Acidente em marcha atrás
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 57

Título: Acidente em marcha atrás

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito Acidente em marcha atrás

Boas, ontem à noite aconteceu comigo o seguinte acidente: estava a fazer uma mudança de direcção num entroncamento e vejo um carro parado com a marcha atrás engatada. Começo a fazer a manobra e o carro em questão recuou e não me consegui desviar. Quem tem razão?

acidente.jpg
    Última edição por curvas : 15-10-07 às 13:27:39

Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    I'll see you on the dark side of the moon

Por Defeito

Assim de repente, diria que a culpa foi tua.

Se viste que o carro estava com a marcha-atrás engatada, devias ter previsto que ele podia andar para trás.

Piloto de Testes Titanio's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Não é permitido fazer marcha-atrás em cruzamentos e entroncamentos

Piloto de Testes Zero7's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por curvas Ver Post
    Boas, ontem à noite aconteceu comigo o seguinte acidente: estava a fazer uma mudança de direcção num entroncamento e vejo um carro parado com a marcha atrás engatada. Começo a fazer a manobra e o carro em questão avançou para trás e não me consegui desviar. Quem tem razão?
    Recuou, querias tu dizer. Bem, por muito estranho que pareça a culpa acaba por ser tua.

Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Zero7 Ver Post
    Recuou, querias tu dizer. Bem, por muito estranho que pareça a culpa acaba por ser tua.
    Sim, se quem fez a marcha-atrás diga o contrário e o curvas não tiver testemunhas!

Piloto de Rallye AF147's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

se quando arrancas-te do cruzamento o outro individuo estava parado e só depois iniciou a manobra, então eu considero o indivíduo que fez marcha-atrás o culpado.
    penso que este será um caso que só podera ser resolvido com a existência de testemunhas, senão será 50/50.

Piloto de Testes telmauto's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
    Sim, se quem fez a marcha-atrás diga o contrário e o curvas não tiver testemunhas!
    Apesar de que o curvas não podia dar entrada no entroncamento sem se certificar de que naquela via não existia qualquer veículo a circular...
    Daí que vai ter de provar que aquele se encontrava (irregularmente) parado e só quando deu entrada este recuou.
    Como referiste (sem prova testemunhal) o terceiro pode alegar que estava parado e aí a responsabilidade seria 100% do curvas... porque se devia ter desviado e não pode ir embater no veículo que está imobilizado...
    Daí que sem provas isso é um caso de 50/50, com provas pode pender para ambos os lados...

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

bateste na traseira do carro...ou seja bateste por traz, entao a culpa é tua!

Piloto de Testes SavageXp's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Não é bem assim, eu vinha na estrada da luz e um iluminado pra não bater em mim faz marcha atrás a acelarar, tipo a tentar simular que bati por trás. Claro que topei.

Piloto de Troféu Whisperdancer's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
    se quando arrancas-te do cruzamento o outro individuo estava parado e só depois iniciou a manobra, então eu considero o indivíduo que fez marcha-atrás o culpado.
    penso que este será um caso que só podera ser resolvido com a existência de testemunhas, senão será 50/50.
    Hoje em dia já ninguém se está para chatear com dúvidas. O 50/50 é o pão nosso de cada dia.

Piloto de Testes blindness2005's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Para quem diz que o curvas é que tem a culpa, está enganado! O C.E. diz que a manobra de marcha-a-trás é uma manobra de recurso que deve ser evitada e é proibida em determinados casos como por exemplo cruzamentos e entroncamentos. Por aqui se vê de quem é a culpa...

Agora, se falarem de provas e testemunhas para resolver o caso, é outra coisa!!!

Com os dados que temos e fazendo fé em ser verdade no que o curvas diz, dizer que ele é culpado é o mesmo que dizer: "Eu não percebo nada do que o C.E. diz e vou fazer para aqui figura triste em dizer disparates!".

É verdade que sem provas ou testemunhas, o outro pode dizer que não recuou e o curvas ficar com a culpa de ter batido por trás inadvertidamente ou no melhor das hipóteses ser 50/50. Só que nós sabemos que na realidade é diferente. A verdade é que a culpa é realmente do outro que fez uma manobra de recurso (marcha-a-trás) proibida nos cruzamentos e entroncamentos.

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    bateste na traseira do carro...ou seja bateste por traz, entao a culpa é tua!
    Não é assim!

Pode é ser-lhe imputada essa mentira por falta de provas ou testemunhas!

Mas na realidade e, como expliquei no meu post anterior, é expressamente proibida a manobra de marcha-a-trás nos cruzamentos e entroncamentos!

