Ciclistas deviam ser portadores de seguro ??? - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 5 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 124

Título: Ciclistas deviam ser portadores de seguro ???

Banido
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito

Este é um forum de carros onde há muitos motoristas com um odio irracional aos ciclistas e como tal vão apoiar qualquer medida que seja punitiva para os ciclistas.

Pessoalmente sou contra entraves ao uso de bicicletas. Já aconteceu em muitos locais: a diminuição da utilização de bicicletas levou ao aumento de acidentes.

O aumento do uso de bicicletas traz inumeras vantagens: mais exercicio fisico, menos trafego, menos poluição, menos acidentes…

Medidas como seguro, matriculas, capacete obrigatorio, etc, acabam por ser contraproducentes.

Piloto de Fórmula 1 ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
    Nesta parte ri um bocado.
    Hahaha, claro que há de tudo, percebo onde queres chegar... Há ciclistas completamente kamikazes. Pela minha parte, quando sou eu o ciclista, estou sempre a "controlar" o trânsito ao redor e a fazer tudo com muita calma.

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Se acho que os peões deveriam pagar seguro para andar na via pública? Não. A probabilidade de causarem um acidente não é muito grande e, mesmo que aconteça, os danos infligidos a terceiros por regra são muito limitados já que o peão não atinge grande velocidade nem tem grande massa (logo, a energia cinética é baixa).
    Qual é o mal de qualquer pessoa ter um seguro de acidentes pessoais?

Nenhum, embora não seja comum, há muito boa gente que o tem.

Na utilização de um veículo, motorizado ou a pedais, sendo o seu uso na via pública, eu acho que não deveria haver dúvidas sobre a sua obrigatoriedade. Mas estas teimam em permanecer na cabeça de muitos...

Piloto de Rallye allstarfabio's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Nem li nada deste tópico, mas venho só dizer que sou ciclista desde 2012 e tenho seguro desde 2012

Piloto de Fórmula 1 ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Qual é o mal de qualquer pessoa ter um seguro de acidentes pessoais?

Nenhum, embora não seja comum, há muito boa gente que o tem.
    Nem eu digo o contrário! Simplesmente não existe obrigatoriedade, e isso deve-se às razões que enunciei.

Piloto de Kart zezoca's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kr17 Ver Post
    Este é um forum de carros onde há muitos motoristas com um odio irracional aos ciclistas e como tal vão apoiar qualquer medida que seja punitiva para os ciclistas.

Pessoalmente sou contra entraves ao uso de bicicletas. Já aconteceu em muitos locais: a diminuição da utilização de bicicletas levou ao aumento de acidentes.

O aumento do uso de bicicletas traz inumeras vantagens: mais exercicio fisico, menos trafego, menos poluição, menos acidentes…

Medidas como seguro, matriculas, capacete obrigatorio, etc, acabam por ser contraproducentes.
    concordas então que um ciclomotor também deixe de pagar seguro, usar matricula e capacete?

como se resolve um acidente em que o ciclista é culpado e para alem de danos materiais ainda houve danos físicos? podes ajudar-me?

achas que por eu me quere precaver contra eventuais danos causados por alguém que partilha comigo todas as vias exceto AE e reservadas faz com que tenha um odio irracional aos ciclistas?
    não terás tu um odio irracional ao ponto de te estares a marimbar para os danos que possas causar na minha mota ou carro para alem de danos físicos que eu possa sofrer?
    assumes á partida que um ciclista nunca é culpado de acidentes e atropelamentos?

qual é mesmo a opinião (ou será odio irracional) generalizada dos ciclistas em relação aqueles peões que teimam em passear calmamente pelas suaves ciclovias criadas especificamente para ciclismo?

Piloto de Troféu JonasPower's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2014

Por Defeito

Imaginando que, quando fui de frente a um carro da escola de condução, e ele não tinha travado: Ora, não tenho identificação comigo, sou menor, longe de casa.. A questão é simples, estar com a bicicleta de um amigo.. Como é que eu posso ter seguro se não tenho uma bicicleta pessoal, mas ando com outras que não a minha? Em caso de acidente, como é que sabem de quem é a bicicleta, vamos andar outra vez com matrículazinhas de câmara municipal para bicicletas como nos anos 70?

