Sujeira na bateria do carro. Reavivar e manutenção da bateria.
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 15 de 15

Título: Sujeira na bateria do carro. Reavivar e manutenção da bateria.

Pedestre ChrisMM7's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Question Sujeira na bateria do carro. Reavivar e manutenção da bateria.

Olá pessoal, estou com uma bateria antiga que já veio do dono anterior. Comprei o carro em Agosto de 2012 e por isso não sei qual é a "idade" da bateria.

O que eu noto, além da ferrugem no suporte da mesma, é um bolorzinho na parte do eletrodo positivo.

Eu não percebo muito de mecanica nem de baterias, por isso venho aqui aconselhar-me sobre a manutenção da mesma. Será que posso fazer uma limpeza? Para que é que uso a água destilada?

PS: Em andamento o meu carro não tem grande iluminação (farois), se deixar alguma coisa ligada com o carro desligado facilmente se descarrega. Alguma dica para reavivar a bateria?

O carro em questão é um Ford Fiesta 1.1 de 1991. Nas imagens em baixo dá para ver como ela está.

IMG_0728.jpg

IMG_0734.jpg

Piloto Lendário Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Podes fazer uma dessulfatizacao com carregador próprio.

Se disseres de onde és ate te faço isso em troca de uma cerveja.

Manda Pm.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Eu acho que o melhor é mesmo comprar uma nova. Para esse motor nem são caras, cerca de 50€.

Piloto de Testes m4nn1pul0's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ChrisMM7 Ver Post
    Olá pessoal, estou com uma bateria antiga que já veio do dono anterior. Comprei o carro em Agosto de 2012 e por isso não sei qual é a "idade" da bateria.

O que eu noto, além da ferrugem no suporte da mesma, é um bolorzinho na parte do eletrodo positivo.

Eu não percebo muito de mecanica nem de baterias, por isso venho aqui aconselhar-me sobre a manutenção da mesma. Será que posso fazer uma limpeza? Para que é que uso a água destilada?

PS: Em andamento o meu carro não tem grande iluminação (farois), se deixar alguma coisa ligada com o carro desligado facilmente se descarrega. Alguma dica para reavivar a bateria?

O carro em questão é um Ford Fiesta 1.1 de 1991. Nas imagens em baixo dá para ver como ela está.

IMG_0728.jpg

IMG_0734.jpg

Isso não é bolor mas sim cristais derivados do acido.
    Se descarrega facilmente, essa bateria já deve estar morta á muito.

O melhor é comprares outra nova.

Piloto de Testes m4nn1pul0's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
    Podes fazer uma dessulfatizacao com carregador próprio.

Se disseres de onde és ate te faço isso em troca de uma cerveja.

Manda Pm.

Já existem baterias que fazem isso sozinhas, sem ser preciso andar com aparelhos atrás.
    Trazem um dispositivo incorporado que de x em x dá uma voltagem nos electrodos de modo a que não oxidem, prolongando assim a vida util e autonomia.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
    Já existem baterias que fazem isso sozinhas, sem ser preciso andar com aparelhos atrás.
    Trazem um dispositivo incorporado que de x em x dá uma voltagem nos electrodos de modo a que não oxidem, prolongando assim a vida util e autonomia.
    Esse dispositivo teria de ser um transformador, já que se a bateria está com 12v não conseguirá dar 14v do "nada", principalmente se estiver a "morrer".

E devem ser caríssimas, não?

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
    Isso não é bolor mas sim cristais derivados do acido.
    Se descarrega facilmente, essa bateria já deve estar morta á muito.

O melhor é comprares outra nova.
    Os cristais limpam-se e se estiver morta mas tiver todos os elementos saudáveis, poderá ser recuperada. O carregador que tenho recupera baterias desde os 2v (se não estou em erro) e "limpa" o sulfato que agarra nas placas, que é o que causa prejuízo de performance, um vez que diminui a superfície de contacto com o ácido.

Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Olá mcabral, primeiro agradeço a tua disponibilidade.
    Eu sou de braga, se fizeres isso até te pago 2 cervejas ehehehe

ps: eu tenho um carregador de bateria, é útil neste caso?

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Olá mcabral, primeiro agradeço a tua disponibilidade.
    Eu sou de braga, se fizeres isso até te pago 2 cervejas ehehehe

ps: eu tenho um carregador de bateria, é útil neste caso?
    Estou um bocado longe, não vai dar...

Um simples carregador não fará mais do que dar carga. Tem de ser um carregador "inteligente". Eu tenho um optimate, mas os ctek também são muito bons. No teu caso fica mais barato comprar uma bateria nova do que um carregador (até porque não é garantido que recupere a bateria), por isso o ideal será encontrares alguém que tenha um carregador desses na tua zona ou alguma empresa que faça isso. Já vi algures uma que cobrava barato para recuperar uma bateria e só se pagava caso ela ficasse boa.

Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Estou um bocado longe, não vai dar...

Um simples carregador não fará mais do que dar carga. Tem de ser um carregador "inteligente". Eu tenho um optimate, mas os ctek também são muito bons. No teu caso fica mais barato comprar uma bateria nova do que um carregador (até porque não é garantido que recupere a bateria), por isso o ideal será encontrares alguém que tenha um carregador desses na tua zona ou alguma empresa que faça isso. Já vi algures uma que cobrava barato para recuperar uma bateria e só se pagava caso ela ficasse boa.
    De qualquer maneira obrigado pela disponibilidade

Eu fui falar com um mecanico meu conhecido e perguntei-lhe sobre o caso. Ele deu-me uma dica e estou a seguir, porém só amanha é que posso dizer se houve resultados ou não.

De qualquer maneira agradeço a todos que tentaram ajudar

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

De qualquer maneira obrigado pela disponibilidade

Eu fui falar com um mecanico meu conhecido e perguntei-lhe sobre o caso. Ele deu-me uma dica e estou a seguir, porém só amanha é que posso dizer se houve resultados ou não.

De qualquer maneira agradeço a todos que tentaram ajudar
    Ja tive um fiesta desses e tenho muito carinho pelo modelo. Ajudaria com todo o gosto.

Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Resolvido!

O truque é:
    - colocar um pano molhado (molhado mesmo! não torcer) e cima da bateria. Deixar ficar durante uma noite de forma a parte que tem bolor ficar quase sempre molhada/humida.
    - na manha seguinte tirar o pano, limpar bem com papel ou um pano a parte que tem bolor e sai tudo. Convém penso eu, secar bem a bateria com pano lol.

Ficou limpinho.

De qualquer maneira agradeço ao pessoal que me tentou ajudar e em especial ao mcabral

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Boa tarde,

ALguém me sabe dizer como consigo saber a data de fabrico de uma bateria Varta ? A viatura é recente, 2009.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

A própria bateria costuma ter essa informação. Algumas têm um calendário com mês e ano.

mas se o carro é de 2009 e a bateria for de origem a data será próxima à data de matricula

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

A própria bateria costuma ter essa informação. Algumas têm um calendário com mês e ano.

mas se o carro é de 2009 e a bateria for de origem a data será próxima à data de matricula
    Obrigado, mas se esta tem não consegui identificar.

Ela tem uma numeração esquisita, mas não dá p/ perceber diretamente a data.

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.