[Comparativo] Citroen C4 II 1.6 HDI 92cv / Peugeot 308 1.6 HDI 92cv / Seat Leon 1.6 TDI 105cv
 Rede MPL:

Ver Resultados da Sondagem: Qual escolheriam?

Votantes
23. Não pode votar nesta sondagem
  • Citroen C4 II Hatchback 1.6 HDI 92cv (2013/14)

5 21.74%
  • Peugeot 308 1.6 HDI 92cv (2013/14)

13 56.52%
  • Seat Leon 1.6 TDI 105cv (2010)

5 21.74%
A mostrar resultados 1 para 25 de 25

Título: Citroen C4 II 1.6 HDI 92cv / Peugeot 308 1.6 HDI 92cv / Seat Leon 1.6 TDI 105cv

Pedestre tfae's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito Citroen C4 II 1.6 HDI 92cv / Peugeot 308 1.6 HDI 92cv / Seat Leon 1.6 TDI 105cv

Boas,

Peço-vos uma opinião relativamente à compra do meu primeiro carro.

1. Preferência segmento C.
    2. Preferência Gasóleo (+14.000 km/ano).
    3. Citroen C4 II 1.6 HDI 92cv (2013/14) / Peugeot 308 1.6 HDI 92cv (2013/2014) / Seat Leon 1.6 TDI 105cv (2010)
    4. Usado, onde a fiabilidade será dos termos mais importantes, seguido de conforto e extras.
    5. Orçamento +/- 13.000€
    6. Consumos a considerar

Estou indeciso entre os 3 mencionados porque são os que considero mais jeitosinhos para os valores pretendidos.

Comparando o C4 com o 308, pelo que tenho visto:

• motores iguais
    • 308 tem linhas mais modernas, painel de controlo maioritariamente tátil (avariando lá se vão os controlos…)
    • C4 mais espaçoso nos bancos traseiros (+conforto para passageiros), melhores ângulos de visão

Os C4 e 308 estou a pensar comprar importado (é o que mais se vê por aí), mas andam todos entre os 100mil e os 150mil km (sem ideia se serão ou não martelados) para valores entre os 11.500€ e os 13.000€. Encontram-se alguns com menos kms, a partir de 70mil km para os mesmos valores, também importados, mas aí já me cheira a esturro…
    O Leon de 2010 entra ao barulho porque tenho conhecimento de um com 60mil km verdadeiros (particular conhecido, nacional) para 11.500€.

A nível de motores o C4 e o 308 estão equiparados, com PSA, pelo que pedia aqui uma sugestão/comparação relativamente ao resto: fiabilidade, qualidade dos materiais, conforto, prestações, "gastos extras"…
    O Leon tem motor VW, ligeiramente mais potência mas menos extras (sem GPS ou ecrã tátil, por exemplo) mas desconheço a fama dos mesmos… pelo que pedia também um comparativo relativamente aos outros 2, tendo em conta a relação qualidade/custo.

Outra das dúvidas é a diferença entre HDI, TDI, e-HDI. Quais as diferenças?

Obrigado desde já!
    Última edição por tfae : 02-02-17 às 10:50:09

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Na minha opinião o Leon poderia ser uma opção mas na minha opinião está caro para caraças.

Qual a versão dele? Style? Mas com 7 anos um 1.6tdi de 105Cvs por 11500€ é demasiado

Precisas mesmo a gasoleo por 12000kms ano? Porque não gasolina? Compras o mesmo leon muito mais recente a gasolina
    Última edição por gfrmartins : 02-02-17 às 09:55:44

Pedestre tfae's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
    Na minha opinião o Leon poderia ser uma opção mas na minha opinião está caro para caraças.

Qual a versão dele? Style? Mas com 7 anos um 1.6tdi de 105Cvs por 11500€ é demasiado

Precisas mesmo a gasoleo por 12000kms ano? Porque não gasolina? Compras o mesmo leon muito mais recente a gasolina
    Ainda não sei qual a versão do Leon, só vou vê-lo pessoalmente este fim de semana. Mas presumo que seja um Good Stuff ou um Style.
    Pelos preços que vejo em sites online o Leon está a ótimo preço, tendo em conta que só tem 60mil km. Vendo no Standvirtual, por exemplo, estão a rondar os 12.000€ mas todos acima de 90.000 km.

