Imposto automovel e imposto unico de circulação - Informação útil nas Pags. 13 e 17 - Página 39
 Rede MPL:
Página 39 de 39 PrimeiraPrimeira ... 293839
A mostrar resultados 1,141 para 1,162 de 1162

Título: Imposto automovel e imposto unico de circulação - Informação útil nas Pags. 13 e 17

Piloto de Provas de Perícia Ruizinh's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Boas pessoal!

Estou a "reavivar" este tópico pelo seguinte...

Tenho um Corsa C "comercial" (de 2005) cujo mês de matrícula é agora Outubro. Dado que tenho que pagar o IUC até ao final do mês e não gosto de deixar "as coisas para a última", fui ao portal das finanças para obter a referência para pagamento...
    Uma vez dentro do portal das finanças, vou ao separador do IUC e quando faço a pesquisa pelo Corsa aparece-me várias opções de procura:

> Pesquisa de Motociclos e Ligeiros:
    - Categoria A - Veículos Ligeiros de Passageiros e Mistos com peso bruto não superior a 2500 kg (adquiridos até 30 de Junho de 2007)
    - Categoria B - Veículos Ligeiros de Passageiros e Mistos com peso bruto não superior a 2500 kg (adquiridos a partir de 1 de Julho de 2007)
    - Categoria E - Motociclos e equivalentes

> Pesquisa Mercadorias e Ligeiros Mistos com peso bruto superior a 2500 kg:
    - Categoria C - Veículos de Mercadorias e Ligeiros Mistos com peso bruto superior a 2500 kg por Conta Própria
    - Categoria D - Veículos de Mercadorias e Ligeiros Mistos com peso bruto superior a 2500 kg por Conta Outrém

Dado que o meu carro é um ligeiro - peso bruto não superior a 2500kg -, fiz a pesquisa em "Motociclos e Ligeiros" (onde, na teoria, o meu Corsa deveria estar) e não me aparece nada...
    No entanto, se fizer a pesquisa em "Mercadorias e Ligeiros Mistos com peso bruto superior a 2500kg" já me aparece na categoria C (Veículos de Mercadorias e Ligeiros Mistos com peso bruto superior a 2500 kg por Conta Própria)...

Faço a pergunta: isso não se encontra mal?!

Senão vejamos: o meu "comercial", mesmo que considerando um veiculo misto (passageiros e carga... -> não é a isto a que se refere "misto"?!), nunca terá peso bruto superior a 2500kg - não tenho agora aqui comigo o registo único automóvel ("livrete"), mas acredito que o peso bruto máximo admitido seja inferior aos 2500kg (1800kg acho eu)...
    Por essa "lógica", o meu Corsa não deveria estar na categoria C mas sim na categoria A - trata-se de um ligeiro misto com peso bruto não superior a 2500kg...

No passado já fui a uma repartição de finanças expor esta situação (explicando a minha "lógica"...) mas na altura, além de quase me "pegar" com o chefe de repartição de finanças - "O que você tem para pagar é isto (categoria C)! Quer pagar, paga... Não quer, problema o seu!" -, estava sem tempo para averiguar o porquê desta "categorização"...
    Mais alguém tem este "problema"?!

Bons passeios!
    Ass.:RZ!

Piloto de Troféu Rodal's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2012

Por Defeito

Os veículos comerciais são categoria C ou D.

Nunca são mistos.

Data de Registo
    Apr 2012

Por Defeito

As Finanças nada têm a haver com as características dos veículos, eles recebem os dados do IMT e aplicam a lei.

Podes sempre alterar um veiculo comercial para ligeiro de passageiros misto, o Estado permite e agradece, pagas a diferença de imposto que esse veiculo não pagou em novo, depois de teres pago essa diferença na Alfandega, vais ao IMT requisitas a alteração, fazem uma inspeção a verificar se já se encontra conforme um veiculo ligeiro de passageiros misto, alteram o DUA, comunicam às Finanças e já podes pagar menos IUC.

Piloto de Testes Trek8500's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2009

Por Defeito

ainda que haja um erro no livrete, mera hipótese, era algo que tinhas de tratar com o IMTT e nunca com as finanças

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

já agora, os carros a GPL não têm reduçao no imposto? ou é taxado na msma pelo combustível primário? falaram-me que sendo a gpl que teria redução, mas penso que só elétricos ou híbridos. no site das finanças aparece lá a indicação de GPL e a litragem do depósito. sendo um carro de 2003 e sendo uum 1.6 paga 56€?
    obrigado.

