Compra de carro usado
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 21 de 21

Título: Compra de carro usado

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito Compra de carro usado

Boas.

Ando a ajudar uma familiar a comprar o seu 1º carro. Quer algo pequeno e ágil, a gasolina, pois é um carro apenas para cidade e muito esporadicamente alguma viagem por estradas nacionais, IC's e afins. Abro este tópico pois há vários pormenores que desconheço e para os quais preciso de ajuda.

A procura tem de se cingir às zonas entre Leiria e Coimbra ou então no distrito de Castelo Branco, pois aqui posso ver pessoalmente o carro (o que se torna preferível). Fomos experimentar um Peugeot 206 1.1 há uns dias, modelo que conheço bem, mas aconselhei-a a não ir em frente com o negócio pois o quadrante foi aberto e tinha uma fita preta sobre as luzes do airbag e ABS, que foram logo "bandeiras" vermelhas.

1. Que tipo de carros gostas? Pequenos, mas com lotação para 5 pessoas. Desde que tenha algum equipamento de segurança e ar-condicionado, ela fica contente.
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração? Segmento B preferencialmente.
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Irrelevante, mas modelos desconfortáveis são para esquecer (Opel Corsa, Seat Ibiza, etc), bem como marcas desaparecidas (Rover/MG, a Lancia ainda se pode considerar dado que partilham componentes com a Fiat).
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, aos fins-de-semana.
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Não, o espaço de bagageira não é factor decisivo.
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Não mais de 10/12 mil kms anuais, será carro para manter alguns anos.
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Maioritariamente cidade e estradas nacionais/regionais.
    8. Os consumos terão grande importância? Não, mas também não se quer um carro "bêbado".
    9. A potência do motor terá grande importância? Alguma potência é sempre bem vinda, depende muito do carro mas não queria nada com menos de 60/70cv.
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não.
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 3000€, muito pouca margem de manobra acima disso.
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado, preferencialmente a partir de 2002 e com não mais de 180.000kms (reais...).

Como tenho de ir vendo o que aparece pelos sites todos os dias, hoje vi um Fiat Panda que aparenta estar num estado decente. Tem o motor 1.1 Fire de 54cv, isto é minimamente despachado dentro de cidade uma vez que o carro é leve, ou é motor pastelão?
    Última edição por Edge : 10-08-17 às 16:18:15

Piloto de Rallye XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

Toyota Yaris, honda jazz

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Sim, esses dois são preferencialmente os modelos que queria, juntamente com o Swift e até o 206 (por já saber o que "a casa gasta") mas os nipónicos são raros ou estão sobrevalorizados.

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

esse motor do panda é à prova de bala, mas se calhar um motor maiss recente, como o do punto II, seria uma hipótese melhor.

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Pois, os 54cv devem saber a muito pouco.

Piloto de Rallye Vocsa's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Por esses valores tentaria um Fiesta a partir de 02, com o motor 1.25. Por vezes aparecem por 2500...

De qualquer forma comprar carro em Castelo Branco é para esquecer. Os preços são absurdos. Basta fazer a A23 e chegar a Torres Novas que os preços baixam logo uns 20%...

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Já me apercebi disso, e os carros que aparecem por lá não são nada de interessante. Este fim de semana vou à Covilhã dar uma vista de olhos mas não estou muito esperançoso de encontrar algo dentro que que se quer.

Esse motor do Fiesta não é muito "bêbado"? Já vi um Mazda 2 que me pareceu interessante (1ª geração, restyling), estava com o preço um pouco alto mas também o descartei pois sempre tive ideia que o 1.25 é um motor com consumos pouco recomendáveis.

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Nesta geração do Fiesta até se pode tornar mais gastador porque o carro já é mais pesado.

Mas sabes que num usado com orçamento contido não podes ter tudo, eu por esses preços iria para algo fiável e/ou bem construído. E condescendia noutros aspectos, se pudesse claro. Se for para fazer mesmo muito km, aí olhava aos consumos primeiro.

O clio II é um conselho crónico... um bom carrito no global.

Piloto de Rallye XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

O país é pequeno, o melhor é procurar aonde for mais barato. Já andei mais de 300 kms para comprar carro.

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Concordo, como ela quer um carro que dure e principalmente que não dê problemas crónicos, os consumos podem assumir menor relevância. Obrigado pelas sugestões.

