[Código da Estrada] Descaí o carro ao arrancar numa subida e tive um acidente - Quem é o culpado
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Título: Descaí o carro ao arrancar numa subida e tive um acidente - Quem é o culpado

  1. #1
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    Por Defeito Descaí o carro ao arrancar numa subida e tive um acidente - Quem é o culpado

    Em conversa com amigos surgiu uma situação hipotética (que acontece bastante vezes), mas todos tinham a sua opinião e cada um dos amigos tinha um amigo a quem lhe aconteceu a situação e a resolução era sempre diferente.

    Cenário do "crime" :

    Local - Fila de trânsito, sem sinalização vertical, mas em situação de para arranca.

    Intervenientes - 3 carros, sendo que o primeiro (A) vai virar para uma propriedade privada, necessitando de parar, pois a tem de entrar de lado por causa do declive do passeio.

    Ocorre então a imobilização dos outros 2 que seguiam atrás.

    Ao retomar a marcha o veículo B (segundo na fila) deixa o carro descair o necessário até atingir o ponto de embraiagem, embatendo no terceiro (C) que já se encontrava a andar para a frente ou até estaria parado mas a uma distância inferior a 50cm.

    Perante o código:

    - Quem é o culpado ? B que descaiu ou C que não deixou espaço para o carro retomar a marcha numa situação de subida ?

    Para os seguros com a participação da polícia:

    - É uma situação sem espinhas ? ou é comum declararem 50/50 ?

    Para os seguros caso seja assinada a declaração amigável:

    - C coloca cruz item "Embateu na traseira..., B coloca cruz no "recuava", mas não escrevem a descrição em lado nenhum

    - em que C coloca a cruz no item "Embateu na traseira de outro veículo que circula no mesmo sentido", B coloca a cruz no "recuava" e na parte de trás escrevem "que era uma situação de para arranca na subida"

    - em que C coloca a cruz no item "Embateu na traseira de outro veículo que circula no mesmo sentido", B não coloca cruz nenhuma e na parte de trás escrevem ""que era uma situação de para arranca na subida"

    E basicamente foi isto tudo que foi falado ao café, pois cada um tinha as suas teorias com as cruzes e com a validade do que se escrevia atrás, assim como também havia opiniões para todos os gostos caso o seguro tomasse conhecimento via participação da polícia.
    Última edição por DocJRA : 16-02-11 às 01:02:37


  2. #2
    Moderador Vanquish's Avatar
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    Por Defeito

    Aqui o cerne da questão está no assumir, ou não, do recuar por parte do condutor do B, coisa que, diga-se, é infelizmente muito rara nos dias que correm.

    Mas resumindo;

    - Se B está parado e C lhe embate na traseira, a responsabilidade é do C.

    - Se B está a recuar/descair e embate no C (parado), a responsabilidade é do B.

    - Se B está a recuar/descair e C inicia a marcha, embatendo ambos em circulação, a responsabilidade é dividida na base de 50/50. (importante: desde que o B assuma que estava a recuar)

    O C não pode ser responsabilizado por parar a curta distância da traseira do B, até porque a guarda de distância de segurança é aplicada em circulação e não parados.

    Importa referir que, num embate deste tipo, é sobre o C que recai o ónus de provar a culpa do B, ou seja, se o B recuar e bater mas for um filho da mãe, o C vai-se ver grego para o provar, a não ser com testemunhas reais e credíveis.

    Há certos embates em que a análise aos danos dos veículos permite ter uma melhor noção de quem bateu em quem mas neste tipo de embate a baixa velocidade é muito difícil.
    Última edição por Vanquish : 16-02-11 às 00:37:29
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  3. #3
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    Por Defeito

    É engraçado que dos 7 ou 8 à mesa apenas 1 é que dizia que não está consagrado em lado nenhum no código da estrada o "direito ao espaço para descair 1cm que seja para arrancar" e por isso é que insistem no ponto de embraiagem no código.

    O senso comum e "mito urbano" ocupava a mente dos outros que diziam que deve ser dada uma distância de segurança para as manobras necessárias, nomeadamente descair para arrancar. Eu era um deles.

    Obrigado pelo esclarecimento.
    Última edição por DocJRA : 16-02-11 às 00:58:17

  4. #4
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    Mais uma vez, e na falta de regulação, que não pode existir para tudo, reina o bom senso. Quando, em situação de subida, vejo que estou muito próximo do da frente, eu sou o primeiro a deixar descair o carro (se puder, lá está, mas ao ver-me andar para trás, o que vem atrás costuma perceber a minha intenção).

    Não me peçam para arrancar sempre de travão de mão, pois o descair é algo por demais expectável ao arrancar em subidas.

  5. #5
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    Alterei o título para ser mais fácil a procura.

    Bom senso e acidentes é complicado... eu diria mesmo que é um achado.

  6. #6
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
    Alterei o título para ser mais fácil a procura.

    Bom senso e acidentes é complicado... eu diria mesmo que é um achado.
    O bom senso é um bocado complicado, primeiro é preciso que as pessoas admitam que erraram, o que para muitas isso é um passo difícil de dar, e também é necessário que as pessoas saibam o que andam a fazer.
    Eu por acaso já tive um toque assim, e como os carros não tinham nada seguimos viagem, mas deu para ver os vários tipos de condutores que temos na estrada. O meu carro estava entre 2, tinha deixado muito espaço para o da frente, entretanto o da frente deixa descair o carro de tal forma que se aproxima do meu carro, e eu com esta acção, cometo a burrice de deixar descair o meu carro. Por estar atento ao da frente bato no detrás, e para ajudar ainda mais a festa depois de bater no que está atrás, o da frente ainda deixa descair mais o carro e bate em mim... depois desta cena toda, saio do carro para dizer ao condutor que estava atrás para ver se havia alguma coisa no carro que assumia a culpa em relação a ele, o que estava a minha frente, nem saiu do carro, e como já tinha 2 encostados já não deixou descair mais o carro e arrancou... mas isto tudo se apanhares uma pessoa honesta assume, senão aquele que está atrás vai ter uma vida negra para provar que ele não é o culpado.

  7. #7
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    Só deixa descair o carro quem quer.

    Eu faço como o meu instrutor me ensinou e não tenho problemas.

    As pessoas (no geral) é que se esquecem daquilo que lhes ensinam.

  8. #8
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    Pessoalmente acho que deveria ser salvaguardada no código a distância ao carro da frente quando os veículos se encontram imobilizados.

    Existem 1000 razões possíveis que podem resultar na necessidade de ter de deixar descair o carro.

    Se as pessoas soubessem de antemão via lei/código que têm, em qualquer circunstância, de deixar 1 metro (ou outra medida qualquer) para o veículo que se encontra à frente, evitavam-se algumas situações desagradáveis como as que o Vanquish referiu.

  9. #9
    AMR
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    Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Só deixa descair o carro quem quer.

    Eu faço como o meu instrutor me ensinou e não tenho problemas.

    As pessoas (no geral) é que se esquecem daquilo que lhes ensinam.
    O teu instrutor ensinou-te num carro a diesel, muito provavelmente com a embraiagem a pegar quase em baixo, e com binário suficiente para o segurar apenas ao ralentim mesmo na mais íngreme das subidas. É o tipico levantar pé da embraiagem mantendo o outro no travão, até se sentir a embraiagem a pegar.

    Mas nem todos os carros são assim, e sobretudo nos motores a gasolina, basta uma subida mais ingreme, e tem que se acelerar, pois senão ele descai ou vai abaixo.

  10. #10
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    é por essas e por outras que quando paro a trás de alguém deixo sempre algum espaço do da frente, não só porque a pessoa da frente pode deixar descair, mas tabem porque o que vem a trás de mim pode não parar a tempo e bater-me e eu ir bater no da frente como já vi acontecer algumas vezes. Mas em caso de insegurança no ponto de embraiagem, nada como utilizar o travão que esta mais a mão

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por AMR Ver Post
    O teu instrutor ensinou-te num carro a diesel, muito provavelmente com a embraiagem a pegar quase em baixo, e com binário suficiente para o segurar apenas ao ralentim mesmo na mais íngreme das subidas. É o tipico levantar pé da embraiagem mantendo o outro no travão, até se sentir a embraiagem a pegar.

    Mas nem todos os carros são assim, e sobretudo nos motores a gasolina, basta uma subida mais ingreme, e tem que se acelerar, pois senão ele descai ou vai abaixo.
    Isso foi uma coisa boa da minha escola, ensinaram-me a primeira metade de aulas de condução num carro a gasolina e a segunda metade num carro a gasóleo para ir a exame num carro a gasóleo. E mesmo assim quando passei para o meu primeiro carro (Fiat Punto MKII gasolina) as primeiras vezes o ponto de embraiagem acabava com as rodas a patinar com medo de o deixar descair ate que passei a fazer com o travão de mão, porque se acelerava um bocadinho menos acontecia exactamente isso, ou descaia ou ia a baixo.

  12. #12
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    Eu ja tive um acidente por azelhice mesmo, e com 2 dias de carta

    Numa subida bastante ingrene por sinal, o transito estava a andar mas muito lento, entao estava num ponto de embraiagem constante, ate que o carro da minha frente para e nao tive outra hipotese se nao parar ate porque estava farto de segurar o carro. Meti o carro em ponto de morto muito bem, vejo o carro da minha frente a arrancar e eu fiz o mesmo. O pior é que o carro continuava em ponto morto, notei logo que estava em porto morto e travo so que ja estava em cima do que estava atras de mim que se diga estava bem proximo que ja tinha reparado.

    La me dei como culpado, nao o meu nao tevenada no meu mas o outro ainda ficou com alguns danos. Hoje nao arranco sem verificar que estou em primeira ja é institivo mas criei medo a subidas durante uns tempos, ainda hoje é coisa que nao me sinto nada confortavel, ter que arrancar numa subida ingrene.


    Incrivel foi o que o seguro me disse, que podia ter dito que foi o de tras que me bateu ja que era a minha palavra contra a dele.
    Última edição por Drifter : 16-02-11 às 03:13:25

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Só deixa descair o carro quem quer.

    Eu faço como o meu instrutor me ensinou e não tenho problemas.

    As pessoas (no geral) é que se esquecem daquilo que lhes ensinam.
    Nem todos os carros sao assim. No Qashqai ca de casa é largar um bocadinho da embraiagem ja esta ele a ir abaixo, e temos de ser rapido a corrigir para ele nao ir mesmo.

    O pior é que ha escolas que nao ensinam o ponto de embraiagem sem esse metodo e que usar o travao de mao é heresia, a minha fui uma delas.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por kep Ver Post
    é por essas e por outras que quando paro a trás de alguém deixo sempre algum espaço do da frente, não só porque a pessoa da frente pode deixar descair, mas tabem porque o que vem a trás de mim pode não parar a tempo e bater-me e eu ir bater no da frente como já vi acontecer algumas vezes.
    É exactamente o que eu faço também.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por AMR Ver Post
    O teu instrutor ensinou-te num carro a diesel, muito provavelmente com a embraiagem a pegar quase em baixo, e com binário suficiente para o segurar apenas ao ralentim mesmo na mais íngreme das subidas. É o tipico levantar pé da embraiagem mantendo o outro no travão, até se sentir a embraiagem a pegar.

    Mas nem todos os carros são assim, e sobretudo nos motores a gasolina, basta uma subida mais ingreme, e tem que se acelerar, pois senão ele descai ou vai abaixo.
    Citação Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
    Nem todos os carros sao assim. No Qashqai ca de casa é largar um bocadinho da embraiagem ja esta ele a ir abaixo, e temos de ser rapido a corrigir para ele nao ir mesmo.

    O pior é que ha escolas que nao ensinam o ponto de embraiagem sem esse metodo e que usar o travao de mao é heresia, a minha fui uma delas.

    O que ele quer dizer com o "só deixa descair o carro quem quer" é porque se puxassem o travão de mão o carro já não descaía.

    Devido aos carros das escolas de condução terem essas características que disseram e da maior parte dos instrutores serem uns calões não ensinam a arrancar em subidas com travão de mão, o meu não me ensinou, felizmente o meu pai tratou disso.

  16. #16
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    A mim ensinaram mas a minha instrutora dizia que em exame eles não querem que se faça em exame e que se o fizer o enginheirooo socas me leva à mesma subida para ver "se repito a graçinha".. Porque é que não se pode fazer? Não sei, mas não faz sentido.

  17. #17
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    Sendo assumido que deixa descair o carro e o outro estava parado, não me parece que haja fundamento para atribuir responsabilidade ao parado.

    Por uma questão mais não seja de bom senso, principalmente com inclinação, deixo sempre uma margem para o carro da frente.

  18. #18
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    A ideia que eu tinha era, literalmente, a que o Vanquish escreveu.
    Confesso que, quando um carro a fazer marcha atrás, no Verão passado, só "descansei" quando a DAAA ficou assinada.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
    O que ele quer dizer com o "só deixa descair o carro quem quer" é porque se puxassem o travão de mão o carro já não descaía.

    Devido aos carros das escolas de condução terem essas características que disseram e da maior parte dos instrutores serem uns calões não ensinam a arrancar em subidas com travão de mão, o meu não me ensinou, felizmente o meu pai tratou disso.
    A escola de condução tem que ensinar o que consta do CE. E as dicas ou truques que esta dá, podem "dobrar" as regras, mas não as podem infringir. Podes perguntar em qq escola, pq não ensinam essa... "técnica". Não te surpreendas é com a resposta.
    No meu tempo dava chumbo imediato!

