alteração de comercial para passageiros - Página 5
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Título: alteração de comercial para passageiros

  1. #121
    Piloto de Testes telmauto's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por omar Ver Post
    Para calcular o restante:

    - Ir a http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp e escolher, em Simuladores, "Simulador ISV/IUC"

    - Preencher o formulário do simulador em questão (PAÍS DA MATRÍCULA DO VEÍCULO: “Estado-Membro da União Europeia”; TIPO DE VEÍCULO: “Veículo automóvel ligeiro de passageiros ou veículo automóvel ligeiro misto (tabela I)”; DATA DA PRIMEIRA MATRÍCULA: “Usado”, “01-02-2004”; VEÍCULO AUTOMÓVEL: C.C. “1493”, Tipo de Combustível “gasóleo”, CO2 “145”, Peso Bruto “<= 2500 Kg”)

    - Clicar em “Calcular Imposto”

    Obtém-se valor de IA de € 3.090,14

    A este valor é preciso deduzir o valor de IA pago aquando da aquisição do veículo

    Considerando os indicados 1724,55 euros: 3090,14 - 1724,55 = 1365,59 euros

    Acresce ainda 21% de IVA o que dará 1652,3639 euros
    Obrigado pela ajuda Omar!!! (vou tratar de arranjar os bancos e cintos então...)


  2. #122
    Piloto de Testes pregoafundo's Avatar
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    Por Defeito

    Segundo os post's do Omar e do Telmauto, calculei a suposta legalização para o meu carro...

    Para as características:

    País de Origem: União Europeia
    Tipo de Veículo: Veículo ligeiro de passageiros (tabela I)
    Estado do Veículo: Usado Data 1ª Matrícula: 16/02/2005
    Cilindrada: 1248 cm3 CO2: 114 g/km
    Tipo de Combustível: gasóleo Partículas: < 0,005 g/km
    Peso Bruto: <= 2500 Kg



    Calculei o IA pago em 2005, que seria algo assim:

    1248x1.50=1.872€ - parcelas a abater:967.02, logo 1.872-967,02= 904,98€ de IA pago aquando a compra, em 2005.

    Segundo as características do veículo, o "IA 2007" seria 1.719.68€, subtraindo os 904,98, é igual a 814,70.

    No total pagaria 985,79€ (814,70 + IVA)...


    - Na verdade, a minha intenção era alterar o meu veículo para 5 lugares, para o vender e assim a cotação de usado subir um pouco...mas a diferença de 1.000€ não compensa...
    Última edição por pregoafundo : 16-11-07 às 10:52:41

  3. #123
    Pedestre CLIOclub's Avatar
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    Por Defeito

    para fazer as contas que valores necessito retirar?
    tou um pouco baralhado :\


    País de OrigemUnião Europeia Tipo de VeículoVeículo ligeiro de passageiros (tabela I)Estado do VeículoUsado Data 1ª Matrícula31/03/2007 Cilindrada1461 cm3CO2120 g/kmTipo de Combustívelgasóleo Partículas< 0,005 g/km Peso Bruto<= 2500 Kg



    IA 2007 - 4.228.16
    IMSV - 16.21
    IA+IVA+IMSV - 4.244.37

    ISV 2007 - 2.569.69
    IUC - 100.00
    ISV+IVA+ICU - 2.669.69

    IA+IVA+IMSV - 4.244.37
    ISV+IVA+ICU - 2.669.69
    Diferença -1.574.68

    obrigado a todos

  4. #124
    Piloto de Provas de Perícia GPConguito's Avatar
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    Por Defeito Não percebo nada disto...

    Desculpem bater no ceguinho mas a minha pergunta e a seguinte... eu tenho um grande punto van e queria po lo de 5 lugares.
    as minhas questoes sao as seguintes.
    tenho que ter factura dos bancos ou posso ir a sucata e comprar uns bancos pakilo?

    tenho que montar os banco na marca ou posso faze lo eu proprio? visto que é apenas uma questao de apertar parafusos.
    o papel da marca e apenas a homologação a afirmar que o veiculo existe em versão de 5 lugares?
    os bancos tem de ser do mesmo padrao ou e irrelevante? visto que o que quero e por este ano o carro em versao de passageiros e po ano tenciono forrar os bancos a pele.

    os valores que o simulador que vcs colocaram dao me dois valores um de 1876,07 eur no caso de isv +iva+iuc e de 2075,43 eur para o caso de ia + iva+ imsv

    posso optar pelos pagamentos?

