Em caso de terem um ligeiro acidente, tratam voces ou chamam a policia?
 Rede MPL:

Ver Resultados da Sondagem: Em caso de acidente ligeiro(só chapa)

Votantes
73. Não pode votar nesta sondagem
  • Em casa de haver acordo de culpas tem capacidade para resolver o caso com uma declaração amigavel

57 78.08%
  • Tem logo que chamar a policia

16 21.92%
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 46

Título: Em caso de terem um ligeiro acidente, tratam voces ou chamam a policia?

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito Em caso de terem um ligeiro acidente, tratam voces ou chamam a policia?

Faço esta pergunta pois nunca me aconteceu ter acidentes felizmente mas como noutro topico as opiniões se dividiam entre os que usam a declaração amigavel e os que afirmam que chamam logo a policia, fiquei na duvida do que realmente se faz , das vantagens e desvantagens de cada metodo.

A questão é a seguinte:

Em caso de sairem de casa e darem(ou vos darem) um toque(com o carro) , em que as pessoas assumam a culpa e tenham tudo em dia a nivel de documentação, tem capacidade para ser voces a resolver o problema como gente adulta ou tem logo a necessidade de chamar a policia?
    Última edição por Nephilim : 16-04-08 às 16:07:33

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Eu só chamo a polícia quando não se consegue apurar logo a responsabilidade de um dos condutores, quando um se arma em parvo ou quando há feridos. Fora isso acho que é sempre possível resolver tudo com calma e com uma Declaração Amigável.

Piloto de Troféu DarkSorcerer's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Depende. O outro condutor está visivelmente alcoolizado ou não?

Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Depende. Já tive um ligeiro toque e como o outro condutor assumiu culpa e tinha a papelada toda em ordem, não vi razão para chamar a Polícia. Preenchi a DAAA e no dia seguinte fui à oficina pedir orçamento para perguntar ao outro se queria resolver amigavelmente ou com o seguro. Ficou amigável.

Agora, se vir que não tem seguro, carta, me parecer álcoolizado ou isso, chamo a Polícia.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
    O outro condutor aparentemente está bem , mostra-se simpatico e tem tudo em ordem... referia-me a um caso assim!

é logico se o outro condutor tiver com num estado de alcoolemia que nem consiga dizer coisa com coisa nem pegar numa esferográfica, o melhor é mesmo chamar a policia mas eu nesta poll refiro-me a um condutor aparentemente normal

Banido Tuaregue's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

mas se o outro condutor estiver alcoolizado a companhia deste pode n pagar os estragos!

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Em casa de haver acordo de culpas tem capacidade para resolver o caso com uma declaração amigavel

Banido Gil Duro's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
    mas se o outro condutor estiver alcoolizado a companhia deste pode n pagar os estragos!
    Era precisamente isto que queria referir, já uma vez a minha mãe teve um acidente e chamou-me ao local, e o Sr. estava visivelmente embriagado, e mete marcha-atrás e espeta-se no carro da minha mãe que estava parado no semáforo

Quando estávamos a preencher a declaração, apareceu a policia, mas certamente repararam no estado do Sr e não levantaram muitas ondas e apenas perguntaram se estava tudo bem e tal e saíram de fininho.

Sei que o seguro dele é obrigado a pagar, mas normalmente faz com que o caso se arraste muito mais tempo.

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Gil Duro Ver Post
    Sei que o seguro dele é obrigado a pagar, mas normalmente faz com que o caso se arraste muito mais tempo.
    Arrastar-se-á provavelmente no pedido de reembolso ao segurado, mas perante o terceiro a seguradora responde normalmente como se não houvesse álcool.

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Arrastar-se-á provavelmente no pedido de reembolso ao segurado, mas perante o terceiro a seguradora responde normalmente como se não houvesse álcool.
    Nem mais. Não sei porque é que há essa ideia errada de que se o outro estiver embriagado a companhia de seguros dele não paga os nossos danos... Além disso os prazos para decisão da responsabilidade e para sermos ressarcidos dos prejuízos estão estipulados na lei e as companhias não podem fugir.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Eu felizmente nunca passei por uma situação dessas...mas acho que se ele se der como culpado e tiver em condições de assinar a declaração amigavel e tiver o seguro em dia, para mim é o suficiente.

Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    Eu felizmente nunca passei por uma situação dessas...mas acho que se ele se der como culpado e tiver em condições de assinar a declaração amigavel e tiver o seguro em dia, para mim é o suficiente.
    Tenho um amigo meu que só chamou uma vez porque o outro estava a guiar com a carta apreendida.

Em pequenos acidentes, sem feridos, como já disse (e fiz!), só chamo a Polícia perante uma irregularidade desse género, ou caso não me entendesse com o outro.

Até porque a polícia tem coisas mais importantes para fazer que andar a resolver pequenos acidentes!

Piloto de Troféu DaniCMax's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

O único acidente que tive, foi sozinho, claro que tivémos chamar police, porque o carro saiu de estrada e coiso...

Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

neste ultimo acidente que tive, e como não consegui resolver as coisas a bem com o outro interveniente, chamei eu a policia!

não devia ter feito isso...

eles conheciam o outro homem, e eu lixei-me!Não tiraram as medidas da travagem dele, e no croqui não meteram que ele tinha-me batido fora de mão!

Bem......são aqueles nepotismos

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

1º O facto de o outro condutor assumir a responsabilidade, não quer dizer que a cia. de seguros o faça e, face à transferência de responsabilidade, é à cia. que cabe ou não assumir.

Posto isto, caso entenda que a responsabilidade é clara e inequivoca, segundo os meus parametros, e o terceiro não levante confusão ou duvidas preenchendo a DAAA de acordo, ok!

J
    J está offline
    Piloto de Kart J's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
    Eu só chamo a polícia quando não se consegue apurar logo a responsabilidade de um dos condutores, quando um se arma em parvo ou quando há feridos. Fora isso acho que é sempre possível resolver tudo com calma e com uma Declaração Amigável.
    Eu não chamo, por várias razões. Primeiro porque em todos os casos que tive em que a polícia foi chamada (não po mim), nunca percebi a vantagem. No prmeiro caso, bati em dois carros estacionados, fui chamar os donos, assumi a culpa e resolveram chamar a polícia (conclusão a polícia preencheu mal o relatório e não sei como conseguiram, mas os outros é que eram culpados! lol), tive depois de refazer a declaração amigável para assumir a culpa, enfim, sem comentários. No segundo, bateram me no carro de noite e fugiram, chamei a polícia e o relatório deles estava cheio de erros de português. Num terceiro caso, com a minha mulher, (culpa partilhada, por ser duvidoso) a outra parte chamou a GNR e quando cheguei, tivemos de refazer a declaração amigável porque tinham preenchido com os dados do seguro do ano anterior, mais uma vez, sem comentários.
    Para além disso, não me parece que se deva assumir quem tem a culpa no momento, aliás, a declaração amigável é apenas uma declaração DO QUE ACONTECEU, não de CULPA. O apuramento das responsabilidades fica para a seguradora! E eu, em princípio, sou capaz de declarar o que aconteceu! Não preciso da polícia para preencher uma declaração amigável!
    De qualquer das formas, é claro que, caso me parece que a outra parte possa ter bebido, não ter seguro, etc, chamarei a policia, mas nunca para saber quem é responsável, apenas para comprovar esses factos.

Piloto de Troféu DarkSorcerer's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Vou-vos ser honesto. Fico um bocado indeciso, mas prefiro chamar a polícia, no caso de os danos aparentarem ser relativamente graves.

Chefe de Equipa LuisCapelo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

porque é que estão sempre a falar de "assumir as culpas"? ninguém se pode declarar culpado de um acidente... não é assim que as coisas funcionam.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
    porque é que estão sempre a falar de "assumir as culpas"? ninguém se pode declarar culpado de um acidente... não é assim que as coisas funcionam.
    entao como funcionam?

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
    neste ultimo acidente que tive, e como não consegui resolver as coisas a bem com o outro interveniente, chamei eu a policia!

não devia ter feito isso...

eles conheciam o outro homem, e eu lixei-me!Não tiraram as medidas da travagem dele, e no croqui não meteram que ele tinha-me batido fora de mão!

