Oleo Qhasqhai 1.6 dci
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Título: Oleo Qhasqhai 1.6 dci

  1. #1
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    Por Defeito Oleo Qhasqhai 1.6 dci

    Bom dia

    Gostaria de saber oleo indicado para um qhasqhai de 2011 mas ja com motor 1.6 dci 130 cv. Sei que se trata 5w30 mas dentro de essa gama existe muitas marcas e referencias.Pelo que tenho ouvido dizer,tem que cumprir a norma RN 0720. Já agora gostaria de saber de quanto em quanto tempo é feita a mudança de estes oleos de estas motorizações.Tenho ouvido dizer 12 meses, outros dizem que no máximo de 24 meses sem ter atingido aquela quilometragem.


    Cumpriementos


  2. #2
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    Por Defeito

    A norma não sei , mas a muda sei que é 30.000Km ou 1 ano tenho um familiar com um de 2016 é assim, mas ele vai há Nissan fazer a manutenção...

  3. #3
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    Por Defeito

    E tem que ser obrigatoriamente a mudança anual sem os kms feitos ou isso não será saudável para o motor se for ao fim de dois anos sem os kms efectuados!
    Exemplo na Psa sei que uns aconselham 20 000km ou dois anos ,outros aconselham 1 ano ou 20 000km em que é que ficamos ou isso não será uma maneira das oficinas obrigarem irem mais vezes...Sei este caso da Psa agora, qual é o mais correcto nao sei..
    No caso dos dCI acho estranho não dar para efetuar ao fim de dois anos sem atingir pelo menos os 20 000 km, daí essa duvida...

    Aguardo sugestões

    Cumprimentos

  4. #4
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por nameee Ver Post
    E tem que ser obrigatoriamente a mudança anual sem os kms feitos ou isso não será saudável para o motor se for ao fim de dois anos sem os kms efectuados!
    Exemplo na Psa sei que uns aconselham 20 000km ou dois anos ,outros aconselham 1 ano ou 20 000km em que é que ficamos ou isso não será uma maneira das oficinas obrigarem irem mais vezes...Sei este caso da Psa agora, qual é o mais correcto nao sei..
    No caso dos dCI acho estranho não dar para efetuar ao fim de dois anos sem atingir pelo menos os 20 000 km, daí essa duvida...

    Aguardo sugestões

    Cumprimentos
    Óleo muda-se todos os anos, faça ou não faça a quilometragem especificada. E mesmo com um óleo sintético, eu nunca faço mais de 12.000kms. Normalmente mudo sempre aos 10.000kms, seja diesel ou gasolina.
    É relativamente barato e só prolonga a vida do motor. E isto tem especial valor para diesel com FAP em que há sempre contaminação de diesel no óleo fruto das regenerações falhadas.

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por nameee Ver Post
    E tem que ser obrigatoriamente a mudança anual sem os kms feitos ou isso não será saudável para o motor se for ao fim de dois anos sem os kms efectuados!
    Exemplo na Psa sei que uns aconselham 20 000km ou dois anos ,outros aconselham 1 ano ou 20 000km em que é que ficamos ou isso não será uma maneira das oficinas obrigarem irem mais vezes...Sei este caso da Psa agora, qual é o mais correcto nao sei..
    No caso dos dCI acho estranho não dar para efetuar ao fim de dois anos sem atingir pelo menos os 20 000 km, daí essa duvida...

    Aguardo sugestões

    Cumprimentos
    sim todos os anos, o que ocorrer 1º os km's ou o tempo, isso é estipulado pelo fabricante, logo tem de ser por norma é sempre ao fim de um ano tem de ser trocado, há marcas que os óleos aguentam-se 2 anos ou x km's, mas não são todas...

    e não se trata de manha nenhuma para cada ires mais vezes á oficina é mesmo assim, cada marca e carro tem um plano de manutenção para ser seguido, no que toca a mudas de oleo e troca de peças de desgaste, logo isto não é como tu te apetece, se fosse acabava com o motor do carro num instante...

    eu mudo sempre todos anos óleo e filtro, tenha feito ou não os km's...
    Última edição por bigturbo : 10-11-17 às 19:01:07

  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por nameee Ver Post
    Bom dia

    Gostaria de saber oleo indicado para um qhasqhai de 2011 mas ja com motor 1.6 dci 130 cv. Sei que se trata 5w30 mas dentro de essa gama existe muitas marcas e referencias.Pelo que tenho ouvido dizer,tem que cumprir a norma RN 0720. Já agora gostaria de saber de quanto em quanto tempo é feita a mudança de estes oleos de estas motorizações.Tenho ouvido dizer 12 meses, outros dizem que no máximo de 24 meses sem ter atingido aquela quilometragem.


