Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1 - Página 129
 Rede MPL:
Página 129 de 130 PrimeiraPrimeira ... 119128129130 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 3,841 para 3,870 de 3871

Título: Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

Piloto de Troféu joseamrib's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por blackskin Ver Post
    Boas malta,

Tenho um Polo de 2005 que infelizmente foi assaltado no passado dia 13 e levaram o rádio (esqueci-me de tirar o painel com a pressa). Tinha um Sony MEX 4000BT. Como agora sinto um grande vazio, e mesmo com o receio de que o voltem a assaltar (quem foi há de passar de novo por esta zona), não consigo não ter um rádio e estou a ver se compro um substituto.

O que eu tinha (que adorava) já não se vende, apenas o encontrei no OLX a 80€ hoje. Vi também o 4100BT pelo mesmo preço e o 5000BT por 95 (negociáveis).

Entretanto, estive a ver alguns que me interessam e vi dois na Norauto com uma promoção bem valente:
    https://www.norauto.pt/produto/autor...lc_Description
    https://www.norauto.pt/produto/autor...goryName=47937

Entre estes e o que tinha, ou outros dentro do mesmo valor dessa promoção, o que me aconselham?

Obrigado
    Pelo o preço (sem contar com os Sony em 2ª mão) o Pioneer DEH-X5900BT para não andares de "cavalo para burro".

Com um eq de 13 bandas, alinhamento de tempo, microfone externo, 210.000 cores, lê ficheiros FLAC, compatível com a app ARC da Pioneer... acho que tem tudo para ficares contente.

https://www.pioneer-car.eu/eur/produ...specifications

Edit. Depois passa por aqui para deixares as tuas impressões.
    Última edição por joseamrib : 06-10-17 às 15:33:56

Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

E depois não faças "figuras" destas.

Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joseamrib Ver Post
    Pelo o preço (sem contar com os Sony em 2ª mão) o Pioneer DEH-X5900BT para não andares de "cavalo para burro".

Com um eq de 13 bandas, alinhamento de tempo, microfone externo, 210.000 cores, lê ficheiros FLAC, compatível com a app ARC da Pioneer... acho que tem tudo para ficares contente.

https://www.pioneer-car.eu/eur/produ...specifications

Edit. Depois passa por aqui para deixares as tuas impressões.

Pois, esse realmente parece-me bastante completo. E era de aproveitar porque o preço dele nas outras lojas fica à volta dos 200€.
    Pondo agora as coisas noutro ponto de vista, que não me tinha ocorrido ainda: na Norauto dá para pagar a prestações? É que isso também ajudava imenso.

A Rádio Popular tem este:
    https://www.radiopopular.pt/catalogo...p?idprod=47949

Que tal é em relação ao meu antigo? É que aqui já conseguia as prestações, por exemplo.
    Última edição por blackskin : 06-10-17 às 17:11:01

Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2015

Por Defeito

E depois não faças "figuras" destas.

Ri muito! Não vou negar que já tive alguns destes momentos!

Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por blackskin Ver Post
    Pois, esse realmente parece-me bastante completo. E era de aproveitar porque o preço dele nas outras lojas fica à volta dos 200€.
    Pondo agora as coisas noutro ponto de vista, que não me tinha ocorrido ainda: na Norauto dá para pagar a prestações? É que isso também ajudava imenso.

A Rádio Popular tem este:
    https://www.radiopopular.pt/catalogo...p?idprod=47949

Que tal é em relação ao meu antigo? É que aqui já conseguia as prestações, por exemplo.
    Esquece esse da rádio popular, vais andar de "cavalo para burro" em relação ao teu antigo. Vai para o Pioneer DEH-X5900BT.
    Última edição por joseamrib : 10-10-17 às 15:15:33

Piloto de Provas de Perícia ricardoanjos23's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2013

Por Defeito

Oh amigos, para quem não quer trocar o rádio do carro e não tem possibilidade para colocar um cabo AUX -> MP3, aquelas tretas de meter no isqueiro do carro, sintonizar uma emissora e ligar por bluetooth ao carro funciona bem?

Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
    Oh amigos, para quem não quer trocar o rádio do carro e não tem possibilidade para colocar um cabo AUX -> MP3, aquelas tretas de meter no isqueiro do carro, sintonizar uma emissora e ligar por bluetooth ao carro funciona bem?
    Não te sei dizer, mas existem boxes no mercado que acrescentam as funcionalidades de bluetooth (até vêm com micro externo mas sem certezas)+ usb aos rádios de origem.

http://www.dension.com/automotive/products

https://gromaudio.com/

Data de Registo
    Jul 2013

Por Defeito

Não te sei dizer, mas existem boxes no mercado que acrescentam as funcionalidades de bluetooth (até vêm com micro externo mas sem certezas)+ usb aos rádios de origem.

http://www.dension.com/automotive/products

https://gromaudio.com/
    O carro é um E46 de 99, com leitor de cassetes (igual a este https://img01-olxpt.akamaized.net/im...rso_rev001.jpg), não tem qualquer tipo de leitor de DVD, nem na mala, ou seja, provavelmente não tenho uma tal ficha "DVD" atrás do rádio para poder ligar esses aparelhos.

Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
    O carro é um E46 de 99, com leitor de cassetes (igual a este ), não tem qualquer tipo de leitor de DVD, nem na mala, ou seja, provavelmente não tenho uma tal ficha "DVD" atrás do rádio para poder ligar esses aparelhos.
    Confirma.

Podias era colocar um 2din nesse carro. Fica excelente. Não é para qualquer instalador, mas bem feito, fica excelente.

Data de Registo
    Jul 2013

Por Defeito

Confirma.

Podias era colocar um 2din nesse carro. Fica excelente. Não é para qualquer instalador, mas bem feito, fica excelente.

Também já pensei nisso, mas para já não. Talvez no futuro.

Agora só me interessava mesmo conseguir colocar fazer ligação MP3 ou bluetooth com o rádio. Ando com uma cassete -> MP3, mas a qualidade é bastante reduzida.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Olá!

Gostava de arranjar um rádio barato que tivesse AUX para poder usar durante mais um ou dois anos em que terei o meu carro actual (Laguna 1 de 97). O meu rádio actual não tem AUX, e é de cassetes (aqueles adaptadores de cassete com um fio para jack funcionam muito mal).

Nunca instalei autorádios. Pensei que fosse tudo mais ou menos universal mas pelos vistos não é bem assim.

O meu rádio actual está assim:

O modelo Renault é
    7700844459.

Pelo que vi na net, a parte traseira do rádio é assim:

Do que preciso? Sei que alguns rádios vêm com a ligação em bruto, ou seja teria de ser eu manualmente a cortar e ligar fios, o que quero evitar ao máximo. Outros têm já o adaptador completo e será só mesmo caso de ligar as fichas e mais nada?

E quanto ao encaixe nesta slot DIN, é necessário comprar alguma daquelas armações de metal? O rádio costuma vir já com isso?

E preciso de adaptador para antena?

Tenho comando no volante. Imagino que com um rádio aftermarket deixem de funcionar. Não é grave. Há alguns rádios que permitem o funcionamente destes comandos ou implica sempre uma valente complicação para um leigo?

Quanto ao rádio em si, estou mesmo à procura da coisa mais barata que por aí houver com AUX. Não tenciono ter este carro durante mais de 1 ou 2 anos. Recomendam algum em especial? Estava a ver no Amazon e há alguns por 25 euros ou menos, até com bluetooth.

Obrigado pela ajuda!

Última edição por pedro19 : 10-10-17 às 14:39:18

Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Primeiro que tudo, tira o radio fora para veres como está feita a ligação.

O que te recomendo (para não andares de "cavalo para burro" em termos de qualidade de som) é que esperes mais um t€mpo e arranjes pelo menos um rádio de entrada de gama da Pioneer, Alpine, Kenwood, Sony, JVC... (escolhe pelo menos um que tenha a cor da iluminação vermelha para condizer mais ou menos com o âmbar da Renault )... Se andares atento a promoções eles devem rondar uns 40€+-.

Por outro lado, tenta analisar qual é o radio mais barato destas marcas que tenha Bluetooth e espera por uma promo. Só valoriza o teu carro (um dia que o queiras vender facilita um pouco) e facilita imenso a tua vida a bordo.

