançava sobre o lamaçal como se não se passasse nada.

    Incrível.

    No mesmo dia acabei por pedir, mais uma vez, para ir à pendura de um tractor da Volvo na cimenteira da Figueira da Foz, na serra da Boa Viagem.

    Gostava de saber onde param as fotos e o video que fiz.

  17. #17
    Piloto de Rallye allstarfabio's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009
    Localização
    where the streets have no number!
    Posts
    10,013

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Tenho um amigo que tem empresas de logistica e lida com camiões à muito tempo e os que gosta mais/acha melhores são precisamente os Scania.

    Ele diz que volvo e mercedes também são muito bons e que por exemplo os renault e os ivecos são mais suscepttiveis de problemas.
    Volvo vs Scania é um pouco como Ferrari vs Lambo por exemplo, são duas grandes marcas dos camiões, sem duvida as melhores.

  18. #18
    v7
    v7 está online
    Piloto Lendário v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    31,141

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
    Já andei numa coisa destas, numas minas a céu aberto em Penacova.

    Fui lá ver uma coisa que não tinha nada a ver (fósseis), depois fui ter com o condutor e ele levou-me à pendura a dar uma voltinha.

    Eu que já vi (e fiz) muita coisa em todo terreno, nunca pensei que isto fosse assim.

    Era inverno, o terreno era tipo barro (basicamente um grande buraco do tamanho de 3 ou 4 campos de futebol e cerca de 20m abaixo da linha do solo) e esta coisa ia lá, pegava em algumas toneladas de pedras e lama e avançava sobre o lamaçal como se não se passasse nada.

    Incrível.

    No mesmo dia acabei por pedir, mais uma vez, para ir à pendura de um tractor da Volvo na cimenteira da Figueira da Foz, na serra da Boa Viagem.

    Gostava de saber onde param as fotos e o video que fiz.
    Isso foi uma experiência fantástica !

    Gosto muito destas máquinas em grande escala.

  19. #19
    Piloto de Troféu jomaso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004
    Localização
    Santa Maria de Lamas
    Posts
    5,398

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Tenho um amigo que tem empresas de logistica e lida com camiões à muito tempo e os que gosta mais/acha melhores são precisamente os Scania.

    Ele diz que volvo e mercedes também são muito bons e que por exemplo os renault e os ivecos são mais suscepttiveis de problemas.
    V7, na generalidade a qualidade de um camião é medida pelo valor que se gasta em oficina.
    Relativamente a esta questão existe muita ignorância.
    Há muita gente que diz que A ou B é melhor ou pior sem nunca ter tido qualquer experiência com essas marcas.

  20. #20
    v7
    v7 está online
    Piloto Lendário v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    31,141

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
    V7, na generalidade a qualidade de um camião é medida pelo valor que se gasta em oficina.
    Relativamente a esta questão existe muita ignorância.
    Há muita gente que diz que A ou B é melhor ou pior sem nunca ter tido qualquer experiência com essas marcas.
    Eu sou um ignorante nessa matéria !

    O que referi foi apenas a opinião de um amigo meu, que ele sim, praticamente a vida toda teve contacto com a realidade dos camiões porque o pai (e ele agora) têm uma empresa de logisitica (transportes).

    Nomeadamente ele conduz todo o tipo de camiões, compra, vende, etc.

  21. #21
    Piloto de Troféu jomaso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004
    Localização
    Santa Maria de Lamas
    Posts
    5,398

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Eu sou um ignorante nessa matéria !

    O que referi foi apenas a opinião de um amigo meu, que ele sim, praticamente a vida toda teve contacto com a realidade dos camiões porque o pai (e ele agora) têm uma empresa de logisitica (transportes).

    Nomeadamente ele conduz todo o tipo de camiões, compra, vende, etc.
    Eu não me estava a referir como se fosse a tua opinião, porque percebi que estavas a mencionar uma opinião de um amigo teu.
    Mas existe um pouco a ideia generalizada da Scania e da Volvo, isto é um facto.
    Na práctica eu não concordo, mas isso são outras discussões.