    Cumpriementos
    Eu também não troco o óleo antes dos 18 meses ...eles dizem 12 meses só se for para o semi sintetico porque trocar o óleo 100% sintético aos 12 meses, na minha opinião é estragar dinheiro....o meu carro é um pulsar a gasolina...mas se fosse a diesel faria igual.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por veterano Ver Post
    Eu também não troco o óleo antes dos 18 meses ...eles dizem 12 meses só se for para o semi sintetico porque trocar o óleo 100% sintético aos 12 meses, na minha opinião é estragar dinheiro....o meu carro é um pulsar a gasolina...mas se fosse a diesel faria igual.
    Isso é só completamente errado...Não há nenhum facto que comprove isso.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por veterano Ver Post
    Eu também não troco o óleo antes dos 18 meses ...eles dizem 12 meses só se for para o semi sintetico porque trocar o óleo 100% sintético aos 12 meses, na minha opinião é estragar dinheiro....o meu carro é um pulsar a gasolina...mas se fosse a diesel faria igual.
    No próprio manual, da maior parte dos carros, diz explicitamente que a mudança de óleo deve feita todos os anos.

    Um exemplo para as pessoas que acham que os óleos sintéticos têm propriedades mágicas:

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por veterano Ver Post
    Eu também não troco o óleo antes dos 18 meses ...eles dizem 12 meses só se for para o semi sintetico porque trocar o óleo 100% sintético aos 12 meses, na minha opinião é estragar dinheiro....o meu carro é um pulsar a gasolina...mas se fosse a diesel faria igual.
    continua a pensar assim que um dia pode ser que tenhas uma agradável surpresa, e depois de saber a a causa, mudas logo de ideias...

  10. #10
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    5W30
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  11. #11
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    Greetings!

    O óleo nos Motores Renault pode lá andar 2 anos segundo eles.
    Não faças é 30.000km se queres que ele chegue aos 200.000km.

    A história do 1 ano é em situações de uso intenso como 1h para ir para o trabalho e outra hora para voltar, nas filas de transito.

    Lembrei-me agora que o teu carro tem FAP.
    FAP arrebenta com o óleo todo nas regenerações.
    Tens de mudar o óleo todos os anos independentemente dos kms.

    O teu carro pode beber qualquer óleo 5w30 que tenha a norma C4 e ou RN720.

    Cumprimentos
    Última edição por pgainf : 11-11-17 às 01:05:44

  12. #12
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    Pode andar lá 2 anos... No final do post já não pode?

  13. #13
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    Eu não faço mais de 15000/1 ano, independentemente da recomendação da marca. A norma é e facto a RN720, que como disse o Eblase acima é basicamente a Acea C4. O óleo OEM é o Elf Full tech FE 5w30, que custa cerca de 27€/5litros, precisas de 5,5 litros. Existem outras opções, basta usar um que tenha a norma certa. Mudar o filtro de óleo em cada muda de óleo.

  14. #14
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    Carros com FAP não recomendo Sorry!

    Mas a Renault para as Frotas jura que sim a pés juntos.



    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Pode andar lá 2 anos... No final do post já não pode?

  15. #15
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    Boa tarde
    Á 15/20 anos a trás ou mais, usava-se mais o oléo mineral do que os sintéticos ...já existiam carros com turbo e muitos CVs ...o manual dizia trocar o óleo anualmente ou 10.000/15.000 quilómetros +- hoje todos usamos os sintéticos e os semi-sintéticos ..devemos trocar o óleo 12 em 12 meses.
    Os motores evoluiram em tudo..mas os óleos tambem evoluiram...nesse sentido eu troco o óleo aos 18 meses ou mais sem problemas.
    Já tive um Diesel DCI vendi com 101 mil quilómetros e gasóleo do mais barato. Os óleos que por vezes se compra nas grandes superficies tem anos e são vendidos .. é uma opinião baseada em conversa de amigos amantes, dos carros e não uma informação técnica..não sou contra quem siga o manual do carro...

  16. #16
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    O que não faz grande sentido é esticar o que a marca diz.

    Sabemos que as marcas ditam os planos de manutenção, no, best case scenario, portanto tudo o que seja a mais, peca por exagero e saúde não é coisa que irá dar.

