Fiat VS Alfa Romeo
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Título: Fiat VS Alfa Romeo

  1. #1
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    Exclamation Fiat VS Alfa Romeo

    Boas.
    Numa busca intensiva para comprar um bom carro dentro do preço (~2.500€) encontrei um Fiat Bravo HGT 2.0 20v 147cv e um Alfa Romeo 156 1.6 TS SPORT 120cv, ambos com 160.00km, a GPL e do mesmo ano (98'). A questão é: qual deles a melhor escolha a nível mecânico? Qual é o mais fiável, levando também conta, claro, os custos da manutenção caso algum deles tenha fama de problemas.
    Toda a ajuda é bem-vinda.


    PS. Estou aberto a sugestões caso nenhum destes seja uma boa opção

    Specs dos carros:
    Alfa Romeo - http://www.auto-data.net/en/?f=showCar&car_id=1482
    Fiat - http://www.auto-data.net/en/?f=showCar&car_id=7191


  2. #2
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    O Fiat vai ser menos económico em consumos...e também em manutenção. Não era esse 20v que tinha de sair do carro para se trocar a correia de distribuição, ou estou a confundir com o motor do Fiat Coupé?

    Claro que o Bravo tem uma mecânica mais nobre e com disponibilidade maior, para além da sonoridade...mas o 156 é um carro melhor. Se estivesse em causa um 156 1.8 TS a GPL acho que não tinha sequer dúvidas.

  3. #3
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    Citação Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
    O Fiat vai ser menos económico em consumos...e também em manutenção. Não era esse 20v que tinha de sair do carro para se trocar a correia de distribuição, ou estou a confundir com o motor do Fiat Coupé?

    Claro que o Bravo tem uma mecânica mais nobre e com disponibilidade maior, para além da sonoridade...mas o 156 é um carro melhor. Se estivesse em causa um 156 1.8 TS a GPL acho que não tinha sequer dúvidas.
    Mas recomendas o 156 1.6? Ou achas que existem melhores soluções dentro deste preço? Irei fazer à volta de 7000/7500 km's por ano.

  4. #4
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    Atenção ao variador e intervalos de troca de correias de distribuição do 156!

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
    Atenção ao variador e intervalos de troca de correias de distribuição do 156!
    Penso que seja aos 60.000km's ou 3 anos, o alfa 156.
    Sobre a fiat não sei.

  6. #6
    Banido Jfire's Avatar
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    Se o 156 tiver em bom estado, vai para o 156. É outro carro. De longe.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
    Se o 156 tiver em bom estado, vai para o 156. É outro carro. De longe.
    Por algum motivo em especial?

  8. #8
    Banido paulo14's Avatar
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    O 156 é melhor, o Bravo deve ser mais engraçado. Em termos de consumos nenhum deverá ser económico, a piorar para o Bravo.
    A manutenção, nesses motores há a fama de não serem baratos de manter, e de serem sensíveis bem como intervalos menores.

    Outros diria, Corolla 1.3/1.4, Civic 1.5, algum Golf 1.6i, Megane e Focus 1.6, acho que nenhum terá o andamento do Bravo mas serão mais baratos de manter.

    EDIT: Só agora percebi que já estavam a GPL
    Acho que o 156 acaba por ser mais equilibrado, e já não anda mal.
    Última edição por paulo14 : 01-06-16 às 15:48:58

  9. #9
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    Estamos a falar de carros já com "bastante vida" e é preciso ver o estado.
    Há muito poucos Bravos HGT e o que falas não está com grande aspecto:
    https://olx.pt/anuncio/fiat-bravo-hg...tml#059115f78d

    Acreditas que a revisão com distribuição foi feita?
    O motor pode sair mas não é preciso. Basta aliviar o apoio do lado da distribuição e deixar descair "um palmo" o motor, escorado claro.

    O 156 não sei se será este:
    https://olx.pt/anuncio/alfa-romeo-15...tml#0db79819c6

    sendo, por fora está interessante (pelas fotos) mas pode enganar.
    As suspensões como estarão?
    Acreditas que a revisão com distribuição foi feita?
    São carros a ver antes de tecer considerações.

    Se bem que já a GPL, 2500 € de orçamento parece-me que vamos dar sempre a carros (destes) a precisar de muita coisa.

    De resto, partindo de termos teóricos de estado "perfeito" ou idêntico,
    o 156 parece-me melhor em quase tudo, excepto se falarmos de prestações, onde o Bravo terá bastante vantagem, especialmente em arranques.
    Isso e no funcionamento e sonoridade do motor 5 cilindros.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Estamos a falar de carros já com "bastante vida" e é preciso ver o estado.
    Há muito poucos Bravos HGT e o que falas não está com grande aspecto:
    https://olx.pt/anuncio/fiat-bravo-hg...tml#059115f78d

    Acreditas que a revisão com distribuição foi feita?
    O motor pode sair mas não é preciso. Basta aliviar o apoio do lado da distribuição e deixar descair "um palmo" o motor, escorado claro.

