Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.
 Rede MPL:
Página 1 de 67 1211 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 1995

Título: Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

Piloto de Troféu LelodasTshirts's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

Boas caros amigos do maTTo.

O que se pretende neste tópico é trocar experiências acerca das visitas que os nossos bichos do maTTo têm que fazer aos centros de inspecção. Visto que a legislação cada vez aperta mais e torçe o nariz à mínima alteração (seja ela estética ou performante).

Aproveito também para colocar algumas dúvidas que tenho.

No meu caso caso penso que com o Frontera não vou ter qualquer problema. Está totalmente de origem e o mata vacas e faróis auxiliares estão homologados e averbados de acordo como manda o figurino. Na última IPO passou sem qualquer apontamento.

Agora o Gipsy tem algumas nuances que gostava de discutir convosco.

- No que respeita a pneus neste momento estou ilegal. Estou com 235/75/R15 mas tenho já guardados para montar uns Fedima 205/70/R15 bem como um conjunto de jantes. Esta é a medida que vem no livrete e será com estes que vai.

- Alteração de altura ao solo. Embora com a troca de pneus fique ligeiramente mais baixo, tenho ainda que estudar a questão dos brincos. Será que devo arriscar ir com estes ou acham que devo montar os de origem (que ainda tenho guardados)?

- Suporte de pneu sobresselente. Como repararam na apresentação que fiz, retirou-se o pneu sobresselente da porta e passou para o interior. Neste momento não tenho montados os bancos traseiros e coloquei o pneu preso com cintas para não se mover. Acham que poderá originar mais uma anomalia?

- Agora o pior: o parachoques frontal. O parachoques que tenho está bem montado, sem folgas, com os piscas e mínimos integrados. É liso sem arestas frontais. Acontece que não tem cantos. Penso que poderão pegar por este item. Para piorar não tenho o parachoques de origem. Que acham que devo fazer? Soldar uns cantos? Comprar um original e aplicar para efeitos de inspecção? Pedir um emprestado por uns dias?

Desculpem o testamento.

Comentários, experiências e conselhos são bem vindos.

Um abraço a todos.

Lelo

imported_sitefixe
    Guest

Por Defeito

Pois..

compreendo as preocupaçoes

Em tempos idos quando levei o UMM Alter Turbo á inspecção, o tipo de lá encheu-se de " excesso de zelo " andou de volta do jipe prai uma hora.. andou e andou e andou a ver se tinha por onde pegar.. no fim chumbou o carro porque um apoio do cinto de segurança nao tinha a resistencia devida..

Averbou divergencias do livrete porque, e ele sabia disso , o jipe equipava de origem com 235/75r15 mas o livrete vinha enganado com 235r15 ( isto foi em 2001, o jipe era de 1988, até á data ao que parece ninguem se queixou disso, mas ele pegou por ai.. )

Ou seja, mesmo o teste de travoes, ele insistiu umas 4 ou 5 vezes a ver se cansava, porque os resultados deram bons logo ao inicio que eu vi.. aquilo estava afinadinho que era um mimo

Resumindo, quando la cheguei, tive a clara sensação de que o tipo estava numa de " mais um para cá ficar.. "

Por isso, há que ter um pouco de sorte onde se vai, o Vitara vai o mes que vem á inspecção e nao planeio arranjar nada, só mesmo montar o para choques novo e chapa de matricula nova, que já lá estão em casa a jeito..

Discretamente, telefona a um centro de IPO a saber os ques que podem originar chumbos, mas claro está sem dar dicas de que carro se trata..

Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Vamos ver o que isto dá...

Na volta nem lhe toco e depois logo se vê...

Obrigado sitefixe

Piloto Veterano TerranoII's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Vou deixar aqui a minha experiência de hoje. :D

O Silver foi hoje à inspecção. E passou sem qualquer anotação

Mas o que me leva escrever estas palavras não tem a ver com isso mas como decorreu a inspecção do meu TT e de outros veículos, a que assisti.

Enquanto esperava tomei atenção à inspecção que fizeram a uma Opel Astra Caravan diesel de 95.

O inspector começou por comprovar os farois, os limpa para-brisas, os piscas, e os pneus, etc o normal. No teste de gases acelerou a fundo durante alguns segundos, akilo parecia uma locomotiva a deitar fumo, voltou a acelerar e fumo negro, depois passou aos testes seguintes, comprovou o colete e o triangulo, obrigando a pessoa a montar o mesmo, cintos de segurança à frente e atras, elevadores de vidros das portas, etc

De seguida fui eu. Calhou-me o inspector Mor do centro . Lá começou e tal ....(diálogo)

Boa tarde - diz ele. E eu respondo tb.