Sinceramente hoje em dia a bicicleta é um objecto com rodas que anda pela via.. Também não há regras para os carrinhos de bebé, pois não? E apesar destas regras todas, penso que a polícia ainda anda um pouquinho de olhos fechados quanto às bicicletas.. O ano passado, estava a GNR de mãos atrás das costas no passeio, quando eu arranco do mesmo, salto para a via em sentido contrário, sem reparar que atrás de mim vinha uma pessoa a ultrapassar outro carro, usando a faixa contrária, onde eu estava.. Teve de interromper a manobra, mas foi acidental da minha parte.. Isto foi tudo num espaço de 5 a 10 metros, com a GNR a olhar.. O que me aconteceu? Nada.

Piloto de Kart zezoca's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

é habitual ver mães a fazer a av. da republica empurrando o seu bébécar, especialmente na faixa do bus.
    aliás o código da estrada até os mete na categoria de velocípedes e legisla sobre a partilha da rede viária

quimbeto
    Guest

Por Defeito

Esses só costumam andar na via quando os parvos dos condutores estacionam no passeio ou ou passeio está bloqueado com árvores, sinalética, paragens de autocarro, etc

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Eheheh o que um gajo lê para aqui

Vocês sabem para quê que serve um seguro?

Um seguro serve para acautelar o risco de quem causa os estragos, não ter como os pagar! É claro que existe sempre o risco de um ciclista provocar danos avultados... mas qual é o risco dele face a um automobilista ou um motociclista? Um peão também pode provocar danos avultados num veículo, não é por aí. Importa é perceber-se que grau de risco é razoável cobrir-se. Senão até os velhinhos que andam na rua de andarilho tinham de pagar seguro!
    À pessoa com seguro cabem tantas responsabilidades como àquela que não tem seguro, quando provocaram o dano. Um ciclista sem seguro é a mesma coisa, tem a obrigação de pagar os danos. Se porventura o ciclista visado não tem meios para pagar (vamos supor que levou o espelho de um Ferrari enquanto furava o trânsito...) há mecanismos legais para essas situações e que funcionam muito bem.

Alguém aí disse que na Suiça e na Irlanda os seguros são obrigatórios ... não, não são! Acho que não existe um único país no Mundo em que os seguros para ciclistas são obrigatórios, e mesmo capacetes só são obrigatórios em dois.

Eu vou todos os dias de bicicleta para o trabalho. A única vez em que tive envolvido num acidente, foi há coisa de 2 meses quando um carro me bateu por trás quando eu estava parado num cruzamento. Disse que foi encadeado pelo Sol e não me viu, e resolvemos tudo pela melhor. Ele accionou o seguro...

Se eu porventura tivesse que pagar seguro para andar de bicicleta, sabem o que acabaria por acontecer? Aconteceria mais um carro a ocupar lugar de estacionamento no parque junto à estação de comboios - porque como é óbvio não estou para comportar mais uma despesa, ainda por cima para cobrir um risco que praticamente não existe - o que devia ser fantástico para quem precisa mesmo de levar o carro para ali e já se vê grego porque o espaço não abunda (muito pelo contrário). Portanto, pensei se seria assim tão bom...

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
    Eheheh o que um gajo lê para aqui

Vocês sabem para quê que serve um seguro?

Um seguro serve para acautelar o risco de quem causa os estragos, não ter como os pagar! É claro que existe sempre o risco de um ciclista provocar danos avultados... mas qual é o risco dele face a um automobilista ou um motociclista? Um peão também pode provocar danos avultados num veículo, não é por aí. Importa é perceber-se que grau de risco é razoável cobrir-se. Senão até os velhinhos que andam na rua de andarilho tinham de pagar seguro!
    À pessoa com seguro cabem tantas responsabilidades como àquela que não tem seguro, quando provocaram o dano. Um ciclista sem seguro é a mesma coisa, tem a obrigação de pagar os danos. Se porventura o ciclista visado não tem meios para pagar (vamos supor que levou o espelho de um Ferrari enquanto furava o trânsito...) há mecanismos legais para essas situações e que funcionam muito bem.

