Ventoinha acionada direto
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Título: Ventoinha acionada direto

  1. #1
    Pedestre MrSanchez's Avatar
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    Thumbs down Ventoinha acionada direto

    Olá amigos do fórum

    Tenho um celta 2002 (com ar) que a ventoinha aciona quando viro a chave, fica ligada até eu desligar o carro. Alguém já passou por algo parecido? Me falaram que poderia ser o 'pressostato' do ar. Já desconectei o cabo do pressostato e ela continua acionando, já troquei o sensor de temperatura da água e nada, testei a válvula termostatica (a água esquenta por completo).


  2. #2
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    Por Defeito

    chevrolet? e feitio

    faz um touch dos cabos da bateria por 2 ou 3 segundos pra fazer reset nos modulos, tiras dos bornes e encosta um ao outro
    voltas a ligar a bateria e da a chave e testa
    se estiver ok, fixe, senao faz uma segunda vez e se continuar na mesma ve o rele que costuma ficar fechado e troca

  3. #3
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    Citação Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
    chevrolet? e feitio

    faz um touch dos cabos da bateria por 2 ou 3 segundos pra fazer reset nos modulos, tiras dos bornes e encosta um ao outro

  4. #4
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    Por Defeito

    e um procedimento basico pra descarregar remanescente de corrente dos circuitos

    como descarregas condensadores por exemplo duma televisao?

    mas neste caso uma coisa e certa, se o rele fica sempre fechado mesmo depois disto, e trocar e nao andar com filmes

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
    e um procedimento basico pra descarregar remanescente de corrente dos circuitos

    como descarregas condensadores por exemplo duma televisao?

    mas neste caso uma coisa e certa, se o rele fica sempre fechado mesmo depois disto, e trocar e nao andar com filmes
    tens muita razão esse procedimento serve bem aplicado na electrónica de um aparelho electrónico qualquer, na electrónica de um carro não, assim que desconectas a bateria a alimentação vai instantaneamente abaixo, logo esse procedimento não tem qualquer efeito...

    e alem do mais o problema mencionado e para o carro que é só tem de ver duas situações , pelo que ele diz estão ok, então o problema pode ser cablagem, dai que o melhor será levar a um electricista auto e fazer uns testes para ver onde está a causa até porque o circuito eléctrico é básico, não tem muito por onde avariar......

  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    tens muita razão esse procedimento serve bem aplicado na electrónica de um aparelho electrónico qualquer, na electrónica de um carro não, assim que desconectas a bateria a alimentação vai instantaneamente abaixo, logo esse procedimento não tem qualquer efeito...

    e alem do mais o problema mencionado e para o carro que é só tem de ver duas situações , pelo que ele diz estão ok, então o problema pode ser cablagem, dai que o melhor será levar a um electricista auto e fazer uns testes para ver onde está a causa até porque o circuito eléctrico é básico, não tem muito por onde avariar......
    sim, mas o modulo ainda contem uns momentos de corrente(nao falo de tensao, que desligando a bateria a tensao puff!), que se descarregar faz uma especie de "reset" ao dito

  7. #7
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    Entendi, vou fazer o teste e posto aqui o que deu.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
    como descarregas condensadores por exemplo duma televisao?
    Descarregas condensadores tocando as patas?! Se sim cuidado com isso, dependendo do condensador para além de incorreto pode ser perigoso!

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
    Descarregas condensadores tocando as patas?! Se sim cuidado com isso, dependendo do condensador para além de incorreto pode ser perigoso!
    nao confundas com descarregar estatica duma tv de tubo de raios catodicos,esse sim perigoso,e ja fui ao hospital devido a 1 monitor crt

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  10. #10
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    Não confundo não. Um condensador seja de TV, monitor, fonte alimentação, etc... não se deve descarregar juntando as patas mas sim "consumindo" a energia!

  11. #11
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    nao vamos complicar o topico ao rapaz, era pra ter uma ideia da coisa

  12. #12
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    Há coisas que são perigosas e não se deve recomendar assim de animo leve a quem não percebe!

  13. #13
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    se quiser doutra forma e tirar a bateria do veiculo e fazer o procedimento...

  14. #14
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    Fiz o procedimento: retirei os cabos da bateria, encostei o + e o - e voltei a ligar. Infelizmente não deu resultado é a ventoinha continua armando ao virar a chave. Não sei se levo no mecânico para passar o scanner ou na oficina de Ar condicionado.

  15. #15
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    Passa o scanner pode ser que tenha um erro que esclareça logo tudo...

  16. #16
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    Já viu se o relé da ventoinha não está colado fechado?

  17. #17
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    pena,trocar rele sera 1 opcao

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  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
    Já viu se o relé da ventoinha não está colado fechado?
    Estão não, quando viro a chave arma a primeira velocidade e passando uns segundos ele já arma a segunda velocidade. Olhei todos os relês na caixa de fusíveis que tem o desenho de hélice. Todos estão armando e desarmando normalmente.

  19. #19
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    Então pode ser o pressostato do ac...

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  20. #20
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    Por Defeito

    sensor de temperatura do liquido de refrigeração...troca ;)

  21. #21
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    Por Defeito [resolvido]

    Pessoal descobri qual era o problema: a tomada do sendor pressostato estava com mal contato, enviando o sinal pro módulo de que o sensor estava desligado e como medida preventiva ele acionava a ventoinha para evitar qualquer problema posterior. Agradeço ao pessoal do 'Auto Hoje Fórum' que me ajudou, quero poder ajuda-los com alguma dúvida também.

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