Ciclistas deviam ser portadores de seguro ??? - Página 3
 Rede MPL:
Página 3 de 5 PrimeiraPrimeira ... 234 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 61 para 90 de 124

Título: Ciclistas deviam ser portadores de seguro ???

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Há locais em que tal é obrigatório.
    Seguro de existência?

Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
    Seguro de existência?

Seguro pessoal de responsabilidade civil.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Podes dar o exemplo de um sítio em que o seguro de responsabilidade civil é obrigatório só por estarmos vivos?

Piloto de Testes brunomeleiro's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Eu tenho pena das pessoas que só conseguem ver para um lado...sejam condutores, motociclistas, ciclistas, peões, etc.

Se não formos nós próprios a zelar pela nossa segurança, seja a 5 ou 200 km/h, quem vai ser? vão ser os outros?

É que eu já vi de tudo no que toca a bicicletas, desde o prato do dia não respeitar vermelhos, não parar em passadeiras quando os peões vão a atravessar, circular na valeta da autoestrada, circular à noite pelo meio da rua e em contra mão sem iluminação

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Podes dar o exemplo de um sítio em que o seguro de responsabilidade civil é obrigatório só por estarmos vivos?

Podes até não o ter... mas se assim for, não consegues obter habitação, isto no caso da Suiça.

Portanto e "indirectamente", acabas por o ter.

Piloto Veterano ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Aí é que te enganas... antes de ser ciclista, sou condutor conheço bem as duas realidades, e não são comparáveis. Querer colocar um automóvel e uma bicicleta no mesmo patamar de risco é... absurdo.
    Não estão no mesmo patamar de risco, e por isso é que pagas 30€ por ano, por um seguro de RC + AP para ciclistas...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Podes até não o ter... mas se assim for, não consegues obter habitação, isto no caso da Suiça.

Portanto e "indirectamente", acabas por o ter.
    Parece que estás a falar de um seguro que cobre a habitação... apenas e só.
    Em Portugal também tens de ter um seguro para a casa. Mas isso não tem nada a ver com carros ou bicicletas...

ZylmhuinVII, e por serem valores tão baixos não são obrigatórios. Nunca foram... nem aqui, nem em parte alguma no Mundo.

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Em Portugal também tens de ter um seguro para a casa. Mas isso não tem nada a ver com carros ou bicicletas...

ZylmhuinVII, e por serem valores tão baixos não são obrigatórios. Nunca foram... nem aqui, nem em parte alguma no Mundo.
    ZeM, não estou na discussão dos obrigatórios vs opcionais.

Apenas quis mostrar que não é preciso beber um rim para ter um seguro, e se desistem de andar de bicicleta por 30€ ano, não sei o que diga.

Banido
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post

Apenas quis mostrar que não é preciso beber um rim para ter um seguro, e se desistem de andar de bicicleta por 30€ ano, não sei o que diga.
    Diz o que quiseres dizer.

Os paises mais aversos às bicicletas, onde impõe esse tipo de obrigações, como o capacete, são curiosamente onde há menor utilização de bicicleta e… mais acidentes!

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kr17 Ver Post
    Diz o que quiseres dizer.

Os paises mais aversos às bicicletas, onde impõe esse tipo de obrigações, como o capacete, são curiosamente onde há menor utilização de bicicleta e… mais acidentes!
    Eu não estou a dizer que devia ser uma obrigação.

Estou a dizer que ter um seguro de RC + AP por 30€ ano é uma segurança (passe a redundância) para quem anda de bicicleta seja em cidade ou monte.

É assim tão difícil perceber isso, e parar com a carta da obrigatoriedade?

Agora, se têm a sorte de nunca terem caído ou nunca terem tido em alguém, fixe! Mas a sorte não dura para sempre...

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Não, não é um seguro que de habitação.

Esse é outro tipo de seguro, que também é conveniente ter.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

ZylmhuinVII percebo o que queres dizer... e felicito-te por saberes expor o teu ponto de vista sem o fazeres de maneira "agressiva"... o que infelizmente nem sempre acontece por estes lados.

Eu talvez deixasse de usar a bicicleta no dia-a-dia. Ou talvez não. É uma situação hipotética portanto, é-me difícil ter a certeza do que faria. Mas sei que tenho outras opções de mobilidade. Transporte público já utilizo... fazer tudo de bicicleta são muitos Km para se chegar em condições ao trabalho. É sobretudo uma questão de como é que vou para o comboio.

A segurança que eu mais prezo e que mais gostaria de ver aumentada e assegurada, é a da minha vida e a do meu corpo... e isso um seguro não me pode dar. Nunca atropelei nem nunca bati em ninguém, provavelmente porque por ser um veículo lento e leve uma bicicleta tem uma distância de reacção minúscula... e a natureza da mesma faz-nos andar sempre muito atentos ao que se passa à nossa volta, sem grande esforço porque não há uma barreira física. Mas se porventura um dia causar estragos na propriedade doutra pessoa ou aleijar alguém, vou obviamente assumir as minhas responsabilidades. Não preciso de ter um seguro que vá nesse sentido.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Vinha hoje para o trabalho numa estrada em obras.

