[Comparativo] Citroen C4 II 1.6 HDI 92cv / Peugeot 308 1.6 HDI 92cv / Seat Leon 1.6 TDI 105cv
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  • Citroen C4 II Hatchback 1.6 HDI 92cv (2013/14)

    5 21.74%
  • Peugeot 308 1.6 HDI 92cv (2013/14)

    13 56.52%
  • Seat Leon 1.6 TDI 105cv (2010)

    5 21.74%
A mostrar resultados 1 para 25 de 25

Título: Citroen C4 II 1.6 HDI 92cv / Peugeot 308 1.6 HDI 92cv / Seat Leon 1.6 TDI 105cv

  1. #1
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    Por Defeito Citroen C4 II 1.6 HDI 92cv / Peugeot 308 1.6 HDI 92cv / Seat Leon 1.6 TDI 105cv

    Boas,

    Peço-vos uma opinião relativamente à compra do meu primeiro carro.

    1. Preferência segmento C.
    2. Preferência Gasóleo (+14.000 km/ano).
    3. Citroen C4 II 1.6 HDI 92cv (2013/14) / Peugeot 308 1.6 HDI 92cv (2013/2014) / Seat Leon 1.6 TDI 105cv (2010)
    4. Usado, onde a fiabilidade será dos termos mais importantes, seguido de conforto e extras.
    5. Orçamento +/- 13.000€
    6. Consumos a considerar

    Estou indeciso entre os 3 mencionados porque são os que considero mais jeitosinhos para os valores pretendidos.

    Comparando o C4 com o 308, pelo que tenho visto:

    • motores iguais
    • 308 tem linhas mais modernas, painel de controlo maioritariamente tátil (avariando lá se vão os controlos…)
    • C4 mais espaçoso nos bancos traseiros (+conforto para passageiros), melhores ângulos de visão


    Os C4 e 308 estou a pensar comprar importado (é o que mais se vê por aí), mas andam todos entre os 100mil e os 150mil km (sem ideia se serão ou não martelados) para valores entre os 11.500€ e os 13.000€. Encontram-se alguns com menos kms, a partir de 70mil km para os mesmos valores, também importados, mas aí já me cheira a esturro…
    O Leon de 2010 entra ao barulho porque tenho conhecimento de um com 60mil km verdadeiros (particular conhecido, nacional) para 11.500€.

    A nível de motores o C4 e o 308 estão equiparados, com PSA, pelo que pedia aqui uma sugestão/comparação relativamente ao resto: fiabilidade, qualidade dos materiais, conforto, prestações, "gastos extras"…
    O Leon tem motor VW, ligeiramente mais potência mas menos extras (sem GPS ou ecrã tátil, por exemplo) mas desconheço a fama dos mesmos… pelo que pedia também um comparativo relativamente aos outros 2, tendo em conta a relação qualidade/custo.

    Outra das dúvidas é a diferença entre HDI, TDI, e-HDI. Quais as diferenças?

    Obrigado desde já!
    Última edição por tfae : 02-02-17 às 10:50:09


  2. #2
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    Por Defeito

    Na minha opinião o Leon poderia ser uma opção mas na minha opinião está caro para caraças.

    Qual a versão dele? Style? Mas com 7 anos um 1.6tdi de 105Cvs por 11500€ é demasiado

    Precisas mesmo a gasoleo por 12000kms ano? Porque não gasolina? Compras o mesmo leon muito mais recente a gasolina
    Última edição por gfrmartins : 02-02-17 às 09:55:44

  3. #3
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
    Na minha opinião o Leon poderia ser uma opção mas na minha opinião está caro para caraças.

    Qual a versão dele? Style? Mas com 7 anos um 1.6tdi de 105Cvs por 11500€ é demasiado

    Precisas mesmo a gasoleo por 12000kms ano? Porque não gasolina? Compras o mesmo leon muito mais recente a gasolina
    Ainda não sei qual a versão do Leon, só vou vê-lo pessoalmente este fim de semana. Mas presumo que seja um Good Stuff ou um Style.
    Pelos preços que vejo em sites online o Leon está a ótimo preço, tendo em conta que só tem 60mil km. Vendo no Standvirtual, por exemplo, estão a rondar os 12.000€ mas todos acima de 90.000 km.

    Pessoalmente também acho um pouco alto para um Seat com 7 anos, mas se me disserem que estão a estes preços por realmente serem boas máquinas....

