Reprogramação de centralina Grande Punto 1.3 multijet 90cv - Página 4
 Rede MPL:
Página 4 de 4 PrimeiraPrimeira ... 34
A mostrar resultados 91 para 119 de 119

Título: Reprogramação de centralina Grande Punto 1.3 multijet 90cv

Piloto de Provas de Perícia rayden619's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2011

Por Defeito

Sim de facto eles têm afinado o motor, as novas versões apesar de terem potencia semelhante são mais lineares e agradáveis

Banido Drifter's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

A questao da Astra é simples:

1- Nao é nem pode ser um carro agradavel ou rapido. Nao é tanto pelo, apesar de um Diesel ser usado nos medios/altos regimes, como algo positivo, é um contra-senso para o que se lê por aqui do que deve ser um motor Diesel, mas continuando... o problema é as relaçoes longas. A caixa nao esta bem escalonada para o motor em questao e as suas caracteristicas.

2- Sendo uma carrinha, presupondo que quem as compra é para usar com alguma carga... dificilmente ela ira ser rapida ou agradavel. Uma Astra 1.3 cheia... basta uma pequena subida para ser uma dor de cabeça.

Depois é toda a conduçao citadina que é ma, chega ser mais complicado o ponto de embraiagem numa Astra 1.3 que num motor a gasolina tal a falta de força que a carrinha demostra ter. Depois a questao dos consumos, bebe pouco usado em rectas a velocidades relativamente baixas onde nao é exigida muita força. Tudo o resto, consome tanto como uma 1.7 e bem menos agradavel de utilizar.

Ela so vendeu tanto, pelo seu preço baixo.

Por exemplo, uma 307 1.4 HDI é mais lenta, sem duvida, mas o 1.4 lida melhor com as baixas que a Astra, a caixa bem escalonada e a nao necessidade de um turbo grande para debito de potencia, faz com que as baixas sejam mais agradaveis, apesar de no geral, ser uma carrinha mais lenta. Nao se sente aquele fosso onde carregamos no acelerador e... literalmente nada acontece. Engraçado, seja 307 seja a Astra, nao tem nem de perto, aquele ponto de embraiagem de um Diesel, entao em subidas... o meu Xsara da-lhes a volta em termos de facilidade com um 1.4 a gasolina

Este 1.3 esta bem num segmento A ou B, para cima, demostra as limitaçoes inerentes à falta de cilindrada. Mesmo os de 90cv, na altura, os 1.6 HDI eram mais agradaveis e fluidos em termos de conduçao em baixas, que os 1.3, pouca cilindrada para boa potencia, em que envolve um turbo, o turbo lag nao vai ser meigo e é o que acontece com estes 1.3, mas pode ser atenuado pela relaçao de caixa, algo que nao aconteceu na Astra.

Piloto Veterano Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Drifter pela parte que me toca, no que referi acerca dos médios e altos regimes, foi apenas para demonstrar que o motor pode ter força para ultrapassar em segurança (aliás, há muito pior a circular nas nossas estradas). Obviamente que um diesel não é para ser usado em altos regimes, mas médios já depende de muita coisa. E este Astra com este motor, deve ter a sua "praia" nestes médios regimes, porque em baixas já sabemos com o que (não) contamos.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
    Os 1.3 são a minha praia! Só me falta conduzir o de 85cv e o de 105cv(só existiu no lancia Y).
    De resto, puntos, corsas, Mitos, astras, de 70 ao de 95, já corri tudo.
    Já que se fala tanto no de 90cv, vou dar a minha opinião sobre a minha condução numa Caravan: de facto, não é um foguete. Extremamente aborrecido abaixo das 2000rpm. Agora depois disso...é tudo menos mau e no meu entender, os 1.3 tem uma força em médio/alto regime que nenhum concorrente consegue ter.
    O motor de 95, nada tem a ver. Às 1500rpm já temos motor...é superior em tudo! Prefiro-o a qualquer 1.6 com potência equivalente.
    Sou um confesso fã deste 1248cc, pela sua simplicidade e pela sua raça...lá por isso tenho dois.

