Excesso de velocidade / velocidade excessiva
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Título: Excesso de velocidade / velocidade excessiva

  1. #1
    Piloto de Testes Japh's Avatar
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    Por Defeito Excesso de velocidade / velocidade excessiva

    Na sequência da discussão noutro tópico ( Acidente Brutal ) fiquei com esta curiosidade: será que toda a gente COM CARTA DE CONDUÇÃO sabe a diferença entre "excesso de velocidade" e "velocidade excessiva" ?

    Ora digam lá de vossa justiça: É diferente ? É a mesma coisa ? Um implica sempre o outro ("velocidade excessiva implica excesso de velocidade" ou "excesso de velocidade implica velocidade excessiva") ?

    Palavra que estou curioso para saber as vossas "opiniões"...

    "V"


  2. #2
    Piloto de Testes Mig80's Avatar
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    Por Defeito

    Penso que exesso de velocidade verifica-se quando exedemos o limite de velocidade legal para determinada via enquanto velocidade exessiva é quando não adequamos a velocidade do veiculo ás condições existentes, por ex.: estradas degradadas. chuva, nevoeiro, trãnsito etç

  3. #3
    Piloto de Rallye Karma's Avatar
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    Por Defeito

    Alguém que vai a 121Km/h numa autoestrada vai em excesso de velocidade.

    Alguém que entra num gancho de uma nacional, com chuva, a 80Km/h, vai em velocidade excessiva.

  4. #4
    nto
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    Bem, a resposta já foi dada.

  5. #5
    Banido Magno20's Avatar
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    Por Defeito

    Estes 2 users, já deram a resposta. Tão simples quanto eles disseram.

    Mais um exemplo : 180 km/h numa AE vazia, sem perigos aparentes = excesso de velocidade.

    100 km/h numa AE a 30m do carro da frente, com chuva e fraca visibilidade = velocidade excessiva.

  6. #6
    Banido Ze_virtual's Avatar
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    tudo dito!!! tá limpO!

  7. #7
    Piloto de Fórmula 1 BrunoDias's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
    Penso que exesso de velocidade verifica-se quando exedemos o limite de velocidade legal para determinada via enquanto velocidade exessiva é quando não adequamos a velocidade do veiculo ás condições existentes, por ex.: estradas degradadas. chuva, nevoeiro, trãnsito etç
    apoiado

  8. #8
    Piloto de Rallye ESPRIT's Avatar
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    Ando em mais de 50% das vezes em excesso de velocidade, e nem em 10% das vezes em velocidade excessiva, pena é q n vejo ninguém ser multado pela segunda.

  9. #9
    Piloto de Kart Soldarier's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Ando em mais de 50% das vezes em excesso de velocidade, e nem em 10% das vezes em velocidade excessiva, pena é q n vejo ninguém ser multado pela segunda.

    uma resposta simples para ti a policia de transito consegue mais facilmetne fustificar a sua multa porque transgrediste a velocidade permitida do que multar alguem porque dentro da lei andou a arriscar a vida dos outros fazendo manobras perigosas no limite de velocidade permitida com pisos e mau estado, clima adversos que proporciona tempos de reacção e reacção do carro muito instaveis....

    infelizmente só se preocupam em pressionar os condutores a respeito do excesso de velocidade...

    a velocidade excessiva é a principal causa de morte nas nossas estradas... muita gente nao tem a simples nocção dos seus actos porque nas proprias escolas de condução o tema da velocidade excessiva não é apelativa de forma a sensibilizar as pessoas que mais inportante que respeitar o codigo de estrada é necessário adequar sempre o estilo de condução/velocidade/ carro em causa etc.. face ao piso/ tempo/ transito/ etc....

    conduzo imensas vezes em excesso de velocidade mas conhecendo bem a via nunca me atrevo ir em velocidade excessiva porque tenho a noção do perigo que é.....

    nao me venham com moralismos que ao andar em excesso de velocidade tambem estou a por em risco a minha vida e a dos outros.... vivo numa ilha que pelo qual conheco muito bem as estradas e todas as condições da via.... e digo mais os limites impostos por mais de 95% das estradas estão muito mal, existem zonas a que a velocidade permitida é um perigo muito grande e outras que a velocidade permitida é um absurdo tédio, uma calamidade digo eu..... a sinalização é triste de se ver.... etc. resumindo practico a minha condução em prol da minha segurança e da segurança de todos os demais utentes da via.....

  10. #10
    Piloto de Provas de Perícia JohnnT's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Ando em mais de 50% das vezes em excesso de velocidade, e nem em 10% das vezes em velocidade excessiva, pena é q n vejo ninguém ser multado pela segunda.

    concordo contigo, por vezes é mais perigoso e podera ser bastante mais grave circular-se em velocidade excessiva do que em excesso de velocidade.

