Carta de conducao - Pesados - Página 7
 Rede MPL:
Página 7 de 15 PrimeiraPrimeira ... 678 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 181 para 210 de 425
Like Tree35Likes

Título: Carta de conducao - Pesados

  1. #181
    Piloto de Testes vindaloo's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2009
    Posts
    2,570

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
    Até ai tudo bem, a questão não é um gajo ter aptidões para tirar todas as licenças, mas sim o custo das mesmas, a CAM tem duração e tem de se renovar (aka inchar que nem um porco, sistematicamente).

    Já agora, qual a duração da CAM? De quanto em quanto tempo tem de se renovar?
    Tens a noção de quanto paguei para fazer um exame para pertencer à ordem dos engenheiros? E quando pago anualmente para poder exercer? E o que eu gostava era peritagem mas os custos são completamente proibitivos para não falar da dificuldade e percentagens de aprovação na ordem <5%. O que o pessoal faz é tirar férias e subcontratar alguém para ajudar a estudar e a fazer o trabalho, a formação tem de ser vista como um investimento.


  2. #182
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2011
    Localização
    Monaco
    Posts
    274

    Por Defeito

    Axo que todas a duvidas estao esclarecidas. Fazer o curso CAM ja nao necessita de fazer o de tacografo porque o CAM inclui isso. A renovaçao e de 5 em 5 anos tal como o cartao de tacografo.
    Ha empresas a abusar na oferta de salarios de 500 a 700€ aproveitarem-se da crise.
    Um escape e empresas espanholas que pagam razoalmente mas geralmente passa-se muitos fins de semana fora. E uma vida dura a de internacional.

  3. #183
    Piloto de Testes andrepinto's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2011
    Localização
    Maia,Porto,Cidade Invicta
    Posts
    2,247

    Por Defeito

    ando a pensar em tirar carta de pesados tenho 22 anos,para ja ta dificil arranjar trabalho,tava em duvida ou a c ou d nao sei o que tem mais saida ou melhores condiçoes,quando tirei a b o meu instrutor dise que a maneira de conduzir ligeiro e pesado e quase igual muda e as dimensoes,por acaso a escola onde tirei a b nao tem pesados,se nao tirava la,tenho vantagem que ao pe do imtt do porto por isso da sempre para fazer as aulas nos locais dos exames,como aconteceu a mim com a de ligeiro ja conhecia aquele local como a palma da mao

  4. #184
    GJP
    GJP está offline
    Piloto de Rallye GJP's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006
    Localização
    Na terra onde passava ferias D. Maria II
    Posts
    11,118

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Gabry Ver Post
    Axo que todas a duvidas estao esclarecidas. Fazer o curso CAM ja nao necessita de fazer o de tacografo porque o CAM inclui isso. A renovaçao e de 5 em 5 anos tal como o cartao de tacografo.
    Ha empresas a abusar na oferta de salarios de 500 a 700€ aproveitarem-se da crise.
    Um escape e empresas espanholas que pagam razoalmente mas geralmente passa-se muitos fins de semana fora. E uma vida dura a de internacional.
    é preferível as de internacional pq nessas de 500-700 passas a vida fora na mesma

  5. #185
    Piloto de Kart platinum's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008
    Posts
    334

    Por Defeito

    Já agora, aproveitando o tópico e já que se fala de salários:
    Tenho em vista a contratação de um condutor de pesados para fazer apenas 2 viagens por semana. Sai num dia depois da hora de almoço, leva a carga, descarrega, passa lá a noite e regressa, tendo de estar cá no dia seguinte antes de almoço. Cerca de 300km para lá e outros 300 para cá.
    Qual seria o salário e a maneira adequada de tratar da papelada para esta situação? Pagar por viagem? Trabalhar a recibos verdes?

  6. #186
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2005
    Localização
    Se tudo te parece normal, é porque não vais rápido...
    Posts
    2,958

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
    Comecei esta semana as aulas de "mecânica".

    Espero acabar isto rápido, a ansia é muita.

    C: 550€
    C + E: 500€
    Psicotécnicos: 45€
    Atestado médico: 20€

    Total: 1115€

    Quando acabar, vou tentar arranjar trabalho lá fora.
    Passados 5 meses lá fui a exame (adiado 2 vezes) e a marcação do exame demorou a marcar.

    Amanhã vou á escola e agora pergunto, de quem é a responsabilidade, visto que a validade do atestado médico dura apenas 6 meses e que os tipos da escola ou outros, demoraram a marcar exame e mesmo após uma 1ª marcação, foi adiado 2 vezes, é que falta 1 mês para acabar o prazo do atestado e não estou disposto a desembolsar 60€, já tinha marcado exame hã quase 3 meses e não houve atrasos da minha parte, (reprovanço por ex.).

    Vou amanhã marcar aulas e exame de condução o mais rápido, quero é ter a "carta" na mão. Depois virá a + E e possivelmente a D.

  7. #187
    Piloto de Testes paulo27's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009
    Localização
    Sul profundo
    Posts
    1,393

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
    Passados 5 meses lá fui a exame (adiado 2 vezes) e a marcação do exame demorou a marcar.

    Amanhã vou á escola e agora pergunto, de quem é a responsabilidade, visto que a validade do atestado médico dura apenas 6 meses e que os tipos da escola ou outros, demoraram a marcar exame e mesmo após uma 1ª marcação, foi adiado 2 vezes, é que falta 1 mês para acabar o prazo do atestado e não estou disposto a desembolsar 60€, já tinha marcado exame hã quase 3 meses e não houve atrasos da minha parte, (reprovanço por ex.).

    Vou amanhã marcar aulas e exame de condução o mais rápido, quero é ter a "carta" na mão. Depois virá a + E e possivelmente a D.
    Não te procupes com o atestado...desde a altura que tens a inscrição feita, não te vão mandar fazer outro atestado...o que conta é que o atestado era válido na altura em que começaste...a partir daí, o que passa a contar é a validade da licença de aprendizagem...com essa é que tens de te preocupar...

    Imagina então a malta que leva quase 2 anos a tirar a carta como eu vi...tinham de tirar uns 4 atestados...ou eu...que quando fiz o averbamento para instrutor de Cat A e C...como levaram uma eternidade a marcar exames...fui fazer o exame prático da A quase uns 6 meses depois do atestado caducar...
    Última edição por paulo27 : 08-10-11 às 14:51:43

  8. #188
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2005
    Localização
    Se tudo te parece normal, é porque não vais rápido...
    Posts
    2,958

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
    Não te procupes com o atestado...desde a altura que tens a inscrição feita, não te vão mandar fazer outro atestado...o que conta é que o atestado era válido na altura em que começaste...a partir daí, o que passa a contar é a validade da licença de aprendizagem...com essa é que tens de te preocupar...

    Imagina então a malta que leva quase 2 anos a tirar a carta como eu vi...tinham de tirar uns 4 atestados...ou eu...que quando fiz o averbamento para instrutor de Cat A e C...como levaram uma eternidade a marcar exames...fui fazer o exame prático da A quase uns 6 meses depois do atestado caducar...
    Sendo assim, a inscrição foi feita á 5 meses, quanto tempo de duração tem a licença de aprendizagem?

    Para tirar a C + E e D, creio que demorarei 2 anos, pelo andar da carruagem.

    Está difícil arranjar trabalho para motorista de pesado?

  9. #189
    Piloto de Testes paulo27's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009
    Localização
    Sul profundo
    Posts
    1,393

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
    Sendo assim, a inscrição foi feita á 5 meses, quanto tempo de duração tem a licença de aprendizagem?

    Para tirar a C + E e D, creio que demorarei 2 anos, pelo andar da carruagem.

    Está difícil arranjar trabalho para motorista de pesado?
    A licença de aprendizagem tem 2 anos de validade...

    Eu quando tirei a Cat C, quando acabei o exame prático ainda me faltava um mês para o atestado caducar, e ainda o consegui aproveitar para a C+E...
    A C+E é rápido, não tens teoria e as práticas se apanhares o jeito para aquilo, é rápido...a D não sei, não cheguei a fazer...já sabes que com a C+E, ao fazeres a D, ficas logo apto a ter tb a D+E...já é menos essa...

    Cá pelo algarve(e temo que tb no resto do país) a coisa não anda boa...e os ordenados já não são atraentes...ainda tive ideias de me meter nisso...mas quando começaram a falar em ordenados de 600€ a ver se colava...fiquei...porra, até quando era vigilante ganhava mais que isso, mesmo nos sitios onde pagam mais, não fogem dos 800,900...sei é que os que fazem transporte internacional ainda ganham bem...têm é se passar algumas semanas fora de casa e não é uma vida fácil...o resto, já foi chão que deu uvas...

  10. #190
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2005
    Localização
    Se tudo te parece normal, é porque não vais rápido...
    Posts
    2,958

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
    Cá pelo algarve(e temo que tb no resto do país) a coisa não anda boa...e os ordenados já não são atraentes...ainda tive ideias de me meter nisso...mas quando começaram a falar em ordenados de 600€ a ver se colava...fiquei...porra, até quando era vigilante ganhava mais que isso, mesmo nos sitios onde pagam mais, não fogem dos 800,900...sei é que os que fazem transporte internacional ainda ganham bem...têm é se passar algumas semanas fora de casa e não é uma vida fácil...o resto, já foi chão que deu uvas...
    Se conseguir arranjar internacional, mas a sair á segunda e a chegar á sexta, experimentarei, muito por causa da experiência adquirida, resta saber se vai haver, ao fim-de-semana estou na Esegur de pedra e cal e vou continuar. Veremos o que aparece.

    Pelo que percebi és instrutor de B e C? Foi difícil?

  11. #191
    Piloto de Testes paulo27's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009
    Localização
    Sul profundo
    Posts
    1,393

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
    Se conseguir arranjar internacional, mas a sair á segunda e a chegar á sexta, experimentarei, muito por causa da experiência adquirida, resta saber se vai haver, ao fim-de-semana estou na Esegur de pedra e cal e vou continuar. Veremos o que aparece.

    Pelo que percebi és instrutor de B e C? Foi difícil?
    Foi mais dificil a B...devido a ser o curso inicial, não ter experiencia e tb por ser onde incide a maior parte daquilo que tens de saber(teoria, prática e mecânica), na altura nem sabia como havia de dar uma aula, o que tinha de fazer...a C, como já tinha experiencia e é só parte prática que é em tudo parecido a B, mas adaptado as dimensões, uma semana de aulas de preparação e estás pronto a ir a exame, gostei bastante de voltar a conduzir o camião e ver que ainda tinha o jeito para aquilo...com a A, que tb tenho, levou um pouco mais, foi mais porque ha muito que não pegava numa moto e já estava destreinado nos 8...sim, no exame a instrutor tb tive de conseguir fazer 8...

  12. #192
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2005
    Localização
    Se tudo te parece normal, é porque não vais rápido...
    Posts
    2,958

    Por Defeito

    Paulo27 e outros users.

    Informei-me ontem (ser leigo dá nisto), o valor da CAM e da sua importância, pois bem, + 850€ para tirar a CAM e sem CAM não hã cá trabalho em qualquer lugar, mesmo que se tenha a licença C + E.

    Desconhecia este facto, mas não será isso que me irá impedir.

    Esta quinta feira, talvez já conheça a data do exame de condução, de resto, tem sido facílimo conduzir o camião da escola, isto sem semi-reboque, looollll.

    Assim por alto, a C + E e com aptidão para conduzir (com CAM e cartão de condutor digital (convém)), nunca fica menos de 2.100€, se não existir reprovanços.

    CAM são 140 horas, tem 100 perguntas o exame (escolha múltipla) e pode-se errar 40 perguntas, o que acho demasiado, faz-me pensar que toda a gente tem de passar e é apenas um intuito de sacar mais dinheiro. Se quisessem uma coisa em condições, era 10% de manobra e não 40%, looolll.

    Mal tire a C, o passo seguinte é tirar a E, ao mesmo tempo que a CAM.
    Última edição por Ruibadboy : 25-10-11 às 19:23:55

  13. #193
    Piloto de Troféu allstarfabio's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009
    Localização
    where the streets have no number!
    Posts
    9,872

    Por Defeito

    Isso do CAM já está mais que batido aqui.
    Eu vou ter de arranjar maneira de fazer só o exame no IMTT não tenho 140h para desperdiçar em tamanho FAIL

  14. #194
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2005
    Localização
    Se tudo te parece normal, é porque não vais rápido...
    Posts
    2,958

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
    Isso do CAM já está mais que batido aqui.
    Eu vou ter de arranjar maneira de fazer só o exame no IMTT não tenho 140h para desperdiçar em tamanho FAIL
    Passou-me completamente ao lado, já estava a contar que com a C, já poderia-a exercer, mas sem o CAM, pelos vistos nada feito, ou as multas são pesadas, ou mesmo nenhuma empresa me dá trabalho.

    Sendo assim, até vou falar com a escola, porque 140horas é puxadito, renovação de 5 em 5 anos e apartir dai 35 horas de aulas, depois teste.

    O que dói ainda são os 850€ só para o CAM. Muito mais do que qualquer licença (550€ para a C e 500€ para a E).

    Já conduzes pesados, ou apenas moderadamente?

    Já marquei exame de condução hã 2 semanas e ainda nada, em termos burocráticos isto é uma miséria, um gajo com N de tempo, quer acabar rápido e não pode.