Alguém aí disse que na Suiça e na Irlanda os seguros são obrigatórios ... não, não são! Acho que não existe um único país no Mundo em que os seguros para ciclistas são obrigatórios, e mesmo capacetes só são obrigatórios em dois.

Eu vou todos os dias de bicicleta para o trabalho. A única vez em que tive envolvido num acidente, foi há coisa de 2 meses quando um carro me bateu por trás quando eu estava parado num cruzamento. Disse que foi encadeado pelo Sol e não me viu, e resolvemos tudo pela melhor. Ele accionou o seguro...

Se eu porventura tivesse que pagar seguro para andar de bicicleta, sabem o que acabaria por acontecer? Aconteceria mais um carro a ocupar lugar de estacionamento no parque junto à estação de comboios - porque como é óbvio não estou para comportar mais uma despesa, ainda por cima para cobrir um risco que praticamente não existe - o que devia ser fantástico para quem precisa mesmo de levar o carro para ali e já se vê grego porque o espaço não abunda (muito pelo contrário). Portanto, pensei se seria assim tão bom...
    Circulas na estrada? Paga seguro. Um seguro para bicicletas custa 10 ou 20 euros por ano, portanto a historia do seguro te levar a usar um carro é uma Balela.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

É mais para os 50€ que para os 10€... e como é claro, seria um forte desincentivo a usá-la. Uns continuariam a usar, outros não. Não é que bicicleta passasse a ser mais caro que andar de carro - não passaria - mas é a acumulação de todos os desconfortos que lhe estão associadas. As infraestruturas ainda são muito más (em especial para quem vem dos subúrbios de Lisboa), a segurança na estrada é uma piada com condutores em constante excesso de velocidade e apressados porque andam todos os dias atrasados para o emprego, os carros mal estacionados representam um enorme risco porque um ciclista anda sempre na via da direita e de repente tem de passar para a esquerda, onde frequentemente andam muito carros a mais do dobro da sua velocidade e não se facilita, anda-se à chuva e depois ainda há os carris de eléctrico que são muito perigosos e se nos fizerem cair para o lado... há um risco enorme de o carro que nos está a ultrapassar nesse momento não ter deixado espaço suficiente. Se por cima disso ainda me vierem dizer que tenho de pagar 40 ou 50€ por ano por isto tudo... dado que não pago rigorosamente nada (nem manutenção... ela nem precisa de levar manutenção todos os anos, e quando precisa... é tipo limpar a corrente e oleá-la, nada de mais), é óbvio que é um forte desincentivo. Ainda por cima o meu carro é a GPL, eu entro às 8h da manhã, antes da maioria das pessoas, portanto sei que consigo encontrar lugar de estacionamento junto à estação - alguém que já ia de carro antes passará a ver a sua dificuldade diária mais uma vez reforçada. Eu gosto muito de andar de bicicleta, mas se passaria a ter esse encargo, provavelmente deixaria de a usar no dia-a-dia para usá-la apenas em lazer - fora da estrada. Não é como se decidissem aumentar algo a que não dá para fugir, eu tenho alternativas a andar de bicicleta. Toda a gente tem.
    Última edição por ZeM : 12-08-17 às 14:06:14

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

É mais para os 50€ que para os 10€... e como é claro, seria um forte desincentivo a usá-la. Uns continuariam a usar, outros não. Não é que bicicleta passasse a ser mais caro que andar de carro - não passaria - mas é a acumulação de todos os desconfortos que lhe estão associadas. As infraestruturas ainda são muito más (em especial para quem vem dos subúrbios de Lisboa), a segurança na estrada é uma piada com condutores em constante excesso de velocidade e apressados porque andam todos os dias atrasados para o emprego, os carros mal estacionados representam um enorme risco porque um ciclista anda sempre na via da direita e de repente tem de passar para a esquerda, onde frequentemente andam muito carros a mais do dobro da sua velocidade e não se facilita, anda-se à chuva e depois ainda há os carris de eléctrico que são muito perigosos e se nos fizerem cair para o lado... há um risco enorme de o carro que nos está a ultrapassar nesse momento não ter deixado espaço suficiente. Se por cima disso ainda me vierem dizer que tenho de pagar 40 ou 50€ por ano por isto tudo... dado que não pago rigorosamente nada (nem manutenção... ela nem precisa de levar manutenção todos os anos, e quando precisa... é tipo limpar a corrente e oleá-la, nada de mais), é óbvio que é um forte desincentivo. Ainda por cima o meu carro é a GPL, eu entro às 8h da manhã, antes da maioria das pessoas, portanto sei que consigo encontrar lugar de estacionamento junto à estação - alguém que já ia de carro antes passará a ver a sua dificuldade diária mais uma vez reforçada. Eu gosto muito de andar de bicicleta, mas se passaria a ter esse encargo, provavelmente deixaria de a usar no dia-a-dia para usá-la apenas em lazer - fora da estrada.
    portanto do teu ponto de vista só os condutores auto é que são um perigo, então os ciclistas que queriam direitos de igualdade para andar na estrada , agora que os têem, é igual ao litro não cumprem as regras é conforme lhes dá na gana, dai os seguros fazerem sentido, pois tal como há os condutores auto variados, há dos das bicicletas que é trinta por uma linha, e autoridades nesses momentos nem vê-los, para variar...

