[Acidente] Cruzamentos, entroncamento, e estradas privadas
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 28 de 28

Título: Cruzamentos, entroncamento, e estradas privadas

  1. #1
    Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2017
    Posts
    4

    Por Defeito Cruzamentos, entroncamento, e estradas privadas

    Bom dia,
    Tenho uma pequena dúvida que me possam esclarecer.

    Tive um acidente que me deixou a parte da frente praticamente partida, a entrar numa estrada particular.

    Ou seja, eu assinalei a manobra (com testemunhas) e mesmo assim o carro ultrapassou me e bateu-me na zona da roda do lado do condutor, entortou-me a roda, e levou-me essa parte toda até a frente do carro , o Sr em questão diz que ia a "40-50", o que dúvido, pois os carros ficaram quase com 20m do local onde foi a colisão.

    No seguro foi-me dito que a culpa normalmente é de quem vai virar, pois para estrada particular supostamente somos obrigados a encostar e deixar passar todos os de trás.

    O que me dizem sobre isso, a 40-50, como o Sr diz, não dava para travar? Os carros eram arrastados assim uma distância tão grande? Vale a pena brigar com o seguro? Velocidades e assim, não contam para a situação?

    Desde já muito obrigada.


  2. #2
    Piloto Lendário ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    De cá para lá, de lá para cá...
    Posts
    30,456

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Piwii Ver Post
    Bom dia,
    Tenho uma pequena dúvida que me possam esclarecer.

    Tive um acidente que me deixou a parte da frente praticamente partida, a entrar numa estrada particular.

    Ou seja, eu assinalei a manobra (com testemunhas) e mesmo assim o carro ultrapassou me e bateu-me na zona da roda do lado do condutor, entortou-me a roda, e levou-me essa parte toda até a frente do carro , o Sr em questão diz que ia a "40-50", o que dúvido, pois os carros ficaram quase com 20m do local onde foi a colisão.

    No seguro foi-me dito que a culpa normalmente é de quem vai virar, pois para estrada particular supostamente somos obrigados a encostar e deixar passar todos os de trás.

    O que me dizem sobre isso, a 40-50, como o Sr diz, não dava para travar? Os carros eram arrastados assim uma distância tão grande? Vale a pena brigar com o seguro? Velocidades e assim não, contam para a situação?

    Desde já muito obrigada.
    Nunca ouvi tal coisa...

  3. #3
    Piloto de Troféu ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Lisboa, Portugal.
    Posts
    7,143

    Por Defeito

    Huh? Mas está tudo doido? Deixar passar os de trás???

    Portanto, deixa ver se entendi. Estavas numa estrada normal. Sinalizaste que ías virar à esquerda para entrar numa estrada particular e começaste essa manobra com as devidas precauções (leia-se, encostar ao centro da via, verificar que não vem ninguém em sentido oposto, etc.). Nessa altura alguém decide ultrapassar-te e ao fazer isso bate em ti.

    Não percebo qual a dúvida de que seja totalmente responsabilidade do outro condutor. Na verdade não entendo como alguém pode minimamente pensar o contrário. Não faltará nada na história? É que se não falta então não entendo mesmo.

  4. #4
    Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2017
    Posts
    4

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ppais Ver Post
    Huh? Mas está tudo doido? Deixar passar os de trás???

    Portanto, deixa ver se entendi. Estavas numa estrada normal. Sinalizaste que ías virar à esquerda para entrar numa estrada particular e começaste essa manobra com as devidas precauções (leia-se, encostar ao centro da via, verificar que não vem ninguém em sentido oposto, etc.). Nessa altura alguém decide ultrapassar-te e ao fazer isso bate em ti.

    Não percebo qual a dúvida de que seja totalmente responsabilidade do outro condutor. Na verdade não entendo como alguém pode minimamente pensar o contrário. Não faltará nada na história? É que se não falta então não entendo mesmo.
    Boa noite, sim, basicamente foi isso, foi-me dito que mesmo que ele estivesse em excesso de velocidade, em maior parte dos casos, a culpa é sempre declarada como sendo de quem ia virar.
    Tenho dúvidas em relação ao vê lo ultrapassar, pois ele podia estar a iniciar a manobra no meu ângulo morto, ou até nem a ter assinalado... Mas quer numa situação ou em outra, eu já estava com o pisca ligado, (como digo, tenho a certeza desta parte pois um Sr viu a situação toda). É para além disso, eu tinha acabado de iniciar marcha de um local perto da colisão (a uns 50mn, e não vinha ninguém perto, quando me meti na nacional.)

    Eu nem sabia que uma estrada particular, era diferente de outro local qualquer para virar...