Raça ? Ele desenrasca-se e verdade , mas em baixas e fraquinho , mas isso sou eu que tou habituado ao civic 1.5 que tem melhores baixas e tudo o resto.

Foi a minha experiência com o punto que gostei muito dele e não tanto no motor.

Piloto de Troféu Joaobernardo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Pessoalmente nunca conduzi uma Astra 1.3, mas (e esquecendo que possa haver algum facciosismo nestas afirmações) quem as tem diz que o motor surpreende muito em médios e altos regimes. Se assim for, pode estar explicada a questão de "não ser curto para algumas pessoas".

O mais próximo que conduzi foi o Linea com a mesma motorização, se bem que os motores não são propriamente iguais, dada a mão da Opel no Astra. Mas ainda assim, a sensação que tive é que o motor ganha uma vida bem razoável quando o turbo decide entrar em jogo. Na altura, confesso que não sabia que motor tinha, e quando soube que era um 1.3 fiquei surpreendido pela positiva. Não esperava tanto daquele pequeno propulsor.

Eu tenho um Linea com o motor 1.3, e também já tive um Gp com o mesmo motor, mas caixa de 6v, e era bastante diferente do Linea, era bem mais amorfo em baixas que o Linea e mais lento nas recuperações, fruto do escalonamento da caixa, o Linea tem apenas 5v, e para quem diz mal deste motor, existem vários testes onde um Linea 1.3 é mais rápido a recuperar em várias "faixas" que o 1.6HDI 90cv.

Banido Drifter's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Drifter pela parte que me toca, no que referi acerca dos médios e altos regimes, foi apenas para demonstrar que o motor pode ter força para ultrapassar em segurança (aliás, há muito pior a circular nas nossas estradas). Obviamente que um diesel não é para ser usado em altos regimes, mas médios já depende de muita coisa. E este Astra com este motor, deve ter a sua "praia" nestes médios regimes, porque em baixas já sabemos com o que (não) contamos.
    Nao falei para mim, mas nao deixa de ser verdade que Medios e altos regimes nao sao o desejavel, e por ai, da logo para perceber a limitaçao da baixa cilindrada aliada à caixa, no meu entender, mal escalonada

Citação Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
    Eu tenho um Linea com o motor 1.3, e também já tive um Gp com o mesmo motor, mas caixa de 6v, e era bastante diferente do Linea, era bem mais amorfo em baixas que o Linea e mais lento nas recuperações, fruto do escalonamento da caixa, o Linea tem apenas 5v, e para quem diz mal deste motor, existem vários testes onde um Linea 1.3 é mais rápido a recuperar em várias "faixas" que o 1.6HDI 90cv.
    Depende do carro e caixa.

Mas encontrei aqui um bom este:

Automotor

So numa recuperaçao o 1.3 é melhor que o 1.6 por 0.1 segundos, de resto, sempre mais lento:

As nossas medições

Equipados com motores turbodiesel common-rail de baixa cilindrada (o 1.6 TDCi do Focus, por tratar-se da variante de 90 cv, é o único que não dispõe de turbo de geometria variável e tem acoplada uma caixa de cinco velocidades; o 1.5 dCi do Mégane, aqui no patamar 105 cv, é o único que não inclui 16 válvulas), as prioridades deste familiares compactos seguem para os consumos. No entanto, o Renault é o mais convincente no domínio das performances, fruto da potência e binário superiores. As melhores acelerações pertencem-lhe, tal como as reprises mais céleres. Sem ser particularmente mais silencioso, o motor 1.5 dCi é claramente o mais agradável de utilizar, facto a que não é alheio o peso inferior do Mégane.