    Agora cada um faz o que quer nos carros, desde que se tenha em mente que por vezes, o que se faz, não é o mais correcto.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por nameee Ver Post
    Bom dia

    Gostaria de saber oleo indicado para um qhasqhai de 2011 mas ja com motor 1.6 dci 130 cv. Sei que se trata 5w30 mas dentro de essa gama existe muitas marcas e referencias.Pelo que tenho ouvido dizer,tem que cumprir a norma RN 0720. Já agora gostaria de saber de quanto em quanto tempo é feita a mudança de estes oleos de estas motorizações.Tenho ouvido dizer 12 meses, outros dizem que no máximo de 24 meses sem ter atingido aquela quilometragem.


    Cumpriementos
    Bem não tinha noção que tinha mesmo de ser ao final de 1 ano.Por exemplo na PSA na peugeot aconselham 20 000 ou 1 ano, na citroen aconselham 2 anos ou 20 000 e mais os motores são iguais e os lubrificantes.Daí essa questão!

  18. #18
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    Continuo a acreditar mais no intervalo 1 ano ou 20000km...

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por nameee Ver Post
    Bem não tinha noção que tinha mesmo de ser ao final de 1 ano.Por exemplo na PSA na peugeot aconselham 20 000 ou 1 ano, na citroen aconselham 2 anos ou 20 000 e mais os motores são iguais e os lubrificantes.Daí essa questão!
    Os periféricos podem ser diferentes.

  20. #20
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    Tenho um 1.6 a gasolina de 2001 e tenho ido de 3 em 3 anos, faço poucos km com ele o ultimo ano nem 1000 km fiz com ele, no 1.6 DCI vou todos os anos por ser um motor mais complexo, com mais componentes e ainda esta dentro da garantia.

    Cumps

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por nameee Ver Post
    Bem não tinha noção que tinha mesmo de ser ao final de 1 ano.Por exemplo na PSA na peugeot aconselham 20 000 ou 1 ano, na citroen aconselham 2 anos ou 20 000 e mais os motores são iguais e os lubrificantes.Daí essa questão!
    ai é que estás completamente enganado, podem ter semelhanças, mas estão longe de ser exactamente iguais, tal como os lubrificantes e respectivas características, era bom que assim fosse, cada caso é um caso, não podes englobar tudo no mesmo saco por terem semelhanças...

  22. #22
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    Pedem num concessionario da renault 328 € pela mudança dos filtros todos e oleo. No concessionario da Nissan tambem não devem fugir muito se calhar. Full vert 164 € com oleo elf 5w30 e filtros da Bosh não englobando habitaculo...

  23. #23
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    Onde as oficinas ganham mais dinheiro,é na troca do óleo e filtro...trocar o óleo anualmente fica muito caro...á muitos anos a trás (20+-) já as marcas informavam para trocar o óleo anualmente... estamos em 2017 e ainda temos marcas a mandar trocar o óleo anualmente ...nesse sentido á qualquer coisa que não bate certo...o meu carro é um Nissan Pulsar a gasolina tem 08.000 klm +- só troco o óleo aos 18 meses... se pode percorrer 20.000klm sem trocar o óleo tambem pode trocar aos 18/24 meses....

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por veterano Ver Post
    Onde as oficinas ganham mais dinheiro,é na troca do óleo e filtro...trocar o óleo anualmente fica muito caro...á muitos anos a trás (20+-) já as marcas informavam para trocar o óleo anualmente... estamos em 2017 e ainda temos marcas a mandar trocar o óleo anualmente ...nesse sentido á qualquer coisa que não bate certo...o meu carro é um Nissan Pulsar a gasolina tem 08.000 klm +- só troco o óleo aos 18 meses... se pode percorrer 20.000klm sem trocar o óleo tambem pode trocar aos 18/24 meses....
    isso é tudo treta, nem dizes o que sabes , nem sabes o que dizes, depois as oficinas é que levam caro... como te disse atrás continua lá com as tuas teorias que algum dia ás de ter uma grande surpresa , depois o querer fazer a festa barata para poupar, vais gastar n x numa enorme reparação...

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por veterano Ver Post
    Onde as oficinas ganham mais dinheiro,é na troca do óleo e filtro...trocar o óleo anualmente fica muito caro...á muitos anos a trás (20+-) já as marcas informavam para trocar o óleo anualmente... estamos em 2017 e ainda temos marcas a mandar trocar o óleo anualmente ...nesse sentido á qualquer coisa que não bate certo...o meu carro é um Nissan Pulsar a gasolina tem 08.000 klm +- só troco o óleo aos 18 meses... se pode percorrer 20.000klm sem trocar o óleo tambem pode trocar aos 18/24 meses....
    O problema,que não é problema nenhum,é a capacidade de um óleo aguentar à oxidação.