Pessoalmente também acho um pouco alto para um Seat com 7 anos, mas se me disserem que estão a estes preços por realmente serem boas máquinas....

Quanto aos km, eu tinha posto 12.000 mas tinha sido um número dito por alto. Já alterei o tópico para um valor mais real.
    Tendo em conta que faço 60 km/dia só para trabalho e trabalho +- 240 dias/ano dá uns 14.400 km, só para trabalho, sem contar com viagens de lazer, idas ao tasco () e etc. Há ainda a probabilidade de os kms diários aumentarem caso mude de emprego (mas dificilmente diminuirão).
    Por isso acho que um carro a diesel acabe por compensar.
    Última edição por tfae : 02-02-17 às 10:44:17

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tfae Ver Post
    Ainda não sei qual a versão do Leon, só vou vê-lo pessoalmente este fim de semana. Mas presumo que seja um Good Stuff ou um Style.
    Pelos preços que vejo em sites online o Leon está a ótimo preço, tendo em conta que só tem 60mil km. Vendo no Standvirtual, por exemplo, estão a rondar os 12.000€ mas todos acima de 90.000 km.

Pessoalmente também acho um pouco alto para um Seat com 7 anos, mas se me disserem que estão a estes preços por realmente serem boas máquinas....

Quanto aos km, eu tinha posto 12.000 mas tinha sido um número dito por alto. Já alterei o tópico para um valor mais real.
    Tendo em conta que faço 60 km/dia só para trabalho e trabalho +- 240 dias/ano dá uns 14.400 km, só para trabalho, sem contar com viagens de lazer, idas ao tasco () e etc. Há ainda a probabilidade de os kms diários aumentarem caso mude de emprego (mas dificilmente diminuirão).
    Por isso acho que um carro a diesel acabe por compensar.
    Ok sendo assim com esses klms anuais, sim um a gasoleo talvez já começe a compensar.

Eu tive um exactamente desse ano e com esse motor e não lhes chamaria propriamente Boas máquinas
    Não tive razões de queixa, o motor é razoavél mas esse ainda muito fraco em baixas, os consumos não eram maus estavam a rondar os 5.2/5.4. Os materiais interiores não eram dos melhores mas o meu nem tinha grandes ruidos parasitas, maioria materiais duros mas se forem estimados. Vendi o meu com 120000kms e sem problemas.

Pois os Leons estão sempre muito sobrevalorizados, mas mesmo que esses klms sejam reais (o que me parece dificil apenas 60000kms em 7 anos mas pronto) um leon com 7 anos e com esse motor para mim está caro. Tentava negociar isso (caso os klms sejam reais e esteja em bom estado) para os 10250 +-
    Mas esta é a minha opinião, esse carro também desvaloriza como os outros

Pedestre tfae's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
    Ok sendo assim com esses klms anuais, sim um a gasoleo talvez já começe a compensar.

Eu tive um exactamente desse ano e com esse motor e não lhes chamaria propriamente Boas máquinas
    Não tive razões de queixa, o motor é razoavél mas esse ainda muito fraco em baixas, os consumos não eram maus estavam a rondar os 5.2/5.4. Os materiais interiores não eram dos melhores mas o meu nem tinha grandes ruidos parasitas, maioria materiais duros mas se forem estimados. Vendi o meu com 120000kms e sem problemas.

Pois os Leons estão sempre muito sobrevalorizados, mas mesmo que esses klms sejam reais (o que me parece dificil apenas 60000kms em 7 anos mas pronto) um leon com 7 anos e com esse motor para mim está caro. Tentava negociar isso (caso os klms sejam reais e esteja em bom estado) para os 10250 +-
    Mas esta é a minha opinião, esse carro também desvaloriza como os outros
    Muito obrigado pela opinião!
    Os km são reais, a pessoa tem o carro apenas para "passeios ao domingo"
    Quanto aos interiores, também tinha essa ideia, mas como não conheço nem tenho termos de comparação...

Piloto de Kart BMN's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Vou deixar aqui o meu feedback em relação aos motores, possuo um 1.6 hdi 92 cv mas num C4 da 1ª geração, convivi com um leon 1.6 de 2010, e atualmente convivo com um golf 1.6 tdi de 2010.

O hdi é muito mais agradável que o 1.6 tdi, embora mais ruidoso, muito mais disponivel, ás vezes tenho a sensação que tem mais cavalos que o tdi, não gosto nada do 1.6 tdi, o motor saiu mesmo mal.