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    A mim ensinaram mas a minha instrutora dizia que em exame eles não querem que se faça em exame e que se o fizer o enginheirooo socas me leva à mesma subida para ver "se repito a graçinha".. Porque é que não se pode fazer? Não sei, mas não faz sentido.
    Há carros em que é ais dificil que outros, de fazer o ponto de embraiagem. Mas um carro que esteja em condições mínimas de circulação, conduzido por um condutor capacitado para o fazer, não pode descair num arranque em subida

  21. #21
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    Descai sempre um pintelho que seja, ainda para mais se a subida for generosa. Temos que ser condescendentes, não em demasia, mas temos de ser.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Descai sempre um pintelho que seja, ainda para mais se a subida for generosa. Temos que ser condescendentes, não em demasia, mas temos de ser.
    Pois pá, mas é que o povo tem a mania de esticar a condescendência e a tornar-se preguiçoso Conduzem esticados e relaxados, só com uma mão no volante inclusivé em manobras, fazem tudo pelos espelhos mesmo que não estejam a ver nada...

  23. #23
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    Mas quem é que no seu perfeito juízo, numa subida de inclinação acentuada com fila de tráfego, para o carro a um ou dois palmos do da frente?

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
    Mas quem é que no seu perfeito juízo, numa subida de inclinação acentuada com fila de tráfego, para o carro a um ou dois palmos do da frente?
    Pelo que o Vanquish disse... deve ser quem precise de um choques novo e combine com 2 amigos para estarem no passeio de forma a servir como testemunhas.

  25. #25
    Dan
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    o problema está quando há artistas que se encostam tanto ao da frente que nao deixem espaço de manobra... é so "beijinho" mas podem surgir complicaçoes... a minha sorte é que tenho hill-holder

  26. #26
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    Travão de mão, ponto de embraiagem e siga. Não descai.

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
    O que ele quer dizer com o "só deixa descair o carro quem quer" é porque se puxassem o travão de mão o carro já não descaía.

    Devido aos carros das escolas de condução terem essas características que disseram e da maior parte dos instrutores serem uns calões não ensinam a arrancar em subidas com travão de mão, o meu não me ensinou, felizmente o meu pai tratou disso.

    Aconteceu-me exactamente o mesmo. Hoje em dia em subidas grande (passo por uma todos os dias e agora com o transito devido a greve é sempre transito) praticamente so uso o travao de mao, mais pratico e nao esforço tanto a embraiagem e sinto mais segurança. Alias conheço varias pessoas ligas ao ramo automovel que seja a subida pequena ou grande usam quase sempre travao de mao, e se dizer que muitas vezes seguro o carro com a embraiagem para nao o parar eles passam-se.

    Citação Originalmente Colocado por AMR Ver Post
    A escola de condução tem que ensinar o que consta do CE. E as dicas ou truques que esta dá, podem "dobrar" as regras, mas não as podem infringir. Podes perguntar em qq escola, pq não ensinam essa... "técnica". Não te surpreendas é com a resposta.
    No meu tempo dava chumbo imediato!
    Ja agora, porque as escolas ''proibem'' tal tactica? Quem tem carta a pouco tempo fazer ponto de embraiagem numa subida pode ser complicado e dar aso a acidentes.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    O C não pode ser responsabilizado por parar a curta distância da traseira do B, até porque a guarda de distância de segurança é aplicada em circulação e não parados.
    Aliás, basta ver no C.E. a definição de distância de segurança... Porque o mesmo não estabelece uma unidade de medição para a mesma. Tanto pode ser 1 cm como 10 metros.

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Por uma questão mais não seja de bom senso, principalmente com inclinação, deixo sempre uma margem para o carro da frente.
    E há mais vantagens em não nos colarmos ao da frente...

    Imaginemos que o da frente avaria. Se deixarmos espaço suficiente, podemos simplesmente rodar o volante e contornar o objecto avariado. De outra forma, temos de perder tempo a fazer manobras.

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por Drifter Ver Post


    Ja agora, porque as escolas ''proibem'' tal tactica? Quem tem carta a pouco tempo fazer ponto de embraiagem numa subida pode ser complicado e dar aso a acidentes.
    Mas o problema é essa ideia de que por se ter carta à pouco tempo, se pode desculpar muitas asneiras E relembro que tirar a carta não é só ir fazer umas aulas práticas, com muitas a serem apenas assinadas. Tem que se passar num exame prático, onde se afere se o candidato está plenamente apto, e onde se inclui se o aluno candidato a encartado, possui as capacidade plenas de manter o controlo sobre o veículo que conduz, e isto como é evidente, inclui o controlo sobre a embraiagem.

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