Banido AutoFan's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
    Hoje em dia já ninguém se está para chatear com dúvidas. O 50/50 é o pão nosso de cada dia.
    Isso depende da pessoa. Se ele for daquelas pessoas que vai até ao fim, e questiona a seguradora, vai depender do ser capaz de chatear o outro.
    Eu tive um acidente á 2 anos, e as seguradoras nao passavam dos 50/50. 1 ano e meio, eu a martelar-lhes a cabeça, fez com que assumissem a culpa

Mais recentemente, fiz algo que nem eu considerava possivel. Num ligeirissimo toque que tive, consegui que a companhia do outro, me ilibasse do acidente, DEPOIS da minha me ter culpado a mim.

Banido AutoFan's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Em relação ao acidente, argumenta que ias a andar, e foi ELE que foi negligente a fazer marcha atrás, embatendo-te.

Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

A culpa é dele.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
    Em relação ao acidente, argumenta que ias a andar, e foi ELE que foi negligente a fazer marcha atrás, embatendo-te.
    Foi exactamente isso que aconteceu e em príncipio consigo testemunhas. Acontece que a senhora em questão está convencida que a culpa é minha!

Data de Registo
    Jan 2003

Exclamation

Citação Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
    Para quem diz que o curvas é que tem a culpa, está enganado! O C.E. diz que a manobra de marcha-a-trás é uma manobra de recurso que deve ser evitada e é proibida em determinados casos como por exemplo cruzamentos e entroncamentos. Por aqui se vê de quem é a culpa...

Agora, se falarem de provas e testemunhas para resolver o caso, é outra coisa!!!

Com os dados que temos e fazendo fé em ser verdade no que o curvas diz, dizer que ele é culpado é o mesmo que dizer: "Eu não percebo nada do que o C.E. diz e vou fazer para aqui figura triste em dizer disparates!".

É verdade que sem provas ou testemunhas, o outro pode dizer que não recuou e o curvas ficar com a culpa de ter batido por trás inadvertidamente ou no melhor das hipóteses ser 50/50. Só que nós sabemos que na realidade é diferente. A verdade é que a culpa é realmente do outro que fez uma manobra de recurso (marcha-a-trás) proibida nos cruzamentos e entroncamentos.
    A MA só é proibida em cruzamentos ou entroncamentos de visibilidade reduzida, acho eu.

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
    A MA só é proibida em cruzamentos ou entroncamentos de visibilidade reduzida, acho eu.
    Ok. Mas um bom condutor devia saber que é uma manobra arriscada e que não a devia fazer no local que este fez.

Esse cruzamento pode muito bem ser de visibilidade reduzida. Se olhares bem para a foto existe uma casa com muros no campo de visão do curvas.

Para além disso, é bem capaz de se ajustar a alínea d) do nº 1 de artigo 47 por se tratar de um local inapropriado à realização da manobra ou até mesmo a alínea e) (se um carro for considerado grande intensidade de trânsito ).

SUBSECÇÃO V
    Marcha atrás

Artigo 46.º
    Realização da manobra

1 A marcha atrás só é permitida como manobra auxiliar ou de recurso e deve efectuar-se lentamente e no menor trajecto possível.
    2 Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de 30 a 150 euros.

Artigo 47.º
    Lugares em que é proibida

1 Sem prejuízo do disposto no n.º 2 do artigo 33.º para o cruzamento de veículos, a marcha atrás é proibida:
    a) Nas lombas;
    b) Nas curvas, rotundas e cruzamentos ou entroncamentos de visibilidade
    reduzida;
    c) Nas pontes, passagens de nível e túneis;
    d) Onde quer que a visibilidade seja insuficiente ou que a via, pela sua
    largura ou outras características, seja inapropriada à realização da
    manobra;

e) Sempre que se verifique grande intensidade de trânsito.
    2 Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de 120 a
    600 euros.
    Última edição por blindness2005 : 11-10-07 às 13:22:09

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

O acidente foi num entroncamento de visibilidade reduzida.

Banido AutoFan's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por curvas Ver Post
    Foi exactamente isso que aconteceu e em príncipio consigo testemunhas. Acontece que a senhora em questão está convencida que a culpa é minha!
    Na participação que entregas na OUTRA seguradora, tens que mencionar isso. Explica bem essa parte, que a negligencia foi dele. E junta testemunhas, caso tenhas.
    A opiniao do outro nao te interessa: Reclamas, depois a questao é entre as companhias.

