ALFA 147 - Direcção "esponjosa"... menos directa
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 30 de 30

Título: ALFA 147 - Direcção "esponjosa"... menos directa

Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito ALFA 147 - Direcção "esponjosa"... menos directa

Ora boas,

Será que alguém já passou pelo mesmo, em que a direcção do ALFA 147 passou a ser menos directa... está esponjosa...

O facto é que não houve alteração nenhuma do carro, nem de pneus nem nada... mas de um dia para o outro, reparei que direcção que antes era "directa"... agora parece esponjosa... parece que nem se sabe bem, onde andam as "rodas".

Não apareceu nenhum aviso de erro no carro e o líquido da direcção assistida, mantém-se no nível.

Já aconteceu algo do género a alguém?

Os pendurais bem como as ponteiras da direcção, parecem estar em bom estado.

No caso, é um ALFA 147 JTD com as jantes "mickey"...

Inicialmente apontou-se para a bomba hidráulica, no entanto e após trocar a mesma, mantém-se igual.

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Ora boas,

Será que alguém já passou pelo mesmo, em que a direcção do ALFA 147 passou a ser menos directa... está esponjosa...

O facto é que não houve alteração nenhuma do carro, nem de pneus nem nada... mas de um dia para o outro, reparei que direcção que antes era "directa"... agora parece esponjosa... parece que nem se sabe bem, onde andam as "rodas".

Não apareceu nenhum aviso de erro no carro e o líquido da direcção assistida, mantém-se no nível.

Já aconteceu algo do género a alguém?

Os pendurais bem como as ponteiras da direcção, parecem estar em bom estado.

No caso, é um ALFA 147 JTD com as jantes "mickey"...

Inicialmente apontou-se para a bomba hidráulica, no entanto e após trocar a mesma, mantém-se igual.

Bem, a bomba hidraulica e a caixa de direcção foram trocadas... no entanto, tudo se mantém na mesma.

Piloto Veterano eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Trocar rótulas!

PS: tenho um em mãos que guincha ao virar o volante e cheira-me que tenho de desmontar meio carro para achar o barulho

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Trocar rótulas!

PS: tenho um em mãos que guincha ao virar o volante e cheira-me que tenho de desmontar meio carro para achar o barulho

Estás a referir-te a estas?

Quanto a esse guinchar, já viste os braços de suspensão?

Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Estás a referir-te a estas?

Quanto a esse guinchar, já viste os braços de suspensão?
    Essas, a do braço superior, etc..

No braço inferior só vejo um casquilho com a borracha estalada mas não parece ser daí. O som é metálico.

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Essas, a do braço superior, etc..

No braço inferior só vejo um casquilho com a borracha estalada mas não parece ser daí. O som é metálico.

No meu caso, estavas a referir-te às rótulas da ponteira de direcção ou dos braços de suspensão?

Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

A todas mas principalmente as da direcção. Podes ver se consegues mexer a mesma com um dedo (como se tivesses a jogar uma consola qualquer). Elas novas para mexer só a fazer força com uma mão.

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

A todas mas principalmente as da direcção. Podes ver se consegues mexer a mesma com um dedo (como se tivesses a jogar uma consola qualquer). Elas novas para mexer só a fazer força com uma mão.

Irei ver isso, então.

As restantes (dos braços) em "princípio" estarão boas, dado que tem 20.000km+-.

Quanto ao teu barulho metálico... as borrachas da barra estabilizadora e até os pendurais, estão bons?

Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Foi tudo verificado em termos de apertos. Próximo passo é desmontar tudo quando voltar.

Aquilo curva que é um mimo...

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Irei ver isso, então.

As restantes (dos braços) em "princípio" estarão boas, dado que tem 20.000km+-.

Quanto ao teu barulho metálico... as borrachas da barra estabilizadora e até os pendurais, estão bons?

Bem já aqui estou... acabei de retirar as rodas e tentar "mexer" as rotulas das ponteiras de direcção e aquilo não cede... nem agarrando firmemente com a mão.

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Foi tudo verificado em termos de apertos. Próximo passo é desmontar tudo quando voltar.

Aquilo curva que é um mimo...

De facto o 147, tem um belo de curvas. Dá gosto puxar pelo mesmo.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

De facto o 147, tem um belo de curvas. Dá gosto puxar pelo mesmo.
    quando dizes esponjosa ao que te referes? mais dura ou fica presa sem ser no centro?

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mok Ver Post
    quando dizes esponjosa ao que te referes? mais dura ou fica presa sem ser no centro?

A mesma está sem "sensibilidade", mesmo em manobras, se sente leveza da direcção... além de parece que há ali uma folga... de estar a virar e a mesma ainda não ter virado.

Parece que não se sabe bem onde andam as rodas e a direcção parece ír consoante a inclinação da estrada.

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Alguém tem ideia, se a direcção do 147 tem algum sensor do posicionamento da direcção ou algo que o valha?

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Tem o sensor de ângulo de volante, será isso?
    O único outro sensor que pode haver é de pressão, algures no circuito da bomba à caixa, mas não me lembro se tem.

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Tem o sensor de ângulo de volante, será isso?
    O único outro sensor que pode haver é de pressão, algures no circuito da bomba à caixa, mas não me lembro se tem.

Sim, deverá ser isso... se tem.

É que já não se sabe bem o que ver...

Piloto de Rallye ciber007's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Continua igual?

Que material foi trocado?

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Continua igual?

Que material foi trocado?

Caixa de direcção reparada... havia uma pequena discrepância para valores "normais".

