Perda inexplicada de líquido de refrigeração.
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 17 de 17

Título: Perda inexplicada de líquido de refrigeração.

  1. #1
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008
    Posts
    50

    Por Defeito Perda inexplicada de líquido de refrigeração.

    Oi,

    O meu Clio de 1998 mantém o mesmo problema de perda de líquido de refrigeração.

    Veio da oficina, onde trocaram os foles de transmissão junto às rodas e o fole junto à caixa de velocidades, mas não conseguiram detetar qualquer fuga na refrigeração. E tiveram o carro a funcionar por bastante tempo. Nem uma pinga.

    Ficou a suspeita da válvula do vaso de expansão, que estava rachada, por isso comprei uma nova e substituí.

    No entanto, hoje na minha revisão habitual dos 3 meses deparei novamente com o vaso de expansão completamente vazio, seco.

    Será que o líquido está entrar no bloco e é "queimado" juntamente com o combustível e é por isso que não se vê rasto da sua perda?

    Obrigado.


  2. #2
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2011
    Localização
    Miranda do Corvo
    Posts
    2,057

    Por Defeito

    Se for uma perda de quantidade considerável e não encontram vestígios de perda pode estar a passar para dentro do motor.

  3. #3
    Piloto de Provas de Perícia KnowledgeUnlock's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2017
    Posts
    528

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    Se for uma perda de quantidade considerável e não encontram vestígios de perda pode estar a passar para dentro do motor.
    Verdade, mas também sentias o motor um pouco estranho , pelo menos com um trabalhar irregular e a mandar bastante fumo

  4. #4
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2015
    Posts
    2,213

    Por Defeito

    o vaso está escurecido????

    se sim, pode estar a passar compressão para o circuito de refrigeração, sendo essa a causa da perda. Vê se os tubos, após uma viagem, mais ou menos longa, ficam tensos. Boa sorte

  5. #5
    Piloto de Troféu PEDROM's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008
    Localização
    Margem Sul (o deserto)
    Posts
    7,951

    Por Defeito

    Também já tive uma perca de liquido refrigerante fantasma, e o mistério estava no vaso de expansão, quando o sistema ganhava pressão uma pequena rachadela no reservatório plástico abria, quando atestava com o carro a frio o liquido não saía.

  6. #6
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008
    Posts
    50

    Por Defeito

    Ele veio agora de uma pequena viagem e fui ver como estava.

    Estava a cerca de 80 ºC (temperatura normal).

    Não sai qualquer fumo visível do escape, pelo menos de noite e com a lanterna do telemóvel.

    Os tubos não me pareceram sob pressão, estavam relativamente moles.

    O vaso de expansão está totalmente escurecido, parece que tem lama ou terra, já há alguns anos.

    O comportamento do motor parece normal.

    Não ouvi ou vi fugas perto do vaso.

  7. #7
    Piloto de Provas de Perícia KnowledgeUnlock's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2017
    Posts
    528

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por jmss Ver Post
    Ele veio agora de uma pequena viagem e fui ver como estava.

    Estava a cerca de 80 ºC (temperatura normal).

    Não sai qualquer fumo visível do escape, pelo menos de noite e com a lanterna do telemóvel.

    Os tubos não me pareceram sob pressão, estavam relativamente moles.

    O vaso de expansão está totalmente escurecido, parece que tem lama ou terra, já há alguns anos.

    O comportamento do motor parece normal.

    Não ouvi ou vi fugas perto do vaso.
    Com essa quantidade de água que perdeste tinha de fazer obrigatoriamente fumo e este deixava um cheiro bem caracteristico e o próprio fumo era um branco bem forte (vapor de água) , automáticamente se o motor tem lá água o trabalhar teria que ficar irregular inclusive pequenas oscilações ao ralenti.

    Sem nada disto e se o sistema não ganha pressão nem há água no óleo e vince versa e o carro não aquece então á partida não deverá ser nada de grave.

    Talvez a bomba de água esteja a pingar e com o calor pode fazer evaporar a água , fazendo com que tu nunca notes a fuga

  8. #8
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2010
    Localização
    Branca Albergaria-a-Velha
    Posts
    2,783

    Por Defeito

    Que motor é? Acontecia igual ao um clio de um colega meu, e era uma fuga no bloco, perto do colector de escape.

  9. #9
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008
    Posts
    50

    Por Defeito

    É um motor de 1.2 L.

    Pois, deve ser uma fuga sob a forma de vapor.

    Se perde 1 L em 3 meses é cerca de 1 cL por dia, pode não se notar.

  10. #10
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2016
    Posts
    5,682

    Por Defeito

    Se for junta, simples. Abres a tampa do óleo na cabeça do motor e vês se tens lá a típica mistela leite com café.

    Podes também ter uma fuga a quente.

    Tens metido o que no depósito, água?

  11. #11
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008
    Posts
    50

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Se for junta, simples. Abres a tampa do óleo na cabeça do motor e vês se tens lá a típica mistela leite com café.

    Podes também ter uma fuga a quente.

    Tens metido o que no depósito, água?
    Não devo ter essa mistura, pois verifiquei o nível do óleo e só vi óleo preto na vareta.

    Uso líquido de radiador verde.

  12. #12
    Piloto de Testes xtrusion's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013
    Posts
    1,251

    Por Defeito

    Usa um anticongelante 50% concentrado e, assim, deixa marca de onde tiver fuga

  13. #13
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2009
    Localização
    "Foi chato"
    Posts
    4,213

    Por Defeito

    Bomba de agua?

  14. #14
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2015
    Posts
    2,213

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por mok Ver Post
    Bomba de agua?
    pelos sintomas também me parece

  15. #15
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008
    Posts
    50

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
    pelos sintomas também me parece
    Mas nesse caso não seria visível quando o deixaram ligado durante 1 h na oficina?

  16. #16
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Glass City. [Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!]
    Posts
    48,324

    Por Defeito

    Aí a água não está a circular?

  17. #17
    Piloto de Rallye CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!
    Posts
    10,621

    Por Defeito

    Se só gasta 1 litro em 3 meses e não em 30 km...

    Muda o líquido, lava o depósito e vende isso ontem!

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.