Viajar de Comboio pelo nosso Portugal - Página 66
 Rede MPL:
Página 66 de 70 PrimeiraPrimeira ... 56656667 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1,951 para 1,980 de 2074

Título: Viajar de Comboio pelo nosso Portugal

Piloto de Fórmula 1 XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

Portanto ou o maquinista não foi informado da mudança de linha ou ignorou esse aviso, certo?

Mas este maquinista não tinha feito ainda esta viagem com aquele troço em obras? Ou não se sabe ainda?

Piloto de Testes pmpeixoto's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Portanto ou o maquinista não foi informado da mudança de linha ou ignorou esse aviso, certo?

Mas este maquinista não tinha feito ainda esta viagem com aquele troço em obras? Ou não se sabe ainda?
    Na teoria, sim ...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2008

Por Defeito

"o tribunal informou que o maquinista (português, um dos quatro falecidos no acidente), "recebeu e acusou a recepção (pressionando um botão) de avisos L1, que indicam a necessidade de moderar a velocidade"."

Fonte:
    https://www.publico.pt/sociedade/noticia/comboio-que-descarrilou-seguia-a-118kmhora-numa-linha-com-limite-de-30kmh-1743962

Piloto de Rallye EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    " No dia 25 de Abril de 1974 , Marcello Caetano caiu de pé, absolutamente só "

Por Defeito

O que se falava era, uma das hipoteses, a agulha estar desviada por avaria.

Mas se estão a dizer que ele recebeu o aviso de redução de velocidade.....e o Convel em espanha não trabalha ? Não trava automaticamente caso o maquinista não o faça ?

Enfim, nada como aguardar pela investigação oficial.

Piloto de Troféu Real's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Pelo que li, em Espanha não há CONVEL.

Chefe de Equipa Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    A mim até me parece que vinha a mais de 120kmh, mas como não estava lá, não tenho bem a certeza.
    Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Sim, estive as ver fotos do acidente e és capaz de ter razão, parece-me que ele vinha a 123km/h.
    Citação Originalmente Colocado por jnv Ver Post
    Mas isso também vai ser a coisa mais simples de saber, quando se abrir o taquígrafo

edit: falharam por pouco! Ia a 118km/h
    Silverarrow, as tuas fotos deviam estar desfocadas daí pensares nos 123kmh. Apesar de estar longe ainda consegui perceber que estava mais próximo dos 120kmh. Tenta arranjar um estabilizador óptico decente.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Real Ver Post
    Pelo que li, em Espanha não há CONVEL.
    Não, não há.
    Em Espanha há o ASFA, que na sua versão digital é semelhante ao nosso Convel. Existe ainda a versão analógica da coisa.

Não sei qual delas está naquele ponto ...

Piloto de Troféu Real's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pmpeixoto Ver Post
    Não, não há.
    Em Espanha há o ASFA, que na sua versão digital é semelhante ao nosso Convel. Existe ainda a versão analógica da coisa.

Não sei qual delas está naquele ponto ...
    Pelo que tenho lido sobre o envelhecimento da linha em questão, sou gajo para apostar que tem a versão analógica.

Piloto de Troféu asjesus's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Pelo que li nos vários jornais e no Portugal Ferroviário, para além do que sei, o sistema ASFA informou o maquinista da necessidade de diminuir a velocidade dado o itinerário de passagem na estação ser para uma linha desviada. Esta redução de velocidada é devido à passagem nas agulhas e é habitualmente de 30Km/h. Igual que em Portugal.

O maquinista confirmou que reconheceu o aviso pressionando no botão que o sistema tem. A partir dai é da responsabilidade do maquinista efetuar a frenagem do comboio. Esta é a grande diferença do sistema espanhol para o nosso.

Em Portugal, o CONVEL está permanentemente a vigiar a velocidade do comboio, seja para que linha e itinerário o comboio se diriga. E atua automaticamente caso o maquinista não o faça.

Assim e até ver, está confirmado que o itinerário estava efetuado para a linha III e portanto a sinalização apresentava no sinal principal da estação o aspecto de amarelo e o avançado igualmente o aspeto de amarelo, sinal que o maquinista deveria reduzir de velocidade de forma a passar na 1ª agulha a 30Km/h.

Por qualquer razão não o fez. Faltará agora saber se foi aplicado o freio quando entrou na estação e passou o sinal principal em amarelo. E até quando viu o caminho que a agulha lhe estava a fazer para a desviada. Porque se não o fez, ia completamente distraido (pergunto se iria ao telemóvel?).

