Regras exame de condução
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 60

Título: Regras exame de condução

jam
    jam está offline
    Pedestre
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito Regras exame de condução

Boas,
    Daqui a uns dias vou a exame de codução e gostaria de saber as REGRAS: quantas falhas posso cometer e das quais? Até quantas vezes pode ir o carro abaixo? Nunca tinha perguntado isto a alguém, por isso decidi postar aqui a minha dúvida.
    Fiz o exame de Código a 4 de agosto.. correu sem problemas.. revi o exame umas 4 vezes antes do minuto 30 chegar... resultado: nenhuma errada.
    Agrageço a vossa "urgente" colaboração, pois faltam uns dias para o exame de condução.

Piloto de Testes paulo27's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jam Ver Post
    Boas,
    Daqui a uns dias vou a exame de codução e gostaria de saber as REGRAS: quantas falhas posso cometer e das quais? Até quantas vezes pode ir o carro abaixo? Nunca tinha perguntado isto a alguém, por isso decidi postar aqui a minha dúvida.
    Fiz o exame de Código a 4 de agosto.. correu sem problemas.. revi o exame umas 4 vezes antes do minuto 30 chegar... resultado: nenhuma errada.
    Agrageço a vossa "urgente" colaboração, pois faltam uns dias para o exame de condução.
    Não penses em quantas podes falhar...pensa apenas em dar o teu melhor e não errar nada, pois há algumas coisas em que uma só falha implica chumbo directo(tipo, não parar numa passagem de peões, quando eles estão a passar, não parar num stop, não parar num semáforo vermelho, e mesmo o amarelo, pisar o traço continuo, não ceder passagem...em suma, todas aquelas que forem consideradas como contra-ordenações graves e muito graves)
    Depois tens o deixar ir abaixo...3 tentativas, se á terceira ir abaixo, dá chumbo.
    A posição do veiculo na estrada tb conta...10 vezes acho...tenta sempre circular o mais a direita possivel, mudar de direcção a direita encostas o mais possivel a direita, mudar de direcção a esquerda encostas ao eixo da via e tentas fazer a perpendicular.
    Usa sempre os indicadores de mudança de direcção e circula sempre a uma velocidade moderada quando chegas a cruzamentos, entroncamentos e rotundas e sempre muita atenção...
    Se fizeres isto tudo, safas-te...

jam
    jam está offline
    Pedestre
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
    Não penses em quantas podes falhar...pensa apenas em dar o teu melhor e não errar nada, pois há algumas coisas em que uma só falha implica chumbo directo(tipo, não parar numa passagem de peões, quando eles estão a passar, não parar num stop, não parar num semáforo vermelho, e mesmo o amarelo, pisar o traço continuo, não ceder passagem...em suma, todas aquelas que forem consideradas como contra-ordenações graves e muito graves)
    Depois tens o deixar ir abaixo...3 tentativas, se á terceira ir abaixo, dá chumbo.
    A posição do veiculo na estrada tb conta...10 vezes acho...tenta sempre circular o mais a direita possivel, mudar de direcção a direita encostas o mais possivel a direita, mudar de direcção a esquerda encostas ao eixo da via e tentas fazer a perpendicular.
    Usa sempre os indicadores de mudança de direcção e circula sempre a uma velocidade moderada quando chegas a cruzamentos, entroncamentos e rotundas e sempre muita atenção...
    Se fizeres isto tudo, safas-te...
    É uma obrigação ou apenas uma "boa" sugestão circular o mais à direita possivel?

E quanto a limites de velocidade? Eu sei quais os limites de velocidade... mas será que o examinador pode pedir para aumentar a velocidade ou diminuir? ou é escolha do examinado? Obrigado

Piloto de Troféu NelioSilva's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

É uma obrigação ou apenas uma "boa" sugestão circular o mais à direita possivel?

E quanto a limites de velocidade? Eu sei quais os limites de velocidade... mas será que o examinador pode pedir para aumentar a velocidade ou diminuir? ou é escolha do examinado? Obrigado

No código da estrada diz para circular o mais à direita possível.

