Carta A2+B
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 15 de 15

Título: Carta A2+B

Pedestre
    Data de Registo
    Nov 2015

Por Defeito Carta A2+B

Boas pessoal,
    Tenho 16 anos a fazer 17 no próximo dia 27 e, com isso, a faltar 1 ano para poder tirar essas 2 cartas.
    Sei que posso ter aulas de código antes dos 18 mas não sei se posso ter aulas de condução antes de ter feito o exame de código, que só posso fazer com 18...
    O que eu queria saber era se posso fazer todas as aulas de código e condução e logo que fizer 18 fazer os exames (nem que seja um numa segunda e outro na sexta kkkk).
    Digam tb conselhos práticos (principalmente se vai alterar alguma coisa em 2018 e preços. Se tiver alguém aqui que andou na conduvallis ou valonguense (Valongo, Porto) agradeço o vosso feedback com os instrutores e isso.

Desde já obrigado pela atenção.
    André Pimenta

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Podes te inscrever numa escola, e começar as aulas de código aos 17 anos e 6 meses e só podes fazer exame de código com 18 anos.
    As aulas de condução só podes ter depois do código feito, mas algumas escolas de condução facilitam e deixam ter umas quantas antes mesmo do exame de código, mas nunca poderás fazer as 32 aulas de condução antes do exame de código.

Paguei 510€ em 2015 com 40€ de aulas extras e 30€ da emissão de carta incluídos, podia ter pago cerca de 350€ mas a qualidade não tinha nada haver...

A A2 tirei em 2016 e foram 330€(30€ de emissão de carta).

É tudo bastante acessível, é só estudar um pouquinho

Pedestre
    Data de Registo
    Nov 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
    Podes te inscrever numa escola, e começar as aulas de código aos 17 anos e 6 meses e só podes fazer exame de código com 18 anos.
    As aulas de condução só podes ter depois do código feito, mas algumas escolas de condução facilitam e deixam ter umas quantas antes mesmo do exame de código, mas nunca poderás fazer as 32 aulas de condução antes do exame de código.

Paguei 510€ em 2015 com 40€ de aulas extras e 30€ da emissão de carta incluídos, podia ter pago cerca de 350€ mas a qualidade não tinha nada haver...

A A2 tirei em 2016 e foram 330€(30€ de emissão de carta).

É tudo bastante acessível, é só estudar um pouquinho
    Falaram me que era obrigatório fazer no mínimo 8 aulas de condução antes do exame de código, e verdade???

Piloto de Testes brunomeleiro's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Não sei se as regras já mudaram, mas no meu tempo, que não foi assim à tanto quanto isso, primeiro fazia o código e só depois a condução.

Em todo o caso, já ouviste dizer que a pressa é inimiga da perfeição?

Pedestre
    Data de Registo
    Nov 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Não sei se as regras já mudaram, mas no meu tempo, que não foi assim à tanto quanto isso, primeiro fazia o código e só depois a condução.

Em todo o caso, já ouviste dizer que a pressa é inimiga da perfeição?
    Sim eu sei mas é por isso q logo q poder começar vou começar, para fazer tudo com calma... Agora alguém que tenha tirado a carta nessas escolas podiam dar me opiniões??? E preços??? (já li num tópico aí que um rapaz tirou a carta B e ofereceram lhe a A2, isso é verdade???

Desde já obrigado pela atenção,
    André Pimenta

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pepper456 Ver Post
    Sim eu sei mas é por isso q logo q poder começar vou começar, para fazer tudo com calma... Agora alguém que tenha tirado a carta nessas escolas podiam dar me opiniões??? E preços??? (já li num tópico aí que um rapaz tirou a carta B e ofereceram lhe a A2, isso é verdade???

Desde já obrigado pela atenção,
    André Pimenta
    nunca acredites em tudo o que lês, ninguém dá nada a ninguém, quanto a preços vais ter de ir as escolas que tens na tua área de residencia e perguntar por quanto ficará o que pretendes, o que valores varia muito de zona para zona do país e da quantidade de escolas que existam...

o restante já te foi explicado podes começar aos 17 anos e meio a fazer o código, quanto a aulas de condução feitas antes do exame de código penso que não devem ser necessárias, mas como estas coisas andam sempre a mudar, como eu disse na escola será o local mais indicado para tirar as duvidas...

e como já foi dito não faças as coisas á pressa, é com calma pois os chumbos e aulas extraordinárias não são baratas...

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Além disso a escola tem mais alunos para leccionar, duvido muito que consigas fazer as aulas todas duma vez, como dizes que queres fazer. Só conheci um caso assim, por causa da faculdade, e porque era da Madeira e veio para o continente. Além disso as marcações de exames não são de um dia para o outro.

Na escola onde eu tirei não deixavam fazer mais de 3 aulas de condução por semana, acho.