  15. #195
    Piloto de Troféu allstarfabio's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009
    Localização
    where the streets have no number!
    Posts
    9,872

    Por Defeito

    É uma estupidez este CAM mas pronto...
    A carta fica a valer uns 500 contos
    Conduzo desde que tirei a carta, desde Abril, conduzo praticamente todos os dias mas nunca faço mais de 60/70km diários, já "queimei" duas caixas de discos
    A multa por falta de CAM é 1000€ acho eu, mas apenas a partir de 1 de Janeiro pelo que li por aí.
    Até lá tenho de me "dese*****r".

  16. #196
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2005
    Localização
    Se tudo te parece normal, é porque não vais rápido...
    Posts
    2,958

    Por Defeito

    Pelas minhas contas, em Janeiro já deverei ter a C a E e o CAM, depois quero fazer a ADR.

    O CAM já dará o cartão de condutor digital (tacógrafo), certo? É que já existem alguns camiões preparados para receber cartão digital e não quero que seja um entrave, por não ter.

  17. #197
    Piloto de Troféu allstarfabio's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009
    Localização
    where the streets have no number!
    Posts
    9,872

    Por Defeito

    O CAM dá formação de tacografos... Mas o cartão tens de o comprar, 60€ penso eu.

  18. #198
    Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2011
    Posts
    1

    Por Defeito

    Boas pessoal, estive aqui a ver o vosso topico e essa da CAM é só em Portugal? Se for trabalhar para o estrangeiro eles tabém pedem isso? Eu tou a começar agora a tirar a C e a seguir C+E e essa da CAM n sabia (já me tá a lixar) é só roubar! e essas 140h são teóricas ou a conduzir?

  19. #199
    Piloto de Troféu allstarfabio's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009
    Localização
    where the streets have no number!
    Posts
    9,872

    Por Defeito

    Cá ainda tens até Dezembro para poder conduzir sem o CAM, em Espanha por exemplo é necessário JÁ.
    140h teóricas e depois com exame de 100 perguntas no IMTT.

  20. #200
    Piloto de Testes fixxe77's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008
    Localização
    AMADORA CITY
    Posts
    3,534

    Por Defeito

    O CAM é para todos os condutores de pesados, ou os mais antigos não precisam???

  21. #201
    Piloto de Rallye domfillas's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007
    Localização
    Londres
    Posts
    14,568

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post
    O CAM é para todos os condutores de pesados, ou os mais antigos não precisam???
    É para todos, os "antigos" têm um prazo para a obtenção do certificado, e duração da formação reduzida.

    Certificação de Motoristas

  22. #202
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2009
    Localização
    lisboa
    Posts
    123

    Por Defeito

    boas, o exame consiste em 60 perguntas e podes falhar 24.para quem fez as 140h.

  23. #203
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009
    Localização
    Loures
    Posts
    1,617

    Por Defeito

    Bem eu comecei à uns meses a tirar a carta na categoria D o exame de mecânica já tá feito agr só falta a parte pratica e n é tão facil quando podia parecer ainda para mais quando o autocarro de instrução tem a direcção assistida avariada e as mudanças num estado lamentável

  24. #204
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2011
    Localização
    Val Flores / Feijó
    Posts
    262

    Por Defeito

    Vou brevemente tirar o CAM , mas quem quiser fazer vida profissional como motorista tem de investir bem hoje em dia.





  25. #205
    STS
    STS está offline
    Piloto de Provas de Perícia STS's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008
    Posts
    532

    Por Defeito

    Eu tenho a carta C e queria tirar a D, alguém sabe se é só condução k eu tenho de fazer??

  26. #206
    Piloto de Troféu allstarfabio's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009
    Localização
    where the streets have no number!
    Posts
    9,872

    Por Defeito

    Deves ter de fazer especifico de mecânica!

  27. #207
    STS
    STS está offline
    Piloto de Provas de Perícia STS's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008
    Posts
    532

    Por Defeito

    mas o de mecanica ja fiz quando tirei a C

  28. #208
    Piloto de Troféu allstarfabio's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009
    Localização
    where the streets have no number!
    Posts
    9,872

    Por Defeito

    Sim mas deve ter perguntas especificas para a D, não sei, digo eu.

  29. #209
    Pedestre
    Data de Registo
    Jul 2009
    Posts
    23

    Por Defeito

    boas, tenho um amigo de um amigo que me disse que agora a cam fica por 150euros, e verdade.?

  30. #210
    Piloto de Troféu allstarfabio's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009
    Localização
    where the streets have no number!
    Posts
    9,872

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por paulosousa82 Ver Post
    boas, tenho um amigo de um amigo que me disse que agora a cam fica por 150euros, e verdade.?
    Nem o de 30 horas deve ficar a esse preço.
    Vou tirar o de 140 horas por 800€.

Página 7 de 15 PrimeiraPrimeira ... 678 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.