tens de ver a coisa de ambos os lados e não só do que te convém...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Eu vejo as coisas para os dois lados. Sou ciclista mas também sou condutor. Faço mais Km de carro do que de bicicleta.
    A questão não é a pessoa que vai a conduzir um carro ser por si mais perigosa do que quem vai em cima de uma bicicleta. Se alguma coisa correr mal, é sim muito mais perigoso um carro que uma bicicleta... por isso é que para um o seguro é obrigatório e para outro não, e os valores são muito diferentes. Conheço também pelo menos duas situações em que um peão provocou danos a um carro... e não é por aí que vamos obrigar peões a ter seguro de responsabilidade civil (e os seguros existem!).

Pah quanto aos comportamentos... eu não posso responder pelos outros. Quanto ao que dizes das autoridades concordo contigo - é muito frequente eu passar por situações em que alguém de carro me colocou em risco. O mesmo não posso dizer das bicicletas... não me recordo de uma. As bicicletas não andam a 60 km/h dentro de Lisboa nem me fazem ultrapassagens malucas.

PS.: para rematar: não, os ciclistas não têm direitos iguais na estrada. Só se tiveres a olhar para a lei, mas isso não chega. A lei não me serve de nada se levar com um carro (nem um seguro!). As estradas ainda estão desenhadas (mesmo as que se situam dentro dos perímetros urbanos, que têm passeios e passadeiras) para maximizar a velocidade dos carros - por isso é que ninguém anda a 50 km/h nas avenidas de Lisboa e os atropelamentos mortais nas passadeiras são frequentes.
    Última edição por ZeM : 12-08-17 às 14:25:37

Piloto Veterano ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Continuem a pensar assim dos seguros para ciclistas, até um dia...

Tenho seguro pelo 3° ano consecutivo, por menos de 30€ ano.
    Nunca precisei, mas não me custa dar esse dinheiro (é menos uma jantarada).

Piloto de Provas de Perícia NOSmeoVODAFONE's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2015

Por Defeito

O cumulo da ignorância, a insanidade mental no seu auge.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
    O cumulo da ignorância, a insanidade mental no seu auge.
    Podes desenvolver o raciocínio?

Piloto de Provas de Perícia Darkslb's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Continuem a pensar assim dos seguros para ciclistas, até um dia...

Tenho seguro pelo 3° ano consecutivo, por menos de 30€ ano.
    Nunca precisei, mas não me custa dar esse dinheiro (é menos uma jantarada).
    Infelizmente, a maioria ainda tem aquela mentalidade de "só acontece aos outros", mas depois choram quando os azares acontecem.
    Além disso e sabendo a quantidade de chico espertismo que reina neste país, duvido que a maioria dos ciclistas (sem seguro) que provocarem danos materiais e físicos devido a serem negligentes enquanto circulam em cima da "bicla", paguem de livre vontade esses mesmos danos, principalmente se ascenderem a dezenas/centenas de €€ (basta um simples risco na porta de um carro, para o prejuízo ser logo superior a 200€).

