Clio 1.9D - 1998 - Página 3
 Rede MPL:
Página 3 de 3 PrimeiraPrimeira ... 23
A mostrar resultados 61 para 87 de 87

Título: Clio 1.9D - 1998

Piloto de Testes Johnny25's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Desde que seja 10w40 B4, qualquer um serve.

Quando vais pelicular o gajo?

Piloto de Testes FullThrottle's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post

B3 deve ser suficiente. Se for B4 melhor. O mobil que ele usa ainda é B3.

Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jpccaldas Ver Post
    Aos entendidos, o óleo que o meu mecânico está a colocar é o correto? Ou é "compatível"? Em resumo, serve?
    Esse mobil é ACEA B3. Hoje em dia os óleos é quase tudo B4 (melhor). Para o teu penso que B3 seja suficiente (verificar no manual)

Depois há a viscosidade. 10W40 (semi-sintético) é o intermédio entre 15W40 (mineral) e 5W40 (sintético).

No geral: sintético é melhor que semi-sintético que é melhor que mineral.

5W40 versus 10W40: tem melhor protecção a frio, por ser sintético tem melhores propriedades, maior durabilidade, etc

A mesma coisa em relação ao 10W40 versus 15W40

Se não és tu que mudas o óleo então ao menos não deixes que te coloquem 15W40. É pior, dura menos tempo, desgasta mais o motor, tens que fazer mudas mais frequentes, etc

Penso que a viscosidade 5W40 seja uma opção para o teu motor (verificar no manual). Se assim for devias experimentar devido ao que já foi referido.

Muda sempre o filtro do óleo em todas as mudas, não deixes passar o prazo máximo (meses/kms) para evitar que o motor ganhe borra no interior e se desgaste precocemente.

Em relação a esse mobil 2000 versus outras marcas. Há outras marcas boas/conhecidas que têm preço mais reduzido e que têm melhores especificações.

Há alguma razão para a marca escolhida ser esse mobil?

Por ~20 euros encontras facilmente 5 litros de 10W40 ou 5W40 de marcas boas/conhecidas. Depois é juntar 3 ou 4 euros do filtro e mais uns cêntimos para a anilha do bujão.

Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    Esse mobil é ACEA B3. Hoje em dia os óleos é quase tudo B4 (melhor). Para o teu penso que B3 seja suficiente (verificar no manual)

Depois há a viscosidade. 10W40 (semi-sintético) é o intermédio entre 15W40 (mineral) e 5W40 (sintético).

No geral: sintético é melhor que semi-sintético que é melhor que mineral.

5W40 versus 10W40: tem melhor protecção a frio, por ser sintético tem melhores propriedades, maior durabilidade, etc

A mesma coisa em relação ao 10W40 versus 15W40

Se não és tu que mudas o óleo então ao menos não deixes que te coloquem 15W40. É pior, dura menos tempo, desgasta mais o motor, tens que fazer mudas mais frequentes, etc

Penso que a viscosidade 5W40 seja uma opção para o teu motor (verificar no manual). Se assim for devias experimentar devido ao que já foi referido.

Muda sempre o filtro do óleo em todas as mudas, não deixes passar o prazo máximo (meses/kms) para evitar que o motor ganhe borra no interior e se desgaste precocemente.

Em relação a esse mobil 2000 versus outras marcas. Há outras marcas boas/conhecidas que têm preço mais reduzido e que têm melhores especificações.

Há alguma razão para a marca escolhida ser esse mobil?

Por ~20 euros encontras facilmente 5 litros de 10W40 ou 5W40 de marcas boas/conhecidas. Depois é juntar 3 ou 4 euros do filtro e mais uns cêntimos para a anilha do bujão.
    10w40 é perfeito para o motor.
    5w40 é deitar dinheiro fora, não há cá turbos e afins a necessitar de lubrificação; além disso, pode começar a ter fugas de óleo por este ser mais fino.
    15w40 é apenas caso o motor gaste óleo.

Mete um bom 10w40 e ficas descansado.

Eu tenho usado Wolf, e aconselho vivamente.
    Já usei Castrol GTX nesse motor.

Se andar a 15w40: 7500 km cada muda.
    10w40: 10000km cada.
    5w40: 15000 penso eu, mas neste motor nunca meti 5w40.

Se o meu antigo Clio I anda há mais de 100k km com 15w40 sem stress, então este agora a 10w40 anda no paraíso

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Bom, eu tenho feito as mudas de 10k em 10k kms, espero que seja bom e suficiente!
    No entanto obrigado por todas as informações!