    ja me dirigi a alfandega aonde me deram os mesmos valores que aqui refiro e tenho que mencionar que a simpatia foi nota demoninante,
    para os factores que restam as inspeçoes e os papeis tenho que me dirigir a dgv?

    muito obg pelo exelente post e espero por resposta

    Cumps

  5. #125
    Piloto de Testes pregoafundo's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por GPConguito Ver Post
    Desculpem bater no ceguinho mas a minha pergunta e a seguinte... eu tenho um grande punto van e queria po lo de 5 lugares.
    as minhas questoes sao as seguintes.
    tenho que ter factura dos bancos ou posso ir a sucata e comprar uns bancos pakilo?

    tenho que montar os banco na marca ou posso faze lo eu proprio? visto que é apenas uma questao de apertar parafusos.
    o papel da marca e apenas a homologação a afirmar que o veiculo existe em versão de 5 lugares?
    os bancos tem de ser do mesmo padrao ou e irrelevante? visto que o que quero e por este ano o carro em versao de passageiros e po ano tenciono forrar os bancos a pele.

    os valores que o simulador que vcs colocaram dao me dois valores um de 1876,07 eur no caso de isv +iva+iuc e de 2075,43 eur para o caso de ia + iva+ imsv

    posso optar pelos pagamentos?

    ja me dirigi a alfandega aonde me deram os mesmos valores que aqui refiro e tenho que mencionar que a simpatia foi nota demoninante,
    para os factores que restam as inspeçoes e os papeis tenho que me dirigir a dgv?

    muito obg pelo exelente post e espero por resposta

    Cumps
    De que ano é o carro? É que em carros recentes, a legalização fica cara (acho eu ) e certas vezes não compensa face à compra de um modelo igual, já com 5 lugares.

  6. #126
    Piloto de Provas de Perícia GPConguito's Avatar
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    Por Defeito

    pregoafundo é de 2006

  7. #127
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    Por Defeito como baixar o CO2

    Vou brevemente transformar o meu carro de 2 para 5 lugares.
    Tenho que fazer uma inspecção "especial" para medir o CO2 para depois com esse valor ser calculado o valor de imposto a pagar na alfândega.

    A minha questão é, como posso baixar este nível quando ele for medido. Deram-me de conselho fazer a inspecção depois do carro bem quente e bem puxado....

    Alguém me pode dar mais dicas de como e se é possível fazê-lo?
    Obrigado a todos.

  8. #128
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por jcan Ver Post
    Vou brevemente transformar o meu carro de 2 para 5 lugares.
    Tenho que fazer uma inspecção "especial" para medir o CO2 para depois com esse valor ser calculado o valor de imposto a pagar na alfândega.

    A minha questão é, como posso baixar este nível quando ele for medido. Deram-me de conselho fazer a inspecção depois do carro bem quente e bem puxado....

    Alguém me pode dar mais dicas de como e se é possível fazê-lo?
    Obrigado a todos.

    Posso estar enganado, mas o valor especifico de emissões de CO2 é fornecido pelo fabricante do carro mediante tabelas e testes específicos , e não pelo proprietário, para fins de calculo de imposto.

    O que se calhar estas a confundir é um dos parâmetros da inspecção que é a taxa de CO ( monóxido de carbono) e nesse caso todos os factores que ajudem a uma melhor combustão do motor farão baixar o CO, com seja o motor bem quente durante uns bons minutos prévios atrabalhar....

  9. #129
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    Citação Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
    Posso estar enganado, mas o valor especifico de emissões de CO2 é fornecido pelo fabricante do carro mediante tabelas e testes específicos , e não pelo proprietário, para fins de calculo de imposto.

    O que se calhar estas a confundir é um dos parâmetros da inspecção que é a taxa de CO ( monóxido de carbono) e nesse caso todos os factores que ajudem a uma melhor combustão do motor farão baixar o CO, com seja o motor bem quente durante uns bons minutos prévios atrabalhar....
    É o mais lógico. E de certeza que é assim!

  10. #130
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    Na alfândega e segundo a documentção que me deram, devo entregar "...documentção comprovativa da emissão do CO2..."

    Esta documentação comprovativa é o documento obtido na inspecção para este efeito.
    Não é a tradicional inspecção....
    Última edição por jcan : 21-11-07 às 21:53:27

  11. #131
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    Nos carros de carburador, sei que dava para fazer isso em relação ao CO.

