Rede MPL:

FÓRUM AUTOHOJE ONLINE  

Ir Para Trás   FÓRUM AUTOHOJE ONLINE > Autohoje Fórum > Veículos Comerciais
Registar Perguntas Frequentes Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Veículos Comerciais Este é o local para falar de camiões, furgões, máquinas industriais... Enfim, tudo o que circule sobre rodas e que exista para fins comerciais, profissionais e/ou industriais. Os comerciais derivados de turismos também têm lugar aqui.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Pesquisar neste tópico Modos de visualização
Antigo 06-02-10, 17:50:48   #1 (link)
Piloto de Testes

taberneiro's Avatar

Data de Registo: Jun 2007
Por Defeito Focus 1.8 TDci vs Golf 1.9 TDi vs Xsara 2.0 Hdi vs Almera 2.2 DDti

Preciso de arranjar um carro novo "velho", e as escolhas que tenho em cima da mesa são as apresentadas. Parecem-me que possam ser as mais acertadas no segmento em que se inserem dos comerciais.

A escolha baseia-se sobretudo na fiabilidade, ou ter a melhor possível, e consumos, sendo que as viaturas são de 2002-2004.

Pelo que já averiguei dos modelos acima, não encontro pontos conta a fiabilidade do Xsara e do Almera, sendo este último citado como um motor de guerra, mas o consumo não é muito abonatório. O 2.0 Hdi pelos vistos também é bastante fiável, o que acham?

O Golf, pode ter os problemas do costume do 1.9 Tdi, Maf's e quiçá turbo. Será arriscado na mesma esta compra?

O focus esteticamente é o que mais me agrada, mas é o que mais receio me dá, é citado como um motor robusto e fiável, mas depois li casos de avarias que me deixam muito receoso, injectores, turbo, Egr, e ainda os casos em que foi feito um downgrade de potência para 100cv (não consigo perceber o porquê) e tudo isto sem qualquer preocupação da Ford.

Dos modelos apresentados, e uma vez que são usados qual escolheriam?

Se houver outro modelo que se enquadre no que pretendo, dêem a V. opinião.

Obrigado
taberneiro está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 06-02-10, 22:20:33   #2 (link)
Piloto de Kart

mariob's Avatar

Data de Registo: Apr 2009
Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
Preciso de arranjar um carro novo "velho", e as escolhas que tenho em cima da mesa são as apresentadas. Parecem-me que possam ser as mais acertadas no segmento em que se inserem dos comerciais.

A escolha baseia-se sobretudo na fiabilidade, ou ter a melhor possível, e consumos, sendo que as viaturas são de 2002-2004.

Pelo que já averiguei dos modelos acima, não encontro pontos conta a fiabilidade do Xsara e do Almera, sendo este último citado como um motor de guerra, mas o consumo não é muito abonatório. O 2.0 Hdi pelos vistos também é bastante fiável, o que acham?

O Golf, pode ter os problemas do costume do 1.9 Tdi, Maf's e quiçá turbo. Será arriscado na mesma esta compra?

Boas,
Cunheco um almera comercial com este motor que passa de 300000 kms
O focus esteticamente é o que mais me agrada, mas é o que mais receio me dá, é citado como um motor robusto e fiável, mas depois li casos de avarias que me deixam muito receoso, injectores, turbo, Egr, e ainda os casos em que foi feito um downgrade de potência para 100cv (não consigo perceber o porquê) e tudo isto sem qualquer preocupação da Ford.

Dos modelos apresentados, e uma vez que são usados qual escolheriam?

Se houver outro modelo que se enquadre no que pretendo, dêem a V. opinião.

Obrigado
Boas,
Conheço um almera comercial com este motor que passa de 300000 kms,

O golf e capaz ser o que gasta menos...

Também conheço um focus de 2002 com quase 100000 kms e ate agora não teve nenhum problema.
mariob está offline   Responder com citação
Antigo 06-02-10, 23:43:27   #3 (link)
nto
Piloto de Troféu

nto's Avatar

Data de Registo: Aug 2005
Por Defeito

Todos os motores são competentes.