Bem gostava! O que preciso de fazer? Em termos de legalizações, como funciona? Eu vi um Clio de um user de um fórum com um Clio lindíssimo... Eu de motor não quero alterar nada mas gostava de baixar um pouco o carro por exemplo, pelicular, tratar da pintura... Pô-lo um pouco mais bonitinho. Já ando a namorar umas jantes 14' (posso colocar segundo o livrete), por aí.

Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Bom, eu tenho feito as mudas de 10k em 10k kms, espero que seja bom e suficiente!
    No entanto obrigado por todas as informações!

Bem gostava! O que preciso de fazer? Em termos de legalizações, como funciona? Eu vi um Clio de um user de um fórum com um Clio lindíssimo... Eu de motor não quero alterar nada mas gostava de baixar um pouco o carro por exemplo, pelicular, tratar da pintura... Pô-lo um pouco mais bonitinho. Já ando a namorar umas jantes 14' (posso colocar segundo o livrete), por aí.
    Pelicular, em viaturas comerciais (na zona de carga), não é preciso nada em termos de legislação

Metes umas jantes 14" à maneira, de uma boa marca. Se for preciso, dás uma re-pintura e fica logo outra coisa.

E motor, não mexas nada... Estes motores são bons e famosos pela sua simplicidade e durabilidade.
    Se mexeres, mais vale meteres logo o conjunto motor-bomba injectora do Renault 19dT.

Como um sábio deste fórum disse:
    "Queres chegar mais depressa? Vai mais cedo!"

Rebaixar, eu não rebaixava... Vais esforçar eixos e afins, e a coisa tem que ficar bem feita, senão vai andar a comer rolamentos e pneus que nem uma coisa doida.
    Última edição por Johnny25 : 30-08-16 às 13:42:01

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Pelicular, em viaturas comerciais (na zona de carga), não é preciso nada em termos de legislação

Metes umas jantes 14" à maneira, de uma boa marca. Se for preciso, dás uma re-pintura e fica logo outra coisa.

E motor, não mexas nada... Estes motores são bons e famosos pela sua simplicidade e durabilidade.
    Se mexeres, mais vale meteres logo o conjunto motor-bomba injectora do Renault 19dT.

Como um sábio deste fórum disse:
    "Queres chegar mais depressa? Vai mais cedo!"

Rebaixar, eu não rebaixava... Vais esforçar eixos e afins, e a coisa tem que ficar bem feita, senão vai andar a comer rolamentos e pneus que nem uma coisa doida.
    Certo, tal como tinha pensado, simples e bonito!
    Se soubesse essa das peliculas mais cedo já o tinha feito! Obrigado pela informação.

Se for para forçar eixos e etc. mais vale estar quieto. Como dizes, umas películas, jantes e no fim um banhinho e fica impecável. De motor já não pensava mexer mesmo, sempre me disseram que este motor de origem e como está é muito fiável e duradouro.

Já agora, dicas para as películas? Nunca o fiz... Ou é melhor pôr em alguma casa para o fazer?
    Última edição por jpccaldas : 30-08-16 às 14:12:43

Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Certo, tal como tinha pensado, simples e bonito!
    Se soubesse essa das peliculas mais cedo já o tinha feito! Obrigado pela informação.

Se for para forçar eixos e etc. mais vale estar quieto. Como dizes, umas películas, jantes e no fim um banhinho e fica impecável. De motor já não pensava mexer mesmo, sempre me disseram que este motor de origem e como está é muito fiável e duradouro.

Já agora, dicas para as películas? Nunca o fiz... Ou é melhor pôr em alguma casa para o fazer?
    Eu só há coisa de 2 anos é que soube.

No caso dos comerciais compensa, pois só pagas as peliculas 
    Se fosse num de passageiros , era as películas + isto e aquilo: nunca menos de 300€.

Eu aconselho a mandar pelicular, fica trabalho profissional e normalmente dão garantia vitalícia.
    Eu já tentei pelicular eu mesmo e ficou uma bela m3rd@

Só para teres uma ideia:

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Boa tarde pessoal ,

Bom, o carro tem-se portado lindamente, até à semana passada!

Nada de grave, lá foi o motor elétrico da bomba da direção à vida, fiquei sem direção assistida de um momento para o outro. Ficou ainda mais rijo do que o que costuma ser lol. Ainda resolvi temporariamente com umas marteladas no motor, ficou a funcionar por um dia. O mecânico vai trocar as escovas do mesmo e siga!