    Quanto aos km, eu tinha posto 12.000 mas tinha sido um número dito por alto. Já alterei o tópico para um valor mais real.
    Tendo em conta que faço 60 km/dia só para trabalho e trabalho +- 240 dias/ano dá uns 14.400 km, só para trabalho, sem contar com viagens de lazer, idas ao tasco () e etc. Há ainda a probabilidade de os kms diários aumentarem caso mude de emprego (mas dificilmente diminuirão).
    Por isso acho que um carro a diesel acabe por compensar.
    Última edição por tfae : 02-02-17 às 10:44:17

  4. #4
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por tfae Ver Post
    Ainda não sei qual a versão do Leon, só vou vê-lo pessoalmente este fim de semana. Mas presumo que seja um Good Stuff ou um Style.
    Pelos preços que vejo em sites online o Leon está a ótimo preço, tendo em conta que só tem 60mil km. Vendo no Standvirtual, por exemplo, estão a rondar os 12.000€ mas todos acima de 90.000 km.

    Pessoalmente também acho um pouco alto para um Seat com 7 anos, mas se me disserem que estão a estes preços por realmente serem boas máquinas....

    Quanto aos km, eu tinha posto 12.000 mas tinha sido um número dito por alto. Já alterei o tópico para um valor mais real.
    Tendo em conta que faço 60 km/dia só para trabalho e trabalho +- 240 dias/ano dá uns 14.400 km, só para trabalho, sem contar com viagens de lazer, idas ao tasco () e etc. Há ainda a probabilidade de os kms diários aumentarem caso mude de emprego (mas dificilmente diminuirão).
    Por isso acho que um carro a diesel acabe por compensar.
    Ok sendo assim com esses klms anuais, sim um a gasoleo talvez já começe a compensar.



    Eu tive um exactamente desse ano e com esse motor e não lhes chamaria propriamente Boas máquinas
    Não tive razões de queixa, o motor é razoavél mas esse ainda muito fraco em baixas, os consumos não eram maus estavam a rondar os 5.2/5.4. Os materiais interiores não eram dos melhores mas o meu nem tinha grandes ruidos parasitas, maioria materiais duros mas se forem estimados. Vendi o meu com 120000kms e sem problemas.


    Pois os Leons estão sempre muito sobrevalorizados, mas mesmo que esses klms sejam reais (o que me parece dificil apenas 60000kms em 7 anos mas pronto) um leon com 7 anos e com esse motor para mim está caro. Tentava negociar isso (caso os klms sejam reais e esteja em bom estado) para os 10250 +-
    Mas esta é a minha opinião, esse carro também desvaloriza como os outros

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
    Ok sendo assim com esses klms anuais, sim um a gasoleo talvez já começe a compensar.



    Eu tive um exactamente desse ano e com esse motor e não lhes chamaria propriamente Boas máquinas
    Não tive razões de queixa, o motor é razoavél mas esse ainda muito fraco em baixas, os consumos não eram maus estavam a rondar os 5.2/5.4. Os materiais interiores não eram dos melhores mas o meu nem tinha grandes ruidos parasitas, maioria materiais duros mas se forem estimados. Vendi o meu com 120000kms e sem problemas.


    Pois os Leons estão sempre muito sobrevalorizados, mas mesmo que esses klms sejam reais (o que me parece dificil apenas 60000kms em 7 anos mas pronto) um leon com 7 anos e com esse motor para mim está caro. Tentava negociar isso (caso os klms sejam reais e esteja em bom estado) para os 10250 +-
    Mas esta é a minha opinião, esse carro também desvaloriza como os outros
    Muito obrigado pela opinião!
    Os km são reais, a pessoa tem o carro apenas para "passeios ao domingo"
    Quanto aos interiores, também tinha essa ideia, mas como não conheço nem tenho termos de comparação...

  6. #6
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    Por Defeito

    Vou deixar aqui o meu feedback em relação aos motores, possuo um 1.6 hdi 92 cv mas num C4 da 1ª geração, convivi com um leon 1.6 de 2010, e atualmente convivo com um golf 1.6 tdi de 2010.

    O hdi é muito mais agradável que o 1.6 tdi, embora mais ruidoso, muito mais disponivel, ás vezes tenho a sensação que tem mais cavalos que o tdi, não gosto nada do 1.6 tdi, o motor saiu mesmo mal.