Bem......são aqueles nepotismos
    eram todos amigos

Chefe de Equipa LuisCapelo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    entao como funcionam?
    fazes a declaração e as culpas são atribuidas pelas seguradoras

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

o mais importante é fazer SEMPRE a declaraçao amigavel, e conseguir TSTEMUNHAS...

À 3 meses atras estava na fila para abastecer, numa bomba de gasolina que tem uma pequena inclinação, ao meu lado tava uma gaja numa strakar l200 para entrar para o outro lado da bomba abastecedora.... entao nao é q a grande "bitch", falha o arranque e entra pela minha porta de tras do lado direito a dentro...

comecei a apitar e ela saiu do carro, a dizer que era para nao chamar a policia, que ia telefonar ao marido, e que era pra levar o meu carro a arranjar a chapa ao mecanico dela, e para nao meter seguros no meio disto porque nao havia necessidade.

la fiquei com o numero de telefone dela, e anotei a matricula... entao nao é que nessa tarde quando lhe telefonei a grande ....(bitch) disse q noa sabia do que é que eu estava a falar, e que nem tinha ido a bomba nessa manha.

nao fiz mais nada fui a policia, dei a matricula, eles diseram-me a seguradora dela, e telefonaram-lhe ao qual ela disse q nao sabia de nada... era a palavra dela contra a minha.

fui a minha seguradora, mandaram la um perito e o perito concluiu que nao havia testemunhas, e que era impossivel determinar o acidente.

Conclusao... sou estudante, os meus pais nao me arranjam o carro "Para aprender a andar com os olhos abertos" e tenho uma amolgadela que ja tem ferrugem. A senhora que mora na minha zona (isto tem prai 1 mes) passou por mim a rir.

Ja tive para ir la de noite e partir-lhe a porta exactamente no mesmo local que ela me bateu, mas no fim fico sempre a pensar que a culpa na realidade foi minha por ter sido anjinho e ter acreditado numa pessoa que nao conheço de lado nenhum...

Banido Pitest's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por afilipecf Ver Post
    o mais importante é fazer SEMPRE a declaraçao amigavel, e conseguir TSTEMUNHAS...

À 3 meses atras estava na fila para abastecer, numa bomba de gasolina que tem uma pequena inclinação, ao meu lado tava uma gaja numa strakar l200 para entrar para o outro lado da bomba abastecedora.... entao nao é q a grande "bitch", falha o arranque e entra pela minha porta de tras do lado direito a dentro...

comecei a apitar e ela saiu do carro, a dizer que era para nao chamar a policia, que ia telefonar ao marido, e que era pra levar o meu carro a arranjar a chapa ao mecanico dela, e para nao meter seguros no meio disto porque nao havia necessidade.

la fiquei com o numero de telefone dela, e anotei a matricula... entao nao é que nessa tarde quando lhe telefonei a grande ....(bitch) disse q noa sabia do que é que eu estava a falar, e que nem tinha ido a bomba nessa manha.

nao fiz mais nada fui a policia, dei a matricula, eles diseram-me a seguradora dela, e telefonaram-lhe ao qual ela disse q nao sabia de nada... era a palavra dela contra a minha.

fui a minha seguradora, mandaram la um perito e o perito concluiu que nao havia testemunhas, e que era impossivel determinar o acidente.

Conclusao... sou estudante, os meus pais nao me arranjam o carro "Para aprender a andar com os olhos abertos" e tenho uma amolgadela que ja tem ferrugem. A senhora que mora na minha zona (isto tem prai 1 mes) passou por mim a rir.

Ja tive para ir la de noite e partir-lhe a porta exactamente no mesmo local que ela me bateu, mas no fim fico sempre a pensar que a culpa na realidade foi minha por ter sido anjinho e ter acreditado numa pessoa que nao conheço de lado nenhum...
    Eu já lhe tinha posto a porta para dentro. De noite sem que ninguém desse por isso!