Verifica se já foram mudados os injetores no tdi, porque se é 2010, o risco é elevado de darem o flop.

Em termos de materiais, a diferença do c4 do leon deve ser ela por ela, no golf a diferença nota-se.

Em termos de fiabilidade, o hdi tem sido uma boa surpresa, até agora não tive nenhum problema relacionado com o motor e tem cumprido bem a sua função.

Em resumo iria para o peugeot ou o citroen, o leon é um bom carro, mas não com o 1.6 tdi

Pedestre tfae's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BMN Ver Post
    Vou deixar aqui o meu feedback em relação aos motores, possuo um 1.6 hdi 92 cv mas num C4 da 1ª geração, convivi com um leon 1.6 de 2010, e atualmente convivo com um golf 1.6 tdi de 2010.

O hdi é muito mais agradável que o 1.6 tdi, embora mais ruidoso, muito mais disponivel, ás vezes tenho a sensação que tem mais cavalos que o tdi, não gosto nada do 1.6 tdi, o motor saiu mesmo mal.

Verifica se já foram mudados os injetores no tdi, porque se é 2010, o risco é elevado de darem o flop.

Em termos de materiais, a diferença do c4 do leon deve ser ela por ela, no golf a diferença nota-se.

Em termos de fiabilidade, o hdi tem sido uma boa surpresa, até agora não tive nenhum problema relacionado com o motor e tem cumprido bem a sua função.

Em resumo iria para o peugeot ou o citroen, o leon é um bom carro, mas não com o 1.6 tdi
    Muito obrigado pelo feedback!

Piloto de Testes OrDoS's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Atenção para uma coisa, os C4 II são carros com muito melhor montagem e materiais que o C4 I, eu tenho um C4 I e a diferença de materiais e solidez é notória, tenho andado também com um Golf de 2015 e, sinceramente, preferia de longe o C4 II só pelo conforto e habitabilidade, até prefiro o meu C4 I ao Golf pois o C4 I embora pareça menos sólido, é mais leve e ágil que os 2 mais modernos e aqueles bancos são excelentes para viajar, os do C4 II são ainda melhores (já me sentei num embora nunca tenha conduzido).

OS HDI 1.6 são motores de guerra e quanto mais recentes, mais provados estão, o único problema que tive com o C4 foi uma peça que veio com defeito de fábrica e foi-me trocada ao abrigo da garantia (o carro nem tinha 15000 Kms mas mesmo assim não foi nada de mais pois levei-o à oficina sem precisar de reboque). De resto é só manutenção programada, pneus e gasóleo e vai com 175000 Kms sem chatices (já está é a pedir uma embraiagem nova mas vai também do meu estilo de condução, uso muito a caixa ao contrário dos travões).

O Peugeot não conheço mas sei que os interiores são mais sóbrios, pessoalmente gosto mais do arrojo dos interiores da Citroen, em termos de desenho prefiro o C4 I ao C4 II mas o C4 II com as jantes certas fica bem mais bonito Se o importante não são as jantes, sugiro as que te levem a poupar o máximo possível em (bons) penus.

Pedestre tfae's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Boas a todos,
    Acabei por optar pelo C4 II, que de todos parece-me o mais equilibrado.
    O Peugeot é sem dúvida mais bonito e com linhas mais modernas, mas não é apenas o aspecto que faz dum carro bom :P

Piloto de Testes Germany's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tfae Ver Post
    Boas a todos,
    Acabei por optar pelo C4 II, que de todos parece-me o mais equilibrado.
    O Peugeot é sem dúvida mais bonito e com linhas mais modernas, mas não é apenas o aspecto que faz dum carro bom :P
    Peugeot e Citroen são equivalentes, mesma plataforma, mesmo motor, ...

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Germany Ver Post
    Peugeot e Citroen são equivalentes, mesma plataforma, mesmo motor, ...
    Diferente design, diferentes bancos, diferentes afinações...

Óptima escolha, acho que não te vais arrepender.

