Tópico das IPO´s - Relatos e experiências. - Página 67
 Rede MPL:
Página 67 de 67 PrimeiraPrimeira ... 576667
A mostrar resultados 1,981 para 1,995 de 1995

Título: Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito

Alguém sabe ao certo, a partir de que data é obrigatório o cinto nos bancos da frente?

Piloto de Kart zezoca's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

ligeiros de passageiros e mistos - 1 de janeiro de 1966

Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
    ligeiros de passageiros e mistos - 1 de janeiro de 1966
    Então como explicas que um veículo fabricado em 1966,e matriculado em 1967, vai à inspecção e passa sempre? (não tem cintos à frente nem atrás)

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DrSmart Ver Post
    Então como explicas que um veículo fabricado em 1966,e matriculado em 1967, vai à inspecção e passa sempre? (não tem cintos à frente nem atrás)
    não tem haver com a data da matricula, mas sim de fabrico e modelo em si, percebeste...

Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    não tem haver com a data da matricula, mas sim de fabrico e modelo em si, percebeste...
    No livrete (antigo) diz que foi fabricado em 1966. Nem sequer diz a data. E passa na inspecção.. Logo vai contra o que foi dito atrás.

Piloto de Testes mok's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

estou revoltado!!!

que raios são tão piquinhas nas inspecções dos veículos ligeiros mas para camiões andam todos a cair aos pedaços e passam no IPO...

ontem levei com um pedaço de camião em plena A1... uma peça de 10cm salta do camião e vai-me bater no choques e depois, bateu no capot e milagrosamente saltou para cima do carro, não causou danos à primeira vista mas por pouco não foi no vidro...

escusado será de dizer que o camião parecia amarrado por arames...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

O que há mais por aí é ligeiros no mesmo estado, ou pior...

E isso de ser picuinhas, tb depende do inspetor... O meu carro na ultima inspeção passou sem espinhas.. Cerca de um mês depois, levei-o à revisão e tinha os foles da direção nas lonas... Devia ter chumbado na inspeção.

Piloto de Testes BoraLaMarina's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2009

Por Defeito

Boas,

Alguém sabe se não tendo ido à IPO deste ano (o carro também não circulou), para o ano no mês da IPO do carro já será obrigatória uma "inspecção B", ou lá o que lhe chamam ?

Obrigado.

Piloto de Testes FullThrottle's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
    Boas,

Alguém sabe se não tendo ido à IPO deste ano (o carro também não circulou), para o ano no mês da IPO do carro já será obrigatória uma "inspecção B", ou lá o que lhe chamam ?

Obrigado.
    Quase de certeza que não é preciso ires à B.

Se agora não tem IPO não pode circular na via pública. Quando fizer falta meter tudo certo para voltar à estrada é levares o carro à IPO normal mas convém ir de reboque para evitar grandes multas e grandes complicações em caso de acidente.

Piloto de Testes BoraLaMarina's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    Quase de certeza que não é preciso ires à B.

Se agora não tem IPO não pode circular na via pública. Quando fizer falta meter tudo certo para voltar à estrada é levares o carro à IPO normal mas convém ir de reboque para evitar grandes multas e grandes complicações em caso de acidente.
    Grato pela dica.

Esperemos que assim seja, é que ainda tenho que colocar um catalisador novo e o carro tem estado parado.

Daí querer saber se poderia ser penalizado com uma inspecção B (por saltar a IPO deste ano), por ter preferido ficar com o carro parado e resolver as coisas em condições.

Piloto de Fórmula 1 LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Por experiência de um colega meu, não precisa da B. Agora, ele tem o feito de ter conseguido andar *todos* os dias de carro durante um ano sem IPO e não ter sido apanhado. Ele só reparou que tinha passado a IPO um ano quando lhe disseram no centro.

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

não precisa nada da B. ainda há poucas semanas um meu cunhado levou um carro do tio velhote dele que esteve parado 5 ou 6 anos e posterior a 80 (85, acho) antes que o prazo acabasse. o que é estranho é que não foi no mês da matrícula, foi em finais de agosto. não devia ser ao fazer "anos"? mas foi lá precisamente porque aquilo ia ficar cancelado.

Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    não precisa nada da B. ainda há poucas semanas um meu cunhado levou um carro do tio velhote dele que esteve parado 5 ou 6 anos e posterior a 80 (85, acho) antes que o prazo acabasse. o que é estranho é que não foi no mês da matrícula, foi em finais de agosto. não devia ser ao fazer "anos"? mas foi lá precisamente porque aquilo ia ficar cancelado.
    Quem é que informou que ia ficar cancelado? (cancelado o quê, a matricula?)

Penso que isso de cancelar a matricula automaticamente a carros que não vão à inspecção há vários anos já não está em vigor.

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

foi alguém que trabalha no centro de inspeções. eu também tinha essa ideia que já não cancelava, pelo menos para veículos pós-1980. ainda para mais com data de término diferente da data de matrícula.

Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    foi alguém que trabalha no centro de inspeções. eu também tinha essa ideia que já não cancelava, pelo menos para veículos pós-1980. ainda para mais com data de término diferente da data de matrícula.
    Sobre esse assunto penso que o decreto lei que interessa é o nº 78/2008 de 6 de Maio.

É bastante pequeno e o que se entende é diferente da informação que te indicaram.

O número 3 do artigo 5 diz o seguinte:

"3 — São ainda canceladas oficiosamente as matrículas de veículos matriculados entre 1 de Janeiro de 1980 e31 de Dezembro de 2000 que não tenham sido submetidosa inspecção periódica obrigatória após 1 de Janeirode 2003."

De 1 Janeiro 2003 até 31 Dezembro 2008 (data indicada no artigo 2) são os tais 5 anos que se fala sem ter ido fazer inspecção.

Se houver algum decreto lei mais recente, ou a interpretação não for esta, então quem souber diga qual é ou como é.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.