De resto, de motor, impecável!

Johnny25, muito obrigado pela dica, e desculpa a ausência, a vida quando dá uma volta de 360º é complicado... Pior quando se juntam vários problemas. Mas felizmente, o Clio não dá chatisses de maior!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Logo ou amanhã vou colocar umas fotografias de como ele está.

Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Boa tarde pessoal ,

Bom, o carro tem-se portado lindamente, até à semana passada!

Nada de grave, lá foi o motor elétrico da bomba da direção à vida, fiquei sem direção assistida de um momento para o outro. Ficou ainda mais rijo do que o que costuma ser lol. Ainda resolvi temporariamente com umas marteladas no motor, ficou a funcionar por um dia. O mecânico vai trocar as escovas do mesmo e siga!

De resto, de motor, impecável!

Johnny25, muito obrigado pela dica, e desculpa a ausência, a vida quando dá uma volta de 360º é complicado... Pior quando se juntam vários problemas. Mas felizmente, o Clio não dá chatisses de maior!
    Não ter direcção assistida é bom para treinar braço. Convém é usar os dois braços senão só um é que fica musculado (como na imagem)

Carros desses são grandes máquinas. Ainda no outro dia um clio (praí de 1996) com motor desses arrancou e os outros ficaram para trás, desapareceu nas horas e sem fumos nem nada, tudo impecável.

Piloto de Testes Peperapido's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2015

Por Defeito

Não ter direcção assistida é bom para treinar braço. Convém é usar os dois braços senão só um é que fica musculado (como na imagem)

Carros desses são grandes máquinas. Ainda no outro dia um clio (praí de 1996) com motor desses arrancou e os outros ficaram para trás, desapareceu nas horas e sem fumos nem nada, tudo impecável.

Os outros estavam estacionados

Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
    Os outros estavam estacionados
    Os outros eram todos carros recentes. Um deitava fumo e labaredas do capot e o condutor procurava o extintor, o outro tinha o quadrante todo a piscar e não pegava e o terceiro não teve hipótese de entrar na corrida porque já estava a ser puxado para cima do reboque

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Hehehehe

Tal e qual, é carro que nunca me deixou a pé, nunca lhe senti uma falha em andamento, sempre puxou bem... Uma coisa é certa: trato-o sempre bem tanto na condução como no aspeto, revisões a tempo e horas... Já é um bom passo para que dure e se mantenha fiável!

Fui há pouco buscá-lo, ficou impecável! Levou as tal escovas no motor da bomba da direção assistida. Está pronto para mais uns km!

Aqui vai uma foto de como está neste momento: 1.jpg

Abraços!
    Última edição por jpccaldas : 04-10-17 às 11:30:21 Razão: Inclusão de foto.

Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Hehehehe

Tal e qual, é carro que nunca me deixou a pé, nunca lhe senti uma falha em andamento, sempre puxou bem... Uma coisa é certa: trato-o sempre bem tanto na condução como no aspeto, revisões a tempo e horas... Já é um bom passo para que dure e se mantenha fiável!

Fui há pouco buscá-lo, ficou impecável! Levou as tal escovas no motor da bomba da direção assistida. Está pronto para mais uns km!

Abraços!
    De aspecto está muito bom

Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Os outros eram todos carros recentes. Um deitava fumo e labaredas do capot e o condutor procurava o extintor, o outro tinha o quadrante todo a piscar e não pegava e o terceiro não teve hipótese de entrar na corrida porque já estava a ser puxado para cima do reboque
    Ahahahahaha

Hehehehe

Abraços!
    Bem estimadinho ele está!

Relativamente às escovas, fizeste bem em trocar, se bem que há uma solução (por vezes dura muito, por outras dura pouco) que é apenas empurrar as escovas para a frente e meter uma espécie de calço atrás delas.
    No meu antigo 1.9D resultou e anda assim há 30k km.

E se ele não te chateia, deixa lá os outros andarem com grandes carros. Estas roscas valem a pena a ser mantidas

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Obrigado pelos elogios.

Mais uma foto, ontem de manhã fui lavá-lo todo, por dentro e por fora. carro.jpg

Johnny, também achei melhor trocar logo de vez, nem sabia que se podia fazer isso. Não sou muito entendido na matéria, sou sincero.

Chatear? Nada... Não me importo nada mesmo de o ter e de o manter sempre bem, sendo ainda para mais o meu primeiro carro.