Banido Pitest's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Ah, nessas situações faz-se SEMPRE mas mesmo SEMPRE uma declaração amigável. Uma vez o meu carro estava estacionado e um gajo pára o carro perto do meu e esquece-se do travão de mão, resultado: traseira enfiada para dentro, avisaram-me do sucedido, e o gajo não quis meter a seguradora ao barulho e que me arranjava o carro numa oficina amiga dele, eu pelo sim e pelo não, preenchi a declaração amigável, ao qual ele disse que não valia a pena, mas ficou preenchida. Quando o meu carro ficou arranjado, cheguei perto do rapaz e rasguei a declaração amigável, situação resolvida.

Agora o dono da oficina era mesmo amigo dele, eheheh, então os gajos chegaram perto de mim, o carro tinha outra pequena amolgadela na porta do pendura e perguntaram se eu queria que eles arranjassem a porta e pintassem e que o outro pagasse sem que notasse por isso, enfim.. não aceitei e avisei o rapaz do que eles lhe queriam fazer!

Piloto de Kart proque's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Se a culpa for dele (de forma óbvia) o melhor é resolver o mais rápido antes que a polícia chegue. Se detectam o alcool levanta-se um problema com a seguradora.

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por proque Ver Post
    Se a culpa for dele (de forma óbvia) o melhor é resolver o mais rápido antes que a polícia chegue. Se detectam o alcool levanta-se um problema com a seguradora.
    Levanta sim senhor! Mas é para o gajo que está alcoolizado porque a companhia dele paga os teus danos e ele depois é que tem que compensar a companhia.

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por afilipecf Ver Post

1º Erro - ter ficado apenas com os contactos. Preenchiam a DAAA e depois, caso ela quisesse pagar ponderar isso (eu não aceitava, mas pronto).

2º Erro - não ter tirado uma fotografia (a probabilidade de existir algum com um telemovel com Camara é elevada)

3º Erro - numa bomba devia haver mais alguem, nem que fosse o funcionário.

4º As bombas geralmente tem camaras de segurança e apontadas para as bombas, para ver o pessoal que se pira... devia dar para solicitar isso, nem que fosse judicialmente.

É normal que com os nervos, o pedido da senhora, etc, o pessoal se esqueça, mas há coisas elementares para não termos dissabores... A culpa depois não é das companhias de seguros.

Banido bento_uno's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
    O único acidente que tive, foi sozinho, claro que tivémos chamar police, porque o carro saiu de estrada e coiso...
    Nabo!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    1º Erro - ter ficado apenas com os contactos. Preenchiam a DAAA e depois, caso ela quisesse pagar ponderar isso (eu não aceitava, mas pronto).

2º Erro - não ter tirado uma fotografia (a probabilidade de existir algum com um telemovel com Camara é elevada)

3º Erro - numa bomba devia haver mais alguem, nem que fosse o funcionário.

4º As bombas geralmente tem camaras de segurança e apontadas para as bombas, para ver o pessoal que se pira... devia dar para solicitar isso, nem que fosse judicialmente.

É normal que com os nervos, o pedido da senhora, etc, o pessoal se esqueça, mas há coisas elementares para não termos dissabores... A culpa depois não é das companhias de seguros.

andando e aprendendo...

Piloto de Troféu Zell's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Essa história do "não é preciso nada, o meu amigo mecânico (ou o próprio) resolve isso" pode dar muitos problemas. Mesmo que ele assuma a culpa, nunca se sabe a qualidade do arranjo e do serviço. Conheço um caso mais ou menos assim. O gajo era um bocado aldrabão e para além de ter demorado imenso tempo a despachar o carro, montava peças de outros carros, etc.. claro que depois não ficava bom. Mas acho que depois lá resolveram aquilo. Mas uma pessoa não tem que se sujeitar a estas coisas.

Se um dia me vierem com essa lengalenga é logo policia, não há cá confusões.
    Só não chamava a policia se tivesse provas de tudo e o carro fosse arranjado num local à minha escolha, não era na "oficina do amigo". Estragou, tem que sofrer as consequências sem qualquer tipo de facilitismo.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.