Bomba hidraulica

Rotulas ponteira direcção

Pendurais...

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

O de cá de casa teve um problema parecido e a origem era folga na ligação da coluna à caixa. Não levou peça nenhuma, foi desmontar, lubrificar e montar.
    Não falei disso porque já trocaste a caixa, logo isso teve que ser desmontado e montado!

Já apanhei vários 147 e 156 com as rotulas da coluna de direcção com folga, mas já só os apanhei quando faziam barulho, não faço ideia se tinham alguma alteração no feeling da direcção antes de fazerem barulho

O sensor de angulo de volante não faz nada disso, e o tal de pressão do sistema supostamente só altera o peso da direcção

O nosso foi bom, mas chegou a uma altura em que a única alegria que me podia dar era a de mudar de nome :D

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    O de cá de casa teve um problema parecido e a origem era folga na ligação da coluna à caixa. Não levou peça nenhuma, foi desmontar, lubrificar e montar.
    Não falei disso porque já trocaste a caixa, logo isso teve que ser desmontado e montado!

Já apanhei vários 147 e 156 com as rotulas da coluna de direcção com folga, mas já só os apanhei quando faziam barulho, não faço ideia se tinham alguma alteração no feeling da direcção antes de fazerem barulho

O sensor de angulo de volante não faz nada disso, e o tal de pressão do sistema supostamente só altera o peso da direcção

O nosso foi bom, mas chegou a uma altura em que a única alegria que me podia dar era a de mudar de nome :D

Pois, sinceramente já não sei o que poderá ser... talvez essa folga.

Certo é que não faz nenhum barulho e de facto a direcção está muito leve, não se tendo noção onde andam as rodas... então em piso molhado, parece que estou a conduzir na neve...

O carro de momento tem 256.000km... sendo que tenho o mesmo há 12 anos... quando o dita tinha 35.000km, portanto já dá bem para perceber que não está bem.

Certo é, que mesmo estático e a rodar volante, se sente que não há aquela reactividade... que está a "melar", parece que estou a virar borracha.

Piloto de Testes maven's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Verifica o filtro no deposito do liquido da direcao assitida no tubo de retorno tem um filto, se tiver entupido aumenta a pressao no sistema e a direcao fica estranha e muitio leve, tive isso no meu 147.

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por maven Ver Post
    Verifica o filtro no deposito do liquido da direcao assitida no tubo de retorno tem um filto, se tiver entupido aumenta a pressao no sistema e a direcao fica estranha e muitio leve, tive isso no meu 147.

Tenho ideia que já foi visto, já qie se andou a mexer nos tubos... mas nada como rever.

O filtro dá para limpar ou tem de levar um novo?

Piloto de Testes maven's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Da pa limpar, alias pareceu me ser fixo dentro do reservatorio,o meu tava cehio do que patrecia ser lama tens de esvaziar o reservatorio e os tubos sao de encaixe, tiras fora e lavas com agua morna e fairy da loica haha limpas bemm e deixas secar e montas a ver, depois tens de sangrar o sistema, ou seja meter o oleo no nivel, motor a trabalhar e virar o volante de topo a topo aguentando em cada lado uns segundos, vais notar um ruido estranho e bolhas vao sair , fazes isso umas vezes ate na sair mais bolhas e deve ficar ok, o meu ficou, nao sei se tive sorte....

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Da pa limpar, alias pareceu me ser fixo dentro do reservatorio,o meu tava cehio do que patrecia ser lama tens de esvaziar o reservatorio e os tubos sao de encaixe, tiras fora e lavas com agua morna e fairy da loica haha limpas bemm e deixas secar e montas a ver, depois tens de sangrar o sistema, ou seja meter o oleo no nivel, motor a trabalhar e virar o volante de topo a topo aguentando em cada lado uns segundos, vais notar um ruido estranho e bolhas vao sair , fazes isso umas vezes ate na sair mais bolhas e deve ficar ok, o meu ficou, nao sei se tive sorte....

A ver vamos então, seria bom que fosse isso.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Também creio que com óleo novo a direcção fica mais dura.

Posso estar a dizer uma estupidez mas com o tubo de retorno entupido não deveria ficar mais dura?
    Última edição por mok : 09-08-17 às 01:51:46

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Entretanto o filtro do reservatório da direcção assistida foi limpo, tinha um pouco de impurezas, mas nada por aí além.

No entanto e apesar dessa "limpeza", continua igual.

Piloto de Rallye ciber007's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

A caixa é a mesma certo? Pode ter ficado com o problema original que a levou a reparar.

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    A caixa é a mesma certo? Pode ter ficado com o problema original que a levou a reparar.

Foi reparada... mas sinceramente começo achar que gato estará mesmo aí.

No entanto, já se usou outra caixa (ainda que usada) e problema permaneceu.

Poderá ter sido coincidência, mas dar com uma caixa usada com mesmo problema, é preciso ter "pontaria", mas às vezes.

Mas sinceramente... estou quase numa de avançar para uma nova caixa, mas de facto os preços não são "meigos".

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

já viste na oscaro?

mas se meteste outra e ficou igual deve haver aí gato para além da caixa...

os pneus vistos de frente estão assim \\ // ou assim // \\ ???

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mok Ver Post
    já viste na oscaro?

mas se meteste outra e ficou igual deve haver aí gato para além da caixa...

os pneus vistos de frente estão assim \\ // ou assim // \\ ???

Os pneus já foram vistos... mas os mesmos estão novos.

O alinhamento e estrutura dos amortecedores está direita.

E sim, mesmo na Oscaro o preço não é simpático.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.