Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030] - Página 1200
 Rede MPL:
Página 1200 de 1200 PrimeiraPrimeira ... 119011991200
A mostrar resultados 35,971 para 35,982 de 35982

Título: Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Piloto de Provas de Perícia rayden619's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2011

Por Defeito

Malta, está na altura de fazer revisão anual a 2 carros cá de casa:

-Honda Accord 2.0 a gasolina, 2006, 95k kms - Que óleo recomendam? O carro muitas vezes vai fazer trajetos curtos, 5k por exemplo.
    -Fiat Grande Punto 1.3 diesel, 2008, 180k kms - Tem usado BP Visco 5w40, pode continuar ou é melhor alterar a coisa?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rayden619 Ver Post
    Malta, está na altura de fazer revisão anual a 2 carros cá de casa:

-Honda Accord 2.0 a gasolina, 2006, 95k kms - Que óleo recomendam? O carro muitas vezes vai fazer trajetos curtos, 5k por exemplo.
    -Fiat Grande Punto 1.3 diesel, 2008, 180k kms - Tem usado BP Visco 5w40, pode continuar ou é melhor alterar a coisa?

Honda- um oleo a1/a5 ou c2 ou api sn 5W20 ou 0w20

Fiat- um oleo C2 5w30
    Última edição por Illusion : Hoje às 14:42:09

Data de Registo
    Jul 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Honda- um oleo a1/a5 ou c2 ou api sn 5W20 ou 0w20

Fiat- um oleo C2 5w30
    Obrigado :D
    No caso do Honda penso que na anterior revisão, feita pelo antigo dono, levou um Mobil, não tenho é certeza de qual :/ Edit: Penso que foi este, Mobil 1 FS 0w-40, penso ser boa opção. O OEM, Mannol 7721 tem embalagem de 4L, teria de comprar 8L, prefiro ir para o Mobil.

No caso do Fiat este parece boa opção: Selenia WR PE 5W-30, será melhor que o mesmo Selenia em 5W-40 certo? (Não tem FAP)
    Última edição por rayden619 : Hoje às 15:56:32

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Obrigado :D
    No caso do Honda penso que na anterior revisão, feita pelo antigo dono, levou um Mobil, não tenho é certeza de qual :/ Edit: Penso que foi este, Mobil 1 FS 0w-40, penso ser boa opção. O OEM, Mannol 7721 tem embalagem de 4L, teria de comprar 8L, prefiro ir para o Mobil.
    Não é de todo a opçao correcta para esse motor.

Piloto de Testes HugoMJet's Avatar
    Data de Registo
    May 2011

Por Defeito

No caso do Fiat eu, pessoalmente, mantive sempre o Selénia WR 5w40. Confere maior protecção ao motor, atendendo ao alto valor HTHS e tem também maior índice de viscosidade, garantindo assim que mantém as suas propriedades por mais tempo.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por HugoMJet Ver Post
    No caso do Fiat eu, pessoalmente, mantive sempre o Selénia WR 5w40. Confere maior protecção ao motor, atendendo ao alto valor HTHS e tem também maior índice de viscosidade, garantindo assim que mantém as suas propriedades por mais tempo.
    Não confere mais proteção ao motor, apenas gera mais atrito.

Nem o indice de viscosidade se relaciona com a com a longevidade do oleo.

Data de Registo
    May 2011

Por Defeito

O motor foi desenhado e saía de fabrica com a graduação 5w40, julgo que os engenheiros da época, existindo óleos com outras graduações, talvez soubessem o que estão a fazer...
    Eu dei a minha opinião e experiência pessoal. Também o meu irmão, num Fiat Línea de 2007, adoptou o mesmo procedimento. Eu andei durante toda a utilização desse GPunto apenas 5000kms com um ACEA C2 5w30....e mudei novamente.
    Então o que relaciona o IV??

"Os óleos lubrificantes de maquinas e motores à combustão sofrem alterações na sua viscosidade quando sujeitos a variações de temperatura. Essas modificações de viscosidade, devido às temperaturas, são muito diferentes, dependendo dos vários tipos de óleos."