    Verifica se já foram mudados os injetores no tdi, porque se é 2010, o risco é elevado de darem o flop.

    Em termos de materiais, a diferença do c4 do leon deve ser ela por ela, no golf a diferença nota-se.

    Em termos de fiabilidade, o hdi tem sido uma boa surpresa, até agora não tive nenhum problema relacionado com o motor e tem cumprido bem a sua função.

    Em resumo iria para o peugeot ou o citroen, o leon é um bom carro, mas não com o 1.6 tdi

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por BMN Ver Post
    Vou deixar aqui o meu feedback em relação aos motores, possuo um 1.6 hdi 92 cv mas num C4 da 1ª geração, convivi com um leon 1.6 de 2010, e atualmente convivo com um golf 1.6 tdi de 2010.

    O hdi é muito mais agradável que o 1.6 tdi, embora mais ruidoso, muito mais disponivel, ás vezes tenho a sensação que tem mais cavalos que o tdi, não gosto nada do 1.6 tdi, o motor saiu mesmo mal.

    Verifica se já foram mudados os injetores no tdi, porque se é 2010, o risco é elevado de darem o flop.

    Em termos de materiais, a diferença do c4 do leon deve ser ela por ela, no golf a diferença nota-se.

    Em termos de fiabilidade, o hdi tem sido uma boa surpresa, até agora não tive nenhum problema relacionado com o motor e tem cumprido bem a sua função.

    Em resumo iria para o peugeot ou o citroen, o leon é um bom carro, mas não com o 1.6 tdi
    Muito obrigado pelo feedback!

  8. #8
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    Atenção para uma coisa, os C4 II são carros com muito melhor montagem e materiais que o C4 I, eu tenho um C4 I e a diferença de materiais e solidez é notória, tenho andado também com um Golf de 2015 e, sinceramente, preferia de longe o C4 II só pelo conforto e habitabilidade, até prefiro o meu C4 I ao Golf pois o C4 I embora pareça menos sólido, é mais leve e ágil que os 2 mais modernos e aqueles bancos são excelentes para viajar, os do C4 II são ainda melhores (já me sentei num embora nunca tenha conduzido).

    OS HDI 1.6 são motores de guerra e quanto mais recentes, mais provados estão, o único problema que tive com o C4 foi uma peça que veio com defeito de fábrica e foi-me trocada ao abrigo da garantia (o carro nem tinha 15000 Kms mas mesmo assim não foi nada de mais pois levei-o à oficina sem precisar de reboque). De resto é só manutenção programada, pneus e gasóleo e vai com 175000 Kms sem chatices (já está é a pedir uma embraiagem nova mas vai também do meu estilo de condução, uso muito a caixa ao contrário dos travões).

    O Peugeot não conheço mas sei que os interiores são mais sóbrios, pessoalmente gosto mais do arrojo dos interiores da Citroen, em termos de desenho prefiro o C4 I ao C4 II mas o C4 II com as jantes certas fica bem mais bonito Se o importante não são as jantes, sugiro as que te levem a poupar o máximo possível em (bons) penus.

  9. #9
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    Boas a todos,
    Acabei por optar pelo C4 II, que de todos parece-me o mais equilibrado.
    O Peugeot é sem dúvida mais bonito e com linhas mais modernas, mas não é apenas o aspecto que faz dum carro bom :P

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por tfae Ver Post
    Boas a todos,
    Acabei por optar pelo C4 II, que de todos parece-me o mais equilibrado.
    O Peugeot é sem dúvida mais bonito e com linhas mais modernas, mas não é apenas o aspecto que faz dum carro bom :P
    Peugeot e Citroen são equivalentes, mesma plataforma, mesmo motor, ...

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por Germany Ver Post
    Peugeot e Citroen são equivalentes, mesma plataforma, mesmo motor, ...
    Diferente design, diferentes bancos, diferentes afinações...

    Óptima escolha, acho que não te vais arrepender.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por OrDoS Ver Post
    Diferente design, diferentes bancos, diferentes afinações...