    Ajustava-se o ralenti para que ficasse com mistura muito pobre.

    Mas não sei se isso se consegue fazer em carros de injecção e em relação ao CO2.

    Era melhor que fosse a indicada pelo fabricante, porque tenho a impressão que um carro com alguns kms e desgaste no catalizador etc até pode ficar com um valor ligeiramente mais elevado.

  12. #132
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    o CO2 é indexado ao consumo... por isso, quando a marca diz que o carro consome Y... entao o CO2 vai ser N x Y... e não há volta a dar.

  13. #133
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    Citação Originalmente Colocado por jcan Ver Post
    Vou brevemente transformar o meu carro de 2 para 5 lugares.
    Tenho que fazer uma inspecção "especial" para medir o CO2 para depois com esse valor ser calculado o valor de imposto a pagar na alfândega.

    A minha questão é, como posso baixar este nível quando ele for medido. Deram-me de conselho fazer a inspecção depois do carro bem quente e bem puxado....

    Alguém me pode dar mais dicas de como e se é possível fazê-lo?
    Obrigado a todos.
    Já agora uma aparte, podias contar os passos que fizeste para fazer a transformação e, se são rigorosos e em quê, pois eu também estou a pensar em transformar o meu carro e assim ficava com uma ideia do que tenho de fazer e com o que vou contar.

    Obrigado

  14. #134
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    Citação Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
    Já agora uma aparte, podias contar os passos que fizeste para fazer a transformação e, se são rigorosos e em quê, pois eu também estou a pensar em transformar o meu carro e assim ficava com uma ideia do que tenho de fazer e com o que vou contar.

    Obrigado
    Toda a informação aqui: http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=5641

  15. #135
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    paulo56:

    Ainda não fiz a transformação mas prometo que quando estiver concluída deixo aqui todos os passos a seguir.

  16. #136
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    Citação Originalmente Colocado por jcan Ver Post
    paulo56:

    Ainda não fiz a transformação mas prometo que quando estiver concluída deixo aqui todos os passos a seguir.

    Ok, obrigado, pois eu estou a pensar em transformar também o meu.Fico aguardar por noticias

  17. #137
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    Por Defeito Nem sempre é assim

    Citação Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
    Posso estar enganado, mas o valor especifico de emissões de CO2 é fornecido pelo fabricante do carro mediante tabelas e testes específicos , e não pelo proprietário, para fins de calculo de imposto.
    ....
    Nem sempre é assim, conforme se pode confirmar pela circular da DGV:
    http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/circular_CO2.pdf

    Ou seja, existem casos em que o valor das emissões de CO2 não está disponível no registo de homologação do veículo, do COC ou do Certificado de Matricula ou documento equivalente.

    Nestes casos será preciso ir medir o CO2 num centro de inspecções do tipo B.

  18. #138
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    Olá!
    Apresento-me neste primeiro post: Tiago, sou da zona de lisboa, e tenho um 206 HDi que pretendia transformar a 5 lugares.

    A minha dúvida é:

    1- Tendo em conta a dificuldade em homolgar jantes, será que existe alguma dificuldade em obter os devidos papeis por parte do importador?

    2- Dado pagarmos o ISV, iremos começar a pagar o IUC do carro? Ou seja, passamos a pagar no meu caso 175€ em vez de 25€ anualmente?

    3- Como não vi respondida a questão de obtenção do material de um veículo acidentado, mesmo que não esteja danificado e com uma factura, o mesmo será aceite e não chumbará?


    Acredito que a brincadeira saía em qualquer coisa como 1500€ (pagar impostos, arranjar bancos, etc...), gostaria de ter algumas respostas de quem já o fez.

    Muito obrigado!

    Tiago

  19. #139
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    Aqui ficam os passos que segui para alterar o meu carro para 5 lugares:

    -Telefonei para a alfândega a pedir uma simulação do imposto a pagar e saber como proceder para iniciar o processo.
    -Fui à DGV para saber quanto iria gastar lá e também saber o que fazer.

    A partir daqui comecei a gastar dinheiro €€€€:

    - Pedi na marca (Seat) uma declaração que diz que o carro pode ser tranformado em 5 lugares (196€)
    - Fiz uma inspecção do tipo B num ipo para medir o CO2 (93€) (o imposto a pagar na alfândega depende das emissões de CO2, da idade do carro, do combustivel, da cilindrada e do imposto que se pagou quando se comprou o carro em novo). A medição deu 150 g/km, quanto mais baixo este valor menos pagamos. A simulação feita pela alfândega foi feita com o valor de 145 g/km o que fez com que no final tivesse que pagar no imposto mais cerca de 100€.