Menos performante é o 1.6 TDCi de 90 cv do Focus. As acelerações são mais lentas, as reprises são piores e a velocidade máxima demora mais tempo a alcançar. Mas pior, mesmo, é o 1.3 CDTI de 90 cv do Astra. Abaixo das 2000 rpm, pouco ou nada acontece, existindo, também, falta de vivacidade acima deste regime. O som de funcionamento é sempre demasiado esforçado e a velocidade máxima é alcançada com uma grande dose de paciência.
    No caso do Astra, realmente o 1.3 nao é o seu forte, de todo.. francamente nem o 1.3 tem o Astra como o seu forte

Piloto de Troféu Joaobernardo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
    Nao falei para mim, mas nao deixa de ser verdade que Medios e altos regimes nao sao o desejavel, e por ai, da logo para perceber a limitaçao da baixa cilindrada aliada à caixa, no meu entender, mal escalonada

Depende do carro e caixa.

Mas encontrei aqui um bom este:

Automotor

So numa recuperaçao o 1.3 é melhor que o 1.6 por 0.1 segundos, de resto, sempre mais lento:

As nossas medições

No caso do Astra, realmente o 1.3 nao é o seu forte, de todo.. francamente nem o 1.3 tem o Astra como o seu forte

Obviamente quem não me estava a referir ao Astra, mas sim ao Linea, onde saíram alguns artigos e comparativos contra os 1.6HDI.

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Bem pessoal
    Fui ao meu mecânico queixar-me do fumo e consumos, ele vai retirar os injectores para calibrar e fazer uma revisão ao motor, lá para dia 20...
    Depois publico aqui feedback! Dependendo dos resultados (ou falta deles ) desisto ou avanço com uma repro/eliminação da EGR
    Cumps e obrigado à ajuda de todos

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Os novos evo´s de 95 cv usam uma caixa diferente, de 5 velocidades ( o Linea tambem) o que torna o carro um pouco diferente, mas depois perde o conforto em AE.

O motor com uma repro fica muito melhor "aconchegado" a caixa de 6v e torna a condução outra.

E mesmo que aumentem a potencia, nao se esquecam que a potencia maxima é atingida com acelerador a fundo e so perto das 4000 rpm...numa conducao no dia a dia nunca se usa a potencia maxima por isso o motor esta tranquilo

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Boa tarde
    Achei que deveria postar neste topico, precisamente porque estou fazendo algumas formacoes aqui em Italia para a reprogramacao de centralinas, e o caso 1.3mjet e bastante falado, tentarei explicar o porque desse vazio ate as 2mil rpms.
    Ao contrario do que ja li por aqui, esse ''problema'' nao e mecanico, mas sim uma limitacao da electronica para respeitar as normas europeias e conseguirem homologar esse motor, seja ele no panda, no punto, etc etc...
    Esse mesmo teste e realizado ao regime minimo, e depois as 2000 rpm's, mas como o motor nao estava dentro das normas, a Fiat teve de encontrar uma solucao, solucao essa que passou por limitar a injeccao a esse mesmo regime.
    O problema so pode ser resolvido atraves de uma reprogramacao da unidade de comando, mas recomendo que a realizes em um reprogramador conceituado ai em Portugal, e nao no tuner da esquina que mete o carro a jogar toneladas de particolas pelo ar.
    Depois de uma reprogramacao para corrigir esse problema, o carro tera uma curva de binario linear e ira permitir, poupar embraiagem, facilidade nas partidas, poupar combustivel assim como uma mais facil conducao.
    Espero que tenha explicado bem esse problema e a unica solucao possivel.
    cumprimentos

Banido Drifter's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

A razão do vazio é limitar a injeção, a solução é injectar mais, mas o carro irá consumir menos... Does not compute.