É uma estrada, que liga 2 localidades, em que uma das vias foi fechada e ficou uma via num sentido, apesar da outra via ainda existir fisicamente, não tem circulação de veículos.

O que acontece, por mais de uma vez, circulação bicicletas na via fechada, mas perto da via que está aberta. Pior é circularem ainda em sentido contrário ao trânsito.

Ora, vamos supor que um ciclista, desequilibra com algum buraco, vai para a via que há circulação e bate num carro.

O ciclista diz que não tem meios para pagar o arranjo... Como é? Em defesa tem o automobilista? O seguro pouco ou nada pode fazer. Possivelmente entrar com a proteção jurídica, apelar ao Fundo de Garantia Automóvel...

Levar para meios de tribunais muitas vezes sai mais caro que o arranjo.

Conclusão, o automobilista, acaba por ter de desembolsar do seu bolso o arranjo, o ciclista fica na boa, e pronto.

Isto é algo justo? Diria que não. Pior ainda são crianças ou adolescentes a andar na via pública, sem saberem ponta do CE... Na minha zona agora no verão é stop ignorados, andar em contra mão, passeios, etc.

Uma bicicleta também causa danos, não só a carros, mas também peões, e não há nenhum seguro que cobra os danos causados. É um regime de alguma impunidade que pode dar sentimento de excessos que em caso de acidente... O enlatado é que fica... Enlatado.

Dizer que nenhum país do mundo tem seguro é engraçado, mas tambem poucos países têm um sistema de justiça lento e até caro para estas situações.
    Última edição por Carmaniaco90 : 14-08-17 às 09:17:01

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2015

Por Defeito

claro que não, não sabiam que os ciclistas só têm direitos, sacrilégio falar em seguros.

P.S.- com esta última mudança legislativa ganharam mais um direito, os de morrerem sempre cheios de razão....lindoooooooo!

Banido
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito

Eu não estou a dizer que devia ser uma obrigação.

Estou a dizer que ter um seguro de RC + AP por 30€ ano é uma segurança (passe a redundância) para quem anda de bicicleta seja em cidade ou monte.

É assim tão difícil perceber isso, e parar com a carta da obrigatoriedade?

Agora, se têm a sorte de nunca terem caído ou nunca terem tido em alguém, fixe! Mas a sorte não dura para sempre...
    O seguro não te dá segurança!

Eu quando ando de bicicleta a ultima coisa que quero é ter um acidente.

Mas não é porque não tenha seguro, estou-me a ***** para o seguro, felizmente tenho um bom pé de meia e posso pagar quaisquer danos que cause, ter ou não seguro é-me igual ao litro, eu não quero é magoar-me ou magoar alguém!

Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Ora, vamos supor que um ciclista, desequilibra com algum buraco, vai para a via que há circulação e bate num carro.

Conclusão, o automobilista, acaba por ter de desembolsar do seu bolso o arranjo, o ciclista fica na boa, e pronto.
    Se um ciclista bater num carro e lhe causar danos não vai propriamente ficar na boa.

Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    É um regime de alguma impunidade que pode dar sentimento de excessos que em caso de acidente... O enlatado é que fica... Enlatado.
    Mas tu não tens noção de como pode ficar um ciclista caso tenha um acidente com um carro?

Piloto de Troféu Real's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Mas tu não tens noção de como pode ficar um ciclista caso tenha um acidente com um carro?
    E isso iliba o ciclista de qualquer responsabilidade no caso de provocar um acidente?

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Ainda me lembro da minha mãe ser atropelada por uma bicicleta no passeio e ter partido o cóccix, algo que causou sequelas que ainda hoje se manifestam, e viu 0 porque o artista não tinha seguro e ir para tribunal só ia arrastar as coisas anos. Mas sim, coitados dos ciclistas. Quando um quase me levou o espelho do carro,tendo passado um vermelho e quase levado com um furgão queria ver quem pagava o estrago na ausência dr seguro. Anda na estrada paga seguro, não é difícil de compreender. Se formos pela logica do "a bicicleta só da 20" também a minha vespa pouco mais dá (tem 32 anos) e no entanto paga-se seguro.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

O seguro não te dá segurança!

Eu quando ando de bicicleta a ultima coisa que quero é ter um acidente.

Mas não é porque não tenha seguro, estou-me a ***** para o seguro, felizmente tenho um bom pé de meia e posso pagar quaisquer danos que cause, ter ou não seguro é-me igual ao litro, eu não quero é magoar-me ou magoar alguém!

Se um ciclista bater num carro e lhe causar danos não vai propriamente ficar na boa.

Não, não tem.
    Ele só está preocupado com o lado dele.

Até se confunde ao julgar que o ciclista, que fica na boa, como ele diz, é na mesma responsabilizado pelo acidente e pelos consequentes prejuizos. Ou seja, se não tiver seguro terá que pagar do bolso dele. Se não pagar pode ser penhorado o ordenado dele. Se não tiver ordenado, podes penhorar os bens.

Não sei até que ponto pode ser acionado o fundo dos seguros auto.