Quanto aos limites tens de os adequar à via em que estás a circular, por exemplo numa rua dentro das localidades carros mal estacionados ou outro tipo de obstáculos, o limite é de 50 mas não vais andar a 50, não é.
    Assim como numa AE com trânsito também não vais andar a 120

De resto, vai com calma, vai com atenção ao que o instrutor diz

Por exemplo no meu exame de condução numa estrada onde o limite era 90 e eu ia a 75/80 km/h o instrutor disse-me: " Acelere lá o limite é 90"

Piloto de Provas de Perícia 36crazyfists's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

O examinador em principio só te vai dizer onde virar, estacionar e pouco mais.
    Só tens de cumprir todas as regras do código e tás safo, não te preocupes, vai relaxado que não é nada de mais.
    E só no fim é que sabes se passaste ou não e quais os erros que cometeste, comigo foi assim.

Piloto de Testes PRAP's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Vai atento e acima de tudo cumpre o código de estrada a 100%.
    Há faltas consideradas menores que não implicam chumbo imediato (ir o carro abaixo, etc...) Agora se cometeres um erro qualquer de código (não parar num STOP, etc..) chumbas logo...

Tenta ir calmo e faz as coisas com calma. O exame tem de demorar um determinado tempo, por isso se conduzires devagar acabas por andar menos km's E acima de tudo consegues concentrar-te melhor

Boa sorte!!

Piloto de Rallye Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Podes mandar o carro abaixo as vezes que quiseres...apenas a carga nervosa que isso implica te pode afectar

Piloto de Troféu nathaniel's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    Podes mandar o carro abaixo as vezes que quiseres...apenas a carga nervosa que isso implica te pode afectar
    não te fies nisto. deixar ir abaixo uma ou duas vezes é naquela, agora as vezes que se quiser? de certeza que o carro é a diesel e se dominares minimamente, não o deixas ir abaixo. vai relaxado e atenção que isso de conduzir pela direita é uma obrigação, não uma sugestão. boa sorte.

Piloto de Rallye Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    não te fies nisto. deixar ir abaixo uma ou duas vezes é naquela, agora as vezes que se quiser? de certeza que o carro é a diesel e se dominares minimamente, não o deixas ir abaixo. vai relaxado e atenção que isso de conduzir pela direita é uma obrigação, não uma sugestão. boa sorte.
    Falas de cor...nenhum examinador vai chumbar ninguém por mandar o carro abaixo, por exemplo, num estacionamento. Até são capazes de recomendar calma. Existe muito mais coisas com que o examinando se deve preocupar.

Piloto de Testes PMCC's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    Falas de cor...nenhum examinador vai chumbar ninguém por mandar o carro abaixo, por exemplo, num estacionamento. Até são capazes de recomendar calma. Existe muito mais coisas com que o examinando se deve preocupar.
    Ai não? No dia que fiz exame de condução, uma rapariga perdeu por causa disso, deixou 3 vezes o carro ir abaixo.

Quanto a conselhos, vou-te dar um que provavelmente vais achar estúpido, mas que já aconteceu. Não te esqueças de destravar o carro para arrancar . Olha que já aconteceu.

De resto, é fazer tudo com calma, o examinador, no meu caso, só disse para onde ir, mais nada.

Boa sorte!

Piloto de Testes Filas's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
    Ai não? No dia que fiz exame de condução, uma rapariga perdeu por causa disso, deixou 3 vezes o carro ir abaixo.

Quanto a conselhos, vou-te dar um que provavelmente vais achar estúpido, mas que já aconteceu. Não te esqueças de destravar o carro para arrancar . Olha que já aconteceu.

De resto, é fazer tudo com calma, o examinador, no meu caso, só disse para onde ir, mais nada.

Boa sorte!
    Isso foi o que aconteceu no meu exame de código à miúda que ia fazer o exame... O examinador percebeu que foi por nervosismo e nada mais.

Para passar no exame o principal é manter a calma e basicamente cumprir com o código de estrada.

No meu caso, quando fiz o exame, o examinador disse para andar mais devagar, ia em 3ª a 50 kmh e eu assim fiz, travei e meti segunda e lá fui eu a 30 ou 40 como o examinador pediu. Cada um com a sua mania!

