Regras exame de condução
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Título: Regras exame de condução

  1. #1
    jam
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    Por Defeito Regras exame de condução

    Boas,
    Daqui a uns dias vou a exame de codução e gostaria de saber as REGRAS: quantas falhas posso cometer e das quais? Até quantas vezes pode ir o carro abaixo? Nunca tinha perguntado isto a alguém, por isso decidi postar aqui a minha dúvida.
    Fiz o exame de Código a 4 de agosto.. correu sem problemas.. revi o exame umas 4 vezes antes do minuto 30 chegar... resultado: nenhuma errada.
    Agrageço a vossa "urgente" colaboração, pois faltam uns dias para o exame de condução.


  2. #2
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por jam Ver Post
    Boas,
    Daqui a uns dias vou a exame de codução e gostaria de saber as REGRAS: quantas falhas posso cometer e das quais? Até quantas vezes pode ir o carro abaixo? Nunca tinha perguntado isto a alguém, por isso decidi postar aqui a minha dúvida.
    Fiz o exame de Código a 4 de agosto.. correu sem problemas.. revi o exame umas 4 vezes antes do minuto 30 chegar... resultado: nenhuma errada.
    Agrageço a vossa "urgente" colaboração, pois faltam uns dias para o exame de condução.
    Não penses em quantas podes falhar...pensa apenas em dar o teu melhor e não errar nada, pois há algumas coisas em que uma só falha implica chumbo directo(tipo, não parar numa passagem de peões, quando eles estão a passar, não parar num stop, não parar num semáforo vermelho, e mesmo o amarelo, pisar o traço continuo, não ceder passagem...em suma, todas aquelas que forem consideradas como contra-ordenações graves e muito graves)
    Depois tens o deixar ir abaixo...3 tentativas, se á terceira ir abaixo, dá chumbo.
    A posição do veiculo na estrada tb conta...10 vezes acho...tenta sempre circular o mais a direita possivel, mudar de direcção a direita encostas o mais possivel a direita, mudar de direcção a esquerda encostas ao eixo da via e tentas fazer a perpendicular.
    Usa sempre os indicadores de mudança de direcção e circula sempre a uma velocidade moderada quando chegas a cruzamentos, entroncamentos e rotundas e sempre muita atenção...
    Se fizeres isto tudo, safas-te...

  3. #3
    jam
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    Citação Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
    Não penses em quantas podes falhar...pensa apenas em dar o teu melhor e não errar nada, pois há algumas coisas em que uma só falha implica chumbo directo(tipo, não parar numa passagem de peões, quando eles estão a passar, não parar num stop, não parar num semáforo vermelho, e mesmo o amarelo, pisar o traço continuo, não ceder passagem...em suma, todas aquelas que forem consideradas como contra-ordenações graves e muito graves)
    Depois tens o deixar ir abaixo...3 tentativas, se á terceira ir abaixo, dá chumbo.
    A posição do veiculo na estrada tb conta...10 vezes acho...tenta sempre circular o mais a direita possivel, mudar de direcção a direita encostas o mais possivel a direita, mudar de direcção a esquerda encostas ao eixo da via e tentas fazer a perpendicular.
    Usa sempre os indicadores de mudança de direcção e circula sempre a uma velocidade moderada quando chegas a cruzamentos, entroncamentos e rotundas e sempre muita atenção...
    Se fizeres isto tudo, safas-te...
    É uma obrigação ou apenas uma "boa" sugestão circular o mais à direita possivel?

    E quanto a limites de velocidade? Eu sei quais os limites de velocidade... mas será que o examinador pode pedir para aumentar a velocidade ou diminuir? ou é escolha do examinado? Obrigado

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por jam Ver Post
    É uma obrigação ou apenas uma "boa" sugestão circular o mais à direita possivel?

    E quanto a limites de velocidade? Eu sei quais os limites de velocidade... mas será que o examinador pode pedir para aumentar a velocidade ou diminuir? ou é escolha do examinado? Obrigado

    No código da estrada diz para circular o mais à direita possível.