Piloto de Testes telmauto's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

Mas afinal fez-se DAAA, não se fez nada.... ??
    De qualquer forma, basta a matrícula, de preferência acompanhada pela identificação da condutora, que a coisa anda...
    Se ela não quer fazer sequer o boneco, mesmo sem assumir, há que fazer a reclamação.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Sim fez-se DAAA, mas entretanto apareceu o irmão da dita senhora (moram na zona), pegou nisso e levou não sei para onde, dizendo que isso era da irmã dele.

Banido marcunha's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

a culpa é obviamente do carro que recuou

mas, caso o condutor negue que recuou e diga por exº que estava parado a coisa fica negra para o teu lado, a menos que hajam testemunhas e mesmo assim

o cerne da questão é portanto a honestidade do outro condutor

MC

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

A senhora começou a chorar e eu fui-me embora pois entretanto apareceu a familia toda. Entretanto ela ligou-me hoje de manhã dizendo que já tem um orçamento de 700€ e se eu quero pagar ou mandar para o seguro.

Banido
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Estas situações revoltam me e dão me cabo da cabeça.
    Então quer dizer, o curvas vinha descansado na sua vida e ao fazer-se a estrada vem uma gaja (para variar) a fazer marcha atras á grande de forma ilegal, e agora, com uma granda lata, apresenta um orçamento de 700€ (deve ter sido cá uma cacetada.....Curvas entraste a 100 no cruzamento?) É que a meu ver, quando se entra num cruzamento, a velocidade deve ser no máximo 30/40 km e axo que essa velocidade n é suficiente para fazer um estrago desse preço.

Ve lá se ela n foi a um mecânico conhecido e se n esta a desviar algum para o bolso.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ice_chark2 Ver Post
    Estas situações revoltam me e dão me cabo da cabeça.
    Então quer dizer, o curvas vinha descansado na sua vida e ao fazer-se a estrada vem uma gaja (para variar) a fazer marcha atras á grande de forma ilegal, e agora, com uma granda lata, apresenta um orçamento de 700€ (deve ter sido cá uma cacetada.....Curvas entraste a 100 no cruzamento?) É que a meu ver, quando se entra num cruzamento, a velocidade deve ser no máximo 30/40 km e axo que essa velocidade n é suficiente para fazer um estrago desse preço.

Ve lá se ela n foi a um mecânico conhecido e se n esta a desviar algum para o bolso.
    Não me parece nada exagerado. Hoje em dia, pequenos toques facilmente passam valores absurdos.
    Um colega meu levou um toque por trás, levou o pára-choques traseiro e a porta da bagageira. Com as respectivas montagens e pinturas, o orçamento quase foi aos 2000€. Isto na marca, claro.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
    Não é assim!

Pode é ser-lhe imputada essa mentira por falta de provas ou testemunhas!

Mas na realidade e, como expliquei no meu post anterior, é expressamente proibida a manobra de marcha-a-trás nos cruzamentos e entroncamentos!

e provar que o outro vinha em marcha atraz??? há pois é...para todos os efeitos(sem provas)
    se bateres por traz és culpado!!!

se tiveres provas e testemunhas que ele ia a circular em marcha atraz e ele é que te bateu,,,pode ser que te safes mas para isso é parecido testemunhas etc e tal-

caso contrari bateste por traz és culpado

Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Pois é, agora imaginem (mas não se ponham para aí com ideias) que estão numa fila de trânsito e o bacano que está à vossa frente mete a MA em vez da 1ª. Resultado, o gajo se afirmar que foi o de trás que bateu e se não houver quem testemunhe, levam com ele em cima, pagam e não bufam

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
    Pois é, agora imaginem (mas não se ponham para aí com ideias) que estão numa fila de trânsito e o bacano que está à vossa frente mete a MA em vez da 1ª. Resultado, o gajo se afirmar que foi o de trás que bateu e se não houver quem testemunhe, levam com ele em cima, pagam e não bufam
    ele nem precisa afirmar nada....que bate por traz paga e pronto...a menos que haja testemunhas e uma serie de coisas a provar o contrario o que é por vezes dificil e complicado.

Two
    Two está offline
    Piloto de Testes Two's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Soube de uma situação em que um indivíduo vinha sem cinto, e ao avistar a BT, travou e tentou por o cinto, o que vinha por trás bateu-lhe (quer era uma pessoa conhecida minha) e já-se preparava para assumir a responsabilidade quando os agentes da BT se chegaram ao local e disseram que não, que não era responsável porque o outro tinha feito uma travagem brusca sem razão o que era uma manobra perigosa e que eles testemunhavam isso.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.