Piloto de Rallye Vocsa's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    já agora, os carros a GPL não têm reduçao no imposto? ou é taxado na msma pelo combustível primário? falaram-me que sendo a gpl que teria redução, mas penso que só elétricos ou híbridos. no site das finanças aparece lá a indicação de GPL e a litragem do depósito. sendo um carro de 2003 e sendo uum 1.6 paga 56€?
    obrigado.
    Sim, vais pagar isso pelo teu FIAT.

Existe de facto uma forma de redução do IUC para carros que sejam homologados como GPL como combustível principal. Para isso é necessário que o depósito de gasolina tenha um volume muito baixo, indexado apenas aos arranques.

O certo é que existem alguns (raros) veículos no mercado de usados que conseguiram essa homologação. Volta e meia aparece um JEEP 4.0 ou 5.x que em vez das centenas de euros de IUC pagam muito menos (isto por exemplo, claro).

Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

ok, era essa a minha ideia, igual à que tu partilhas.

Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Boas pessoal!

Desde já agradeço as vossas respostas.

Citação Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
    Os veículos comerciais são categoria C ou D.

Nunca são mistos.
    Mas faço a questão: então mas porquê é que os "comerciais" são dessas categorias?!
    Senão vejamos...

Um "comercial" é um veiculo ligeiro que transporta 2 pessoas e mercadoria e (por norma) não tem peso bruto superior a 2500kg - sim, eu sei que há excepções acima dos 2500kg mas aqui só estou a analisar aqueles que (como o meu Corsa) têm menos...
    Seguindo essa "lógica", não consigo entender porque é que um veiculo cujo peso bruto é inferior a 2500kg tem que estar nas categorias C ou D que referem exactamente... o contrário?!

É que a informação que se encontra disponível na minha conta do portal das finanças (quando faço para pesquisar o IUC) não refere nada sobre se o meu carro é somente de mercadorias. Até poderá ser por aí... Mas analisando a única informação disponível - aquela que já transcrevi no outra mensagem... -, o peso bruto, não tenho nenhuma indicação do porquê da categoria C invés da categoria A (a mais "lógica")...

Bons passeios!

Data de Registo
    Apr 2012

Por Defeito

Os veículos comerciais pagam ao Estado menos ISV e menos IVA, já que o IVA incide também sobre o ISV, por isso é que durante décadas houve muitos "falsos" comerciais, houve viaturas novas comerciais de 2 lugares carregados de extras e tinham um preço novo, muito diferente do mesmo modelo de 5 lugares. As Marcas exploraram este nicho de Mercado.

Os IUC dos comerciais sempre foram diferentes, um comercial de 1950 paga IUC, um ligeiro de passageiros só paga de 1981 em diante, mesmo aqui o Estado Português não cumpre com a legislação Europeia, onde qualquer veiculo com mais de 30 anos não pode ser tributado.

Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Boas pessoal!

Ora bem... pedi que fossem a uma repartição de finanças averiguar o porquê do meu carro estar na categoria C (infelizmente não tenho tempo para tratar disso).

Pelo que informaram na repartição, e tal como o user Rodal indicou, os "comerciais" entram na categoria C. Agora o porquê...
    Ao que parece, as finanças têm a informação correcta por parte do IMTT (ou IMT ou lá o que é...) - peso bruto inferior a 2500kg (1520), ligeiro de mercadorias (pensava que era misto mas para ser misto teria que ter mais do que 3 lugares...), etc.
    A questão é que o que aparece no portal das finanças - e que o comum cidadão tem acesso... - é uma informação "meramente informativa". Ou seja, a informação da categorização que lá aparece (portal das finanças) encontra-se errada - a categorização em si encontra-se certa mas a informação (sobre os pesos, etc) lá disponibilizada não é a correcta...
    Assim, as repartições de finanças possuem a informação correcta sobre a categorização dos veículos. Porém, essa mesma informação, ou melhor, as condições de categorização, não se encontram disponíveis para consulta do cidadão... - pelo menos não disponibilizaram essa informação à pessoa que foi por mim.

Resumindo: 32,5€...

Bons passeios!

Piloto de Testes TheUndertaker's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2016

Por Defeito

Governo agrava “selo” do carro em 2018

As tabelas de IUC para o próximo ano prevêem uma subida de 1,4% para 2018. O Governo baixa, contudo, a taxa adicional para os carros comprados a partir de 2017.

O Governo quer aumentar o Imposto Único de Circulação (IUC) a pagar em 2018. A medida consta numa versão preliminar da proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano, a que o Negócios teve acesso.

O agravamento no "selo" do carro será de 1,4%, acima dos 0,8% registados no último Orçamento do Estado. A variação é idêntica independentemente do ano da matrícula ou da cilindrada do veículo.