  5. #5
    Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    25,963

    Por Defeito

    Uma das precauções que tu tens que tomar ao virar à esquerda é que não vem ninguém a ultrapassar. Não tira a responsabilidade total ao outro condutor, mas pode significar que tu também tens alguma responsabilidade. Cabe à seguradora investigar, coisa que claramente não fizeram nem têm intenções de fazer face a essa resposta, portanto insiste com eles

  6. #6
    Piloto de Troféu ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Lisboa, Portugal.
    Posts
    7,143

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Uma das precauções que tu tens que tomar ao virar à esquerda é que não vem ninguém a ultrapassar. Não tira a responsabilidade total ao outro condutor, mas pode significar que tu também tens alguma responsabilidade. Cabe à seguradora investigar, coisa que claramente não fizeram nem têm intenções de fazer face a essa resposta, portanto insiste com eles
    Tens razão e enquadra-se nos pressupostos que fiz antes de tomar as devidas precauções antes de iniciar a manobra.

    Dito isto, e sem lá estar, é um bocado indecente dar 50-50 nessa situação a não ser que a viragem à esquerda seja mesmo feita à "papo-seco". É que quem vai virar em geral sinaliza, abranda, verifica que pode, e vira. Quem vai a ultrapassar tem muito mais oportunidades de evitar o acidente e ele só ocorre se fizer a manobra à última e sem reparar na sinalização de viragem e no abrandar de velocidade que indica algo.

    Mas sim, pode ser o que dizes

  7. #7
    Piloto Lendário MetalKing's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007
    Localização
    Por aqui e acoli...
    Posts
    55,035

  8. #8
    Piloto de Troféu ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Lisboa, Portugal.
    Posts
    7,143

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

    Boa. Graças a deus há sanidade na TPR

  9. #9
    Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2017
    Posts
    4

    Por Defeito

    Muito obrigado, pelas respostas, não estou a descartar a culpa, estou apenas a tentar entender o que posso fazer, pois uma coisa tenho a certeza, a culpa, se foi minha, não foi só, pelo menos insistir com a seguradora tenho de o fazer estou a ver, pois pelos vistos estam-se a descartar....

  10. #10
    Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2017
    Posts
    4

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ppais Ver Post
    Boa. Graças a deus há sanidade na TPR
    Pelos vistos está aí a prova, daquilo que disse, quem vira é que têm a culpa, o que foi o meu caso....

  11. #11
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jan 2014
    Posts
    6,739

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ppais Ver Post
    Boa. Graças a deus há sanidade na TPR
    Tens noção que estás todo trocado, não tens?

  12. #12
    Piloto de Troféu ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Lisboa, Portugal.
    Posts
    7,143

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Tens noção que estás todo trocado, não tens?
    Oops, li ao contrário. Já não está cá quem falou. Se assim é, estou enganado.


    Já agora, não era necessária a agressividade. Basta apontares que li mal o doc.
    Última edição por ppais : 19-12-17 às 11:10:26

  13. #13
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2010
    Posts
    56

    Por Defeito

    do que percebi, a ler por entre linhas... o gajo que ia a ultrapassar não tem qualquer culpa? FDS.....

  14. #14
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2013
    Posts
    2,487

    Por Defeito

    Atenção que se fosse num cruzamento ou entroncamento a culpa seria do veículo que efetuou a ultrapassagem, mas assim é sempre culpa de quem vai virar há esquerda.
    O local em questão não tem passadeira?

  15. #15
    Piloto Lendário ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    De cá para lá, de lá para cá...
    Posts
    30,456

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
    Atenção que se fosse num cruzamento ou entroncamento a culpa seria do veículo que efetuou a ultrapassagem, mas assim é sempre culpa de quem vai virar há esquerda.
    O local em questão não tem passadeira?
    Ou a estrada particular, até nem o ser?

    Podes meter link do Google Maps?

  16. #16
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2013
    Posts
    2,487

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Ou a estrada particular, até nem o ser?

    Podes meter link do Google Maps?
    Se virares há esquerda e não for um cruzamento ou entroncamento lógico que é sempre um caminho particular ou garagem.

  17. #17
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2013
    Posts
    2,487

    Por Defeito

    O pormenor de existir uma passadeira é importante pois caso haja é proibido ultrapassar na mesma.

  18. #18
    Piloto de Testes Trek8500's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2009
    Posts
    2,743

    Por Defeito

    qual o tipo do traço central nessa zona?

  19. #19
    Piloto Lendário ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    De cá para lá, de lá para cá...
    Posts
    30,456

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
    Se virares há esquerda e não for um cruzamento ou entroncamento lógico que é sempre um caminho particular ou garagem.
    Por vezes há caminhos "particulares" que estão na câmara como públicos, só por isso é que perguntei... Mas se o user tem certeza que é particular, a culpa é toda dele.

    E como estamos sempre a aprender, quando quiser arranjar a chapa, é só ultrapassar alguém que esteja a entrar para uma garagem à esquerda...