O que me estranha e de quem já viu bastante coisa ao nível dos caminho de ferro são as seguintes interrogações:

- O maquinista deverá ter sido o mesmo no dia anterior. Como o comboio nº 421 ou 423 passou na estação do Porriño? Pela linha direta ou já pela desviada?

- as obras que obrigaram a alteração de passagem na estação só ocorreram nessa noite ou já estava assim alguns dias?

- Ao sair de Vigo o maquinista não foi informado da existência de obras e alteração de circulação (pode até não ser obrigatório em Espanha esta situação).?

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
    Por qualquer razão não o fez. Faltará agora saber se foi aplicado o freio quando entrou na estação e passou o sinal principal em amarelo. E até quando viu o caminho que a agulha lhe estava a fazer para a desviada. Porque se não o fez, ia completamente distraido (pergunto se iria ao telemóvel?).
    Pergunto-me se o maquinista não terá simplesmente carregado no botão apenas com a intenção de apagar o alarme, ignorando por completo a informação a ele associado.

Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Pergunto-me se o maquinista não terá simplesmente carregado no botão apenas com a intenção de apagar o alarme, ignorando por completo a informação a ele associado.

Isso não acredito. Eles são formados nos sistemas. Não se carrega sem se saber.

Acredito muito mais na distração e estar a fazer outra coisa.

Piloto Lendário MetalKing's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

A Linha de Cascais, está mesmo mal, já nem combustível têm para os comboios.

heberger image

Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

heberger image
    Bem tirada a foto.

Mas deverá ser uma marcha visto nem os pantógrafos levar levantados. Vai mesmo de reboque.

Piloto de Fórmula 1 XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

Morreram também 2 funcionários dos caminhos de ferro espanhois. Será que estariam com ele?
    Podiam estar todos à conversa e distraiu-se.

Banido
    Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Todos conhecemos a falta de profissionalismo que se vive em qualquer área e os comboios não são excepção.

Pelo que tenho ouvido nas notícias, o comboio circulava regularmente nazela zona onde a velocidade máxima era de 120Km/h. Ele circulava a 118Km/h, dentro daquele limite.

Mas, naquele fatídico dia a RENFE "lembrou-se" de fazer manutenção no local e de desviar o comboio para uma linha secundária. Como constato constantemente com as mais irreais faltas de profissionalismo, algumas de arrepiar os cabelos, e juntando a falta de rigor e de hombridade dos mais variados organismos, em que Espanha não é excepção, tenho o direito de pensar que o maquinista não foi avisado em tempo útil daquela excepção!

Até podem ter comunicado com o maquinista, mas em cima do acontecimento - o troço em questão não é tão vasto quanto isso e quando se terão apercebido da velocidade já seria tarde - e o desfecho está à vista.

É muito fácil, cobarde e repugnante a forma como estão a tentar atribuir a culpa a alguém que já cá não está para se defender. Não acredito, nem de perto nem de longe, que um maquinista experiente e habituado aquele trajecto - como era o caso - negligenciasse a segurança com um diferencial desta natureza. Contem-me histórias

Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Justinotino Ver Post
    Todos conhecemos a falta de profissionalismo que se vive em qualquer área e os comboios não são excepção.

Pelo que tenho ouvido nas notícias, o comboio circulava regularmente nazela zona onde a velocidade máxima era de 120Km/h. Ele circulava a 118Km/h, dentro daquele limite.

Mas, naquele fatídico dia a RENFE "lembrou-se" de fazer manutenção no local e de desviar o comboio para uma linha secundária. Como constato constantemente com as mais irreais faltas de profissionalismo, algumas de arrepiar os cabelos, e juntando a falta de rigor e de hombridade dos mais variados organismos, em que Espanha não é excepção, tenho o direito de pensar que o maquinista não foi avisado em tempo útil daquela excepção!

Até podem ter comunicado com o maquinista, mas em cima do acontecimento - o troço em questão não é tão vasto quanto isso e quando se terão apercebido da velocidade já seria tarde - e o desfecho está à vista.

É muito fácil, cobarde e repugnante a forma como estão a tentar atribuir a culpa a alguém que já cá não está para se defender. Não acredito, nem de perto nem de longe, que um maquinista experiente e habituado aquele trajecto - como era o caso - negligenciasse a segurança com um diferencial desta natureza. Contem-me histórias

Se há setor onde a segurança dos sistemas é elevado ou muito elevada é no caminho de ferro. Esta forma de falar é de quem não conhece o setor.