E para ser bem e isento, era botar, olha botar, apeteceu-me, uma estatística sobre eventos e respetivos custos de automóveis que causam acidentes sem seguro vs ciclistas que causam acidentes sem seguro.

Só para ver para que lado a ira deve ser orientada!

Lol

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Tenho a noção, tenho.

Claro que estou preocupado com o meu lado, ou queres que me preocupe contigo?

Preocupa-me raspar num carro e depois não ter como pagar, ou deitar alguém ao chão e ter de pagar despesas hospitalares.
    Ou mesmo cair sozinho e não ter um seguro para cobrir despesas.
    É que ao contrário de alguns, não tenho um pé-de-meia assim tão à vontade, e não quero ver o meu ordenado penhorado...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2012

Por Defeito

Não vás por aí porque um motociclista está sujeito aos mesmos riscos. Por algum motivo usam capacete e pagam seguro.

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Tenho a noção, tenho.

Claro que estou preocupado com o meu lado, ou queres que me preocupe contigo?

Preocupa-me raspar num carro e depois não ter como pagar, ou deitar alguém ao chão e ter de pagar despesas hospitalares.
    Ou mesmo cair sozinho e não ter um seguro para cobrir despesas.
    É que ao contrário de alguns, não tenho um pé-de-meia assim tão à vontade, e não quero ver o meu ordenado penhorado...
    deixa quando lhes acontecer alguma coisa depois é que o elas quando forem chamados á responsabilidade , quero ver como se safam com os encargos(€€€€€)... não acontece só aos outros...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Penhorar ordenados e tal... Giro. Como se faz isso sem nenhuma acção judicial? Reparar uma porta é consequentemente mais barato que qualquer processo em tribunal e mais rápido.

Não perceber que um automobilista, em caso de acidente com uma bicicleta, em que esta última é culpada, está enlatado...

Há um claro risco de em caso de acidente, a bicicleta, com culpa, sair impune em Portugal, e o automobilista terá de arranjar o carro do seu bolso se quiser Uma rápida resolução do problema e não ver o carro danificado.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2012

Por Defeito

Exacto. Calha a p.ex. uma bicicleta meter-me a porta do carro para dentro, e depois como é? Não há seguro.. não há nada.. das duas uma, ou tenho de me fiar na palavra alheia (que sinceramente nos dias de hoje vale zero) ou tenho de arranjar o carro do meu bolso.. um bocado injusto.

E sinceramente, ver malta que anda numa base diária com bicicletas de 500 ou mais euros, não querer gastar 50 euros por ano num seguro ou um bocadinho mais num seguro de danos próprios, faz-me um bocado de impressão, então andam de bicicleta para poupar e depois não são capazes de gastar o dinheiro que poupam em algo que lhes evita muita chatice?

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ravager Ver Post
    Exacto. Calha a p.ex. uma bicicleta meter-me a porta do carro para dentro, e depois como é? Não há seguro.. não há nada.. das duas uma, ou tenho de me fiar na palavra alheia (que sinceramente nos dias de hoje vale zero) ou tenho de arranjar o carro do meu bolso.. um bocado injusto.

E sinceramente, ver malta que anda numa base diária com bicicletas de 500 ou mais euros, não querer gastar 50 euros por ano num seguro ou um bocadinho mais num seguro de danos próprios, faz-me um bocado de impressão, então andam de bicicleta para poupar e depois não são capazes de gastar o dinheiro que poupam em algo que lhes evita muita chatice?
    É isso.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2016

Por Defeito

Seria dificil implementar a obrigatoriedade, mas concordo que quem anda e não tem seguro se está a arriscar bem.

No final é quase o mesmo que com o capacete, nem devia ser preciso pensar em tornar obrigatória as pessoas deviam ter consciência suficiente para usar e no caso do seguro para ter. Até porque andar na estrada sem para-choques é um desporto extremamente radical..

Piloto de Troféu ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Lendo os comentários neste toóico interrogo-me se metade das pessoas sabe o que é um seguro de responsabilidade civil, que tipo de riscos cobre e o que sucede no caso de um acidente se ele existir ou não.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Tenho apanhado muitos carros danificados por bicicletas e quase todos sem seguro. A diferença é que quem tem seguro não se preocupa com nada, quem não tem vai ter a seguradora à perna até pagar os danos. E sim, acabam por pagar, com juros e tudo...

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Tenho apanhado muitos carros danificados por bicicletas e quase todos sem seguro. A diferença é que quem tem seguro não se preocupa com nada, quem não tem vai ter a seguradora à perna até pagar os danos. E sim, acabam por pagar, com juros e tudo...
    Estás a falar dos ciclistas, certo?

Como é que não tem, vai ter a seguradora à perna? A seguradora do automobilista paga e depois vai cobrar? Esta parte passou-me ao lado...

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

não te sei dizer se é a seguradora do carro ou através da ASF, mas é isso que tem acontecido

Piloto de Troféu ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Também não percebi.

Se souberes quem é a seguradora que me protege e vai cobrar danos em riscos que eles não estão a cobrir.... também quero!

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.