Mas de entre esses, os que gastarão menos, será o 1.9 TDI e o 1.8 TDCI.

Já agora, a Ford não chegou a comercializar a versão de 100cv do 1.8TDCI no nosso mercado.

O 1.8 TDCI no nosso mercado, foi sempre com os 115cv.
nto está offline   Responder com citação
Antigo 07-02-10, 05:18:25   #4 (link)
Piloto de Testes

Data de Registo: Aug 2007
Por Defeito

Se há motor que tem um numero muito abaixo em avarias de EGR´s, turbos e injectores é o 1.8TDCI.

Esse 1.9tdi é qual? 110cv?

Isso agora é uma questão de preferência mesmo, em termos de motores todos são motores competentes (o do Xsara é o de 110cv certo?), de resto características individuais que eu destaco é mesmo o chassis do Focus, como poucos mesmo, e o interior do Golf que deverá ser o melhor dos 4 em termos de qualidade mas convêm que esteja bem estimado senão parecem peles os plásticos a descascarem-se.
Abilio está offline   Responder com citação
Antigo 07-02-10, 12:17:43   #5 (link)
Piloto de Testes

taberneiro's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por nto Ver Post
Todos os motores são competentes.

Mas de entre esses, os que gastarão menos, será o 1.9 TDI e o 1.8 TDCI.

Já agora, a Ford não chegou a comercializar a versão de 100cv do 1.8TDCI no nosso mercado.

O 1.8 TDCI no nosso mercado, foi sempre com os 115cv.
Quando eu me refiro aos 100cv no focus, não é em relação à versão que saiu com os 100cv, mas sim a um downgrade de potência que foi feito pela Ford (há fóruns que constatam esse facto e este é um deles).

Citação:
Originalmente Colocado por Abilio Ver Post
Se há motor que tem um numero muito abaixo em avarias de EGR´s, turbos e injectores é o 1.8TDCI.

Esse 1.9tdi é qual? 110cv?

Isso agora é uma questão de preferência mesmo, em termos de motores todos são motores competentes (o do Xsara é o de 110cv certo?), de resto características individuais que eu destaco é mesmo o chassis do Focus, como poucos mesmo, e o interior do Golf que deverá ser o melhor dos 4 em termos de qualidade mas convêm que esteja bem estimado senão parecem peles os plásticos a descascarem-se.
Não estou a dizer que são avarias de todos os motores, mas já li em alguns casos que isso aconteceu. Não sendo geral, fica-se sempre apreensivo.

O TDI é o de 110cv, acho que é o mais competente de todas as versões do 1.9 TDi. O ter caixa de 6 não importa, visto que não é para fazer AE regularmente.

O XSara é o de 110cv, mas não é do motor que tenho medo, mas sim do resto do carro que não possa acompanhar em durablidade. Em relação a interiores, o do Golf é o mais bonito, mas todos os que vejo metem medo por causa dos plásticos descascados.
O Focus tem uma consola discutível, mas é bem construído e robusto e não tem o mesmo problema do Golf.
Antigo 07-02-10, 15:12:17   #6 (link)
Piloto de Testes

Por Defeito

Citação:

Não estou a dizer que são avarias de todos os motores, mas já li em alguns casos que isso aconteceu. Não sendo geral, fica-se sempre apreensivo.

O TDI é o de 110cv, acho que é o mais competente de todas as versões do 1.9 TDi. O ter caixa de 6 não importa, visto que não é para fazer AE regularmente.