Quanto ao clio, já têm um III 1.2 no agregado familiar, mas o motor já levou injectores por duas vezes. Não é uma avaria do outro mundo e acho que teve muito a ver com a gasolina usada (marcas brancas), mas os Clio II que tenho encontrado também vêm cheios de kms

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Já agora, a forma mais fácil de encontrar um carro com menos kms e mais estimado por valores contidos é quase sempre optar por modelos de fraco sucesso comercial, Lianas, Accents, e outras marcas com menos mercado. Os stands até ficam felizes quando os vêm partir...

Isto não significa que sejam maus produtos, atenção.

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Só para exemplificar o que digo, este carro tem a mecânica do Yaris e o preço muito mais baixo:

https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#b442558a27

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Percebo-te, e desde que tenha padrões de segurança adequados (dependendo do ano, obviamente...) não são hipóteses a descurar.
    Por acaso conheço o Sirion e até lhe acho alguma piada, não sabia que tinha a mecânica Toyota (ainda que diga no anúncio que tem mecânica Mitsubishi).

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Mazda 2? Não é bonito, não deve ter muita procura é um ponto a favor e que saiba não deram problemas

https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#06af9335a5

É de particular, podem tentar fazer uma proposta pelos 3 mil.

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

A Daihatsu faz parte do universo Toyota há muito, aliás alguns modelos são vendidos na Ásia como Toyota.

Um exemplo é o Toyota Rush que é o Terius. Pelo menos a versão de 2006 apenas difere no emblema.

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Bom, desde um C3 com 40 mil kms de 2010 por 1500€ (na Madeira), passando por outro C3 de 2010 1.4 automático por 2800€, terminando com um Civic 1.8 de 2008 por 2500€, hoje estou a achar de tudo. O problema é que tudo me parece burla

Aquele C3 por 1500€, dava vontade de o ir buscar à Madeira nem que custasse o mesmo valor a trazê-lo para o continente...

Piloto de Fórmula 1 ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Só para exemplificar o que digo, este carro tem a mecânica do Yaris e o preço muito mais baixo:

https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#b442558a27
    Hoje em dia com a net é menos relevante.
    Mas as peças para essa marca são caras e creio que de momento nem há representante.

Panda.

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

tens aqui uma lista alargada num redor de cerca de 75kms. gostei do ibiza, do almera (com garantia ilegal), do honda, do corsa e do fiesta, que sempre é o 1400cc e parece em bom estado.

https://www.olx.pt/carros-motos-e-ba...h%5Bdist%5D=75
    Última edição por caditonuno : 11-08-17 às 23:18:41

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Obrigado, caditonuno. Hoje visitei 3 stands de usados, na Covilhã e em Caria, este de uma dimensão considerável. Dois deles não tinham nada de interessante e o terceiro, com um parque com mais de meia centena de viaturas, tinha um 206 de 2000, um Corsa de 1999, e os restantes carros eram todos de 2008 para cima. Isto começa a ser complicado e estou a ver que o mais certo é ter de me cingir a anúncios particulares.

Piloto de Testes Johnny25's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Yaris 2000/2003 1.0 ou 1.3 16v a gasolina.

Os 1.3 são muito raros, mas compensam em termos de andamento face ao 1.0.
    O 1.0 é tudo menos 1.0 que temos na europa.
    É algo nervoso, e desenvolve muito bem para um 1.0 (sobe A23 sentido Guarda-Leiria com 4 pessoas e AC e não morre). Tem consumos entre os 5.2 e os 6.0.

Tenho um em casa, com 250 000km, apenas levou uma embraiagem, e um elevador do vidro do condutor (-40€).
    Portanto, mais fiável, tenho duvidas que exista.

Digo lá por casa várias vezes que se o mundo acabasse e eu pudesse escolher um carro, era um Yaris destes

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Johnny25, realmente o Yaris era um dos modelos que eu preferia, mas encontrar um nas zonas onde se está a procurar ou dentro dos parâmetros que se quer é muito complicado. Vi no outro dia um Jazz (1ª geração) que tinha um preço assustador, o vendedor devia ter ouro na bagageira ou algo do género.

Entretanto queria saber a vossa opinião sobre estes dois modelos. Sobre o Modus estou +/- à vontade por já terem o Clio III em casa, mas sobre o Lancia não conheço muito (já mandei email ao vendedor a perguntar qual é o motor em questão, mas suponho que seja o 1.2 de 60cv). Eu sei que são um pouco antagónicos, um 3 portas pequeno para o segmento vs uma espécie de mini-monovolume, mas como os requisitos são abertos, vê-se um pouco de tudo desde que pareçam negócios decentes e ela goste.

Renault Modus

Lancia Y

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.