Perda inexplicada de líquido de refrigeração.
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Título: Perda inexplicada de líquido de refrigeração.

  1. #1
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    Por Defeito Perda inexplicada de líquido de refrigeração.

    Oi,

    O meu Clio de 1998 mantém o mesmo problema de perda de líquido de refrigeração.

    Veio da oficina, onde trocaram os foles de transmissão junto às rodas e o fole junto à caixa de velocidades, mas não conseguiram detetar qualquer fuga na refrigeração. E tiveram o carro a funcionar por bastante tempo. Nem uma pinga.

    Ficou a suspeita da válvula do vaso de expansão, que estava rachada, por isso comprei uma nova e substituí.

    No entanto, hoje na minha revisão habitual dos 3 meses deparei novamente com o vaso de expansão completamente vazio, seco.

    Será que o líquido está entrar no bloco e é "queimado" juntamente com o combustível e é por isso que não se vê rasto da sua perda?

    Obrigado.


  2. #2
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    Por Defeito

    Se for uma perda de quantidade considerável e não encontram vestígios de perda pode estar a passar para dentro do motor.

  3. #3
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    Se for uma perda de quantidade considerável e não encontram vestígios de perda pode estar a passar para dentro do motor.
    Verdade, mas também sentias o motor um pouco estranho , pelo menos com um trabalhar irregular e a mandar bastante fumo

  4. #4
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    Por Defeito

    o vaso está escurecido????

    se sim, pode estar a passar compressão para o circuito de refrigeração, sendo essa a causa da perda. Vê se os tubos, após uma viagem, mais ou menos longa, ficam tensos. Boa sorte

  5. #5
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    Por Defeito

    Também já tive uma perca de liquido refrigerante fantasma, e o mistério estava no vaso de expansão, quando o sistema ganhava pressão uma pequena rachadela no reservatório plástico abria, quando atestava com o carro a frio o liquido não saía.

  6. #6
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    Por Defeito

    Ele veio agora de uma pequena viagem e fui ver como estava.

    Estava a cerca de 80 ºC (temperatura normal).

    Não sai qualquer fumo visível do escape, pelo menos de noite e com a lanterna do telemóvel.

    Os tubos não me pareceram sob pressão, estavam relativamente moles.

    O vaso de expansão está totalmente escurecido, parece que tem lama ou terra, já há alguns anos.

    O comportamento do motor parece normal.

    Não ouvi ou vi fugas perto do vaso.

  7. #7
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por jmss Ver Post
    Ele veio agora de uma pequena viagem e fui ver como estava.

    Estava a cerca de 80 ºC (temperatura normal).

    Não sai qualquer fumo visível do escape, pelo menos de noite e com a lanterna do telemóvel.

    Os tubos não me pareceram sob pressão, estavam relativamente moles.

    O vaso de expansão está totalmente escurecido, parece que tem lama ou terra, já há alguns anos.

    O comportamento do motor parece normal.

    Não ouvi ou vi fugas perto do vaso.
    Com essa quantidade de água que perdeste tinha de fazer obrigatoriamente fumo e este deixava um cheiro bem caracteristico e o próprio fumo era um branco bem forte (vapor de água) , automáticamente se o motor tem lá água o trabalhar teria que ficar irregular inclusive pequenas oscilações ao ralenti.

    Sem nada disto e se o sistema não ganha pressão nem há água no óleo e vince versa e o carro não aquece então á partida não deverá ser nada de grave.

    Talvez a bomba de água esteja a pingar e com o calor pode fazer evaporar a água , fazendo com que tu nunca notes a fuga

  8. #8
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    Por Defeito

    Que motor é? Acontecia igual ao um clio de um colega meu, e era uma fuga no bloco, perto do colector de escape.

  9. #9
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    Por Defeito

    É um motor de 1.2 L.

    Pois, deve ser uma fuga sob a forma de vapor.

    Se perde 1 L em 3 meses é cerca de 1 cL por dia, pode não se notar.

  10. #10
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    Por Defeito

    Se for junta, simples. Abres a tampa do óleo na cabeça do motor e vês se tens lá a típica mistela leite com café.

    Podes também ter uma fuga a quente.

    Tens metido o que no depósito, água?

  11. #11
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Se for junta, simples. Abres a tampa do óleo na cabeça do motor e vês se tens lá a típica mistela leite com café.

    Podes também ter uma fuga a quente.

    Tens metido o que no depósito, água?
    Não devo ter essa mistura, pois verifiquei o nível do óleo e só vi óleo preto na vareta.

    Uso líquido de radiador verde.

  12. #12
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    Por Defeito

    Usa um anticongelante 50% concentrado e, assim, deixa marca de onde tiver fuga

  13. #13
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    Por Defeito

    Bomba de agua?

  14. #14
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por mok Ver Post
    Bomba de agua?
    pelos sintomas também me parece

  15. #15
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
    pelos sintomas também me parece
    Mas nesse caso não seria visível quando o deixaram ligado durante 1 h na oficina?

  16. #16
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    Por Defeito

    Aí a água não está a circular?

  17. #17
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    Por Defeito

    Se só gasta 1 litro em 3 meses e não em 30 km...

    Muda o líquido, lava o depósito e vende isso ontem!

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