    Óptima escolha, acho que não te vais arrepender.
    Exatamente

    As razões que me levaram a optar pelo C4 foram o maior conforto/espaço nos bancos traseiros, melhores ângulos de visão para trás, preço, e o facto de os controlos do C4 não estarem na sua maioria no painel tátil.
    No Peugeot, se o mesmo avariar fico sem controlos (sim, eu sei que é pensar em extremos, mas acontece).
    Acabei por arranjar um C4 como novo que já com legalização e mudança de correia de distribuição, filtros e óleos ficará dentro dos valores pretendidos. Já um Peugeot, com as novas taxas já seria mais difícil de arranjar para esses valores…

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por OrDoS Ver Post
    Diferente design, diferentes bancos, diferentes afinações...

    Óptima escolha, acho que não te vais arrepender.
    Coisas supérfluas...

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por Germany Ver Post
    Coisas supérfluas...
    Em carros tão semelhantes a nível de motor e estrutura, são essas coisas supérfluas que os distinguem ;)

  15. #15
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    verificaste os kms dele, ao menos?

    quanto ao leon, também sei de um caso de um de 2009 que deverá fazer uns 8 a 10 mil por ano. é de um velhote e há uns 3 anos atrás, a última vez que estive ao lado dele, ainda cheirava a novo. o homem até deixava o carro destravado na garagem com uns calços, para não forçar o travão de mão. era um dos últimos 1.9 de 105cv.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    verificaste os kms dele, ao menos?

    quanto ao leon, também sei de um caso de um de 2009 que deverá fazer uns 8 a 10 mil por ano. é de um velhote e há uns 3 anos atrás, a última vez que estive ao lado dele, ainda cheirava a novo. o homem até deixava o carro destravado na garagem com uns calços, para não forçar o travão de mão. era um dos últimos 1.9 de 105cv.
    Os kms estão dentro daquilo que se vê para esses valores. E pelo estado do carro, se foram martelados, foi para lhe meterem mais kms.

  17. #17
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    O 1.6 tdi do Golf que convivo está atualmente na oficina, suspeita-se dos injectores, o 1.6 hdi cá de casa está para as curvas

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por Germany Ver Post
    Coisas supérfluas...
    Os Citroen distinguem-se precisamente por esses pormenores, não é pelos materiais fantásticos e pela qualidade de construção magnífica, se bem que se entrares num dos mais recentes se calhares surpreendes-te

  19. #19
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    Se o Peugeot é o 308 II então já é um carro bastante diferente do C4 II. Tem a nova e actual plataforma da PSA e é globalmente um carro superior ao C4 II.
    Seria a minha escolha.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Se o Peugeot é o 308 II então já é um carro bastante diferente do C4 II. Tem a nova e actual plataforma da PSA e é globalmente um carro superior ao C4 II.
    Seria a minha escolha.
    Sim, seria o II.
    Mas entretanto com o aumento de impostos o 308 já ficava bem acima do valor pretendido, o que em conjunto com os pontos menos positivos (a meu ver) que já apresentei acima, me fez optar pelo C4.
    Última edição por tfae : 16-02-17 às 12:40:37

  21. #21
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    http://www.km77.com/01/peugeot/308/2...295029-pg.html

    Por estas medições é mais espaçoso que o C4.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    http://www.km77.com/01/peugeot/308/2...295029-pg.html

    Por estas medições é mais espaçoso que o C4.
    É mais espaçoso globalmente, mas pouco espaçoso e confortável nos bancos traseiros.
    Esta review é do modelo de 2017, mas a nível de espaço é semelhante: https://youtu.be/DiEe2o0Gbo0?t=2m22s; https://youtu.be/iLVdPMvcDQM?t=1m13s
    Em todas as reviews todos criticam esse aspecto.
    Última edição por tfae : 16-02-17 às 12:58:11

  23. #23
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    O 308 2 não é dos carros mais espaçosos do seu segmento. Contudo face às medições do km77, o C4 2 ainda é pior.
    Uma coisa que piora bastante a altura atrás é o tecto panorâmico.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    O 308 2 não é dos carros mais espaçosos do seu segmento. Contudo face às medições do km77, o C4 2 ainda é pior.
    Uma coisa que piora bastante a altura atrás é o tecto panorâmico.
    Uma review ao C4 pelo mesmo gajo (que se pressupõe que use os mesmos critérios): https://youtu.be/6XTlI7AUA64?t=27s

  25. #25
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    Sempre gostei do C4 II, apesar de ter perdido a irreverência estética do I, é melhor em quase tudo e tem uma qualidade geral de muito bom nível para aquilo que era habitual na marca.

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