    O 156 não sei se será este:
    https://olx.pt/anuncio/alfa-romeo-15...tml#0db79819c6

    sendo, por fora está interessante (pelas fotos) mas pode enganar.
    As suspensões como estarão?
    Acreditas que a revisão com distribuição foi feita?
    São carros a ver antes de tecer considerações.

    Se bem que já a GPL, 2500 € de orçamento parece-me que vamos dar sempre a carros (destes) a precisar de muita coisa.

    De resto, partindo de termos teóricos de estado "perfeito" ou idêntico,
    o 156 parece-me melhor em quase tudo, excepto se falarmos de prestações, onde o Bravo terá bastante vantagem, especialmente em arranques.
    Isso e no funcionamento e sonoridade do motor 5 cilindros.
    Obrigado pela a ajuda. Acho que será mesmo o 156. Também não quero carro para ir para as rectas. O objectivo é ser um carro fiável mas que também responda bem quando é preciso.
    Vou procurar o outros carros como o Paulo14 sugeriu, no entanto vou ter mais atenção para os GPL. Obrigado

  11. #11
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    Tive um Bravo HGT ainda nos 90 e aquele 5 cil. tem um pulmão bestial sendo tb muito elástico, para alem disso, um som e um funcionamento muito refinados mas gasta bem se aproveitamos bem as suas capacidades.

    O 1,6 120, conduziu só uma vez e pareceu-me pão sem sal e é preciso estica-lo para ter resposta decente.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
    Tive um Bravo HGT ainda nos 90 e aquele 5 cil. tem um pulmão bestial sendo tb muito elástico, para alem disso, um som e um funcionamento muito refinados mas gasta bem se aproveitamos bem as suas capacidades.

    O 1,6 120, conduziu só uma vez e pareceu-me pão sem sal e é preciso estica-lo para ter resposta decente.
    Devia ter o variador avariado.

    Frio fazia barulho de carro a diesel?

  13. #13
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    Tive um Bravo HGT ainda nos 90 e aquele 5 cil. tem um pulmão bestial sendo tb muito elástico, para alem disso, um som e um funcionamento muito refinados mas gasta bem se aproveitamos bem as suas capacidades. A seguir veio a 156 SW selespeed 2.0 155 cv mas este motor embora elástico e redondo não era tão cheio como o 5 cil.

    O 1,6 120, conduziu só uma vez e pareceu-me pão sem sal e é preciso estica-lo para ter resposta decente.

    Já em termos de design e estilo, nem é preciso falar

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
    O Fiat vai ser menos económico em consumos...e também em manutenção. Não era esse 20v que tinha de sair do carro para se trocar a correia de distribuição, ou estou a confundir com o motor do Fiat Coupé?

    Claro que o Bravo tem uma mecânica mais nobre e com disponibilidade maior, para além da sonoridade...mas o 156 é um carro melhor. Se estivesse em causa um 156 1.8 TS a GPL acho que não tinha sequer dúvidas.
    Dentro dos motores diesel 1.8/1.9/2.4 qual é o mais fiável? E suponho que são preferíveis aos a gasolina, mesmo que GPL, certo?

  15. #15
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    Errado.

    Eu preferia 1000x um 1.8 TS a GPL do que um 1.9 JTD 105/110/115. Não é o que o JTD seja um mau motor, mas um motor a gasolina é outra louça. A GPL, só perde pelo menor binário, não é o tipo de carro que faça tudo em 5ª à vontade, mas safa-se.

    O 2.4 tem uma sonoridade um pouco mais interessante do que o 1.9, mas não é particularmente potente para a cilindrada (150 cv) e deixa a frente do 156 algo pesada. Nota-se bem face aos modelos com o TS.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
    Errado.

    Eu preferia 1000x um 1.8 TS a GPL do que um 1.9 JTD 105/110/115. Não é o que o JTD seja um mau motor, mas um motor a gasolina é outra louça. A GPL, só perde pelo menor binário, não é o tipo de carro que faça tudo em 5ª à vontade, mas safa-se.

    O 2.4 tem uma sonoridade um pouco mais interessante do que o 1.9, mas não é particularmente potente para a cilindrada (150 cv) e deixa a frente do 156 algo pesada. Nota-se bem face aos modelos com o TS.
    Não era à disponibilidade do motor a que me referida, mas sim á durabilidade.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
    Devia ter o variador avariado.

    Frio fazia barulho de carro a diesel?
    Não, nenhum deles. era mais aquela de passar do meu então HGT e pegar no TS 1.6 e a diferença de resposta era o dia e a noite.

    Com o 2.O TS a diferença diminuía substancialmente mas mesmo assim o HGT era superior em tudo menos nos consumos.

  18. #18
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    A menos que vivas nalguma zona sem subidas e andes sempre sózinho nas calmas, o 156 vai-te gastar o mesmo ou até mais.
    Carro bem mais pesado e com bem menos força...não é segredo nenhum.

    A distribuição do 2.0 20v é uma bela bosta para se trocar. De resto é melhor em tudo.

    De resto as diferenças são as obvias. Um é mais pequeno e prático, o outro é maior e mais confortavel, a qualidade de interiores é semelhante, etc etc etc

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