O XSara é o de 110cv, mas não é do motor que tenho medo, mas sim do resto do carro que não possa acompanhar em durablidade. Em relação a interiores, o do Golf é o mais bonito, mas todos os que vejo metem medo por causa dos plásticos descascados.
O Focus tem uma consola discutível, mas é bem construído e robusto e não tem o mesmo problema do Golf.
Sim eu sei, só estava mesmo a transmitir-te esse facto das avarias que nesse motor pelo que sei são muito poucas, a única avaria mais frequente é mesmo a do bimassa que a alguns casos dá alguma dor de cabeça. Em relação ao downgrade que falas penso que te referes ao facto de haver uma fornada de 2003 que vieram mais capadas mas isso deveu-se pelo que sei a questões ambientais, quem teve essas unidades capadas pode ir à Ford pedir a actualização e já fica com os 115cv (até mais).

Sim, o tdi110cv é um motor bem competente, muito fiável também.

De resto a consola do Focus é discutível sim, ou se adora ou se detesta mas uma coisa é certa, a qualidade de construção é irrepreensível e não descasca certamente. O do Golf se bem tratado tem um interior muito agradável, senão é uma miséria.

O Xsara e Almera não posso falar, não conheço bem os carros mas o interior do Xsara realmente parece um bocado antiquado, o do Almera não me parece mau.
Antigo 07-02-10, 15:45:16   #7 (link)
Piloto de Testes

taberneiro's Avatar

Por Defeito

Citação:
Sim eu sei, só estava mesmo a transmitir-te esse facto das avarias que nesse motor pelo que sei são muito poucas, a única avaria mais frequente é mesmo a do bimassa que a alguns casos dá alguma dor de cabeça. Em relação ao downgrade que falas penso que te referes ao facto de haver uma fornada de 2003 que vieram mais capadas mas isso deveu-se pelo que sei a questões ambientais, quem teve essas unidades capadas pode ir à Ford pedir a actualização e já fica com os 115cv (até mais).

Sim, o tdi110cv é um motor bem competente, muito fiável também.

De resto a consola do Focus é discutível sim, ou se adora ou se detesta mas uma coisa é certa, a qualidade de construção é irrepreensível e não descasca certamente. O do Golf se bem tratado tem um interior muito agradável, senão é uma miséria.

O Xsara e Almera não posso falar, não conheço bem os carros mas o interior do Xsara realmente parece um bocado antiquado, o do Almera não me parece mau.
ENtão mas se foi retirada potencia por causa das emissões, ao meter a potencia de origem vou ter problemas na IPO, certo?

Outra questão relativa ao volante bi massa, já li casos em que é substituido por um mono massa (não sei o que é), em que consiste essa avaria, e qual o montante a dispender?

Cumprimentos
Antigo 07-02-10, 15:51:41   #8 (link)
nto
Piloto de Troféu

nto's Avatar

Por Defeito

Citação:
ENtão mas se foi retirada potencia por causa das emissões, ao meter a potencia de origem vou ter problemas na IPO, certo?

Outra questão relativa ao volante bi massa, já li casos em que é substituido por um mono massa (não sei o que é), em que consiste essa avaria, e qual o montante a dispender?

Cumprimentos
Não, ao fazeres a actualização não terás depois problemas de emissões.
Antigo 07-02-10, 15:55:57   #9 (link)
Piloto de Testes

Por Defeito

Citação:

Cumprimentos
Não, eles na IPO não medem a quantidade de CO2 nos a gasóleo, daí que muitos carros vão reprogramados e passam na mesma. A questão foi a seguinte pelo que percebi, a primeira fornada de tdci´s em 2002 saiu com um software algo vitaminado, andavam todos a tocar nos 130cv, no entanto também deitavam umas bufaradas ligeiras de fumo (como era normal nos diesel daquele tempo sem FAP´s), por alguma legislação, queixas ou simplesmente por opção da marca em 2003 caparam os software´s, a verdade é que andavam menos mas também fumo nem um pentelho, em 2004 já corrigiram toda a situação, conseguiram fazer uma boa relação dos 2 factores, andam bem e fumo nem vê-lo. Atenção que isto é uma forma muito generalizada das coisas, não é regra para todas as unidades dos respectivos anos.
Além que a marca nunca disponibilizaria um software que fizesse o cliente ter problemas nesses aspectos, não te preocupes. Hoje em dia esse motor sai com 125cv declarados nas mondeo e SMAx e continuam sem fumo algum e a cumprir as normais todas sem problemas.