  22. #22
    v7
    v7 está online
    Piloto Lendário v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    31,141

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
    Eu não me estava a referir como se fosse a tua opinião, porque percebi que estavas a mencionar uma opinião de um amigo teu.
    Mas existe um pouco a ideia generalizada da Scania e da Volvo, isto é um facto.
    Na práctica eu não concordo, mas isso são outras discussões.
    Qual é então a tua opinião ? e já agora a tua experiência/vivência ?

    Na minha relativa ignorância o que me parece é que há um conjunto de marcas, pouco representadas na Europa que em pesados também devem ser boas.

    Assim de repente os Mack americanos ou os Kamaz de Leste, ou até os Tata Indianos, passando pelos camiões de longo curso australianos (não sei que marca são).

    Os Kamaz com aquele aspecto um bocadinho antiquado no Dakar dão mostras de uma robustez e eficácia fantásticas.

  23. #23
    Piloto de Troféu miguelsantos's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005
    Localização
    evr, Portugal.
    Posts
    8,921

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Qual é então a tua opinião ? e já agora a tua experiência/vivência ?

    Na minha relativa ignorância o que me parece é que há um conjunto de marcas, pouco representadas na Europa que em pesados também devem ser boas.

    Assim de repente os Mack americanos ou os Kamaz de Leste, ou até os Tata Indianos, passando pelos camiões de longo curso australianos (não sei que marca são).

    Os Kamaz com aquele aspecto um bocadinho antiquado no Dakar dão mostras de uma robustez e eficácia fantásticas.

    isso é o mesmo que dizer que o tuareg civil é o melhor jipe do mundo

    devem ser contadas pelos dedos as peças que esses camioes tem em conjunto

  24. #24
    Piloto de Rallye Bruno4646's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    4.16
    Posts
    12,695

    Por Defeito

    Podias era por umas fotos desse passeio

  25. #25
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2008
    Posts
    580

    Por Defeito

    Eu ja andei a pendura em 2 camiões, 2 Mercedes uma 3235 e uma 1722 e andei num dumper Volvo A25.

  26. #26
    v7
    v7 está online
    Piloto Lendário v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    31,141

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
    Podias era por umas fotos desse passeio
    Eu não ando sempre de telemóvel ou máquina fotográfica na mão e ainda menos tenho a "lata" de tirar fotografias a tudo.

    Mas foi uma voltinha curta mas engraçada, principalmente a saúde do motor impressionaou-me

  27. #27
    Piloto de Kart kanudobcl's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2008
    Localização
    Barcelos
    Posts
    127

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Para que conste, hoje tive oportunidade de rever o camião e é precisamente um FH12 460.

    Tem 2 eixos atrás com rodados duplos, ou seja 8 rodas e um à frente normal.

    Já vi que o motor é de 13 litros, achei aquilo fantástico.
    Muito bons carros, mas esse camião tem um motor de 12 litros

  28. #28
    v7
    v7 está online
    Piloto Lendário v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    31,141

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por kanudobcl Ver Post
    Muito bons carros, mas esse camião tem um motor de 12 litros
    Ou isso, definitivamente camiões não são a minha especialidade

  29. #29
    TR
    TR está offline
    Piloto de Testes TR's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007
    Posts
    3,518

    Por Defeito

    Eu sou outro aficionado por camiões, tenho oportunidade de conduzir regularmente uma velhinha Volvo N10 que se vê a rasca para passar dos 80km/h mas eu adoro conduzi-la! é mesmo agradável ir lá no alto sentado por cima de um bicho de 10L e 320cv e saborear aquele trabalhar!

Tópicos semelhantes

  1. Respostas: 11
    Último Post: 29-12-09, 11:44:06
  2. Quem diz que um SUV não serve para andar fora de estrada?
    Por JRodrigues na secção Multimédia
    Respostas: 5
    Último Post: 16-05-09, 03:38:58
  3. Andar de bicicleta na estrada!
    Por 100do na secção Road-book
    Respostas: 40
    Último Post: 27-04-07, 15:46:00
  4. Vá para fora ( de estrada ) cá dentro..
    Por sitefixe na secção Clube TT (Encerrado)
    Respostas: 16
    Último Post: 16-04-07, 08:13:21
  5. Respostas: 16
    Último Post: 11-04-07, 13:14:20

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.