Piloto que ensinou o Stig eLniNo's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RSauto Ver Post
    Boa tarde
    Achei que deveria postar neste topico, precisamente porque estou fazendo algumas formacoes aqui em Italia para a reprogramacao de centralinas, e o caso 1.3mjet e bastante falado, tentarei explicar o porque desse vazio ate as 2mil rpms.
    Ao contrario do que ja li por aqui, esse ''problema'' nao e mecanico, mas sim uma limitacao da electronica para respeitar as normas europeias e conseguirem homologar esse motor, seja ele no panda, no punto, etc etc...
    Esse mesmo teste e realizado ao regime minimo, e depois as 2000 rpm's, mas como o motor nao estava dentro das normas, a Fiat teve de encontrar uma solucao, solucao essa que passou por limitar a injeccao a esse mesmo regime.
    O problema so pode ser resolvido atraves de uma reprogramacao da unidade de comando, mas recomendo que a realizes em um reprogramador conceituado ai em Portugal, e nao no tuner da esquina que mete o carro a jogar toneladas de particolas pelo ar.
    Depois de uma reprogramacao para corrigir esse problema, o carro tera uma curva de binario linear e ira permitir, poupar embraiagem, facilidade nas partidas, poupar combustivel assim como uma mais facil conducao.
    cumprimentos
    Isso é mentira.

Basta ver as unidades com 95cv e a disponibilidade do motor em baixas.
    A grande diferença é o escalonamento da caixa.

Acontece o mesmo com outros motores. Basta ver as primeiras versões do 1.6tdi com e sem DSG. Não tinham nada a ver em baixas.
    Mesmo os antigos 1.9tdi, quando passaram a ter caixa de 5v na versão bluemotion perderam muita força que tinham em baixas.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

o topico fala do 1.3mjet, eu referime so a essa motorizacao.
    Os Vag e ford sao outra historia

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Bem pessoal, o carro chega hoje. Limpeza de injetores, e descarbonização de admissão e egr foram feitas.
    Em breve posto feedback das diferenças sentidas.

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Boa tarde
    cumprimentos
    Tens a certeza disso? Que experiência tens neste ramo? (se me permites perguntar)
    Cumps

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

e a minha profissao.

Piloto de Testes BackToBlack's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

delete

Piloto que ensinou o Stig eLniNo's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

o topico fala do 1.3mjet, eu referime so a essa motorizacao.
    Os Vag e ford sao outra historia
    E eu referi-me ao 1.3.

A versão mais económica até agora é a mais competente em baixas.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

se essa e a mais competente em baixas, nao quero pensar como serao as outras.

Ja leste o primeiro post? parece que o proprietario relata um grande problema em baixas.

Podem ter resolvido em alguns modelos usando uma caixa mais curta, que permite sair da zona do poco mais rapidamente, mas e depois em viagem? devem ir as 3500 para ter uma velocidade aceitavel.

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

se essa e a mais competente em baixas, nao quero pensar como serao as outras.

Ja leste o primeiro post? parece que o proprietario relata um grande problema em baixas.

Podem ter resolvido em alguns modelos usando uma caixa mais curta, que permite sair da zona do poco mais rapidamente, mas e depois em viagem? devem ir as 3500 para ter uma velocidade aceitavel.
    Ando a 100km/h às 2mil rpm em 6ª até agora é o carro que andei a que aguenta mais velocidades a menores rotações.
    Velocidade máxima o menino mexesse bem, até bem demais
    Consumo em A.E nada a apontar bem baixos, cidade é que o gajo peca
    Dependendo do que achar do carro depois da limpeza, avanço para a repro de profissionais especializados apenas neste ramo.

Já que dizes que tem o vazio devido a ter de cumprir certas normas. O 1.2tdi que equipa os novos Polos, como se safa?
    Última edição por Morinks : 26-02-15 às 20:48:47

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Bem pessoal o carro está muito melhor agora.

O que se passou foi, levei ao mecanico de familia e ele meteu um liquido a trabalhar no carro (era o proprio liquido a fazer o carro trabalhar no relentim sem uso de gasoleo) ou seja nao melhorou nada e levou-me 35€!

Depois o meu irmao disse, vai a este senhor que ele parece perceber de carros mais recentes. Então lá fui. Mal la cheguei tinha duas carrinhas fiat doblo com o 1.3multijet e uma opel qualquer tambem com o 1.3 cdti, fiquei mais entusiasmado, por achar que ele percebia bem deste motor.
    Então lá lhe entreguei o carro.
    Um senhor 5 estrelas, disse que o carro tinha andado a ser muito mexido e nao estava em condiçoes (nao se alongou muito em pormonores) o carro ficou la uns 4 dias, e veio impecável, sitios que fazia em 3ª faz em 4ª estou mesmo muito satisfeito.