Por fim,

Como escolher o óleo com a viscosidade do óleo ideal para o carro

Aqui não tem segredo: a melhor orientação possível é seguir o Manual do Proprietário do veículo. A questão é que cada carro fabricado no mundo é testado diversas vezes até que se encontre o óleo lubrificante com o melhor custo-benefício para o rendimento do respectivo motor. Logo, escolher o óleo recomendado é a melhor maneira de extrair todo o potencial do motor do carro.
    Última edição por HugoMJet : Hoje às 16:40:23

Data de Registo
    May 2011

Por Defeito

Se o Rayden619 vivesse na serra da estrela e fizesse trajetos curtos....eu, pessoalmente, talvez optasse por um 5w30.

Data de Registo
    Jul 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Não é de todo a opçao correcta para esse motor.
    Cumprindo a norma api sn como recomendaste e a3/b3 como recomenda o manual, porque razão não será boa opção?
    Última edição por rayden619 : Hoje às 16:49:21

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Cumprindo a norma api sn como recomendaste e a3/b3 como recomenda o manual, porque razão não será boa opção?

Ora poe aqui a cópia do que diz no manual referente à viscosidade.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por HugoMJet Ver Post
    O motor foi desenhado e saía de fabrica com a graduação 5w40, julgo que os engenheiros da época, existindo óleos com outras graduações, talvez soubessem o que estão a fazer...
    Eu dei a minha opinião e experiência pessoal. Também o meu irmão, num Fiat Línea de 2007, adoptou o mesmo procedimento. Eu andei durante toda a utilização desse GPunto apenas 5000kms com um ACEA C2 5w30....e mudei novamente.
    Então o que relaciona o IV??

"Os óleos lubrificantes de maquinas e motores à combustão sofrem alterações na sua viscosidade quando sujeitos a variações de temperatura. Essas modificações de viscosidade, devido às temperaturas, são muito diferentes, dependendo dos vários tipos de óleos."

Por fim,

Como escolher o óleo com a viscosidade do óleo ideal para o carro

Aqui não tem segredo: a melhor orientação possível é seguir o Manual do Proprietário do veículo. A questão é que cada carro fabricado no mundo é testado diversas vezes até que se encontre o óleo lubrificante com o melhor custo-benefício para o rendimento do respectivo motor. Logo, escolher o óleo recomendado é a melhor maneira de extrair todo o potencial do motor do carro.

Não deste a tua experiência, disseste duas coisas erradas.

Maior viscosidade não dá maior protecção.

Nem o IV se relaciona nada com as propriedades do oleo durar mais tempo. É apenas uma formula.

Foi o que corrigi.

Piloto de Kart amidoes's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2015

Por Defeito

Não é o HTHS que determina a força da película protectora formada pelo óleo?

https://commercial.lubrizoladditives...f-engine-oils/
    Não sei se o link é credível mas diz:

"Lower HTHS viscosity tends to improve FE and lower GHG but higher HTHS viscosity affords better wear protection so a careful balance must be found when formulating an engine oil. Sufficient HTHS viscosity is critical in preventing engine wear in the critical ring/liner interface area by maintaining a protective oil film between moving parts."

Sei que chega um ponto em que os ganhos são cada vez menores e o atrito é maior, mas se o HTHS for baixo pode acontecer em certas situações mais puxadas a camada romper e haver contacto metal-metal não? Também sei que por exemplo a especificação VW507.00 requer um HTHS superior a 3,5 a 150ºC. Isto assegura a protecção do motor a altas temperaturas certo?

https://www.youtube.com/watch?v=A-msZwNteeA

Este vídeo é bastante "comercial" mas já vi em mais sítios que estes Corvettes usam 0W-50. Porquê? É por causa das temperaturas elevadas a que o óleo está exposto nestes motores? Não seria melhor usar um óleo menos viscoso para reduzir o atrito e aumentar a performance do motor?

Isto são tudo dúvidas minhas acumuladas ao longo do tempo lol

Outra coisa que me irrita é o HTHS quase nunca vir nas fichas técnicas dos óleos
    Última edição por amidoes : Hoje às 18:00:07

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.