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Uma coisa interessante que podes tentar fazer, é por exemplo fazeres as aulas de mota e ires a exame, e só depois fazeres as de carro.

Piloto de Kart zezoca's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

acho que a partir do momento em que é emitida a licença de aprendizagem podes fazer código e condução ao mesmo tempo. a questão é que acho que o imt só emite quando á data o proponente tiver 18 anos.

na altura que tirei fiz aulas de condução ainda antes de ter ido a exame de código, mas tinha quase todas dadas e foi algo "autorizado" pelos instrutores. até porque não se vai para a estrada sem ter noção mínima das regras e sinaléticas.

eu era daqueles que tinha tesão do mijo e como tinha disponibilidade de tempo consegui tirar a carta em menos de 2 meses (se não me falha a memoria), houve dias em que fazia 2 aulas seguidas e para não esperar pela data que a dgv marcaria fui logo pela APEC e marcaram os exames de uma semana para a outra
    só não sei se agora as coisas continuam iguais.

Piloto de Fórmula 1 LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Já tirei a A e a B separadas e só te posso dizer que:

- Cuidado com as escolas muito baratas, pois muitas vezes dão as aulas à balda e de maneira ilegal (p.e. mais de um instruendo de cada vez)
    - Às vezes fazem de propósito para que o aluno chumbe ou se sinta nervoso perto do exame para este gastar €€€ em aulas extras, para irem buscar o prejuízo. Isto até já foi relatado aqui no fórum por um instrutor de uma dessas escolas
    - Como disseram, nos centros privados, a marcação dos exames é muito mais rápida que no IMT. No entanto, é mais caro.
    - Em teoria, só podes marcar o exame teórico depois de feitas as aulas e o prático depois de passares no teórico e feitas as aulas práticas. No entanto, as escolas sabem que os exames costumam demorar a marcar, pelo que elas pedem a marcação com alguma antecedência, mas nunca antes de passar tempo suficiente para dar a impressão que fizeste as aulas todas
    - Com tudo a correr nos carris e sem problemas nem atrasos, não contes com menos de dois, três meses para tirar ambas as cartas.

Desejo-te boa sorte como condutor e, acima de tudo, muito juízo que é coisa que não abunda quando temos 18 anos. E muito, mas muito cuidado com a mota.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

As escolas de condução variam imenso, tanto em preços como em qualidade (nem sempre mais caro é melhor) e dentro da própria escola podes ter uma disparidade de qualidade entre instrutores.

Eu preferi mais qualidade e não me arrependi nem um bocadinho, adorei a aprendizagem.

Quanto ao tempo, tirei a B em quase 3 meses certos, foi 1 mês para aulas de código(fiz cerca de 50 aulas num mês) e as de condução foram 3 meses. Mas lá está, eu tinha bastante disponibilidade, apenas estava ocupado 2 manhãs por semana! Quanto à A2 foi bem mais rápido, cerca de 2 meses, mas aqui já não tinha tanto tempo e ainda "engonhei" para fazer o exame de código(10 perguntas).

Tudo depende de ti e do tipo de ensino que a escola tiver

Pedestre
    Data de Registo
    Nov 2015

Por Defeito

Obg pelo vosso feedback...
    Não tem aqui Nng que andou nas escolas acima mencionadas e que me diga a qualidade do ensino pf???
    Outra coisa que eu tenho muito medo é a questão da carta provisória (regime probatório) que dura 3 anos e que não posso fazer nenhuma m*rodinha, isso é um problema assim muito grave???

Obg pela consideração,
    André Pimenta

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Não será problema nenhum são não fizeres asneirada, e mesmo que faças é freciso ser apanhado em flagrante, coisa que é difícil acontecer em Portugal.

Em todo o caso, depois dessa data a carta não é vitalícia como muita gente pensa, apenas te é dada uma "2ª oportunidade", ou não
    Com responsabilidade, nada tem para correr mal, e não subestimes as tuas capacidades.

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Não tem aqui Nng que andou nas escolas acima mencionadas e que me diga a qualidade do ensino pf???
    Outra coisa que eu tenho muito medo é a questão da carta provisória (regime probatório) que dura 3 anos e que não posso fazer nenhuma m*rodinha, isso é um problema assim muito grave???

Obg pela consideração,
    André Pimenta
    durante os 1ºs 3 anos se fores apanhado sujeitas-te imediatamente a ficar sem carta e ter de a ir tirar novamente e com penalização de só a poder tirar salvo erro novamente ao fim de 1 a 2 anos depois da infracção, as coisas hoje em dia estão muito mais restritas, por isso juízo...

Piloto de Fórmula 1 LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Obg pela consideração,
    André Pimenta
    Durante o período probatório, ficas sem carta ao fim de duas CO grave ou uma muito grave. Se andares a cumprir"os mínimos", só muito dificilmente tens problemas. ;)

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.