Em relação ao problema dos Carris em Lisboa, este também é transversal aos motoclistas (são dos grandes responsáveis pelas suas quedas em Lisboa) e também aos automobilistas (perda de aderência em dias de chuva), mas ambos os grupos têm seguros obrigatórios.
    Última edição por Darkslb : 12-08-17 às 18:29:34

Piloto de Kart KnowledgeUnlock's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    portanto do teu ponto de vista só os condutores auto é que são um perigo, então os ciclistas que queriam direitos de igualdade para andar na estrada , agora que os têem, é igual ao litro não cumprem as regras é conforme lhes dá na gana, dai os seguros fazerem sentido, pois tal como há os condutores auto variados, há dos das bicicletas que é trinta por uma linha, e autoridades nesses momentos nem vê-los, para variar...

tens de ver a coisa de ambos os lados e não só do que te convém...
    É exatamente isto , os ciclistas querem e exigem os mesmos direitos de andar nas estradas que os outros veículos a motor, mas já que exigem que seja tudo igual , só têm é que pagar seguro , quantas vezes passam eles os vermelhos ??? Se eu lhe bater por ele não ter parado quem é que me paga o estrago do carro ???

Aqui na minha zona então são poucos os que sabem andar na estrada, existem várias faixas de rodagem com dois sentidos de trânsito muito estreitas e em plena hora de ponta , quase sempre , vejo dois marmanjos a andarem aos pares sabendo que vem uma fila de carros atrás deles e mesmo assim não se metem em fila , continua um ao lado do outro , isto não só é ilegal porque estão a embaraçar o trânsito como é uma tremenda falta de respeito com quem partilha as estradas com eles, depois admiram-se de haver pessoas que não vão á bola com eles , ou ficarem ofendidos quando levam umas boas buzinadelas, sim porque como devem calcular numa fila de 10 carros e sabendo todos que os culpados da fila são dois energumenos que não sabem andar na estrada, a buzinadela nunca será só minha
    Última edição por KnowledgeUnlock : 12-08-17 às 18:56:39

Piloto de Kart KnowledgeUnlock's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2017

Por Defeito

Eu vejo as coisas para os dois lados. Sou ciclista mas também sou condutor. Faço mais Km de carro do que de bicicleta.
    A questão não é a pessoa que vai a conduzir um carro ser por si mais perigosa do que quem vai em cima de uma bicicleta. Se alguma coisa correr mal, é sim muito mais perigoso um carro que uma bicicleta... por isso é que para um o seguro é obrigatório e para outro não, e os valores são muito diferentes. Conheço também pelo menos duas situações em que um peão provocou danos a um carro... e não é por aí que vamos obrigar peões a ter seguro de responsabilidade civil (e os seguros existem!).

Pah quanto aos comportamentos... eu não posso responder pelos outros. Quanto ao que dizes das autoridades concordo contigo - é muito frequente eu passar por situações em que alguém de carro me colocou em risco. O mesmo não posso dizer das bicicletas... não me recordo de uma. As bicicletas não andam a 60 km/h dentro de Lisboa nem me fazem ultrapassagens malucas.

PS.: para rematar: não, os ciclistas não têm direitos iguais na estrada. Só se tiveres a olhar para a lei, mas isso não chega. A lei não me serve de nada se levar com um carro (nem um seguro!). As estradas ainda estão desenhadas (mesmo as que se situam dentro dos perímetros urbanos, que têm passeios e passadeiras) para maximizar a velocidade dos carros - por isso é que ninguém anda a 50 km/h nas avenidas de Lisboa e os atropelamentos mortais nas passadeiras são frequentes.
    Isso não faz puto de sentido nenhum , um motociclista também é muito mais vulnerável do que um conduntor dentro de um carro e paga seguro na mesma

Anda na estrada tem de pagar é simples , não se metam a dar exemplos dos peões que não tem nada haver uma coisa com outra, os peões só estão autorizados a passar a estrada pelas passadeiras de resto têm de andar no passeio , as bicicletas é exatamente o contrário , estão proibidas de andar nos passeios (quer dizer a partir de certa idade) e proibidas de atravessarem passadeiras (só o podem fazer com ela á mão), logo têm obrigatoriamente de andar na estrada por isso deviam pagar seguro como acontece noutros países .
    Última edição por KnowledgeUnlock : 12-08-17 às 19:03:34

Piloto de Testes brunomeleiro's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

O meu avô teve como primeiro veículo uma bicicleta, e tinha a altura matrícula e licença camarária para a puder conduzir na estrada.
    E estou a falar dum município do mais periférico que há, não de Lisboa ou Porto, e numa época onde os carros eram raros, e os que haviam não andavam propriamente muito.