Sim, dá para fazer essa conversão sem problema, na marca são capazes de se fazerem de difíceis mas eles vendem o kit de conversão e se não fizeram lá na marca um mecânico minimamente competente faz isso.
No entanto, até pode ser que essa unidade que tens em vista não sofra do problema e nem te tenhas de preocupar.

Última edição por Abilio : 07-02-10 às 16:02:42
Antigo 07-02-10, 19:14:21   #10 (link)
Piloto de Provas de Perícia

JohnnT's Avatar

Data de Registo: Oct 2007
Por Defeito

golf - dessa altura sera o golf 4, os materais interiores desgastan-se e passa do que se considera um bom interior com bons materiais, para um interior com muito mau aspecto dando a imagem de plasticos fracos, e com essa idade é raro encontrar um com os interiores bons especialmente em comercial. problemas a nivel de mafs, e se for a versao sport (igual a do "joel") é rijo como tudo.

almera - motor fiavel, robusto, mas muito barulhento (tipo motor diesel anos 90), de todos sera o que mais facilmente fara km sem dar chatices, os consumos apesar da caixa extra longa nao conseguem ser equiparáveis aos outros que mencionas tb devido a cc do motor (2.2)

xsara - a meu ver o melhor compromisso deste confronto, motor capaz em todas as situaçoes, boa montagem para o carro em si, um motor bastante fiavel e com bons andamento, capaz de fazer bons consumos. algumas falhas a nivel do volante do motor originando vibraçoes na empreagem ao arrancar. (nada grave e alem das vibraçoes nao tem kk problema)

focus - em relaçao ao downgrade da potencia sei que foi feito devido a emissoes, agora se da pra por novamente a potencia original na ford sem problemas na ipo isso ja nao sei. interiores com gostos discutiveis, bom chassis, motor gasta ligeiramente mais que o hdi e que o tdi (neste campo o tdi é o que gasta menos).

em conclusao, desses carros que mencionas a meu ver no xsara é onde conseguiras mais equipamento pelo mesmo preço e talvez mais recente, depende do negocio, mas o xsara seria a minha opçao.
JohnnT está offline   Responder com citação
Antigo 07-02-10, 20:37:35   #11 (link)
Piloto de Testes

taberneiro's Avatar

Por Defeito

Citação:
Não, eles na IPO não medem a quantidade de CO2 nos a gasóleo, daí que muitos carros vão reprogramados e passam na mesma. A questão foi a seguinte pelo que percebi, a primeira fornada de tdci´s em 2002 saiu com um software algo vitaminado, andavam todos a tocar nos 130cv, no entanto também deitavam umas bufaradas ligeiras de fumo (como era normal nos diesel daquele tempo sem FAP´s), por alguma legislação, queixas ou simplesmente por opção da marca em 2003 caparam os software´s, a verdade é que andavam menos mas também fumo nem um pentelho, em 2004 já corrigiram toda a situação, conseguiram fazer uma boa relação dos 2 factores, andam bem e fumo nem vê-lo. Atenção que isto é uma forma muito generalizada das coisas, não é regra para todas as unidades dos respectivos anos.
Além que a marca nunca disponibilizaria um software que fizesse o cliente ter problemas nesses aspectos, não te preocupes. Hoje em dia esse motor sai com 125cv declarados nas mondeo e SMAx e continuam sem fumo algum e a cumprir as normais todas sem problemas.

Sim, dá para fazer essa conversão sem problema, na marca são capazes de se fazerem de difíceis mas eles vendem o kit de conversão e se não fizeram lá na marca um mecânico minimamente competente faz isso.
No entanto, até pode ser que essa unidade que tens em vista não sofra do problema e nem te tenhas de preocupar.
Não sabia que nos a diesel não mediam o CO2 . Mas se tem apenas implicação no fumo mandado, desde que não seja como as locomotivas que se vêm na estarda não tem problema.