Sem pesquisar muito encontrei o Sony DSX-A400BT em promo a 69€:

https://www.sony.pt/electronics/rece...specifications

https://www.mediamarkt.pt/p/autorr%C...0bt-5637146241

Se tens comandos no volante e se queres que eles continuem a funcionar vais sempre necessitar de um adaptador.
    Última edição por joseamrib : 10-10-17 às 15:13:50

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Primeiro que tudo, tira o radio fora para veres como está feita a ligação.

O que te recomendo (para não andares de "cavalo para burro" em termos de qualidade de som) é que esperes mais um t€mpo e arranjes pelo menos um rádio de entrada de gama da Pioneer, Alpine, Kenwood, Sony, JVC... (escolhe pelo menos um que tenha a cor da iluminação vermelha para condizer mais ou menos com o âmbar da Renault )... Se andares atento a promoções eles devem rondar uns 40€+-.

Por outro lado, tenta analisar qual é o radio mais barato destas marcas que tenha Bluetooth e espera por uma promo. Só valoriza o teu carro (um dia que o queiras vender facilita um pouco) e facilita imenso a tua vida a bordo.

Sem pesquisar muito encontrei o Sony DSX-A400BT em promo a 69€:

https://www.sony.pt/electronics/rece...specifications

https://www.mediamarkt.pt/p/autorr%C...0bt-5637146241

Se tens comandos no volante e se queres que eles continuem a funcionar vais sempre necessitar de um adaptador.

Obrigado pela ajuda.

As ligações são assim:

Quano ao adaptador para comandos para o rádio. Onde o procuro? Como se chama?

Quanto à ligação traseira. Esse Sony já vem com o adaptador para ser plug and play? E quanto à antena?

A Partir do momento em que a caixa de um autorádio diz "FICHA ISO" posso assumir que é plug and play e não vou ter de andar a cortar fios?
    Última edição por pedro19 : 10-10-17 às 16:28:00

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Alguém pode dar uma dica?

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

A Renault usa ligações ISO, tanto para a antena como para as ligações da fonte de alimentação como de saída do amplificador para as colunas.

Normalmente, qualquer rádio de uma qualquer marca Japonesa traz um adaptador incluído, nomeadamente para as ligações de alimentação e colunas. Eventualmente, terás de comprar o adaptador de antena.

Para manteres os comandos do rádio a funcionar, o custo do adaptador chega a ser mais caro que as unidades propriamente ditas e sendo o teu carro um Renault do tempo da "Maria Cachucha", o mais certo é nem sequer haver ou funcionar correctamente, pelo que evita comprar um (investe antes em colunas ou num rádio melhor).

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    A Renault usa ligações ISO, tanto para a antena como para as ligações da fonte de alimentação como de saída do amplificador para as colunas.

Normalmente, qualquer rádio de uma qualquer marca Japonesa traz um adaptador incluído, nomeadamente para as ligações de alimentação e colunas. Eventualmente, terás de comprar o adaptador de antena.

Para manteres os comandos do rádio a funcionar, o custo do adaptador chega a ser mais caro que as unidades propriamente ditas e sendo o teu carro um Renault do tempo da "Maria Cachucha", o mais certo é nem sequer haver ou funcionar correctamente, pelo que evita comprar um (investe antes em colunas ou num rádio melhor).
    Obrigado! Então desde que a caixa diga "ficha iso" em princípio será plug an play essa parte? Perfeito.

Para tirar este rádio, preciso mesmo de comprar a ferramenta específica ou com umas chaves de fendas fininhas isto sai?

E necessito de comprar alguma armação de metal ou o rádio novo já vem com isso?

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Atenção que importa verificar antes de comprar se a nova unidade traz realmente o tal adaptador, senão terás de o adquirir separadamente.

Para remover o auto-rádio que lá está, ou arranjas a ferramenta específica (que varia de rádio para rádio) ou safas-te com pregos ou rebites.

E geralmente, os auto-rádios também costumam trazer gaveta mas mais uma vez, convém verificar antes da compra. Embora possas ter uma já colocada e a mesma também servir para a nova unidade.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Atenção que importa verificar antes de comprar se a nova unidade traz realmente o tal adaptador, senão terás de o adquirir separadamente.