  11. #11
    Banido OneLife's Avatar
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    O que me assusta é perceber há pessoas que têm carta e não sabem a diferença!!!!

  12. #12
    Piloto de Troféu rucsantos's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
    O que me assusta é perceber há pessoas que têm carta e não sabem a diferença!!!!
    A mim o que me assusta é ver mais de 99% deles que não conhece a legislação rodoviária em vigor.

  13. #13
    Piloto de Provas de Perícia
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    Citação Originalmente Colocado por Soldarier Ver Post
    uma resposta simples para ti a policia de transito consegue mais facilmetne fustificar a sua multa porque transgrediste a velocidade permitida do que multar alguem porque dentro da lei andou a arriscar a vida dos outros fazendo manobras perigosas no limite de velocidade permitida com pisos e mau estado, clima adversos que proporciona tempos de reacção e reacção do carro muito instaveis....

    infelizmente só se preocupam em pressionar os condutores a respeito do excesso de velocidade...
    Se percebi, achas mal a polícia fazê-lo. E compreendo o que dizes. Agora lembremo-nos da quantidade de pessoal que AQUI NO PRÓPRIO FÓRUM vem pedir ajuda para impugnar multas, algumas muito bem passadas.

    Ora, se um tipo passa uma multa justa, merecida e legalmente bem suportada e mesmo assim ainda tem de levar com uma impugnação... imagina se tentassem começar a passar multas por velocidade excessiva... "ah, sôr polícia e sabe lá você a segurança deste carro. Com ABS, ESP e ABC DEF e GHI, isto é daqui, pára em 10m a 100 km/h e não sai nem um *pêlo púbico* de lado em curvas apertadas"...

  14. #14
    Banido Agent Smith's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
    A mim o que me assusta é ver mais de 99% deles que não conhece a legislação rodoviária em vigor.
    Infelizmente é o pão-nosso de cada dia.

  15. #15
    PH3
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    Citação Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
    A mim o que me assusta é ver mais de 99% deles que não conhece a legislação rodoviária em vigor.
    Concordo plenamente...e isso é fácil de ver em inumeras "discussões" aqui no fórum...assim de repente lembro-me de uma em que se discutia um acidente em que o user passa um STOP e bate noutro carro e há vários users a dizer que como o outro carro não tinha sinal de via com prioridade em todos os entroncamentos o STOP não era válido porque ele não ia adivinhar que o outro tinha um STOP logo tinha que ter cuidado...

  16. #16
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    por isso é que é o unico sinal do CE que tem 6 lados!!!!DUh

    Da mesma maneira o sinal de cedencia de passagem é um triangulo invertido!!!!

    mesmo sem os olharmos de frente sabemos o que está lá....sim ele devia ter cuidado (como em todas as situações na estrada com ou sem prioridade).....mas o outro "marmanjo" devia parar no STOP....

    gajos que pensam assim como esses "condutores" são um perigo!!!....em muitos STOP's não paro, mas abrando (quando tenho visibilidade) e verifico bem se não vem carro nenhum.....

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Agent Smith Ver Post
    Infelizmente é o pão-nosso de cada dia.

    E fazer os picazinhos..., issop é para os outros!
    Mais de 90% dos condutores em Potugal nunca usa os intermitentes e dos restantes nem 5% os usa sempre e correctamente...

    No que toca ao cumprimentos dos limites legais de velocidade, a situação ainda é pior!

  18. #18
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    Engraçado é por exemplo, na altura do natal (mais aí do que em qualquer outra), se ouve um GNR nas notícias a dizer que 'o acidente se deveu a velocidade excessiva...' e logo a seguir o jornalista diz: ' como disse o agente da autoridade, mais uma vez, o excesso de velocidade foi a causa...'

    Será q eles (jornalistas) ouvem bem? o homem nem falou há 2 minutos e ele (jornalista) já distorceu a conversa toda!

    chiça

    cumps

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
    A mim o que me assusta é ver mais de 99% deles que não conhece a legislação rodoviária em vigor.
    O que assusta mesmo é ninguém dos que que andam em excesso de velocidade admitir circular com velocidade excessiva.

    "Ah e tal eu costumo circular acima dos 200km/h... mas sempre em segurança."

    É a gente pequenina que temos por cá, cada um faz os seus limites.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
    O que assusta mesmo é ninguém dos que que andam em excesso de velocidade admitir circular com velocidade excessiva.

    "Ah e tal eu costumo circular acima dos 200km/h... mas sempre em segurança."

    É a gente pequenina que temos por cá, cada um faz os seus limites.
    Cada um fazer os seus limites nem é mau !!

    Há é que ter consciência de que eles existem e não são sempre iguais, dependem do carro que conduzimos, estrada, codições climatéricas, estado de cansaço, etc.