O Executivo decide ainda manter as taxas adicionais de IUC para os veículos comprados desde 2017, embora atenuando o valor a cobrar. Assim, se a viatura emitir entre 180 e 250 gramas de dióxido de carbono por quilómetro, pagará 28,92 euros, abaixo dos 38,08 euros aplicados este ano. Quando a emissão é superior a 250 gramas de CO2, a taxa é de 58,04 euros, menos 7,20 euros do que este ano.

Eis um exemplo. Um carro de 2008, a gasolina, com 1.300 de cilindrada e emissões de 140 gramas de dióxido de carbono por quilómetro, pagou este ano 152,16 euros. Em 2018, com a actualização, terá de pagar 154,29 euros. Mais 2,13 euros.

Nesta versão da proposta de Orçamento do Estado, o Governo propõe também alargar as isenções do IUC, passando a abranger veículos dedicados ao transporte de doentes não urgentes.

fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/econo...-carro-em-2018

Carrega na galinha dos ovos de ouro
    .
    Alguém tem de pagar estes pequenos doces que o estado andou a dar.

Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

mesmo a 2 e 5€ em cada um, imaginem o valor que não dá no final de cada mês!

Piloto de Fórmula 1 XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

Vá lá, que ainda estão a deixar de fora os eléctricos, não deve demorar muito a colocarem também IUC nos eléctricos.
    Vão começar devagarinho, tipo 20 ou 30 € por ano, a dizer que é uma questão de justiça, mas quando dermos conta, já vais nuns 100€ ano.

Piloto de Testes ASOT's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013

Por Defeito

E quem tem veículos matriculados ate junho de 2007 continua a aguentar e paga mais uns cêntimos (principalmente quem paga o mínimo).

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
    E quem tem veículos matriculados ate junho de 2007 continua a aguentar e paga mais uns cêntimos (principalmente quem paga o mínimo).
    Pior são os após com um IUC a representar 1/10 do valor comercial dos veículos nalguns casos

Piloto de Testes TheUndertaker's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Vá lá, que ainda estão a deixar de fora os eléctricos, não deve demorar muito a colocarem também IUC nos eléctricos.
    Vão começar devagarinho, tipo 20 ou 30 € por ano, a dizer que é uma questão de justiça, mas quando dermos conta, já vais nuns 100€ ano.
    Não tenho dúvidas.
    Agora com a massificação dos carros eléctricos, os preços já estão a baixar. É só questão de mais pessoal os ir comprando que eles logo lhes dão com o IUC.

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Olá,

Fiz este simulador (https://impostosobreveiculos.info/si...pido-isv-2018/) para calcular o ISV e gostava de obter algum feedback sobre a utilização do mesmo.
    O meu objectivo era que fosse o simulador mais fácil de usar actualmente e que desse aos utilizadores um panorama geral da melhor escolha, em termos de combustível e ano de matrícula.

O que acham?

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Qualquer veículo eléctrico matriculado até 30 de Junho de 2007 paga IUC.

Piloto de Testes ImHoTep's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Qualquer veículo eléctrico matriculado até 30 de Junho de 2007 paga IUC.
    Aqui na empresa existe um eléctrico e nunca pagamos IUC...

Piloto de Kart Topolino's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2017

Por Defeito

Olha o saque fiscal:

Automóveis pagam alívio do IRS em 2018 Governo arrecada 291,1 milhões com aumento dos impostos, mais do que vai perder com descida do IRS.

O IUC é o imposto que mais vai crescer. As receitas passam de 356,2 milhões de euros este ano para 395,4 no próximo - um aumento de 11%. Já o ISV deve render 823,3 milhões, quase mais 50 milhões do que o montante previsto para este ano. No entanto, a galinha dos ovos de ouro das Finanças é o ISP. O imposto sobre o gasóleo e a gasolina deverá render, em 2018, quase 3,6 mil milhões de euros, mais 200 milhões de euros do que este ano.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/politica/deta...do-irs-em-2018

Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Pior são os após com um IUC a representar 1/10 do valor comercial dos veículos nalguns casos
    nalguns casos isso é muito. estes dias vi um audi A4 (a gasóleo?) de 95... importado em 2009. acho que 1/10 do valor do veículo é muito...

Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito IUC Usados depois de 2007 Impugnação em Tribunal

Os importados usados, que foram matriculados após 01-07-2007, pagam IUC, mais elevado, mas há quem tenha recorrido ao tribunal e ganho, obtendo a devolução do valor pago. Se houverem vários impostos, de varias pessoas podem juntar-se todos e impugnar os impostos, mas tem apenas 90 dias após o pagamento, para recorrer ao tribunal...

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.