    Quanto aos limites tens de os adequar à via em que estás a circular, por exemplo numa rua dentro das localidades carros mal estacionados ou outro tipo de obstáculos, o limite é de 50 mas não vais andar a 50, não é.
    Assim como numa AE com trânsito também não vais andar a 120

    De resto, vai com calma, vai com atenção ao que o instrutor diz

    Por exemplo no meu exame de condução numa estrada onde o limite era 90 e eu ia a 75/80 km/h o instrutor disse-me: " Acelere lá o limite é 90"

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por jam Ver Post
    É uma obrigação ou apenas uma "boa" sugestão circular o mais à direita possivel?

    E quanto a limites de velocidade? Eu sei quais os limites de velocidade... mas será que o examinador pode pedir para aumentar a velocidade ou diminuir? ou é escolha do examinado? Obrigado
    O examinador em principio só te vai dizer onde virar, estacionar e pouco mais.
    Só tens de cumprir todas as regras do código e tás safo, não te preocupes, vai relaxado que não é nada de mais.
    E só no fim é que sabes se passaste ou não e quais os erros que cometeste, comigo foi assim.

  6. #6
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    Vai atento e acima de tudo cumpre o código de estrada a 100%.
    Há faltas consideradas menores que não implicam chumbo imediato (ir o carro abaixo, etc...) Agora se cometeres um erro qualquer de código (não parar num STOP, etc..) chumbas logo...

    Tenta ir calmo e faz as coisas com calma. O exame tem de demorar um determinado tempo, por isso se conduzires devagar acabas por andar menos km's E acima de tudo consegues concentrar-te melhor

    Boa sorte!!

  7. #7
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    Podes mandar o carro abaixo as vezes que quiseres...apenas a carga nervosa que isso implica te pode afectar

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    Podes mandar o carro abaixo as vezes que quiseres...apenas a carga nervosa que isso implica te pode afectar
    não te fies nisto. deixar ir abaixo uma ou duas vezes é naquela, agora as vezes que se quiser? de certeza que o carro é a diesel e se dominares minimamente, não o deixas ir abaixo. vai relaxado e atenção que isso de conduzir pela direita é uma obrigação, não uma sugestão. boa sorte.

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    não te fies nisto. deixar ir abaixo uma ou duas vezes é naquela, agora as vezes que se quiser? de certeza que o carro é a diesel e se dominares minimamente, não o deixas ir abaixo. vai relaxado e atenção que isso de conduzir pela direita é uma obrigação, não uma sugestão. boa sorte.
    Falas de cor...nenhum examinador vai chumbar ninguém por mandar o carro abaixo, por exemplo, num estacionamento. Até são capazes de recomendar calma. Existe muito mais coisas com que o examinando se deve preocupar.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    Falas de cor...nenhum examinador vai chumbar ninguém por mandar o carro abaixo, por exemplo, num estacionamento. Até são capazes de recomendar calma. Existe muito mais coisas com que o examinando se deve preocupar.
    Ai não? No dia que fiz exame de condução, uma rapariga perdeu por causa disso, deixou 3 vezes o carro ir abaixo.

    Quanto a conselhos, vou-te dar um que provavelmente vais achar estúpido, mas que já aconteceu. Não te esqueças de destravar o carro para arrancar . Olha que já aconteceu.

    De resto, é fazer tudo com calma, o examinador, no meu caso, só disse para onde ir, mais nada.

    Boa sorte!

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
    Ai não? No dia que fiz exame de condução, uma rapariga perdeu por causa disso, deixou 3 vezes o carro ir abaixo.

    Quanto a conselhos, vou-te dar um que provavelmente vais achar estúpido, mas que já aconteceu. Não te esqueças de destravar o carro para arrancar . Olha que já aconteceu.

    De resto, é fazer tudo com calma, o examinador, no meu caso, só disse para onde ir, mais nada.

    Boa sorte!
    Isso foi o que aconteceu no meu exame de código à miúda que ia fazer o exame... O examinador percebeu que foi por nervosismo e nada mais.

    Para passar no exame o principal é manter a calma e basicamente cumprir com o código de estrada.

    No meu caso, quando fiz o exame, o examinador disse para andar mais devagar, ia em 3ª a 50 kmh e eu assim fiz, travei e meti segunda e lá fui eu a 30 ou 40 como o examinador pediu. Cada um com a sua mania!

    Boa sorte para o exame!

    Um abraço, by Filas

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
    Ai não? No dia que fiz exame de condução, uma rapariga perdeu por causa disso, deixou 3 vezes o carro ir abaixo.