    Ou seja assim traduzido por miúdos,todos os óleos têm aditivos antioxidantes,a partir do momento que o lubrificante entra em contato com o calor do motor,resultados da combustão interna do motor que resultam da combustão + oxigénio (daí antioxidante,pois para haver oxidação tem que haver oxigénio),o lubrifiante perde esta propriedade antioxidante,que é preconizada pelo construtor.

    Aquando se desenha um motor,e o fabricam,também é estudado que tipo de lubricante (anticongelante e outros fluidos,para todos os componentes,não só motor),se pode usar,geralmente em parceria com uma marca de fabricantes tipo castrol,shell,total,etc.

    Define-se uma norma por exemplo RN 0720 (para o caso Renault,a titulo de exemplo),e efetuam-se testes em laboratório de uso e desgaste e daí provem uma preconização de periocidade de serviço tempo/km/horas para um motor,caixa de velocidades/anticongelante....para todo os tipos de fluidos.

    "Esticar" esta periocidade é sufocar o motor e periféricos aos poucos...

    Cada um faz o que quer,cada um tem e olha pela sua carteira.

    Pessoalmente já vi o que isso faz a um motor,e já pus muitas vezes as mãos à obra por isso mesmo.

  26. #26
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    Vou-te dar um exemplo real em relação à periocidade de mudanças de óleo.

    Passei 9 dias seguidos a montar um motor e periféricos numa embarcação,esse motor em questão,aqui vai andar sempre em clima "doce",vai trabalhar 18 horas seguidas diárias,o serviço preconizado são 2000 horas com o mesmo óleo motor sendo os filtros de óleo mudado a cada 1000horas.

    Este mesmo motor em clima maritimo é-lhe preconizado um serviço motor a cada 500horas jumtamente com os filtros.

    Tudo isso tem a ver com a oxidação provocada pela salitre que se encontra num ambiente maritimo oceanico.

    Mesmo motores de um carro que se encontrem permamentente num ambiente à beira mar,deve-se aplicar um serviço severo

  27. #27
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    Esqueci-me de mencionar,no serviço de 2000h a cada 500 faz-se uma amostra de óleo para controlar a qualidade do mesmo.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Vou-te dar um exemplo real em relação à periocidade de mudanças de óleo.

    Passei 9 dias seguidos a montar um motor e periféricos numa embarcação,esse motor em questão,aqui vai andar sempre em clima "doce",vai trabalhar 18 horas seguidas diárias,o serviço preconizado são 2000 horas com o mesmo óleo motor sendo os filtros de óleo mudado a cada 1000horas.

    Este mesmo motor em clima maritimo é-lhe preconizado um serviço motor a cada 500horas jumtamente com os filtros.

    Tudo isso tem a ver com a oxidação provocada pela salitre que se encontra num ambiente maritimo oceanico.

    Mesmo motores de um carro que se encontrem permamentente num ambiente à beira mar,deve-se aplicar um serviço severo
    Boa noite
    Estás a falar de motores ditos estacionários ou fixos...temos que ter um tópico sobre esse tipo de motores...
    mas gostei ..abaraço

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
    isso é tudo treta, nem dizes o que sabes , nem sabes o que dizes, depois as oficinas é que levam caro... como te disse atrás continua lá com as tuas teorias que algum dia ás de ter uma grande surpresa , depois o querer fazer a festa barata para poupar, vais gastar n x numa enorme reparação...
    Boa noite
    Eu não disse que as oficinas levam caro; nem vou entrar em comentários contraditórios...mas sempre respeitei as opiniões dos colegas e ando por cá desde 2007...abraço

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por veterano Ver Post
    Boa noite
    Estás a falar de motores ditos estacionários ou fixos...temos que ter um tópico sobre esse tipo de motores...
    mas gostei ..abaraço
    Boa noite Veterano,desculpa e desculpem desde já o offtopic.

    Sim,estava a falar dum motor estacionário,mas,a mecânica não deixa de ser a mesma,e no que toca a lubricantes e periocidades de manutenção e serviços também não,todos os motores têm um plano de manutenção,especificações técnicas de todos os tipos.

    A única diferença é que nestes motores a periocidade é traduzida em horas (tempo),não em km (distância),mas também,no exemplo que dei anteriormente,o serviço é anual.

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