    - Com este documentos e fotocópias fui à alfândega, preenchi dois impressos aí disponíveis, tiram-se duas fotocópias. São necessárias também fotocópias do BI e dos documentos do carro. Entrega-se tudo e esperamos uns dias para ir lá outra vez pagar o imposto devido. Ao imposto calculado acresce o iva a 21%.

    - Depois de pagar recebemos um papel a indicar que temos o imposto regularizado. Apartir deste momento podemos colcar os bancos.

    - Adquirir os bancos, cintos e etc para a sua montagem.

    - Ir à DGV com o papel da alfândega e fotocópias, preencher impresso comprado no local. Entregar tudo e pagar 150€. Neste momento é marcada um vistoria na DGV para outra altura.

    - Fazer a vistoria na DGV, é só levar o carro com tudo conforme.

    - Tratar nas finanças do imposto de circulação 32€

    - Esperar pelo livrete em casa.


    Nota importante:
    Pedir se possível na marca um Plano Geral para a alteração se nos derem isso na DGV só pagamos 46€


    Espero com esta breve descrição ter ajudado aqueles que como eu não sabia nada e decidi fazer a alteração. Verifiquem os valores a gastar antes de iniciar o processo.

  20. #140
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    Com essas voltinhas todas era mais fácil comprar de origem com os 5 lugares no sítio, sai mais barato e dá menos dores de cabeça

  21. #141
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    Não, não sai mais barato, pelo menos no meu caso.
    A questão foi manter o carro que tinha sabendo assim com o que posso contar. Se fosse comprar um carro igual ao meu neste momento, com os mesmos anos iria gastar mais do dobro daquilo que gastei agora e ficaria com um carro que não conhecia.

  22. #142
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    Boas,

    Não sei o CO2 do meu carro, onde posso encontrar?

    Já agora, comprei o carro usado, como sei o valor que foi pago quando o carro foi comprado?

    cumps
    Última edição por R4E : 23-12-07 às 01:49:51

  23. #143
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    Aquando comprado novo não saia mais barato?

  24. #144
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    Novo a diferença era de cerca de 4000 euros e agora gastei um valor muito diferente....

  25. #145
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    Citação Originalmente Colocado por jcan Ver Post
    Novo a diferença era de cerca de 4000 euros e agora gastei um valor muito diferente....

    boas 4000 novo e agora por quanto ficou a transformaçao???

  26. #146
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    Por Defeito

    Tenho uma duvida.

    Tenho um Golf V tdi comercial e estou a pensar transformar em 5 lugares.

    O IUC que vou pagar vai passar a ser pela nova tabela, ou vou contiunuar a pagar pela a tabela antiga (Cerca de 50% menos com depreciação do valor)

    Liguei para as alfandegas e não me sabem informar.

  27. #147
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    Por Defeito Transformação de uma xad de 2 para 5 lugares

    Bom pessoal, gostaria de esclarecer esta historia, uma vez que na cidade onde vivo existe uma xad de 5 lugares. Fui a dgv, e disseram para eu enviar uma carta pa pug pedindo a homologaçao, chega a resposta e dizem que o carro nao suporta. Mas no entanto existe...agora, ouvi falar que carros antigos tem desconto, mas gostaria o que tenho que fazer ou onde me dirigir realmente para tratar deste assunto. Alguem que esteja por dentro deste assunto que me de umas dicas! obrigado

  28. #148
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    Por Defeito

    Eu não me lembro de existirem XAD de 5 lugares, mas posso estar enganado.

    Em todo o caso essa operação nunca compensa.

    Para além de teres de comprar os bancos, cintos, chapeleira e alguns plásticos.

    O pior é o imposto. Esse carro teria de pagar o IA que não pagou, e mesmo com o desconto da idade, o valor do imposto será mais do que o carro vale já com essa modificação feita.

  29. #149
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    Por Defeito

    Não existia XAD, mas existiram XRD de 5 lugares.

  30. #150
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    Por Defeito

    se existe o modelo com 5 lugares, com o motor a diesel, é só pedir autorização do homogação, pagar isv, iva e siga

    senão tem de ir a um eng autom para fazer um proj automóvel etc etc... mas faz uma pesquiza....


    alias em stiky neste forum:

    http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=5641

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