Eu não pretendo atribuir as culpas ao maquinista. Mas normalmente quando há acidentes nos caminhos de ferro, a culpa é humana. Volto a referir que o itinerário estava feito para a linha III com o respetivo redução de velocidade imposta pela sinalização.
    O sistema de controlo "semi"-automático do comboio e em utilização em Espanha "ASFA" alertou o maquinista, o qual correspondeu com a atuação no botão de tomada de conhecimento. Ele terá errado ao não diminuir a velocidade.

Banido
    Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
    Se há setor onde a segurança dos sistemas é elevado ou muito elevada é no caminho de ferro. Esta forma de falar é de quem não conhece o setor.

Eu não pretendo atribuir as culpas ao maquinista. Mas normalmente quando há acidentes nos caminhos de ferro, a culpa é humana. Volto a referir que o itinerário estava feito para a linha III com o respetivo redução de velocidade imposta pela sinalização.
    O sistema de controlo "semi"-automático do comboio e em utilização em Espanha "ASFA" alertou o maquinista, o qual correspondeu com a atuação no botão de tomada de conhecimento. Ele terá errado ao não diminuir a velocidade.
    Os comboios são, estatisticamente, o meio de transporte mais seguro que existe, eu não ignorei isso.

Também é sabido que a maioria dos acidentes, quer sejam ferroviários ou outros, na sua maioria ocorrem por erros humanos!

E ainda que não tenha havido informação atempada sobre o desvio da linha, continua a tratar-se de um erro humano!

Falta saber em que momento o maquinista foi alertado e de que forma em concreto. O troço em manutenção é relativamente curto e convém conhecer mais pormenores antes de se atirarem pedras ao maquinista!

Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Os comboios são, estatisticamente, o meio de transporte mais seguro que existe, eu não ignorei isso.

Também é sabido que a maioria dos acidentes, quer sejam ferroviários ou outros, na sua maioria ocorrem por erros humanos!

E ainda que não tenha havido informação atempada sobre o desvio da linha, continua a tratar-se de um erro humano!

Falta saber em que momento o maquinista foi alertado e de que forma em concreto. O troço em manutenção é relativamente curto e convém conhecer mais pormenores antes de se atirarem pedras ao maquinista!

Poderá não ter havido qualquer aviso ao maquinista, mas ele terá sempre que respeitar a sinalização imposta pelos sinais. Se apanhou aspecto amarelo no sinal avançado, localizado a aproximadamente 1500m a 2000m do sinal principal, se este sinal principal da estação apresentava igualmente o aspecto amarelo e o indicador estaria ligado para a linha III é porque estava o itinerário estabelecido e com tudo comprovado (agulhas neste caso).

Portanto, o maquinista, independentemente de ter ou não um papel a informar da alteração de entrada na estação, tem que cumprir a sinalização.

É o mesmo que qualquer condutor na estrada. Não conhece o caminho mas tem que cumprir com a sinalização imposta. E guardar distância de segurança.

Banido
    Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Não especules! Não ouvi falar em sinalização nenhuma. Para além de que o troço iniciou a manutenção nesse dia e para quem faz o trajecto diariamente, já o faz de forma mecanizada. Haveria que criar os alertas necessários para alertar devidamente o maquinista, e não li nada que se assemelhasse a isso.

Foi muito mais fácil descarregar a culpa no maquinista que até era português, bem à moda de España!

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

É um dos graves problemas da sociedade portuguesa : falar do que não se sabe.

Claramente desconheces o sector ferroviário e a forma como lá se trabalha, para estares a dizer uma coisa dessas.

Banido
    Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    É um dos graves problemas da sociedade portuguesa : falar do que não se sabe.

Claramente desconheces o sector ferroviário e a forma como lá se trabalha, para estares a dizer uma coisa dessas.
    Respondo-te exactamente da mesma forma: não percebes nada disto!

Agora questiono: tiraste alguma conclusão da frase que acabei de escrever? Pois, passa-se exactamente o mesmo em relação ao que escreveste, concluo zero!

Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Não especules! Não ouvi falar em sinalização nenhuma. Para além de que o troço iniciou a manutenção nesse dia e para quem faz o trajecto diariamente, já o faz de forma mecanizada. Haveria que criar os alertas necessários para alertar devidamente o maquinista, e não li nada que se assemelhasse a isso.

