Duvida sobre 5° velocidade
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Título: Duvida sobre 5° velocidade

  1. #1
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    Por Defeito Duvida sobre 5° velocidade

    Boas, tenho um Clio Storia Se, 70 cv dci, o carro anda bem em todas as velocidades mas quando estou a subir uma inclinação na via reservada, subo numa 4° aperto até 100 km/h puxo a 5° e o carro começa a morrer e lá tenho que reduzir denovo. Nao percebo porquê, alguem podem me ajudar?


  2. #2
    Piloto de Testes
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por GoodNice Ver Post
    Boas, tenho um Clio Storia Se, 70 cv dci, o carro anda bem em todas as velocidades mas quando estou a subir uma inclinação na via reservada, subo numa 4° aperto até 100 km/h puxo a 5° e o carro começa a morrer e lá tenho que reduzir denovo. Nao percebo porquê, alguem podem me ajudar?

    Num carro com essa potência, se a via for muito inclinada, não podes esperar milagres, diria que é normal!

  3. #3
    Piloto de Provas de Perícia ricardoanjos23's Avatar
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    Por Defeito

    Também diria que é normal, dependendo obviamente da inclinação da via.

  4. #4
    Piloto de Provas de Perícia bigturbo's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por GoodNice Ver Post
    Boas, tenho um Clio Storia Se, 70 cv dci, o carro anda bem em todas as velocidades mas quando estou a subir uma inclinação na via reservada, subo numa 4° aperto até 100 km/h puxo a 5° e o carro começa a morrer e lá tenho que reduzir denovo. Nao percebo porquê, alguem podem me ajudar?
    perfeitamente normal com 70cv não queiras que o carro se comporte como se tivesse 150cv, logo numa subida mesmo embalado em AE esquece 5ªV, o motor não tem carroça para manter a velocidade como a direito...p

    para teres uma duvida deste género tens carta há pouco tempo não???

  5. #5
    Piloto de Testes brunomeleiro's Avatar
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    Apertar uma 4ª até aos 100 km/h não é bem o conceito de apertar...ainda para mais numa subida e num carro com 70cv não se pode esperar milagres de engrenar uma 5ª e esperar que o carro desenvolva.
    Experimenta utilizar a 4ª até lá para os 120, pelo menos!

  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
    perfeitamente normal com 70cv não queiras que o carro se comporte como se tivesse 150cv, logo numa subida mesmo embalado em AE esquece 5ªV, o motor não tem carroça para manter a velocidade como a direito...p

    para teres uma duvida deste género tens carta há pouco tempo não???
    Tenho o carro há pouco tempo e como já conduzi um opel corsa 1.3 cdti, e desenvolvia bem. Como o Clio e o Opel a diferença não é muita suponha que o desempenho era parecido.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Apertar uma 4ª até aos 100 km/h não é bem o conceito de apertar...ainda para mais numa subida e num carro com 70cv não se pode esperar milagres de engrenar uma 5ª e esperar que o carro desenvolva.
    Experimenta utilizar a 4ª até lá para os 120, pelo menos!
    Vou exprimentar.

  8. #8
    Piloto de Provas de Perícia bigturbo's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por GoodNice Ver Post
    Tenho o carro há pouco tempo e como já conduzi um opel corsa 1.3 cdti, e desenvolvia bem. Como o Clio e o Opel a diferença não é muita suponha que o desempenho era parecido.
    provavelmente andas-te com um opel 1.3 cdti de 95Cv e ai já faz a diferença para o clio que tem 25cv a menos...

  9. #9
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    A potência do motor não é constante, depende das rpm.

    Pode acontecer que ao meteres a 5.ª a velocidade o motor baixe para um regime em que não tem potência suficiente para fazer a subida a essa velocidade.

  10. #10
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    Quando metes a 5ª vai em quantas rpm´s ?

  11. #11
    Piloto de Kart brkncrss's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por GoodNice Ver Post
    Boas, tenho um Clio Storia Se, 70 cv dci, o carro anda bem em todas as velocidades mas quando estou a subir uma inclinação na via reservada, subo numa 4° aperto até 100 km/h puxo a 5° e o carro começa a morrer e lá tenho que reduzir denovo. Nao percebo porquê, alguem podem me ajudar?
    É normal. A 5ª é naturalmente mais longa e o carro não tem binário suficiente para a manter nessas condições.

  12. #12
    Piloto de Testes mdbc's Avatar
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    Diria que a 100 em 5a esse carro deve fazer 2000-2500rpm (provavelmente mais perto deste último valor) pelo que teria obrigação de manter a 5a. Ou então a subida é mesmo muito inclinada.