Ele disse que os motores sao pequenos mas a falta de força do meu era anormal, e a verdade é que o carro está muito mais agradável e o fumo desapareceu.

Levou-me 130€ trocou sensor do travao que tava a dar erro, regulador da pressao do turbo que estava cheio de carvao apesar de nao dar erro, e andou a limpar egr admissao e calibrou um injetor que estava a debitar mais do que o normal, e andou por lá a por as tubagens em condiçoes (foi o que me disse).
    Mal peguei no carro a primeira colou-me ao banco, nao preciso de acelerar metade, resposta instantanea do acelerador, baixas melhores, e a 6ª já aguenta subidas :D
    Fumo até agora nem vê-lo, depois digo cá a média com 1 depósito cheio!
    Cumps e obrigado a todos!

Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
    Os 1.3 são a minha praia! Só me falta conduzir o de 85cv e o de 105cv(só existiu no lancia Y).
    De resto, puntos, corsas, Mitos, astras, de 70 ao de 95, já corri tudo.
    Já que se fala tanto no de 90cv, vou dar a minha opinião sobre a minha condução numa Caravan: de facto, não é um foguete. Extremamente aborrecido abaixo das 2000rpm. Agora depois disso...é tudo menos mau e no meu entender, os 1.3 tem uma força em médio/alto regime que nenhum concorrente consegue ter.
    O motor de 95, nada tem a ver. Às 1500rpm já temos motor...é superior em tudo! Prefiro-o a qualquer 1.6 com potência equivalente.
    Sou um confesso fã deste 1248cc, pela sua simplicidade e pela sua raça...lá por isso tenho dois.
    Não tenho ideia de que o 1.3 95cv tenha mais força que o 1.6TDCi 90cv.

Mas uma coisa é certa, acima das 2000, quanto mais sobe o ponteiro mais gosto face ao 1.6TDCi/HDi 16v.

Banido paulo14's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

Não sei que motor tem, mas esta semana andei duas vezes à pendura num Corsa comercial de 2011 e gostei bastante das baixas e medias, o carro mexe-se bastante bem.
    Provavelmente seria o 1.3 de 95cv ou assim, só sei que tem caixa de 5.

Piloto de Testes xLeGaLiiZe's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
    Não sei que motor tem, mas esta semana andei duas vezes à pendura num Corsa comercial de 2011 e gostei bastante das baixas e medias, o carro mexe-se bastante bem.
    Provavelmente seria o 1.3 de 95cv ou assim, só sei que tem caixa de 5.
    Gostaste das baixas? Não sei se o de 95cv estará muito melhor, mas o de 75cv é um autêntico "sufoco" em baixos e médios regimes. Depois das 2.000rpm mexe-se bastante bem para a cilindrada e cavalagem que tem...

Banido paulo14's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
    Gostaste das baixas? Não sei se o de 95cv estará muito melhor, mas o de 75cv é um autêntico "sufoco" em baixos e médios regimes. Depois das 2.000rpm mexe-se bastante bem para a cilindrada e cavalagem que tem...
    Presumi que seria o de 95cv exactamente pelas baixas/medias, não sei das altas pois tem sido em cidade, mas não sei ao certo qual será.

Piloto de Troféu ShakesBeer's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito

Morinks, tu és de onde? Pode ser que essa oficina me interesse se for da zona de Lisboa.

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
    Morinks, tu és de onde? Pode ser que essa oficina me interesse se for da zona de Lisboa.
    Sou de Santa Maria da Feira, cá do norte...

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Queixam-se que o carro não é muito rápido antes da 2000 RPM, e que tal meter uma mudança abaixo ? A caixa está lá para alguma coisa.

Piloto de Testes HugoMJet's Avatar
    Data de Registo
    May 2011

Por Defeito

Morinks, como anda a máquina!??

O meu é exactamente igual, mas com as jantes "Take off" da Fiat, bicolor! Ah, é de Julho.

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.