Então que tipo de utilização dá ao carro? E eu : estrada e uns caminhitos de terra às vezes, que a guita custa a ganhar.(e eu com o carro todo riscado graças a um passeio algures em Sintra )

Este carro está levantado - diz ele. E eu: Não foi só pra nivelar quando meteram os amortecedores novos.

E onde meteu os amortecedores novos? E eu: na Nissan

Uhm....pois. Já agora e se não é indiscrição, o que faz? - diz ele
    E eu: sou vendedor.....de aspiradores

Pois. Olhe carregue por favor ali no botao 2 da máquina dos gases.E eu 2?? Este a seguir ao 1 ? e ele : sim
    Lá carrego dá 2 toques no acelerador e siga mais à frente

Luzes, piscas, escovas lava vidros.

De novo o inspector: estes botões é pra que? E eu: é pro bloqueio do diferencial.
    E ele: mas sabe que é proibido alterar os carros. E eu:mas não é alteraçao, ele já veio assim, levou foi um novo porque o outro ja tava gasto ...na Nissan

O inspector: Pois....então e isto é um amplificador? E eu não, é um rádio cb pra comunicar com outros carros, tenho aí a licença se quiser ver. E ele: não não é necesário. Mas isto apanha os pilotos de aviões a falar? E eu..pilotos? aviões? isso é uma bela porcaria nem se ouve quando estamos ao pé uns dos outros. (joke sitefixe)

E ele: pois, pensei que fosse da PJ.E eu: não sou vendedor....

Vai pros rolos e tal e siga amortecedores, fosso e termina.

Vou buscar a ficha e pergunto: Olhe quais tolerancias pros pneus?
    Responde ele: mas voce tem os pneus iguais aos do livrete não tem? e eu: sim sim (este tipo tá a gozar cmg? penso eu), mas queria por outros maiores, e ele responde, só se for dentro dos 5%, mesmo em polegadas fazemos as contas e tem de estar dentro dos 5%
    Lá touxe a ficha e o selo sem anotações.Mas voce tem o carro todo armadilhado por baixo. E eu: EUUUUUUU naaaa, não estrabocehi e vim-me embora. O gajo sempre a picar a ver se me chateava com ele mas não.

Moral da história: mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar

Nota:
    - não verificou as medidas dos pneus
    - não verificou qualquer cinto de segurança
    - só olhou pra caixa do triangulo e saco do colete, não vendo o triangulo montado nem viu se o colete estava dentro da norma
    - não verificou o funcionamento de vidros espelhos ou luzes no interior do carro
    - entre outras

Moral da história 2 : ou o gajo ficou abismado com a beleza do Silver ou então ...tirem as vossas conclusões

Desculpem o testamento

Piloto de Testes loucaojr's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2004

Por Defeito

Boas
    Há coisa de um mes e pouco o meu samuka tambem fazer um desses exames de "saude"... nao passou a primeira mas passou a segunda...
    O motivo do primeiro chumbo foi desequilibrio da travagem traseira e travao de mao, como é obvio! Por e simplesmente tinha os calços no ferro.... De resto tudo na boa! Os Pneus ( 235/75R15)estao averbados, a matricula que nao esta no sitio original tambem é na boa pois esta encontra-se visivel e com iluminção, os farois extras foram com as tampas e por fim o facto de nao ter kat. tambem nao me tras chatisses pois apesar do samuka ser de 93 o seu ano de fabrico é 92 logo ainda foi contruido sem Kat., tambem esta averbada a portaria no livrete.
    Quanto a conversas nada demais o tipico...
    ele: entao isto e bom para andar por ai nas praias?? eu: nada disso.. nao queo ficar sem lee so ando onde se pode! e bla bla montes e vales bla bla...
    Acabando a conversa com ele a dizer que tava ali uma boa maquina e que era um jipito que surpreendia bastante... passando-me a carta verde para a mao seguindo com a seguinte frase " ..-..-BN pode seguir e de boa saude! Ate janeiro de 2007!"

Lelo -> mas qual o problema com os pneus??? nao tens isso tudo averbado??

@braços

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

lelodastshirts,boas,no meio da descrição que fizeste só há um ponto em que tenho a certeza quase absuluta.os bancos de trás.se fores á inpecção sem eles ou com eles mal montados,vão-te chumbar de certeza. quanto ao pneu suplente se for na mala preso,com cintas por ex.,penso que eles não chateiam.os bancos só se podem tirar naqueles carros que tem no livrete a indicação de 2 a 5 lugares(ou 7 por ex.).
    um abraço.

Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Epá...!
    Obrigado pela vossa preocupação e conselhos mas se repararem na data do meu post já lá vai quase um ano...!
    No entanto o Samuka foi à inspecção em Agosto de 2005 e passou à 1ª... quem o levou foi o meu mecânico mas não embirraram com nada...

