Tópico do IRS - Página 423
 Rede MPL:
Página 423 de 457 PrimeiraPrimeira ... 413422423424433 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 12,661 para 12,690 de 13699

Título: Tópico do IRS

Piloto de Testes Drachen's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
    Só as faturas de dezembro aparecem este ano, o comerciante tinha até dia 20 ou 25 Janeiro para as introduzir, digamos que tens 15/20 dias para verificar as facturas de um mês. Não me parece que seja problemático. No geral é uma coisa que demora 5 minutos se tanto.
    O problema deste sistema do e-fatura é porém o ônus no contribuinte. Quer dizer, eu peço fatura com NIF, depois ainda tenho que ir ao site verificar se a fatura entrou até um determinado dia, caso contrário tenho que meter manualmente mas depois o empresa mete a fatura fora do prazo e eu ainda tenho que apagar uma dessas faturas.

Desculpem lá, mas eu não trabalho para o estado. Se existe um prazo eu até admito que eu submeta as faturas manualmente mas as finanças deviam depois de "multar" as empresas que não submeteram até ao prazo delineado e impEdir que apareçam faturas duplicadas.

Piloto de Testes kushinadaime's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
    ....
    Desculpem lá, mas eu não trabalho para o estado...
    Trabalhas sim!
    E além de trabalhares tens que o sustentar com o teu dinheiro, e tens que lidar com os caprichos e os amuos dele...
    Deixa que te diga, o estado é nosso filho...

Piloto de Provas de Perícia annlee's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
    Trabalhas sim!
    E além de trabalhares tens que o sustentar com o teu dinheiro, e tens que lidar com os caprichos e os amuos dele...
    Deixa que te diga, o estado é nosso filho...
    Nesta parte do e-factura trabalha na medida em que quer.
    Eu não dou o NIF a torto a direito porque considero que não tenho de assumir o papel que o Estado quer que assumamos, o de fiscal.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Dec 2014

Por Defeito

Tava a dar uma reportagem agora na TV e lembrei me de algo que fiquei com duvida, o ano passo fiz o irs junto com a minha Maria e filha. Este ano terei de fazer igual correto? Ou há algum benefício fazer separado?

Rover 216 Sportcoupé Neruson's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
    Afinal este ano já é feito de forma automática o IRS ou vamos ter de o fazer na mesma?
    Alguém?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por HanSolo Ver Post
    Tava a dar uma reportagem agora na TV e lembrei me de algo que fiquei com duvida, o ano passo fiz o irs junto com a minha Maria e filha. Este ano terei de fazer igual correto? Ou há algum benefício fazer separado?
    Penso que não tens que fazer igual. Benefício depende, podes simular a fazer em separado para ver qual o mais vantajoso. Simulas as várias hipóteses a ver em qual delas recebes mais/pagas menos e optas por essa.

Alguém?
    Se cumprires os requisitos de quem tem direito a ser automático, sim é. Tens na mesma que no prazo ir ao site e verificar o IRS feito por eles ver se concordas com todos os valores que lá estão e se sim aceitar esse IRS.

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Afinal este ano já é feito de forma automática o IRS ou vamos ter de o fazer na mesma?
    Este ano só se está dispensado de entregar declarações em casos extremamente limitados (salários e reformas extremamente baixos e sem retenções na fonte e rendimentos sujeitos a taxas liberatórias), basicamente a mesma coisa que nos outros anos.
    As declarações automáticas só entram em funcionamento em 2017 para entregar em 2018 (as alterações ao CIRS foram publicadas no orçamento de 2017).
    Mas as coisas não são tão simples assim...
    Se quiseres usar a declaração automática tens que entregar a informação que até agora aparecia no rosto do modelo 3 (pelo menos parte dela) às finanças até 15 de Fevereiro (o que te vai limitar um bocado, não podes simular algumas hipóteses de enquadramento e depois o outro de forma a que chegues ao valor mais conveniente), se não o fizeres a AT faz o trabalho dela com base no ano anterior...
    Agora a AT prepara-te vários rascunhos de declaração.
    Depois em Abril e Maio vais ter que ver qual dos rascunhos que a AT fez te convém mais, escolher um deles e complementar os dados, se não o fizeres a AT escolhe uma declaração por ti e submete, e é considerado que foste tu a submeter essa declaração, e se essa declaração estiver incompleta (porque a AT não tinha dados, o que será frequente...) a responsabilidade é tua...