Citação:
Originalmente Colocado por JohnnT Ver Post
golf - dessa altura sera o golf 4, os materais interiores desgastan-se e passa do que se considera um bom interior com bons materiais, para um interior com muito mau aspecto dando a imagem de plasticos fracos, e com essa idade é raro encontrar um com os interiores bons especialmente em comercial. problemas a nivel de mafs, e se for a versao sport (igual a do "joel") é rijo como tudo.

Então mas o "do joel" é um ibiza e não um Golf.

almera - motor fiavel, robusto, mas muito barulhento (tipo motor diesel anos 90), de todos sera o que mais facilmente fara km sem dar chatices, os consumos apesar da caixa extra longa nao conseguem ser equiparáveis aos outros que mencionas tb devido a cc do motor (2.2)

xsara - a meu ver o melhor compromisso deste confronto, motor capaz em todas as situaçoes, boa montagem para o carro em si, um motor bastante fiavel e com bons andamento, capaz de fazer bons consumos. algumas falhas a nivel do volante do motor originando vibraçoes na empreagem ao arrancar. (nada grave e alem das vibraçoes nao tem kk problema)

E não fosses tu a recomendar o PSA

focus - em relaçao ao downgrade da potencia sei que foi feito devido a emissoes, agora se da pra por novamente a potencia original na ford sem problemas na ipo isso ja nao sei. interiores com gostos discutiveis, bom chassis, motor gasta ligeiramente mais que o hdi e que o tdi (neste campo o tdi é o que gasta menos).

A diferença de comsumos em situações normais não deve ser superior a 1 litro, por isso não será por aí. O almera esse sim deve consumir mais.Lá está, o interior é de gosto discutível mas é bem montado e com bons materiais, não se desgasta com facilidade como o Golf.

em conclusao, desses carros que mencionas a meu ver no xsara é onde conseguiras mais equipamento pelo mesmo preço e talvez mais recente, depende do negocio, mas o xsara seria a minha opçao.
Antigo 07-02-10, 22:17:09   #12 (link)
Piloto de Provas de Perícia

JohnnT's Avatar

Data de Registo: Oct 2007
Por Defeito

sim o do joel é o ibiza lol o motor é que é o mesmo.
JohnnT está offline   Responder com citação
Antigo 08-02-10, 02:38:25   #13 (link)
Piloto de Testes

Por Defeito

Citação:
Não sabia que nos a diesel não mediam o CO2 . Mas se tem apenas implicação no fumo mandado, desde que não seja como as locomotivas que se vêm na estarda não tem problema.
Medem a quantidade de partículas.
Nah, não tem nada a ver com essas locomotivas, mau era , são aqueles "bafos" pequenos característicos de quando se puxa, o tdi 110cv da época também o faz com quase toda a certeza.
Esses primeiros software´s do focus deveriam estar a mandar mais emissões que o desejável e por isso foram corrigindo-o lentamente, claro que o cliente quer é que aquilo ande logo não se devia importar nadinha em ter o de 2002.

De que ano é o Focus já agora?
Antigo 08-02-10, 15:45:59   #14 (link)
nto
Piloto de Troféu

nto's Avatar

Por Defeito

Citação:

Hoje em dia esse motor sai com 125cv declarados nas mondeo e SMAx e continuam sem fumo algum e a cumprir as normais todas sem problemas.
Além do 1.8 TDCI ser utilizado na S-MAX, GALAXY e MONDEO com 125cv, também o há com 115cv e 260nm em outros mercados, equipando o FOCUS II, o C-MAX e o TOURNEO.