    Eu acho possivel circular acima dos 200 (não sempre, mas pontualmente) em segurança

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Cada um fazer os seus limites nem é mau !!

    Há é que ter consciência de que eles existem e não são sempre iguais, dependem do carro que conduzimos, estrada, codições climatéricas, estado de cansaço, etc.

    Eu acho possivel circular acima dos 200 (não sempre, mas pontualmente) em segurança
    Juntaria às razões a "experiencia" do condutor - alguém que acabou de tirar a carta, numa AE em mau estado, com muitas curvas, com outros carros, à chuva, com sono, de noite, num Fiat Uno a 120 é potencialmente mais perigoso do que um jovem sem qualquer acidente nos 9 anos de carta, num MB, numa AE quase vazia, num dia de sol, 4 da tarde, quase sem transito, em recta a 155.

    No entanto, infelizmente é o jovem no MB (eu) que é multado . Mas pelo menos não é esse o jovem com maior probabilidade de magoar os outros o a si próprio (isso sim bem mais grave)

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Cada um fazer os seus limites nem é mau !!

    Há é que ter consciência de que eles existem e não são sempre iguais, dependem do carro que conduzimos, estrada, codições climatéricas, estado de cansaço, etc.

    Eu acho possivel circular acima dos 200 (não sempre, mas pontualmente) em segurança
    Pois claro que achas.

    Pena é NENHUMA autoestrada em Portugal ter sido desenhada para essas velocidades.

    E pena também para os engenheiros civis que seguiram Vias que aparentemente sabem tanto quanto um leigo como tu. Se calhar até menos.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
    Pois claro que achas.

    Pena é NENHUMA autoestrada em Portugal ter sido desenhada para essas velocidades.

    E pena também para os engenheiros civis que seguiram Vias que aparentemente sabem tanto quanto um leigo como tu. Se calhar até menos.
    Se foram ou não desenhadas para essas velocidades não sei !

    Mas parece-me que fazer Lisboa - Algarve, num dia de semana de manhã fresco mas de sol, depois de 9 horas de sono e um PA ligeiro,num carro do calibre de um mercedes S com um condutor experiente e na posse das suas capacidades todas, por ex. a 220 km/h um exercicio perfeitamente razoavel.

    Quanto aos engenheiros civis não faço ideia nenhuma o que é que sabem, nem me interessa muito.

    Não percebi muito bem foi sobre que tema é que tu assumiste que eu era leigo !?

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Mas parece-me que fazer Lisboa - Algarve, num dia de semana de manhã fresco mas de sol, depois de 9 horas de sono e um PA ligeiro,num carro do calibre de um mercedes S com um condutor experiente e na posse das suas capacidades todas, por ex. a 220 km/h um exercicio perfeitamente razoavel.
    portanto se tu achas isso seguro, quer dizer que se fores a 100km/h e vires um carro parado numa faixa da autoestrada não achas perigoso...

  25. #25
    v7
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    Citação Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
    portanto se tu achas isso seguro, quer dizer que se fores a 100km/h e vires um carro parado numa faixa da autoestrada não achas perigoso...
    Não ! tu achas ?

    Mas pode-se ir a 220 e abrandar quando se passa pelos carros mais lentos.

  26. #26
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    então não sei porque é que é proibido estacionar numa autoestrada, afinal de contas basta abrandar quando se passar por carros parados.

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
    então não sei porque é que é proibido estacionar numa autoestrada, afinal de contas basta abrandar quando se passar por carros parados.

    mas tu és o pai sempre com os moralismos do costume!


    na alemanha tb há de ser proibido parar nas ae e tb n êm limite em certas AE portanto... o pessoal n abranda nem que vá a 300 lá

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
    portanto se tu achas isso seguro, quer dizer que se fores a 100km/h e vires um carro parado numa faixa da autoestrada não achas perigoso...

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por GJP Ver Post
    mas tu és o pai sempre com os moralismos do costume!
    quais moralismos? falo de realidade.

    andar a 220 com carros a 120 ao lado é talvez mais perigoso do que andar a 100 com carros estacionados na autoestrada. é que os carros estacionados não saem do sítio, e os que vão a 120 mexem-se :P

    se aparecem a dizer que carros estacionados nas autoestradas não são perigosos, então peçam para remover essa entrada do código da estrada...

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por GJP Ver Post
    mas tu és o pai sempre com os moralismos do costume!


    na alemanha tb há de ser proibido parar nas ae e tb n êm limite em certas AE portanto... o pessoal n abranda nem que vá a 300 lá
    dizes bem em certas AE. Agora Portugal nao tem nenhuma autobahn.

    Lembro-me que ha bem pouco tempo um user aqui do forum foi a uma autobahn, e o comentario final dele foi que em Portugal algo assim era impossivel, pelo menos com as infrastruturas existentes.

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