    Quanto a conselhos, vou-te dar um que provavelmente vais achar estúpido, mas que já aconteceu. Não te esqueças de destravar o carro para arrancar . Olha que já aconteceu.

    De resto, é fazer tudo com calma, o examinador, no meu caso, só disse para onde ir, mais nada.

    Boa sorte!

    Aconteceu com a senhora que foi comigo

    De resto, acho que deixar ir abaixo mais de 3 vezes é chumbo
    Um gajo que controle minimamente o carro não o deixa ir abaixo

  13. #13
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    Confirmo, o meu instrutor disse-me que eles toleram até 3 vezes o carro ir abaixo, se isso for feito com o mesmo erro (ex: querer arrancar em 4ª).

    Disse-me também que eles aceitam até 15 faltas no exame, e eu penso que seja:

    -Circulei uma vez muito à esquerda na minha faixa: uma falha;
    -Não fiz um pisca ao estacionar: outra falha;

    Obviamente, não contempla coisas graves como não parar num stop, uma dessas e "já fostes".

  14. #14
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    outra coisa, nunca passes por cima da guia do passeio


    quanto mais pensares pior, deixa os nervos actuarem apenas na altura em que vires o examinador. depois tende a passar, comigo foi assim

    e boa sorte

  15. #15
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    Sim, subir passeios também penso que dá uma ida directa cos porcos...

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
    Sim, subir passeios também penso que dá uma ida directa cos porcos...
    Só se for descontroladamente.

    ---------------------------------

    O exame de condução serve para avaliar se sabes guiar com destreza e em cumprimento do código da estrada, pelo que é o que tens que fazer.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Só se for descontroladamente.

    ---------------------------------

    O exame de condução serve para avaliar se sabes guiar com destreza e em cumprimento do código da estrada, pelo que é o que tens que fazer.

    no meu exame o outro colega galgou um, a examinadora pediu logo de seguida para encostar e o instrutor levou o carro ate ao imtt

    o mais curioso foi a senhora que parecia mais aflita por ter reprovado o tal rapaz que o proprio por ter chumbado, tantas foram as vezes que pediu desculpas

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
    Quanto a conselhos, vou-te dar um que provavelmente vais achar estúpido, mas que já aconteceu. Não te esqueças de destravar o carro para arrancar . Olha que já aconteceu.
    Nem de por o cinto, já aconteceu fazerem o exame sem falhas e chega ao fim e reprova porque não colocaram o cinto...

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por jam Ver Post
    É uma obrigação ou apenas uma "boa" sugestão circular o mais à direita possivel?
    vais chumbar.

  20. #20
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    Pois, o circular á direita é mesmo obrigação, decerto que o teu instrutor te deu na cabeça com isso, se não sabes isso, assim não te safas...
    Muita atenção aos passeios, se pisas um, é motivo para chumbo tb...
    Só podes pisar o passeio em caso de extrema necessidade e só se o examinador disser claramente que o podes fazer...foi o meu caso no exame de pesados...foi necessário pisar o passeio, porque um cromo decidiu deixar o carro dele mal estacionado e ng passava...perguntei se podia passar por cima do passeio e a examinadora concordou e deixou passar...atenção que é apenas num caso extremo como este...

  21. #21
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    Lê com atenção a portaria 536/2005, no artigo 20º podes consultar as manobras e procedimentos em que vais ser avaliado, no artigo 23º poderás consultar as causas de reprovação.

    Não esquecer que a acumulação de 15 faltas ou a pratica de um erro ou erro intolerável são causa directa de reprovação.


    Aqui podes tirar todas as tuas duvidas:

    http://dre.pt/pdf1s/2005/06/118B00/39073923.pdf

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por filas Ver Post
    isso foi o que aconteceu no meu exame de código à miúda que ia fazer o exame... O examinador percebeu que foi por nervosismo e nada mais.

    no teu exame de condução


    no meu caso, quando fiz o exame, o examinador disse para andar mais devagar, ia em 3ª a 50 kmh e eu assim fiz, travei e meti segunda e lá fui eu a 30 ou 40 como o examinador pediu. Cada um com a sua mania!

    não conseguias manter os 30/40 km/h em 3ª? Estranho!

    um abraço, by filas
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    Última edição por nathaniel : 02-10-09 às 13:37:31

  23. #23
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    Se te lembrares do código o mesmo diz que deves conduzir o mais á direita, por isso a resposta á tua pergunta do circular o mais á direita, é que não é uma "boa" sugestão mas sim obrigatório.