  20. #20
    Piloto de Troféu ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Lisboa, Portugal.
    Posts
    7,143

    Por Defeito

    Já agora, para lançar a confusão, aqui fica um acórdão do supremo que decidiu num caso similar dar a culpa a 100% ao veículo que realizava a ultrapassagem. Não sei se houve alteração de lei desde então que justifique a tabela prática. Embora o acórdão seja sobre prejuízos económicos, é feita uma descrição dos factos e avaliação da responsabilidade pelo acidente. Neste caso não houve dúvida para os juízes que o culpado foi o veículo que realizou a ultrapassagem.

    http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6...d?OpenDocument

  21. #21
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jan 2014
    Posts
    6,739

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ppais Ver Post
    Oops, li ao contrário. Já não está cá quem falou. Se assim é, estou enganado.


    Já agora, não era necessária a agressividade. Basta apontares que li mal o doc.
    O fim do mundo está próximo. Do fórum, leia-se! De maneira que já não há tempo a perder!

    Tens razão, fui um pouco bruto na abordagem e por isso peço desculpa.

  22. #22
    Piloto de Troféu ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Lisboa, Portugal.
    Posts
    7,143

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    O fim do mundo está próximo. Do fórum, leia-se! De maneira que já não há tempo a perder!

    Tens razão, fui um pouco bruto na abordagem e por isso peço desculpa.
    Sem stress. Eu sei que quando se escreve a coisa nem sempre "sai" conforme queremos transmitir.

    Voltando ao tema, como se explica o acórdão que coloquei? Parece-me precisamente o mesmo tipo de situação. É que ainda por cima é um acórdão do STJ. Será que a lei mudou entretanto? Intuitivamente essa ideia de quem ultrapassa ter maior responsabilidade é o que me faz sentido mas por vezes a lei não é intuitiva

  23. #23
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Dec 2011
    Posts
    808

    Por Defeito

    Questão importante: encostastes-te ao eixo da via?

  24. #24
    Piloto de Provas de Perícia laglemos's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008
    Localização
    Guimarães
    Posts
    535

    Por Defeito

    O meu sogro teve um acidente nos mesmos moldes, já lá vão uns 10 anos. Parado encostado ao eixo da via para aceder a uma entrada privada. Quando arranca para fazer a manobra e já atravessado um motociclo que vem a ultrapassar uma meia dúzia de carros, que entretanto tinham parado á espera que o meu sogro concluísse a manobra, embate-lhe praticamente a meio do carro. No local existe linha continua e na altura a decisão das seguradoras foi 50/50.

  25. #25
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005
    Localização
    Somewhere inbetween
    Posts
    12,966

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ppais Ver Post
    Tens razão e enquadra-se nos pressupostos que fiz antes de tomar as devidas precauções antes de iniciar a manobra.

    Dito isto, e sem lá estar, é um bocado indecente dar 50-50 nessa situação a não ser que a viragem à esquerda seja mesmo feita à "papo-seco". É que quem vai virar em geral sinaliza, abranda, verifica que pode, e vira. Quem vai a ultrapassar tem muito mais oportunidades de evitar o acidente e ele só ocorre se fizer a manobra à última e sem reparar na sinalização de viragem e no abrandar de velocidade que indica algo.

    Mas sim, pode ser o que dizes
    assim a olho por cento....99% não verifica porra nenhuma quando vai virar à esquerda.

    De qualquer das maneiras nas situações em que a manobra é indicada e com a devida antecedência, não posso concordar com os 50/50, tenha o condutor verificado ou não se vinha alguém a ultrapassar

  26. #26
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Dec 2011
    Posts
    808

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por laglemos Ver Post
    O meu sogro teve um acidente nos mesmos moldes, já lá vão uns 10 anos. Parado encostado ao eixo da via para aceder a uma entrada privada. Quando arranca para fazer a manobra e já atravessado um motociclo que vem a ultrapassar uma meia dúzia de carros, que entretanto tinham parado á espera que o meu sogro concluísse a manobra, embate-lhe praticamente a meio do carro. No local existe linha continua e na altura a decisão das seguradoras foi 50/50.
    A culpa às vezes também é do de trás.

    Se o carro à minha frente for virar à esquerda eu encosto à direita para que os carros atrás consigam perceber isso.

  27. #27
    Piloto de Troféu ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Lisboa, Portugal.
    Posts
    7,143

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    assim a olho por cento....99% não verifica porra nenhuma quando vai virar à esquerda.

    De qualquer das maneiras nas situações em que a manobra é indicada e com a devida antecedência, não posso concordar com os 50/50, tenha o condutor verificado ou não se vinha alguém a ultrapassar
    E foi essa a decisão no acórdão que publiquei. 100% culpa de quem vem de trás mesmo tendo se estabelecido que quem ía virar não verificou se estava a ser ultrapassado. Daí a minha dúvida.

  28. #28
    Piloto Lendário ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    De cá para lá, de lá para cá...
    Posts
    30,456

    Por Defeito

    Há novidades?

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.