Para remover o auto-rádio que lá está, ou arranjas a ferramenta específica (que varia de rádio para rádio) ou safas-te com pregos ou rebites.

E geralmente, os auto-rádios também costumam trazer gaveta mas mais uma vez, convém verificar antes da compra. Embora possas ter uma já colocada e a mesma também servir para a nova unidade.
    Obrigado! E quanto à possibilidade de comprar colunas novas. Existe alguma tabela onde possa ver que tipo de colunas (tamanho, etc) usa o meu carro ou tenho de as medir manualmente? E as ligações já são universais ou é mais complicações?

Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Se tu enviares um e-mail para a marca do rádio (que vais comprar), com o modelo e ano do teu carro, eles dizem qual é o adaptador/interface para ficares com os comandos do volante a funcionar (caso exista).

Se comprares um rádio da Pioneer com suporte à app ARC (coloquei um vídeo uns posts que demonstra a app), quase que consegues controlar o rádio todo a partir do telemóvel e fica mais barato que um radio foleiro + adaptador/interface.

Em relação a colunas, o que te aconselho é instalares primeiro o novo rádio e depois avaliares o som.
    Última edição por joseamrib : 12-10-17 às 15:59:04

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
    Obrigado! E quanto à possibilidade de comprar colunas novas. Existe alguma tabela onde possa ver que tipo de colunas (tamanho, etc) usa o meu carro ou tenho de as medir manualmente? E as ligações já são universais ou é mais complicações?
    Segundo o site da Pionner, isso leva colunas de 16,5 cm à frente e atrás. À frente são de elementos separados, isto é, tens os tweeters no tablier.

Quanto a fichas, só vendo.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Segundo o site da Pionner, isso leva colunas de 16,5 cm à frente e atrás. À frente são de elementos separados, isto é, tens os tweeters no tablier.

Quanto a fichas, só vendo.
    Obrigado!

O que são os tweeters? São colunas especiais? Estive a ver e aqui estão eles no meu carro:

Y7X9sJP.jpg

Quanto às colunas da frente:

Rh4nI2b.jpg
    Imagens anexadas

Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Obrigado!

O que são os tweeters? São colunas especiais? Estive a ver e aqui estão eles no meu carro:

Quanto às colunas da frente:

https://en.wikipedia.org/wiki/Tweeter

Antes de trocares as colunas (lê bem este tópico para trás), primeiro troca o teu auto rádio / fonte (se a fonte do som não é boa, não são as colunas que vão fazer milagres). Vais ver que depois da troca elas vão soar melhor, se não estiverem rotas (o que me parece pela foto do woofer).

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Esse woofer já era. Apartir do momento que a membrana exterior começa a ceder, deixa-se de ter controlo no movimento do woofer e traz vibrações sonoras incómodas.

E parecem-me ser de 16 cm, o que é sempre uma mais valia para a qualidade sonora.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Esse woofer já era. Apartir do momento que a membrana exterior começa a ceder, deixa-se de ter controlo no movimento do woofer e traz vibrações sonoras incómodas.

E parecem-me ser de 16 cm, o que é sempre uma mais valia para a qualidade sonora.

Já têm vinte aninhos... hehe

Tens ideia se as fichas destas colunas são universais? Se eu comprar umas do tamanho correcto é plug and play?

Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Já têm vinte aninhos... hehe

Tens ideia se as fichas destas colunas são universais? Se eu comprar umas do tamanho correcto é plug and play?
    Não são universais. Antes de cortares as fichas, marca o positivo e o negativo para depois cravares os novos terminais.
    Última edição por joseamrib : 16-10-17 às 09:56:31

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Boa tarde pessoal,

Venho pedir a vossa ajuda, não percebendo muito disto, aqui vai:

Tenho um Fiat bravo de 2009 com o radio de origem (sem navegação ou ecra). Queria trocar por um radio com ecrã, o radio que o carro tem não tem aux, tem apenas uma entrada para pen que por alguma razão, não me lê todas as musicas que la tenho, apenas le umas 5 ou 6 numa lista de 50 musicas . A principal razão para querer a troca é mesmo o streaming de musica pelo Bluetooth ou alguma maneira de conseguir ouvir musica pelo iphone, o Bluetooth que o carro trás apenas dá para chamadas.

Voltando ao que interessa, que rádio me recomendam para o carro? Tenho visto vários com android inclusive, mas tenho algum receio que estes, sendo marcas chinesas não tão conhecidas, me dêem má qualidade de som.

Obrigado

Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Olá!

Dá uma vista de olhos nas marcas convencionais (Alpine, Pioneer, Kenwood, Sony...) e compatíveis com Apple CarPlay:

https://www.apple.com/ios/carplay/

Acho (não tenho a certeza) que não consegues fazer stream de música por bt do iphone, apenas consegues por cabo (assim funciona "sem espinhas").

Em relação a rádios de marcas não tão conhecidas, o problema maior é sempre a assistência (ou falta dela). Imagina que a unidade avaria. Vais enviar a unidade para a China e ficares com um buraco no tablier enquanto esperas? Quanto tempo vais estar à espera? Quanto fica? Se avariar depois de acabar a garantia vais enviar para onde?

Escolhe um modelo que tenha microfone externo, para a qualidade de som durante a chamada ser a melhor. Analisa também a possibilidade de o futuro rádio suportar câmara traseira (caso não tenhas sensores).
    Última edição por joseamrib : 18-10-17 às 10:08:48

Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Olá!

Dá uma vista de olhos nas marcas convencionais (Alpine, Pioneer, Kenwood, Sony...) e compatíveis com Apple CarPlay:

https://www.apple.com/ios/carplay/

Acho (não tenho a certeza) que não consegues fazer stream de música por bt do iphone, apenas consegues por cabo (assim funciona "sem espinhas").

Em relação a rádios de marcas não tão conhecidas, o problema maior é sempre a assistência (ou falta dela). Imagina que a unidade avaria. Vais enviar a unidade para a China e ficares com um buraco no tablier enquanto esperas? Quanto tempo vais estar à espera? Quanto fica? Se avariar depois de acabar a garantia vais enviar para onde?

Escolhe um modelo que tenha microfone externo, para a qualidade de som durante a chamada ser a melhor. Analisa também a possibilidade de o futuro rádio suportar câmara traseira (caso não tenhas sensores).
    Bom dia

Obrigado pela resposta, a tua sugestão parece-me ser bem interessante e pelo que vi cumpre perfeitamente aquilo que quero (nao precisa obrigatoriamente de fazer streaming pelo Bluetooth, se ligar com o cabo ao telemóvel, perfeito) em que lojas posso encontrar estes radios com carplay?

Entretanto surgiu a oportunidade de comprar um Pioneer mvh-av290bt, pelo que vi nao tem carplay, mas tem o Bluetooth (acho que entrada para ligar ao telemóvel com o cabo também) e a possibilidade de colocar a camara de marcha atrás, poderá ser uma boa escolha?

Data de Registo
    Oct 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por slyji Ver Post
    Bom dia

Obrigado pela resposta, a tua sugestão parece-me ser bem interessante e pelo que vi cumpre perfeitamente aquilo que quero (nao precisa obrigatoriamente de fazer streaming pelo Bluetooth, se ligar com o cabo ao telemóvel, perfeito) em que lojas posso encontrar estes radios com carplay?

Entretanto surgiu a oportunidade de comprar um Pioneer mvh-av290bt, pelo que vi nao tem carplay, mas tem o Bluetooth (acho que entrada para ligar ao telemóvel com o cabo também) e a possibilidade de colocar a camara de marcha atrás, poderá ser uma boa escolha?
    Na boa. Temos que nos ajudar uns aos outros.

Eu dei a ideia de uma unidade compatível com CarPlay, para teres acesso à navegação através do telemóvel. Não cons€gues (ainda tens que contar com a fascia e adaptador se queres que os comandos do volante continuem a funcionar) chegar (no caso da Pioneer, mas pesquisa por outras marcas também) ao Pioneer AVH-Z2000BT?

https://www.pioneer-car.eu/pt/pt/products/avh-z2000bt

Em relação a lojas físicas, tens a MM, Rádio Popular, Roady, Norauto, Feuvert, nos instaladores car audio... pesquisa bem, porque no material de car audio o preço varia bastante. Pesquisa também online.