Pedestre tfae's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por OrDoS Ver Post

Exatamente

As razões que me levaram a optar pelo C4 foram o maior conforto/espaço nos bancos traseiros, melhores ângulos de visão para trás, preço, e o facto de os controlos do C4 não estarem na sua maioria no painel tátil.
    No Peugeot, se o mesmo avariar fico sem controlos (sim, eu sei que é pensar em extremos, mas acontece).
    Acabei por arranjar um C4 como novo que já com legalização e mudança de correia de distribuição, filtros e óleos ficará dentro dos valores pretendidos. Já um Peugeot, com as novas taxas já seria mais difícil de arranjar para esses valores…

Piloto de Testes Germany's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por OrDoS Ver Post

Coisas supérfluas...

Pedestre tfae's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Coisas supérfluas...
    Em carros tão semelhantes a nível de motor e estrutura, são essas coisas supérfluas que os distinguem ;)

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

verificaste os kms dele, ao menos?

quanto ao leon, também sei de um caso de um de 2009 que deverá fazer uns 8 a 10 mil por ano. é de um velhote e há uns 3 anos atrás, a última vez que estive ao lado dele, ainda cheirava a novo. o homem até deixava o carro destravado na garagem com uns calços, para não forçar o travão de mão. era um dos últimos 1.9 de 105cv.

Pedestre tfae's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    verificaste os kms dele, ao menos?

quanto ao leon, também sei de um caso de um de 2009 que deverá fazer uns 8 a 10 mil por ano. é de um velhote e há uns 3 anos atrás, a última vez que estive ao lado dele, ainda cheirava a novo. o homem até deixava o carro destravado na garagem com uns calços, para não forçar o travão de mão. era um dos últimos 1.9 de 105cv.
    Os kms estão dentro daquilo que se vê para esses valores. E pelo estado do carro, se foram martelados, foi para lhe meterem mais kms.

Piloto de Kart BMN's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

O 1.6 tdi do Golf que convivo está atualmente na oficina, suspeita-se dos injectores, o 1.6 hdi cá de casa está para as curvas

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Coisas supérfluas...
    Os Citroen distinguem-se precisamente por esses pormenores, não é pelos materiais fantásticos e pela qualidade de construção magnífica, se bem que se entrares num dos mais recentes se calhares surpreendes-te

Piloto de Troféu edununo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Se o Peugeot é o 308 II então já é um carro bastante diferente do C4 II. Tem a nova e actual plataforma da PSA e é globalmente um carro superior ao C4 II.
    Seria a minha escolha.

Pedestre tfae's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Se o Peugeot é o 308 II então já é um carro bastante diferente do C4 II. Tem a nova e actual plataforma da PSA e é globalmente um carro superior ao C4 II.
    Seria a minha escolha.
    Sim, seria o II.
    Mas entretanto com o aumento de impostos o 308 já ficava bem acima do valor pretendido, o que em conjunto com os pontos menos positivos (a meu ver) que já apresentei acima, me fez optar pelo C4.
    Última edição por tfae : 16-02-17 às 12:40:37

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

http://www.km77.com/01/peugeot/308/2...295029-pg.html

Por estas medições é mais espaçoso que o C4.

Pedestre tfae's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

http://www.km77.com/01/peugeot/308/2...295029-pg.html

Por estas medições é mais espaçoso que o C4.
    É mais espaçoso globalmente, mas pouco espaçoso e confortável nos bancos traseiros.
    Esta review é do modelo de 2017, mas a nível de espaço é semelhante: https://youtu.be/DiEe2o0Gbo0?t=2m22s; https://youtu.be/iLVdPMvcDQM?t=1m13s
    Em todas as reviews todos criticam esse aspecto.
    Última edição por tfae : 16-02-17 às 12:58:11

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

O 308 2 não é dos carros mais espaçosos do seu segmento. Contudo face às medições do km77, o C4 2 ainda é pior.
    Uma coisa que piora bastante a altura atrás é o tecto panorâmico.

Pedestre tfae's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

O 308 2 não é dos carros mais espaçosos do seu segmento. Contudo face às medições do km77, o C4 2 ainda é pior.
    Uma coisa que piora bastante a altura atrás é o tecto panorâmico.
    Uma review ao C4 pelo mesmo gajo (que se pressupõe que use os mesmos critérios): https://youtu.be/6XTlI7AUA64?t=27s

Piloto de Rallye Fabulous's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Sempre gostei do C4 II, apesar de ter perdido a irreverência estética do I, é melhor em quase tudo e tem uma qualidade geral de muito bom nível para aquilo que era habitual na marca.

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.