Foi muito mais fácil descarregar a culpa no maquinista que até era português, bem à moda de España!

Não ouviste falar da sinalização porque não percebes patavina do setor ou como funciona a sinalização ferroviária. Eu não estou a especular. Sei do que falo dado trabalhar no setor. E estive 15 anos ligado à sinalização ferroviária. Por isso sei muito bem do que falo.

A não ser que haja um problema nos freios ou no sistema ASFA, tudo leva a culpar a ação do maquinista. Quer se quer, quer não.

Mas como não sabes, ficas a saber que com a Regulamentação Ferroviária Espanhola, as obrigações sobre os maquinistas são muito superiores que em Portugal, nomeadamente no que toca a cumprir as velocidades impostas pela via ou pela sinalização.
    Em Portugal o CONVEL ajuda o maquinista, informa qual a velocidade máxima no troço e caso este não atue, o comboio frena sozinho. Em Espanha não. O maquinista tem que levar com ele uma série de documentação. Para além do livro horário, tem que levar a TVM (tabela de velocidade máxima). E tem que a consultar de forma a adequar a velocidade do comboio com o limite da linha.

Portanto meu Caro, eu não especulo. Sei do que falo ao contrário de si.

Banido
    Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Muito bem, estás então a concordar comigo. Estou a considerar que a documentação que foi dada ao maquinista não estava conforme e não previu a manutenção da linha. E uma vez que se tratava de uma viagem rotineira, o mais natural é que o maquinista fizesse aquele troço como sempre o fez. Sim, estou a especular do mesmo modo que se especula atribuindo a culpa ao maquinista.

Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Muito bem, estás então a concordar comigo. Estou a considerar que a documentação que foi dada ao maquinista não estava conforme e não previu a manutenção da linha. E uma vez que se tratava de uma viagem rotineira, o mais natural é que o maquinista fizesse aquele troço como sempre o fez. Sim, estou a especular do mesmo modo que se especula atribuindo a culpa ao maquinista.

Vamos lá ver se entendes. Quando inicias uma viagem no teu carro, alguém te dá os locais onde há obras? Não. Tens que respeitar a sinalização imposta, seja redução de velocidade, seja indicação de desvios.

Eu não estou a concordar nada contigo Porque a regulamentação espanhola pode (repito, pode) não ter que o avisar das obras. E isto até será o mais correto. A sinalização ferroviária está instalada ao longo da linha e com as distâncias previstas para a frenagem do comboio e adapta-se conforme a situação.

Volto a repetir. Se do que já se sabe, a sinalização estava a funcionar bem e indicava que o sinal avançado estava com aspeto amarelo e o mesmo no sinal principal da estação, para além do indicador de direção existente neste sinal de entrada indicar a linha III ou a desviada, a velocidade máxima neste caso é de 30Km/h, seja em Espanha, seja em Portugal. E estava com este aspeto porque o trajeto onde o comboio ia passar seria por duas agulhas que tem que estar comprovadas para os sinais e indicador ligar. A velocidade sobre agulhas neste tipo de estação costuma ser de 30Km/h. Em Espanha e em Portugal.

O maquinista, mesmo sem o ASFA ligado ou numa zona não equipada com controle automático de velocidade, só tem que respeitar isto. Ponto final.

É que não há discussão possivel sobre isto. Aqui não estamos a falar em exceder a velocidade como se fala na rodovia. Não há disto no caminho de ferro.

Piloto de Sofás nmyguel's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

heberger image
    Marcha para e de Campolide é sempre assim.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Então as CP 1960, 1930 e 1900 foram abatidas ao serviço ?

No site da CP já só constam as CP 1400

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Então as CP 1960, 1930 e 1900 foram abatidas ao serviço ?

No site da CP já só constam as CP 1400

Fazem parte da Medway ... Ex-CP Carga.
    Aquela fabulosa venda que o anterior governo fez ...

Data de Registo
    Jul 2012

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

2 Comboios ... 1 "é" o da Disneyland .... o outro nem se sabe ...

Impressionante também o facto de neste país, nem sequer haver "jornaleiros" que saibam copiar e verificar o que copiam ... Nem para plagiar servem ...

"A ideia do projecto turístico parasse-lhe "boa", desde que não seja só para turistas."

in: http://24.sapo.pt/atualidade/artigos...-dois-comboios
    e também no link acima ...

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.