Última edição por nto : 08-02-10 às 16:42:08
Antigo 08-02-10, 17:12:40   #15 (link)
Piloto de Testes

Por Defeito

Citação:
Além do 1.8 TDCI ser utilizado na S-MAX, GALAXY e MONDEO com 125cv, também o há com 115cv e 260nm em outros mercados, equipando o FOCUS II, o C-MAX e o TOURNEO.
Exacto o FocusII sei que continuou lá fora a sair com esse motor, aqui apenas foi substituído pelo 1.6 por causa do imposto e também pelos gases, porque em andamento o 1.8 é outra coisa.

Querias dizer 280nm certo? Ou eles baixaram o binário?

(valores com overboost)

Última edição por Abilio : 08-02-10 às 17:15:44
Antigo 08-02-10, 17:22:16   #16 (link)
nto
Piloto de Troféu

nto's Avatar

Por Defeito

Citação:
Exacto o FocusII sei que continuou lá fora a sair com esse motor, aqui apenas foi substituído pelo 1.6 por causa do imposto e também pelos gases, porque em andamento o 1.8 é outra coisa.

Querias dizer 280nm certo? Ou eles baixaram o binário?

(valores com overboost)
Os 260nm é sem o overboost. Com o overboost continua a ser de 280nm.

Já agora, o Focus I sem o overboost tinha 250nm.
Antigo 08-02-10, 17:35:07   #17 (link)
Piloto de Testes

Por Defeito

Citação:
Os 260nm é sem o overboost. Com o overboost continua a ser de 280nm.

Já agora, o Focus I sem o overboost tinha 250nm.
Sim o FocusI sei que sem overboost tinha 250nm, não sabia é que eles ainda puseram mais 10nm nos mkII.
Antigo 08-02-10, 20:33:06   #18 (link)
Piloto de Testes

taberneiro's Avatar

Por Defeito

Citação:
Medem a quantidade de partículas.
Nah, não tem nada a ver com essas locomotivas, mau era , são aqueles "bafos" pequenos característicos de quando se puxa, o tdi 110cv da época também o faz com quase toda a certeza.
Esses primeiros software´s do focus deveriam estar a mandar mais emissões que o desejável e por isso foram corrigindo-o lentamente, claro que o cliente quer é que aquilo ande logo não se devia importar nadinha em ter o de 2002.

De que ano é o Focus já agora?
Podem continuar a discussão do binário à vontade!

Se for o que estou a pensar desses "bafos", não é nada demais. O meu receio é aqueles diesel que mandam carradas de fumo desde o relenti até ao corte .
É assim, ainda não vi nehum, mas os focus que procuro são preferencialmente de 2003-2004, por serem mais recentes e por virem já com uns bugs corrigidos da primeira fornada de TDci's.

Acho que vou reduzir a lista de opções ao Focus e ao Xsara. Para o que procuro acho que são os mais equilibrados. Agora se encontrasse um Corolla 2.0, era ouro sobre azul... mas é dificil
Antigo 08-02-10, 21:15:09   #19 (link)
Piloto de Testes

Por Defeito

Se for um de 2003, 2004 ou 2005 nem fumo deve fazer logo estás à vontade. Mas mesmo de 2002 como disse estás à vontade, não faz fumo quase nenhum, mau era se de origem um carro fumasse dessa maneira. lol Para todos os casos antes de avançares fazes um test drive que dissipa logo as duvidas em todos os aspectos.

O corolla também é um carro jeitoso e equilibrado.
Antigo 09-02-10, 14:44:15   #20 (link)
nto
Piloto de Troféu

nto's Avatar

Por Defeito

Já agora, aqui ficam uns link's em que entra em confronto o 1.8TDCI e o 2.0HDI

AutoMotor - Peugeot 307 Break HDi XT Premium vs Ford Focus SW TDCi Ghia

AutoMotor - Fiat Stilo Multi Wagon JTD Dynamic vs Peugeot 307 SW HDI Cuir vs Ford Focus SW TDCi Ghia

AutoMotor - Ford Focus TDCi Trend
Responder

Ferramentas do tópico Pesquisar neste tópico
Pesquisar neste tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts