Carta de conducao - Pesados - Página 6
 Rede MPL:
Página 6 de 31 PrimeiraPrimeira ... 56716 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 151 para 180 de 922

Título: Carta de conducao - Pesados

Piloto de Testes paulo27's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
    Conto ir a exame de "mecânica" daqui a 1 mês, entretanto vou á escola todos os dias (2/3hrs) e estou a tentar devorar toda a informação, mais para a frente caso tenha dúvidas, exponho-as.

A única experiência que tenho de reboque é com a caravana, looolll, pode ser que ajude em alguma coisa, mas de momento estou concentradíssimo no exame escrito.

Se corresse bem, a C e a C + E, atirava-me logo para a D e D + E, se correr mal (algum "reprovanço"), espero uns tempos €€€€.
    Se tirares a C+E, depois só precisas de tirar a D, como tiras a E numa categoria de pesados, ficas logo apto a conduzir B+E, C+E e quando fazeres exame da D, D+E.

Piloto de Testes Ruibadboy's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005
    Se tudo te parece normal, é porque não vais rápido...

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
    Se tirares a C+E, depois só precisas de tirar a D, como tiras a E numa categoria de pesados, ficas logo apto a conduzir B+E, C+E e quando fazeres exame da D, D+E.
    Ei lá, desconhecia, boas notícias.

Piloto de Rallye allstarfabio's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Já cá canta a C+E
    Fiz uma semana antes do previsto, e, correu lindamente

Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Muitos parabéns, agora é só tirar a A e a D.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Obrigado!
    A seguir é a A, a D não me interessa muito.

Piloto de Testes CM's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
    Obrigado!
    A seguir é a A, a D não me interessa muito.
    Parabéns rapaz!

Tivesse eu um cantinho para guardar uma moto e também tirava essa...

Já tenho a C à cerca de um ano, mas por acaso não voltei a conduzir um pesado.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CM Ver Post
    Parabéns rapaz!

Tivesse eu um cantinho para guardar uma moto e também tirava essa...

Já tenho a C à cerca de um ano, mas por acaso não voltei a conduzir um pesado.

Obrigado!
    Eu tenho, não tenho é t€mpo para ela

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

Alguem já ouviu falar que agora é preciso tirar tambem um tal de "cambio" ??? (ou sera que ele disse mecanica com a boca fechada, meio abrutalhado??) nao sei se é agora esse o nome, para quem conduz pesados, vai ser obrigatorio a partir de 2013? mas ja há pessoal a tirar e disse que custa mais 700€, e pra quem tem a carta há muito tempo paga 300€. diz que são 35 horas.

Alguem me explica isto? é que quando uma mulher ouviu falar disso ficou doente, e ja tem a carta há 25 anos...

Piloto de Kart XFlies's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

provavelmente é o CAM.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por XFlies Ver Post
    provavelmente é o CAM.
    desculpa a minha ignorancia mas o que é o CAM...so tenho carta de ligeiros, nao percebo dessa materia de pesados...

Piloto de Kart XFlies's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

É como um certificado profissional que indica que estás apto a conduzir pesados...

Podes ver o Decreto-Lei n.º 126/2009 e entreter-te...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

CAM de 140h para quem tirou a carta de pesados a partir de 9 de setembro de 2009. Varia entre 750€ a 1100€ e tem de fazer exame de 60 perguntas no IMTT apos a conclusao do curso
    CAM de 35h para quem tirou a carta antes dessa data. Ronda os 250€ e nao necessita de exame.

O CAM de categoria C ou C e E nao da para a categoria D
    Para o D e outro curso pago na totalidade.
    Multa de 1000€ a 3000€ para quem circular com um pesado sem o CQM: nome dado ao cartao depois de realizado o exame.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Eu já tenho C+E e já conduzo pesados, sou neste momento obrigado JÁ a ter cam?
    Epa um gajo tira a carta, agora tem de tirar duas em vez de uma ou quê? Exame e tudo? Só para lixar o povo mesmo...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

Epa um gajo tira a carta, agora tem de tirar duas em vez de uma ou quê? Exame e tudo? Só para lixar o povo mesmo...
    é isso mesmo, lol parece que agora um gajo tem de tirar duas ou tres cartas...pelo que pesquisei, é preciso carta de pesados e CAM mas para ter o CAM tens de tirar a carteira de qualificacao de motorista CQM. eheheh

A mulher ficou doente ao saber isto, ja tem a carta há mais de 20 anos, comprou um camiao novo automatico e nao é que teve o camiao um mes em casa sem lhe mexer? com os nervos??? eheheh agora aparece lhe o CAM...pronto, quer dizer é pra movimentar as escolas de condução, e os cofres do estado, porque, quer dizer, um gajo ja tirou a carta de conduçao, passou no exame a dizer que ta apto a conduzir veiculos de mercadorias e tal, aqui na minha zona ate carregam os atrelados para as aulas de condução, pro pessoal ganhar experiencia, fica apto a conduzir e agora vem inventar mais uma panela destas...entao mas o pessoal ta apto a conduzir depois de tantas horas e mostrar aptidao ou parece que ainda nao ficam contentes, e pimba, inventam mais uma engenhoca, fazer essa engenhoca de graça ou por uma taxa, é que não fazem...são logo 700 euros...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

acho que a tua pergunta está respondida na pergunta 6 aqui:
    CAM - Certificado de aptidão de motoristas-Perguntas Frequentes

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Gabry Ver Post
    CAM de 140h para quem tirou a carta de pesados a partir de 9 de setembro de 2009. Varia entre 750€ a 1100€ e tem de fazer exame de 60 perguntas no IMTT apos a conclusao do curso
    CAM de 35h para quem tirou a carta antes dessa data. Ronda os 250€ e nao necessita de exame.

