Ford Focus LX 1.8 TDDi - 2002
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 12 de 12

Título: Ford Focus LX 1.8 TDDi - 2002

Pedestre
    Data de Registo
    Sep 2011

Question Ford Focus LX 1.8 TDDi - 2002

Boas...

Tenho um Ford Focus versão 1.8 TDDi (90cv) de 2002 (Comercial - 3 Portas)..

Estou a pensar mudar de jantes ...actualmente uso as de origem da Ford R15 ...aquelas que têm o símbolo da Ford a esconder os furos de fixação! O problema é que com a gatunagem de hoje em dia, das 4 jantes apenas 2 têm o símbolo! E como estou numa de colocar o carro mais desportivo! Pensei em mudar de jantes! A medida actual é 195/60 R15 .

O meu livrete tem nas anotações especiais os pneus 205/50R 16 ...sendo que posso mudar para umas R16! Apesar de a ideia ser, colocar uma jantes R16 mas com a medida 215/60 R16 .

E tenho andado a ver ...a duvida que tenho é a seguinte ...em alguns sites, encontro jantes muito bonitas mas falam da largura em ser 6.5 ou 7 ...algo que não percebo! E falam também no centro da jante que varia entre os 62.3 por exemplo, e os 73.1 que não consigo perceber!

Será possível explicarem-me?

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jun 2015

Por Defeito

Eu colocava 205/55 R16 se estivesse averbado, o pneu é mais barato.

Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DarkCrow Ver Post
    Boas...

Tenho um Ford Focus versão 1.8 TDDi (90cv) de 2002 (Comercial - 3 Portas)..

Estou a pensar mudar de jantes ...actualmente uso as de origem da Ford R15 ...aquelas que têm o símbolo da Ford a esconder os furos de fixação! O problema é que com a gatunagem de hoje em dia, das 4 jantes apenas 2 têm o símbolo! E como estou numa de colocar o carro mais desportivo! Pensei em mudar de jantes! A medida actual é 195/60 R15 .

O meu livrete tem nas anotações especiais os pneus 205/50R 16 ...sendo que posso mudar para umas R16! Apesar de a ideia ser, colocar uma jantes R16 mas com a medida 215/60 R16 .

E tenho andado a ver ...a duvida que tenho é a seguinte ...em alguns sites, encontro jantes muito bonitas mas falam da largura em ser 6.5 ou 7 ...algo que não percebo! E falam também no centro da jante que varia entre os 62.3 por exemplo, e os 73.1 que não consigo perceber!

Será possível explicarem-me?

A medida indicada, será os 205/50R16... porque colocando 215/60R16... ficarás com uma parede de pneu alta... parecendo mais um pneu de todo-o-terren (isto sem entrar na questão de estares a usar medida não homologada e em que poderás ser autuado se autoridades assim o entenderem)

A tua dúvida de 6.5 vs 7, tem haver com a largura da jante em polegadas.

A outra medida, será o centro/furação, sendo que no caso do Focus será de 4x108 (4 furos distantes de 108mm).
    Última edição por nto : 15-02-16 às 04:19:02 Razão: Correcção ortográfica

Pedestre
    Data de Registo
    Sep 2011

Por Defeito

Ok!

Top! Em relação ao Pneu ... 205/50 R16 terei uma condução confortável em piso molhado, tendo este mais segurança em curva!?

Em relação a gastos de uma R15 para uma R16 ..varia muito, ou nada de especial!! Para o Proximo inverno terei de meter pneus, até lá irei ver os mais em conta, se me quiserem deixar algumas indicações para meter pneus e jantes! Era porreiro! xD

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Ok!

Top! Em relação ao Pneu ... 205/50 R16 terei uma condução confortável em piso molhado, tendo este mais segurança em curva!?

Em relação a gastos de uma R15 para uma R16 ..varia muito, ou nada de especial!! Para o Proximo inverno terei de meter pneus, até lá irei ver os mais em conta, se me quiserem deixar algumas indicações para meter pneus e jantes! Era porreiro! xD

Tanto uma medida como outra, não e tão proliferada como outras.

Mas a medida em 16 é mais rara ainda (poucos carros a usam) e como tal também há menos marcas de pneus a produzir essa medida, daí que havendo menos concorrência, não tenderá a ter preços "agradáveis" como outras medidas muito usadas.

Pedestre
    Data de Registo
    Sep 2011

Por Defeito

Hmmm...

Então, se calhar é preferível mudar apenas as jantes e manter a mesma medida de pneu e jantes!!! Correto!?

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Hmmm...

Então, se calhar é preferível mudar apenas as jantes e manter a mesma medida de pneu e jantes!!! Correto!?

Sim, se pretendes passar para 16", é manter o indicado, que serão os 205/50R16

Pedestre
    Data de Registo
    Sep 2011

Por Defeito

Sendo assim ...irei ficar pelas R15 !!! As jantes são mais baratas e claro os pneus também!

Estou inclinado para umas parecidas com estas ...

Legenda:

Jantes 15 polegadas FX004 RACING SILVER

Diâmetro: 15
    Largura: 6.50
    Fixação:4X108
    ET: 40
    Centro jante: 63.4
    Acabamento:HYPER SILVER

Pelo que dizes está dentro dos parâmetros, é furação de 4 e 108 mm !!! Não percebo é o ET e a medida do centro da jante! Uma vez que como menciono em cima, existe com 73.1 por exemplo!

Piloto de Testes pregoafundo's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Sendo assim ...irei ficar pelas R15 !!! As jantes são mais baratas e claro os pneus também!

Estou inclinado para umas parecidas com estas ...

Legenda:

Jantes 15 polegadas FX004 RACING SILVER

Diâmetro: 15
    ET: 40
    Centro jante: 63.4

Pelo que dizes está dentro dos parâmetros, é furação de 4 e 108 mm !!! Não percebo é o ET e a medida do centro da jante! Uma vez que como menciono em cima, existe com 73.1 por exemplo!
    A medida do centro da jante é o diâmetro do furo central, aquele entre os furos dos pernos:

image hosting no sign up

O ET ou Offset é basicamente a profundidade da jante. Imagina a vista de perfil da jante, o ET indica a concavidade/profundidade:

photo host

Pedestre
    Data de Registo
    Sep 2011

Por Defeito

Ok! Obrigado pela Info!!

Então para um Focus de 2002 ..estas jantes R15 com esta referencia encaixam sem problemas!!?

No entanto se eu quiser colocar umas R16

Teriam esta legenda:

Jantes 16 polegadas FX004 RACING SILVER

Diâmetro: 16
    ET: 20
    Centro jante: 65.1

Será que daria da mesma maneira, ou já seria mais complicado!?!
    Última edição por DarkCrow : 15-02-16 às 18:41:25

Pedestre
    Data de Registo
    Sep 2011

Por Defeito

Boas ...

Sendo assim ...esta medida de jante 6.50 x 15 4 X 108 ..dá para o ford focus com pneus 195/50 R15 !?!?

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Boas ...

Sendo assim ...esta medida de jante 6.50 x 15 4 X 108 ..dá para o ford focus com pneus 195/50 R15 !?!?

Sim, que parecer que dê.

Mas os pneus esses, terás de usar os 195/60R15, que é a medida homologada para os FOCUS com 15 polegadas.

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.