Rover 216 Sportcoupé Neruson's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Bela treta então...

Banido
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

Já dá para consultar as despesas na dedução à colecta, e já me apareceu uma falha.

Uma factura de um centro de estudos que estava no efactura no local correcto, aparece a zeros nas despesas de educação.

O centro de estudos, tem o CAE 86693 Outras actividades educativas. Afinal deveria entrar nas despesas, ou não?

Piloto de Troféu tiagomaia's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Quer dizer que hj já da para submeter?

Banido
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

Não....para submeter, só em Abril.

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Bastion Ver Post
    Já dá para consultar as despesas na dedução à colecta, e já me apareceu uma falha.

Uma factura de um centro de estudos que estava no efactura no local correcto, aparece a zeros nas despesas de educação.

O centro de estudos, tem o CAE 86693 Outras actividades educativas. Afinal deveria entrar nas despesas, ou não?
    Não é despesa de educação, porque além de não ter o CAE correcto não cabe na definição de despesas de educação do artigo CIRS78D (http://info.portaldasfinancas.gov.pt...rep/irs78d.htm), que só abranje escolas e pouco mais.

Banido
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

Então, mas aquilo é uma prestação de serviços.....

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    May 2010

Por Defeito

Ainda sobre as refeições escolares servidas por outros estabelecimentos sem CAE educação saiu esta noticia. Indica que desde que ligadas à educação pode-se deduzir todas mesmo que a empresa/restaurante não tenha CAE educação. (vamos ver se não vai dar problema)
    https://www.dinheirovivo.pt/economia...oes-escolares/

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Ainda falta o fisco definir umas coisas..., mas até 31 de Maio há tempo para o fisco (buháááááá).

CIRS Artigo 78ºD - Dedução de despesas de formação e educação
    1 - ...
    ...
    c) ... e o número de identificação fiscal seja de um prestador de serviços de fornecimento de refeições escolares.
    ...
    b) A identificação fiscal dos prestadores de serviços de fornecimento de refeições escolares é comunicada à Autoridade Tributária e Aduaneira nos termos a definir por portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da educação.

Piloto de Testes Navigation's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Não encontrei nenhum erro para já.

Só tenho uma dúvida:

Os PPR entram ou não? Em que tipo de despesa?

Cumps

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Onde se deve validar? No portal das finanças ou no e-factura?

Banido
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

O prazo para validar já acabou.
    Agora o prazo, é para reclamar se algo não estiver bem....

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Reformulando.
    Há coisas que não entraram no E-factura até dia 15. Onde os devo verificar/validar agora em Março?

Piloto de Testes astramaster's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por annlee Ver Post
    Reformulando.
    Há coisas que não entraram no E-factura até dia 15. Onde os devo verificar/validar agora em Março?
    Se quer corrigir alguma fatura das Despesas Gerais Familiares e dos 15% de IVA (Restaurantes, Hotéis, Oficinas, Cabeleireiros e Veterinários) deve fazê-lo entre 1 e 15 de março. Depois no IRS não pode.