  13. #13
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    Esses carros, tem os mesmos motores do Clio II Phase II, ora, sendo dci, tera o 65cv e o de 80cv. Neste caso, sera o de 65cv, 160nm.

    Normal que o motor nao tenha grande pujança, afinal, a potencia, é baixa. O binario nao é mau, a linearidade do motor é bastante boa graças as 8v mas... nao ha milagres. Em subidas mais acentuadas em AE, o acelerador tera de andar mais em baixo que outra coisa. Por outro lado, desde que em bom estado, nao gastam caracol.

    Agora, poderas ter algum problemazinho no carro. Nao é raro fugas em injectores, o que o motor perde compressao e acaba por andar menos, admissoes sujas com EGR a funcionar mal (nota-se logo pelo fumo preto que mandam) ou ate algum injector a precisar de uma reforma.

    O meu conselho quando se compram estes carros usados, é sempre o mesmo: mudar oleo, filtros, distribuiçao, capas de bielas, limpar admissao e EGR, no final, Liqui Molly Diesel Spulung para o deposito com gasoleo BP Ultimate, e esta siga. ''Ate arranca paralelos''.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por GoodNice Ver Post
    Boas, tenho um Clio Storia Se, 70 cv dci, o carro anda bem em todas as velocidades mas quando estou a subir uma inclinação na via reservada, subo numa 4° aperto até 100 km/h puxo a 5° e o carro começa a morrer e lá tenho que reduzir denovo. Nao percebo porquê, alguem podem me ajudar?
    mau esclonamento da caixa

  15. #15
    Piloto de Troféu PEDROM's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por mok Ver Post
    mau esclonamento da caixa
    Eu diria mais, esse esclonamento é péssimo.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
    Eu diria mais, esse esclonamento é péssimo.
    não é o escalonamento, é o motor que não presta, não tem força nenhuma, é primo em segundo grau do 1.5 D,o que um carro com 150 cv faz em sexta, esse faz mas em terceira é o que é.... já diziam 1.5 Dê é economia, pois é não andam pevide, como é que hão de gastar, agora diz que o carro mais vendido e o C3 1.6 HDI de 75cv, eu acho que sim é isso, a malta se voltasse o 1.5D o SDI e o punto TD comprava outra x, por 400 euros* escolher um carro com menos 25 CV é idiota não um dia ainda tenho k guiar uma treta dessas deve ser uma comedia pegada..... a primeira coisa k lhe fazia era tirar o carburador
    *diferença de preço do 1.6HDI 100 po 75 cv...

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por ArtistaRomeno Ver Post
    não é o escalonamento, é o motor que não presta, não tem força nenhuma, é primo em segundo grau do 1.5 D,o que um carro com 150 cv faz em sexta, esse faz mas em terceira é o que é.... já diziam 1.5 Dê é economia, pois é não andam pevide, como é que hão de gastar, agora diz que o carro mais vendido e o C3 1.6 HDI de 75cv, eu acho que sim é isso, a malta se voltasse o 1.5D o SDI e o punto TD comprava outra x, por 400 euros* escolher um carro com menos 25 CV é idiota não um dia ainda tenho k guiar uma treta dessas deve ser uma comedia pegada..... a primeira coisa k lhe fazia era tirar o carburador
    *diferença de preço do 1.6HDI 100 po 75 cv...
    Tanta letra e não se apanha uma...
    Gostava de perceber o que um mau uso da caixa de velocidades tem a ver com a valia do motor do carro...
    e gostava também de saber porque se há-de sempre comparar de forma estapafúrdia com outras coisas, que muito provavelmente até passam completamente ao lado de quem compra estes carros, que não são tão poucos como isso.

    Aqui fala-se de carros de 2000 e troca o passo, época onde 70cv era uma potência normal num diesel de segmento B, não de carros de 2015 para a frente como é os motores que indicaste, onde pasme-se, os 75cv até continuam a ser normais!

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Tanta letra e não se apanha uma...
    Gostava de perceber o que um mau uso da caixa de velocidades tem a ver com a valia do motor do carro...
    e gostava também de saber porque se há-de sempre comparar de forma estapafúrdia com outras coisas, que muito provavelmente até passam completamente ao lado de quem compra estes carros, que não são tão poucos como isso.

    Aqui fala-se de carros de 2000 e troca o passo, época onde 70cv era uma potência normal num diesel de segmento B, não de carros de 2015 para a frente como é os motores que indicaste, onde pasme-se, os 75cv até continuam a ser normais!
    sinceramente, pode ser mau uso da caixa, mas sem omoletes não há ovos, por muito boa que seja a batedeira, de resto sim a malta compra carros de 75 cv por menos 2% no preço global do carro porque nunca guiou nenhum melhor so pode, é que esta é mais uma prova de que os agentes economicos não são racionais.....