    Não convém esquecer que para muita gente que está a tirar a carta o acto de reduzir a velocidade implica reduzir também a mudança, não esquecer que maioritariamente são condutores com muito pouca experiencia.

  24. #24
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    Alguém no início do tópico referiu o pisar do traço contínuo como causa de chumbo.

    É evidente que em caso de obstáculo na nossa via, com o devido pisca e sem ninguém próximo em sentido contrário isso é permitido.

    Eu pessoalmente vou a exame a meio do mês, e estou com receio, dada a minha falta de atenção ao que me envolve e algumas decisões incoerentes que tomo.

    Felizmente, a parte do controlo do carro está assegurada. Mas aqui interessa mesmo é cumprir o código à risca.

  25. #25
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    Quando uma pessoa faz um exame de condução não se sabe conduzir.

    Conduzir aprende-se com o tempo e com experiência.

    Um abraço, by Filas

  26. #26
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    sempre que possivel mete mudanças , no meu caso implicaram por ir +/- 30/40 kmh em 2ª OU 3ª. Da segunda vez que la fui sempre que podia la metia uma mudança, mesmo a 5ª nem que seja so por um bocadinho, so para mostrares que as sabes meter sem arranhar.
    Boa sorte e boa sorte com o instrutor que te calhar.

  27. #27
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    Nem mais. O instrutor a mim picava-me para reduzir para 2ª em curvas onde podia muito bem continuar em 3ª, para fazer as reduções de forma cada vez mais suave, levantando suavemente o pé da embraiagem.

    Agora, por causa disso, dou por mim a entrar numa recta, meter 4ª, 5ª, e logo a seguir ter de reduzir até 2ª para entrar numa curva apertada. ~

    Outra coisa: durante o exame, vai olhando para os espelhos regularmente, não te deixares surpreender é algo a que eles também dão valor.

  28. #28
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    Quando uma pessoa faz um exame de condução não se sabe conduzir.

    Conduzir aprende-se com o tempo e com experiência.


    Um abraço, by Filas
    WTF ????

    Tas pior ohh Filas...

  29. #29
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    WTF ????

    Tas pior ohh Filas...
    Sim é verdade, uma coisa é saberes conduzir um carro, outra é saberes conduzir o carro e adaptar a condução às condições do trânsito, clima, conhecer os limites do próprio carro etc. Por isso é que mal se tira a carta se deve conduzir o mais que se pode, se não começas logo a conduzir e só vais pegar num carro daí a um ano é muito complicado.
    Quando acabas um curso universitário ninguém te ensinou como vai ser o mundo de trabalho, isso aprendes com a experiência.

  30. #30
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    Sim é verdade, uma coisa é saberes conduzir um carro, outra é saberes conduzir o carro e adaptar a condução às condições do trânsito, clima, conhecer os limites do próprio carro etc. Por isso é que mal se tira a carta se deve conduzir o mais que se pode, se não começas logo a conduzir e só vais pegar num carro daí a um ano é muito complicado.
    Quando acabas um curso universitário ninguém te ensinou como vai ser o mundo de trabalho, isso aprendes com a experiência.
    Não...conduzir é conduzir...seja em estrada nacional, AE, caminho de cabras...ou até mesmo às voltinhas num parque de estacionamento.

    Tu pegas num carro e arrancas metes as mudaças todas, reduzes, fazer curvas, rotundas estacionas etc etc...e não precisas de ir à escola de condução.

    Não importa para o caso como se aprendeu e se é mau fazer isso sem carta...cada uma sabe de si.

    Mas eu cá na escola de condução, aprendi as regras de trânsito...porque conduzir um carro já eu sabia.

    Se alguem aprende a conduzir na escola de condução...bem enfim...nem quero imaginar o cenário. Mas conduzir é sempre igual, depois vem a expriência, porque continuas a conduzir como sempre soubeste mas com mais truques pelo meio...

    É um pouco como "pinar", ja sabias antes de lá ires (sebem que aqui pode-se ter ou não quem nos ensine tal como nos carros)...com o tempo ganhas expriência e começas os malabarismos... estou certo ou errado ??

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