Boa sorte para o exame!

Um abraço, by Filas

Piloto de Troféu NelioSilva's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Boa sorte!

Aconteceu com a senhora que foi comigo

De resto, acho que deixar ir abaixo mais de 3 vezes é chumbo
    Um gajo que controle minimamente o carro não o deixa ir abaixo

Chefe de Equipa carregalhe's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Confirmo, o meu instrutor disse-me que eles toleram até 3 vezes o carro ir abaixo, se isso for feito com o mesmo erro (ex: querer arrancar em 4ª).

Disse-me também que eles aceitam até 15 faltas no exame, e eu penso que seja:

-Circulei uma vez muito à esquerda na minha faixa: uma falha;
    -Não fiz um pisca ao estacionar: outra falha;

Obviamente, não contempla coisas graves como não parar num stop, uma dessas e "já fostes".

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

outra coisa, nunca passes por cima da guia do passeio

quanto mais pensares pior, deixa os nervos actuarem apenas na altura em que vires o examinador. depois tende a passar, comigo foi assim

e boa sorte

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Sim, subir passeios também penso que dá uma ida directa cos porcos...

Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
    Sim, subir passeios também penso que dá uma ida directa cos porcos...
    Só se for descontroladamente.

---------------------------------

O exame de condução serve para avaliar se sabes guiar com destreza e em cumprimento do código da estrada, pelo que é o que tens que fazer.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Só se for descontroladamente.

---------------------------------

O exame de condução serve para avaliar se sabes guiar com destreza e em cumprimento do código da estrada, pelo que é o que tens que fazer.

no meu exame o outro colega galgou um, a examinadora pediu logo de seguida para encostar e o instrutor levou o carro ate ao imtt

o mais curioso foi a senhora que parecia mais aflita por ter reprovado o tal rapaz que o proprio por ter chumbado, tantas foram as vezes que pediu desculpas

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Nem de por o cinto, já aconteceu fazerem o exame sem falhas e chega ao fim e reprova porque não colocaram o cinto...

djm
    djm está offline
    Piloto de Troféu djm's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

vais chumbar.

Piloto de Testes paulo27's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Pois, o circular á direita é mesmo obrigação, decerto que o teu instrutor te deu na cabeça com isso, se não sabes isso, assim não te safas...
    Muita atenção aos passeios, se pisas um, é motivo para chumbo tb...
    Só podes pisar o passeio em caso de extrema necessidade e só se o examinador disser claramente que o podes fazer...foi o meu caso no exame de pesados...foi necessário pisar o passeio, porque um cromo decidiu deixar o carro dele mal estacionado e ng passava...perguntei se podia passar por cima do passeio e a examinadora concordou e deixou passar...atenção que é apenas num caso extremo como este...

Piloto de Testes Evolution6's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Lê com atenção a portaria 536/2005, no artigo 20º podes consultar as manobras e procedimentos em que vais ser avaliado, no artigo 23º poderás consultar as causas de reprovação.

Não esquecer que a acumulação de 15 faltas ou a pratica de um erro ou erro intolerável são causa directa de reprovação.

Aqui podes tirar todas as tuas duvidas:

http://dre.pt/pdf1s/2005/06/118B00/39073923.pdf

Piloto de Troféu nathaniel's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por filas Ver Post
    isso foi o que aconteceu no meu exame de código à miúda que ia fazer o exame... O examinador percebeu que foi por nervosismo e nada mais.

no teu exame de condução

no meu caso, quando fiz o exame, o examinador disse para andar mais devagar, ia em 3ª a 50 kmh e eu assim fiz, travei e meti segunda e lá fui eu a 30 ou 40 como o examinador pediu. Cada um com a sua mania!

não conseguias manter os 30/40 km/h em 3ª? Estranho!

um abraço, by filas
    123456
    Última edição por nathaniel : 02-10-09 às 13:37:31

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Se te lembrares do código o mesmo diz que deves conduzir o mais á direita, por isso a resposta á tua pergunta do circular o mais á direita, é que não é uma "boa" sugestão mas sim obrigatório.