Na altura ainda não tinha os 235 averbados, mas levei os 205 que tenho guardados...

Um abraço a todos.

Piloto de Troféu CrazzyMax's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

O meu vai já no proximo mês, acho melhor começar a rezar

imported_sitefixe
    Guest

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

O meu vai já no proximo mês, acho melhor começar a rezar
    Para não dar bandeira faz o seguinte..

esconde uma de 50 na caixinha do triangulo

mete um papel dentro do livrete a dizer " verificar interior da caixa do triangulo "

Como ele vai encontrar algo perdido la dentro da caixa se calhar vai-se calar bem caladinho e nao vai devolver..

A malta do brasil diz, " achado nao é roubado " LOLOLOL

E ele achou, ninguem lhos deu, apenas pode ter recebido instruçoes para executar bem o seu trabalho..

10 x LOL hehehehe

Piloto de Troféu CrazzyMax's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Onde eu vou eles nem mexem no triangulo, so olham

Piloto de Troféu madseat's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Por isso mesmo é que tens de deixar o bilhete dentro dos documentos![**][**][**]

imported_sitefixe
    Guest

Por Defeito

É preciso explicar tudo, xiça...

imported_sitefixe
    Guest

Por Defeito

Ou podes-te fazer de bom samaritano desentendido ( vulgo fazer-se de parvo.. sem ofensa ) e perguntar se ele pode verificar se tens um triangulo de modelo homologado...

Piloto de Troféu madseat's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Tambem podes deixar a cinquentola na pala do sol! E pedes para ele ver se está operacional!

Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

[**][**][**]

Isto tá bonito tá .

imported_sitefixe
    Guest

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por MGomes

[**][**][**]

Isto tá bonito tá .
    Estamos apenas a divagar.. mas " a divagar se vai ao longe.. " heheheh

Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

[**]

Vá, não me faralhem o tópico que isto até estava no bom caminho...

imported_sitefixe
    Guest

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por LelodasTshirts

[**]

Se quiseres deixo-te mais dicas onde " deixar cair " a cinquentola..

hehehe

Piloto Veterano TerranoII's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por sitefixe

[**]

Se quiseres deixo-te mais dicas onde " deixar cair " a cinquentola..

hehehe
    Ai, ai andaste a a estragar andas....

Piloto de Testes loucaojr's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2004

Por Defeito

Epá...!
    Obrigado pela vossa preocupação e conselhos mas se repararem na data do meu post já lá vai quase um ano...!
    No entanto o Samuka foi à inspecção em Agosto de 2005 e passou à 1ª... quem o levou foi o meu mecânico mas não embirraram com nada...

Na altura ainda não tinha os 235 averbados, mas levei os 205 que tenho guardados...

Um abraço a todos.
    Fogo um gajo nunca olha as datas.... ora ai tens a respostas que pretendias! Mais vale tarde que nunca!!

@braços

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Inspecções para mim só em ultimo caso... O meu mecanico leva lá o carro e eu não me chateio...

Esses inspectores são uma cambadada de palhaços... Já ouvi histórias.... desde carros chumbarem por terem os mostradores em branco, até que carros em que a unica coisa que vai ao centro é o livrete...

O que se há de fazer... tamos em Portugal

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

voces andam a inflacionar o negócio!!!! a nota é de 20 aérios e o lugar da praxe é dentro do cinzeiro com uma pontinha á vista.;)

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Epá...!

Um abraço a todos.

[8)][8)][8)][8)][8)]

Piloto de Troféu Messerschmitt's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito Tópico IPO - Inspecção Periodica Obrigatória

Bem recebi isto ontem, é um "guia" para o pessoal dos carros alterados - ou para os que pretenderem alterá-los - saber com o que contar quando forem à inspecção.

O ficheiro tem cerca de 400kb, portanto se demorar um bocadito já sabem.

Espero que seja útil, e se estiver alguma coisa errada, digam.

Abraços

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Já cá andou agoar onde... Já não me lembro.

Mas é sempre um BOM tópico.

Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

epa nao sabia que era repost. Se quiseres tira. Eu é que n reparo em nada hehe

Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

luzes suplementares no tablier dao reprovação? com que logica?

têm ai coisas sem logica.....

Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

devem ser neons ou gauges malucas que acendem quando o turbo ou vtec disparam - sei la... ja vi tanta coisa estupida à venda lol

imported_sitefixe
    Guest

Por Defeito

mas por exemplo ter um roll bar interior é aprovado..

acho que vou pensar nisso.. que isto de andar na nossa selva do dia a dia tem que se lhe diga..

imported_sitefixe
    Guest

Por Defeito

ja agora.. a distinçao do " bem adaptado " ou " mal adaptado " é levada a cabo com que criterios? quem decide o que esta bem e mal ???

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.