Se descobrir erros nas outras categorias (Saúde, Educação, Lares, Imóveis) não vai corrigir nada previamente. Vai ter de colocar os valores corretos nas linhas correspondentes apenas quando preencher o Modelo 3 do IRS entre 1 de abril e 31 de maio. A AT confia nos valores que lá colocar, desde que guarde as faturas durante 4 anos, caso seja chamado a uma inspeção.

in http://contaspoupanca.pt/2017/02/27/...ucoes-faltava/

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por annlee Ver Post
    Reformulando.
    Já podes fazer nada, foram-se...
    O máximo que podes fazer é apresentar uma reclamação no e-balcão se o comerciante não enviou factura nem a declaração que está obrigado a enviar na falta da factura(https://irs.portaldasfinancas.gov.pt...educoes.action para consultar, e-balcão para reclamar).
    No entanto este ano tens um regime transitório, que permite declarar no modelo 3 (Abril e Maio) a soma de todas as despesas (que não estão no e-factura somadas com as que estão no e-factura) no respectivo campo, das quais tens factura de papel a sério (anula todo o e-factura para efeitos de IRS) com o teu número de contribuinte, e que te obriga a guardar as facturas em papel pelos 4anos da praxe.

Citação Originalmente Colocado por Navigation Ver Post

Só tenho uma dúvida:

Cumps
    Não.
    Entra quando fizeres o modelo 3 em Abril ou Maio (não entra no e-factura nem na página da verificação das despesas), e metes no anexo h, quadro 6B, código 601).

Piloto de Testes TMoura's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Eu tenho muitas faturas de saúde que estão no efatura e não aparecem no site deduzidas. O limite segundo sei é 1000€, mas a mim aparece 952€, e muitas das despesas ficam a sobrar. Estando todas no efatura...
    Como reclamo isto. É normal ficar assim? Não deveria aparecer tudo e eles só pagarem o limite máximo???

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Já podes fazer nada, foram-se...
    O máximo que podes fazer é apresentar uma reclamação no e-balcão se o comerciante não enviou factura nem a declaração que está obrigado a enviar na falta da factura(https://irs.portaldasfinancas.gov.pt...educoes.action para consultar, e-balcão para reclamar).
    No entanto este ano tens um regime transitório, que permite declarar no modelo 3 (Abril e Maio) a soma de todas as despesas (que não estão no e-factura somadas com as que estão no e-factura) no respectivo campo, das quais tens factura de papel a sério (anula todo o e-factura para efeitos de IRS) com o teu número de contribuinte, e que te obriga a guardar as facturas em papel pelos 4anos da praxe.

Não.
    Entra quando fizeres o modelo 3 em Abril ou Maio (não entra no e-factura nem na página da verificação das despesas), e metes no anexo h, quadro 6B, código 601).
    Não pretendo fazer nada. Como disse apenas quero constatar onde pairam coisas que não entraram no E-factura? Seguros e respectivas comparticipações, entre outras despesas. O que quero verificar não tem nada a ver com comerciantes.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2016

Por Defeito

(eliminar - duplicado)
    Última edição por ChezGomez : 04-03-17 às 17:47:02

Piloto de Testes astramaster's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Navigation Ver Post

Só tenho uma dúvida:

Cumps
    http://contaspoupanca.pt/2017/03/03/...a-3-ponho-ppr/

Banido
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

Lembrei-me que tenho uma despesa de uma certificação energética, e não a coloquei (também não me lembro de a ver inserida pelo comerciante).
    Isto também entrava, na parte das despesas de habitação? O valor por inteiro, ou só a taxa ADENE?
    Ou só, em casos de mais-valias, é que entra?

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Bastion Ver Post
    Lembrei-me que tenho uma despesa de uma certificação energética, e não a coloquei (também não me lembro de a ver inserida pelo comerciante).
    Isto também entrava, na parte das despesas de habitação? O valor por inteiro, ou só a taxa ADENE?
    Ou só, em casos de mais-valias, é que entra?
    Se é de uma casa alugada ou vendida tens que declarar no anexo F ou G por ti, estes valores não entram no e-factura.

Banido
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

Se é de uma casa alugada ou vendida tens que declarar no anexo F ou G por ti, estes valores não entram no e-factura.
    Era isso que precisava saber; será deduzido, aquando da venda.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2011

Por Defeito

quando é que começa as entregas dos trabalhadores independentes ?

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Altar Ver Post
    quando é que começa as entregas dos trabalhadores independentes ?
    Agora já não há diferença entre dependentes ou independentes.

Começa para todos no dia 1 de Abril