Por isso acho que, depois de tantos problemas, os ciclistas deviam ser obrigados e trazer sempre iluminação ligada, capacete, ter seguro, matrícula identificadora do veículo e licença de condução, porque se a maioria que se vê por aí tem dinheiro para comprar uma bicicleta de 500, 1000, 3 mil ou mais €, também deve ter dinheiros para pagar os 20 ou 30€ dum seguro.

Dos condutores de bicicletas com que já me cruzei na estrada, menos de metade zelam pela sua segurança ao cumprir regras básicas. E desses, apenas UM ÚNICO, eu vi que se sabia posicionar na via e fazer um devidos sinais de mudança de direcção, curiosidade ou não, era um senhor já de seus 70 e muitos anos, com uma bicicleta de idade a condizer.

Também já fui contra esta "caça" aos ciclistas, mas agora não. E de qualquer modo, só este ano já faleceu, entre outros, um ciclista do World Tour, e o Nicky Hayden devido a acidentes de bicileta. Se a culpa foi deles? Pode ser, pode não ser...mas uma coisa é certa, tem de se investir em segurança e formação às duas partes!

Piloto de Provas de Perícia NOSmeoVODAFONE's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    O meu avô teve como primeiro veículo uma bicicleta, e tinha a altura matrícula e licença camarária para a puder conduzir na estrada.
    E estou a falar dum município do mais periférico que há, não de Lisboa ou Porto, e numa época onde os carros eram raros, e os que haviam não andavam propriamente muito.

Por isso acho que, depois de tantos problemas, os ciclistas deviam ser obrigados e trazer sempre iluminação ligada, capacete, ter seguro, matrícula identificadora do veículo e licença de condução, porque se a maioria que se vê por aí tem dinheiro para comprar uma bicicleta de 500, 1000, 3 mil ou mais €, também deve ter dinheiros para pagar os 20 ou 30€ dum seguro.

Dos condutores de bicicletas com que já me cruzei na estrada, menos de metade zelam pela sua segurança ao cumprir regras básicas
    . E desses, apenas UM ÚNICO, eu vi que se sabia posicionar na via e fazer um devidos sinais de mudança de direcção, curiosidade ou não, era um senhor já de seus 70 e muitos anos, com uma bicicleta de idade a condizer.

Também já fui contra esta "caça" aos ciclistas, mas agora não. E de qualquer modo, só este ano já faleceu, entre outros, um ciclista do World Tour, e o Nicky Hayden devido a acidentes de bicileta. Se a culpa foi deles? Pode ser, pode não ser...mas uma coisa é certa, tem de se investir em segurança e formação às duas partes!

Completamente de acordo.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2016

Por Defeito

Como é lógico, uma matrícula não faz qualquer sentido e não se usa em país nenhum, que eu sabia.

Quanto ao seguro, é relativo, todos os meus amigos que andam comigo tem seguro contra terceiros.
    Eu sou a favor do seguro para quem faça btt ou ciclismo com alguma regularidade, ou para quem se desloque de bicicleta. Quanto ao puto que pega na bike para ir a padaria acho que não faz sentido nenhum haver seguro, no entanto, caso tenha um acidente deve ser ele ou os responsáveis a pagar o estrago no caso da culpa ser dele.

Ja tive um acidente com a bike por culpa minha, e bati por traz num série 1, por sorte sai uma boazona de mini-saia toda preocupada comigo e nem viu o carro (que não tinha nada), mas no caso de haver estragos o meu seguro cobria.

O mesmo acho que quem tem cão de porte médio ou grande também devia ter seguro, por vezes os cães fogem nas aldeias e estragam carros e tudo mais e os proprietários ficam a arder...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Adoro a fé que colocam em seguros e obrigações... ao ponto de compararem bicicletas com motas.
    Enfim, é só mais uma mentalidade a diferenciar Portugal dos países mais desenvolvidos...