Não convém esquecer que para muita gente que está a tirar a carta o acto de reduzir a velocidade implica reduzir também a mudança, não esquecer que maioritariamente são condutores com muito pouca experiencia.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Alguém no início do tópico referiu o pisar do traço contínuo como causa de chumbo.

É evidente que em caso de obstáculo na nossa via, com o devido pisca e sem ninguém próximo em sentido contrário isso é permitido.

Eu pessoalmente vou a exame a meio do mês, e estou com receio, dada a minha falta de atenção ao que me envolve e algumas decisões incoerentes que tomo.

Felizmente, a parte do controlo do carro está assegurada. Mas aqui interessa mesmo é cumprir o código à risca.

Piloto de Testes Filas's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    123456
    Quando uma pessoa faz um exame de condução não se sabe conduzir.

Conduzir aprende-se com o tempo e com experiência.

Um abraço, by Filas

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

sempre que possivel mete mudanças , no meu caso implicaram por ir +/- 30/40 kmh em 2ª OU 3ª. Da segunda vez que la fui sempre que podia la metia uma mudança, mesmo a 5ª nem que seja so por um bocadinho, so para mostrares que as sabes meter sem arranhar.
    Boa sorte e boa sorte com o instrutor que te calhar.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Nem mais. O instrutor a mim picava-me para reduzir para 2ª em curvas onde podia muito bem continuar em 3ª, para fazer as reduções de forma cada vez mais suave, levantando suavemente o pé da embraiagem.

Agora, por causa disso, dou por mim a entrar numa recta, meter 4ª, 5ª, e logo a seguir ter de reduzir até 2ª para entrar numa curva apertada. ~

Outra coisa: durante o exame, vai olhando para os espelhos regularmente, não te deixares surpreender é algo a que eles também dão valor.

Banido RuiSoad's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Filas Ver Post
    Quando uma pessoa faz um exame de condução não se sabe conduzir.

Conduzir aprende-se com o tempo e com experiência.

Um abraço, by Filas
    WTF ????

Tas pior ohh Filas...

Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
    WTF ????

Tas pior ohh Filas...
    Sim é verdade, uma coisa é saberes conduzir um carro, outra é saberes conduzir o carro e adaptar a condução às condições do trânsito, clima, conhecer os limites do próprio carro etc. Por isso é que mal se tira a carta se deve conduzir o mais que se pode, se não começas logo a conduzir e só vais pegar num carro daí a um ano é muito complicado.
    Quando acabas um curso universitário ninguém te ensinou como vai ser o mundo de trabalho, isso aprendes com a experiência.

Banido RuiSoad's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 36crazyfists Ver Post
    Sim é verdade, uma coisa é saberes conduzir um carro, outra é saberes conduzir o carro e adaptar a condução às condições do trânsito, clima, conhecer os limites do próprio carro etc. Por isso é que mal se tira a carta se deve conduzir o mais que se pode, se não começas logo a conduzir e só vais pegar num carro daí a um ano é muito complicado.
    Quando acabas um curso universitário ninguém te ensinou como vai ser o mundo de trabalho, isso aprendes com a experiência.
    Não...conduzir é conduzir...seja em estrada nacional, AE, caminho de cabras...ou até mesmo às voltinhas num parque de estacionamento.

Tu pegas num carro e arrancas metes as mudaças todas, reduzes, fazer curvas, rotundas estacionas etc etc...e não precisas de ir à escola de condução.

Não importa para o caso como se aprendeu e se é mau fazer isso sem carta...cada uma sabe de si.

Mas eu cá na escola de condução, aprendi as regras de trânsito...porque conduzir um carro já eu sabia.

Se alguem aprende a conduzir na escola de condução...bem enfim...nem quero imaginar o cenário. Mas conduzir é sempre igual, depois vem a expriência, porque continuas a conduzir como sempre soubeste mas com mais truques pelo meio...

É um pouco como "pinar", ja sabias antes de lá ires (sebem que aqui pode-se ter ou não quem nos ensine tal como nos carros)...com o tempo ganhas expriência e começas os malabarismos... estou certo ou errado ??

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima