Parafuso moido, como tirar?
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Título: Parafuso moido, como tirar?

  1. #1
    Piloto de Testes R4E's Avatar
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    Por Defeito Parafuso moido, como tirar?

    Pessoal, estou aqui com uma obra 'engraçada'...

    Tenho um perne da cabeça do motor com a cabeça moida, ou seja, não agarra lá chave nenhuma.

    Alguem tem uma solução para tirar isto? Já tentei 'martelar' lá uma chave de medida abaixo e nada, o aperto é muito e passa-se...

    O perne é como os da foto abaixo.

    256.jpg

    Obrigado


  2. #2
    Piloto de Testes bigturbo's Avatar
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    Por Defeito

    se não te consegues safar com uma chave tamanho abaixo entrar á força, tens espaço para usar um alicate de abraçar canos de modo a que consigas agarrar a cabeça do parafuso e ir rodando aos poucos??? ultimo caso, maquina de soldar e soldar um parafuso em cima e desenroscar...

    o alicate que me refiro é um destes, pequeno, há de vários tamanhos, para usar em situações como essas...

    Última edição por bigturbo : 03-01-18 às 20:20:56

  3. #3
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    Por Defeito

    Antes de mais, aplica um lubrificante na zona da rosca do parafuso e deixa atuar durante um dia. Acredita que faz milagres...

  4. #4
    Piloto de Troféu Zell's Avatar
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    Por Defeito

    Se nenhuma das mezinhas do costume funcionar, tens de fazer como eu fiz. Há umas chaves que o FullThrottle mostrou que me safaram.
    http://forum.autohoje.com/boxes/7390...o-bujao-3.html

  5. #5
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    Por Defeito

    Ora bem a cabeça é para tirar certo? O melhor é furar (brocar) mas com broca até ao diametro +/- do parafuso não da cabeça começa com uma fina para centrar e vai aumentando, não é preciso furar muita profundidade a ideia é mesmo retirar somente a cabeça pois o parafuso depois fica solto e sai bem.

    Tem cuidado coloca uns panos por causa das limalhas.

  6. #6
    Piloto de Testes R4E's Avatar
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    Por Defeito

    Boas. Obrigado pelas respostas.

    O alicate não dá muito jeito, além disso o aperto é imenso e não sei se iria dar...

    A cabeça é para tirar sim... Já pensei em cortar a cabeça do perne e depois com a cabeça fora, desapertava a rosca que sobrava, mas tenho receio que ele não alivie e não a consiga tirar na mesma.

    Também já pensei em soldar uma porca em cima do perne e desapertar, mas não sei se uma soldadura a eletrodo aguentará isso?

    Obrigado desde já

  7. #7
    Piloto de Testes
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    Por Defeito

    Normalmente os parafusos desenroscam facilmente depois de estarem livres, isso não deve ser problema.
    Soldar pode não ser facil devido ao oleo.

  8. #8
    Piloto de Testes R4E's Avatar
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    Por Defeito

    Vou primeiro tentar soldar, se não der, vou arriscar a cortar a cabeça do perno e tirar a cabeça assim, depois até com a rosca que sobra posso por uma porca e contraporca.

  9. #9
    Piloto Lendário Obtuso's Avatar
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    Por Defeito

    Existem chaves específicas para parafusos sem cabeça ou lixados. Têm uma espécie de mini lâminas dentadas para agarrar o parafuso.

  10. #10
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    Por Defeito

    E um macho de rosca esquerda, não dá?

  11. #11
    Piloto de Troféu petrus's Avatar
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    Por Defeito

    Passei por algo parecido há pouco, mas não foi na cabeça de um motor de carro, foi de mota (2T).

    Resolvi o problema aplicando bastante spray lubrificante e deixando atuar... no dia seguinte peguei no berbequim, broca fina, depois uma mais larga e lá saiu...

  12. #12
    Piloto de Testes
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    Por Defeito

    Há também a técnica de dar calor ao parafuso para soltar a rosca, mas tem cuidado para não dares calor a mais á cabeça ou ao bloco.

  13. #13
    Piloto de Testes blakke's Avatar
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    Por Defeito

    Com um maçarico não lhe dou 2 minutos para saltar fora.

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