Falta pelicular como se falou há um tempo atrás... Quando tiver mais vagar a ver se vejo alguém que me faça isso em condições.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Ah... Esqueci-me de referir um mod simples (para mim, porque para o eletricista foi soldar, cortar fios, pôr relés...) que pedi para fazer aquando a troca das escovas do motor da direção assistida:

- Mudar o acionamento dos vidros elétricos para a 1ª posição da chave, ou seja, antes tinha que rodar a chave até à posição de arranque para subir ou descer os vidros, o que "cansava" as velas no caso de estar com o carro parado, assim basta rodar a chave para a 1ª posição e consigo subir ou descer os vidros
    - Lubrificar as fechaduras das duas portas, pois a do condutor estava um pouco perra o que fazia com que raramente abrisse com o comando.

Está impecável!

Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Obrigado pelos elogios.

Mais uma foto, ontem de manhã fui lavá-lo todo, por dentro e por fora. carro.jpg

Johnny, também achei melhor trocar logo de vez, nem sabia que se podia fazer isso. Não sou muito entendido na matéria, sou sincero.

Chatear? Nada... Não me importo nada mesmo de o ter e de o manter sempre bem, sendo ainda para mais o meu primeiro carro.

Falta pelicular como se falou há um tempo atrás... Quando tiver mais vagar a ver se vejo alguém que me faça isso em condições.
    Foto muito fixe, com um bom cenário, parece aquelas fábricas antigas abandonadas, tem um bom contraste de luz e sombras, um efeito nostálgico e o principal está lá que é a máquina de cor branco pérola a reflectir tanto a luz como o resto do cenário que não aparece.

Até o ângulo de viragem das rodas está perfeito, mostra a jante em toda a sua plenitude e beleza mas sem ser em demasia. Reparem bem na sombra do carro no chão, vem com as linhas perfeitas e de repente sobressai a sombra do espelho, impecável, é a perfeição retratada em foto.

É um cenário que podia perfeitamente estar num filme de Hollywood onde agora aparecia o actor principal com a sua dama acabada de resgatar dos bandidos, beijava-a fogosamente e dava-lhe um apalpão no rabo antes de a meter dentro do carro, arrancavam nas horas em direcção à cabana na montanha e o filme acabava assim a ver o carro afastar-se com o pôr do sol por trás.

Era uma cena tão romântica e de tal beleza que era de vir as lágrimas aos olhos.

Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Foto muito fixe, com um bom cenário, parece aquelas fábricas antigas abandonadas, tem um bom contraste de luz e sombras, um efeito nostálgico e o principal está lá que é a máquina de cor branco pérola a reflectir tanto a luz como o resto do cenário que não aparece.

Até o ângulo de viragem das rodas está perfeito, mostra a jante em toda a sua plenitude e beleza mas sem ser em demasia. Reparem bem na sombra do carro no chão, vem com as linhas perfeitas e de repente sobressai a sombra do espelho, impecável, é a perfeição retratada em foto.

É um cenário que podia perfeitamente estar num filme de Hollywood onde agora aparecia o actor principal com a sua dama acabada de resgatar dos bandidos, beijava-a fogosamente e dava-lhe um apalpão no rabo antes de a meter dentro do carro, arrancavam nas horas em direcção à cabana na montanha e o filme acabava assim a ver o carro afastar-se com o pôr do sol por trás.

Era uma cena tão romântica e de tal beleza que era de vir as lágrimas aos olhos.
    Ora portanto , cá está ele novamente

Piloto de Testes mok's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Hahahaha, é mais ou menos isso, só que em vez de parecer uma fábrica abandonada, é o 'Elefante Azul', e não existe dama, apenas eu que depois fui para casa!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Bom,

Agora chegou a hora das luzes da consola.

Fiquei sem as luzes nesta parte da consola, a do relógio funciona, só a dos botões é que não.

Foto: image.jpg

Questão: Alguém sabe como desmontar essa parte da consola? Para adiantar, alguém sabe que tipo de lâmpadas leva essa parte da consola? Posso colocar LED?

Cumprimentos.

Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Se não me engano, tens que desmontar o tablier...

E sim, podes pôr LED, penso que são T5 ou T3.

Piloto Veterano eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

São T10/W5W.

Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    São T10/W5W.
    Tão grandes? Pensava que eram iguais às do Clio II.

Piloto Veterano eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

O painel de climatização usa apenas uma lâmpada.

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.