A mim, com os meus estonteantes 20 km/h, a pedalar numa coisa tão básica que é para todas as idades, leve e que se move com o meu corpo, não me cabe provocar aí um acidente grave... as bicicletas andam na estrada desde que são inventadas, não é desde 2013... a única coisa que mudou foi que já não têm que andar encostadas à direita, podem circular a par, tem de haver distância de segurança nas passagens, e aquela regra de os veículos terem de ceder passagem a quem vier da direita excepto às bicicletas também desapareceu. Mas continuem a acreditar que o seguro devia ser obrigatório. Vou-vos dar uma má notícia: não vai acontecer. Portugal pode ser muita coisa, mas não somos estúpidos a esse ponto... nenhum país o é.

Os carros têm seguros. E então? Se um carro me bater que garantias tenho eu de que pára e assume as responsabilidades? É que o inverso acontece... não consigo fugir.
    Última edição por ZeM : 13-08-17 às 11:36:07

Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

duplicado....
    Última edição por carbookk : 13-08-17 às 11:46:23

Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Adoro a fé que colocam em seguros e obrigações... ao ponto de compararem bicicletas com motas.
    Enfim, é só mais uma mentalidade a diferenciar Portugal dos países mais desenvolvidos...

A mim, com os meus estonteantes 20 km/h, a pedalar numa coisa tão básica que é para todas as idades, leve e que se move com o meu corpo, não me cabe provocar aí um acidente grave... as bicicletas andam na estrada desde que são inventadas, não é desde 2013... a única coisa que mudou foi que já não têm que andar encostadas à direita, podem circular a par, tem de haver distância de segurança nas passagens, e aquela regra de os veículos terem de ceder passagem a quem vier da direita excepto às bicicletas também desapareceu. Mas continuem a acreditar que o seguro devia ser obrigatório. Vou-vos dar uma má notícia: não vai acontecer. Portugal pode ser muita coisa, mas não somos estúpidos a esse ponto... nenhum país o é.

Os carros têm seguros. E então? Se um carro me bater que garantias tenho eu de que pára e assume as responsabilidades? É que o inverso acontece... não consigo fugir.
    ainda não aprendes-te em Portugal nunca digas nunca... estás nos País que inventam tudo e mais alguma coisa para nos ir aos bolsos...
    e mais uma vez continuas a olhar as coisas só de um lado e não de ambos, continua a pensar assim que vais longe...

Banido
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
    como se resolve um acidente em que o ciclista é culpado e para alem de danos materiais ainda houve danos físicos? podes ajudar-me?
    Da mesma forma que se fosse um peão ou noutra situação qualquer.

Achas que é só nos acidentes de viação em que uma pessoa pode ser responsavel por causar danos materiais ou até danos fisicos a outros?

Pela vossa logica toda a gente teria de ter seguro só por existir, para cobrir toda e qualquer situação em que pode causar danos materiais ou fisicos a outros.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    ainda não aprendes-te em Portugal nunca digas nunca... estás nos País que inventam tudo e mais alguma coisa para nos ir aos bolsos...
    e mais uma vez continuas a olhar as coisas só de um lado e não de ambos, continua a pensar assim que vais longe...
    Aí é que te enganas... antes de ser ciclista, sou condutor conheço bem as duas realidades, e não são comparáveis. Querer colocar um automóvel e uma bicicleta no mesmo patamar de risco é... absurdo.

Banido
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Na utilização de um veículo, motorizado ou a pedais, sendo o seu uso na via pública, eu acho que não deveria haver dúvidas sobre a sua obrigatoriedade. Mas estas teimam em permanecer na cabeça de muitos...
    A distinção que a lei faz é relativamente a ser veiculo motorizado ou não.

Há aqui pessoas que chegam ao cumulo de tentar equiparar um pedaço de metal de 15 kg propulsionado a força humana e que mal passa dos 20 km/h em ambiente urbano, com algo com centenas de quilos, propulsionado por um motor capaz de as fazer atingir em certos casos 200 ou 300 km/h…

Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Pela vossa logica toda a gente teria de ter seguro só por existir, para cobrir toda e qualquer situação em que pode causar danos materiais ou fisicos a outros.

Há locais em que tal é obrigatório.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.