  19. #19
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    Comparar um 1.5 D de um Saxo presumo, a um 1.5 dci é o que os amigos Brasileiros chamam de "dizer besteira".

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Comparar um 1.5 D de um Saxo presumo, a um 1.5 dci é o que os amigos Brasileiros chamam de "dizer besteira".
    o motor 1.5 dci, é um motor de outra geração e muito mais evoluido tecnologicamente, mas em termos de andamento são 58 cv vs 65 cv, por muito que custe não muda assim tanta coisa, melhor sim, mas nao muito

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por ArtistaRomeno Ver Post
    sinceramente, pode ser mau uso da caixa, mas sem omoletes não há ovos, por muito boa que seja a batedeira, de resto sim a malta compra carros de 75 cv por menos 2% no preço global do carro porque nunca guiou nenhum melhor so pode, é que esta é mais uma prova de que os agentes economicos não são racionais.....
    2%, tipo quais?

    de 75 para 150cv (que foi o comparado em cima) não me parece que sejam mais 2%...

    Além disso além do preço na compra também devem ser somados consumos e impostos

  22. #22
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    E são 117 nm vs 160nm do dci, o que torna a condução bem melhor.

    Por muito que custe, continua a ser um disparate num tópico de um 1.5 dci falar de um 1.5D, pronto, partilham a cilindrada... Mas é só.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    2%, tipo quais?

    de 75 para 150cv (que foi o comparado em cima) não me parece que sejam mais 2%...

    Além disso além do preço na compra também devem ser somados consumos e impostos
    2% entre o C3 1.6 HDI 75 cv e o 1.6 HDI 100cv, e o 75 cv é o mais vendido em portugal

  24. #24
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    Isto tudo porque a malta não quer/não sabe usar a caixa de velocidades

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por ArtistaRomeno Ver Post
    não é o escalonamento, é o motor que não presta, não tem força nenhuma, é primo em segundo grau do 1.5 D,o que um carro com 150 cv faz em sexta, esse faz mas em terceira é o que é.... já diziam 1.5 Dê é economia, pois é não andam pevide, como é que hão de gastar, agora diz que o carro mais vendido e o C3 1.6 HDI de 75cv, eu acho que sim é isso, a malta se voltasse o 1.5D o SDI e o punto TD comprava outra x, por 400 euros* escolher um carro com menos 25 CV é idiota não um dia ainda tenho k guiar uma treta dessas deve ser uma comedia pegada..... a primeira coisa k lhe fazia era tirar o carburador
    *diferença de preço do 1.6HDI 100 po 75 cv...
    Tirar o carburador ? oi ?

    Eu conheço muito bem o 1.5 DCI 70cv e aliás também conheço bem o 1.4 HDI 70cv , e aproveitando bem a caixa consegue-se performances relativamente boas, pelo menos nos clios e C3 que são relativamente leves.

    O que noto é que muita gente que nunca conduziu um carro mais fraco não sabe usar a caixa minimamente bem. Exigem força a todas as RPM e são ignorantes em termos de trabalhar com o binário e caixa.

    Ninguém nasce ensinado. Não digam é que os motores não prestam.

    Basta pensarem num camião, muita força e potência mas muitas velocidades na caixa para alguma razão é.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por ArtistaRomeno Ver Post
    o motor 1.5 dci, é um motor de outra geração e muito mais evoluido tecnologicamente, mas em termos de andamento são 58 cv vs 65 cv, por muito que custe não muda assim tanta coisa, melhor sim, mas nao muito
    São motores bem distintos. O 1.5D tem os 58cv só ás 5000 RPM , é um motor rotativo tendo em conta que é um diesel e por isso ás 2000 RPm não tem a força/turbo de um 1.5 DCI ou 1.4 HDI.

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Tirar o carburador ? oi ?

    Eu conheço muito bem o 1.5 DCI 70cv e aliás também conheço bem o 1.4 HDI 70cv , e aproveitando bem a caixa consegue-se performances relativamente boas, pelo menos nos clios e C3 que são relativamente leves.

    O que noto é que muita gente que nunca conduziu um carro mais fraco não sabe usar a caixa minimamente bem. Exigem força a todas as RPM e são ignorantes em termos de trabalhar com o binário e caixa.

    Ninguém nasce ensinado. Não digam é que os motores não prestam.

    Basta pensarem num camião, muita força e potência mas muitas velocidades na caixa para alguma razão é.
    foi o sonito escape, queria dizer catalisador

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