O CAM de categoria C ou C e E nao da para a categoria D
    Para o D e outro curso pago na totalidade.
    Multa de 1000€ a 3000€ para quem circular com um pesado sem o CQM: nome dado ao cartao depois de realizado o exame.
    Obrigado Gabry, mas entao tas a dizer que ela só precisa de frequentar aquelas 35 horas em aulas e nao vai a exame e passam lhe logo o CAM ? foi isso que entendi da tua explicacao...

E agora eu, tenho 30 anos, so ligeiros, se eu quiser tirar a carta desses pesados articulados de transportes internacionais, tudo são prai 1500 euros, não?

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

É bom que a policia não me mande parar então...
    Curso de tacógrafos vou tirar dia 9.

Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por duckpt Ver Post
    Obrigado Gabry, mas entao tas a dizer que ela só precisa de frequentar aquelas 35 horas em aulas e nao vai a exame e passam lhe logo o CAM ? foi isso que entendi da tua explicacao...

E agora eu, tenho 30 anos, so ligeiros, se eu quiser tirar a carta desses pesados articulados de transportes internacionais, tudo são prai 1500 euros, não?
    A C e C + E rondará os 1100€, se o CAM para novos encartados ronda os 750€ a 1100€, (fora tudo isto, consulta médica 20€ e testes psicotécnicos 45€), diria que poderá chegar a um máximo de 2265€ só para rolar com um pesado articulado legalmente, looollll, passará os 450 contos na moeda antiga, fónix, sem contabilizar o curso de tacógrafo (que não sei se terá despesas).

Daqui a pouco teremos de tirar uma formação superior para conduzir um camião.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Rui, o curso de tacógrafos nas escolas de condução são 80€...
    Isto é mesmo a roubar quem quer trabalhar, dass!!!!

Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Portanto 2265€ + 80€ =

2345€ como tecto máximo, vai lá vai, já reparas-te no promenor do valor, 2 3 4 5, é para ser seguidinho, looolll.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Basicamente 500 contos para poder trabalhar... Não sei se hei-de ou

Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Pois 500 contos e os ordenados acho que estão a baixar, já existem empresas a querer oferecer 600€ a quem tenha C + E, daqui a pouco ganha-se mais limpando ruas, ou dando cola nos sapatos.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

A ganhar 600€/mês precisavas de quatro meses para rentabilizar o investimento. Nunca ia para a área por menos de 1000€.
    Atenção eu ando com um camião mas não é a tempo inteiro.

Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

A trabalhar de seg. a sex., 8 horas diárias, é difícil ganhares 1000€ conduzindo camiões, só se a empresa for amiga.

Agora fazer noites, trabalhar 300horas mensais, incluíndo fins de semana, sim é possível, mas isso até na restauração se tira 1000€, basta querer.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Conheço quem esteja com 1640€ a fazer apenas nacional, e com horas(muitas mesmo) chega aos 1900€.
    Se é mentira, também levei com ela
    Mas acho que não porque é uma empresa que muitos motoristas procuram, se calhar é mesmo por pagarem bem.

Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Ainda existe, é certo, mas cada vez menos, conheço quem já tenha tirado + de 400 contos, (ainda na altura dos escudos), tem licença de tudo e no entanto já não arranja trabalho a ganhar bem, muitas são as empresas que não só oferecem o "ordenado médio nacional", como muitas até, contratam apenas motoristas que descontem por eles próprios e os ganhos são cada vez menos.

Só vejo uma solução, para quem não esteja feliz por Portugal e que tenha linceça de tudo (a+b+c+d+e), é emigrar, só ai é que compensa.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

O que se calhar ainda dá mais com "menos" horas cá é nos transportes de matérias perigosas.
    Mas lá está, C+E+CAM+Curso de matérias perigosas = nem quero saber

Piloto de Testes vindaloo's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2009

Por Defeito

Mas como em todas as profissões é nessas coisas que se vai marcando a diferença fábio...

O princípio é tentar ser um gajo que consegue fazer coisas que poucos outros conseguem...

E já agora, parabéns!

Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Até ai tudo bem, a questão não é um gajo ter aptidões para tirar todas as licenças, mas sim o custo das mesmas, a CAM tem duração e tem de se renovar (aka inchar que nem um porco, sistematicamente).

Já agora, qual a duração da CAM? De quanto em quanto tempo tem de se renovar?

Piloto de Kart platinum's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

De 5 em 5 anos se não me engano. Que grande roubalheira...

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.