ponto de embraiagem - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 58 de 58

Título: ponto de embraiagem

GJP
    GJP está online
    Piloto de Rallye GJP's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
    Então já que é assim e já que insistes tanto e com tanta certeza na tua posição deixo-te aqui um pequeno exercício para fazeres com o teu carro, em segurança claro.

Circulando a 80 kms/h, como é normal acontecer, faz uma travagem longa até a imobilização, não é necessário calcares a fundo, mas quando parares deixa estar o pedal pressionado até os discos arrefecerem, que deve ser o +/- tempo de o semáforo mudar para verde. Repetes algumas vezes.

Depois diz qqr coisa.

and so one? no local onde tá pressionado demora + tempo a arrefecer!

mas o que tu disseste é que se deixares o pé pressionado quando tas no semafro o disco aquece

Piloto de Testes rjtd's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por GJP Ver Post
    and so one? no local onde tá pressionado demora + tempo a arrefecer!

mas o que tu disseste é que se deixares o pé pressionado quando tas no semafro o disco aquece

Disse?

Onde?

És um pouco chato, não?

GJP
    GJP está online
    Piloto de Rallye GJP's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

aqui:
    Nos semáforos deve-se utilizar o travão de mão, pois os discos da frente aquecem sempre mais e se estiverem a ser apertados pelas pinças enquanto arrefecem podem empenar.

plo - foi o que eu entendi

ou li mal?

Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por GJP Ver Post

aqui:
    Citação:
    Originalmente Colocado por rjtd
    Nos semáforos deve-se utilizar o travão de mão, pois os discos da frente aquecem sempre mais e se estiverem a ser apertados pelas pinças enquanto arrefecem podem empenar.

plo - foi o que eu entendi

ou li mal?

Bem está complicado perceber onde possa estar a tua dúvida, mas mesmo assim vou tentar ser mais claro, se não, não saímos daqui.

Então eu disse o seguinte:

"pois os discos da frente aquecem sempre mais e se estiverem a ser apertados pelas pinças enquanto arrefecem podem empenar."

Esta frase está dividida em duas partes:

1ª pois os discos da frente aquecem sempre mais

2ª e se estiverem a ser apertados pelas pinças enquanto arrefecem podem empenar

Espero que tenhas percebido agora.

Piloto de Testes PePa's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
    Já me bateram por trás, o meu carro estava devidamente parado e travado (do modo que descrevi) e o carro ainda foi bater no carro da frente e fez um bom estrago.

Só me lembro que mal sinto o impacto, já estava com o pé no travão, de ainda ter carregado com mais força no travão. E estava com o pé já lá colocado.

Agora imaginem se não estivesse com o pé no travão, se estivesse apenas o travão actuado sobre o eixo traseiro (com o travão de mão) era só um eixo a actuar. E provavelmente com menos intensidade do que na minha situação, pois depois carreguei com toda a força. Nem imagino se estivesse meramente em ponto morto (que na situação até dava, pois era plano).

Estás a dizer que é preferível num embate traseiro ter o carro (bem) travado?
    (não estou a contar com carros à minha frente)

Na minha opinião antes queria ter o carro desengatado e destravado para que a diminuição
    de velocidade do outro veículo e do meu fosse o mais lenta possível.

Piloto de Troféu JeTBoy's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PePa Ver Post

Na minha opinião antes queria ter o carro desengatado e destravado para que a diminuição
    de velocidade do outro veículo e do meu fosse o mais lenta possível.
    Também pensei nisso da mesma forma e era a ideia que tinha.

Na realidade, não sei como será menos penoso para nós. Ao ter o carro destravado acabamos também por sofrer com um "duplo embate", forte aceleração seguida de grande desaceleração.

Piloto de Testes PePa's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
    Também pensei nisso da mesma forma e era a ideia que tinha.

Na realidade, não sei como será menos penoso para nós. Ao ter o carro destravado acabamos também por sofrer com um "duplo embate", forte aceleração seguida de grande desaceleração.
    Para o carro será pior, mas ter tem embates mais pequenos será melhor que um maior, principalmente
    por causa dos airbag's.

Piloto de Troféu monicamelo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PePa Ver Post

Na minha opinião antes queria ter o carro desengatado e destravado para que a diminuição de velocidade do outro veículo e do meu fosse o mais lenta possível.

Estou a dizer precisamente isso!

Se tivesses analizado as condições, reparavas que referi que tinha um carro à minha frente. Logo naquelas condições a forma que minorou mais significativamente os prejuizos e os próprios impactos.

A situação que relatas só é mais benéfica se realmente não tiveres qualquer obstáculo à tua frente. Porque se tiveres, vais sentir essa desaceleração significativa na mesma.

Portanto volto a afirmar que numa situação de paragem num cruzamento / fila deve-se sempre estar imobilizado com o pedal no travão.

Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Bem está complicado perceber onde possa estar a tua dúvida, mas mesmo assim vou tentar ser mais claro, se não, não saímos daqui.

Então eu disse o seguinte:

"pois os discos da frente aquecem sempre mais e se estiverem a ser apertados pelas pinças enquanto arrefecem podem empenar."

Esta frase está dividida em duas partes:

1ª pois os discos da frente aquecem sempre mais

2ª e se estiverem a ser apertados pelas pinças enquanto arrefecem podem empenar

Espero que tenhas percebido agora.
    Os discos apenas aumentam a sua temperatura em consequência do atrito que eles causam junto com as pastilhas. Parados, não há atrito, logo não há aumento de temperatura.

Quando muito podes dizer que na zona onde as pastilhas estão a "morder" a diminuição de temperatura não é tão rápida.

Piloto de Rallye Jbranco's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
    Os discos apenas aumentam a sua temperatura em consequência do atrito que eles causam junto com as pastilhas. Parados, não há atrito, logo não há aumento de temperatura.

Quando muito podes dizer que na zona onde as pastilhas estão a "morder" a diminuição de temperatura não é tão rápida.
    Mas isso foi precisamente o que ele disse!

Não me parece normal tanta dificuldade em perceberem o que o homem escreveu.

Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Não, não é normal, mas não podemos bater em alguém, só pelo facto de essa pessoa ter dificuldades cognitivas.

Temos é o dever de tentar ser mais claros, e até, se for necessário, fazer um desenho.

Quando eu disse que "os discos da frente aquecem sempre mais", seria um comparativo relativamente aos de trás, pois no caso do uso do travão de mão seriam apenas os de trás a serem utilizados.

Não o escrevi desta forma pois achei que, como estava, para um ser humano normal seria óbvio e perceptível.

Espero ter dissipado todas as dúvidas, para qualquer coisa é favor enviar pm.

Obrigado.

Piloto de Testes Nemo's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Uhmm... que tal comprar um carro de cx auto? Assim nunca descai! :D

Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nemo Ver Post
    Uhmm... que tal comprar um carro de cx auto? Assim nunca descai! :D

Hoje a maioria dos carros já trás, como extra, um sistema electrónico de assistência de arranque em subidas, que depois de se retirar o pé do pedal, atrasa até cerca de 2 segundos o travão para que se possa arrancar com calma e em segurança e sem descair.
    Esse sistema foi feito a pensar em viaturas com reboques, mas serve perfeitamente para qqr um.

Piloto de Troféu Fraga's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
    por acaso tenho sempre atenção a isso... e deixo sempre o pé no travão se estiver numa fila! Muita gente em piso plano até deixa o desengatado e sem travão... nem quero imaginar a projecção que o carro leva em caso de embate :x
    se tiveres carros à frente realmente n há mt por onde fugir, mas se n tiveres carros à frente o melhor q podes fazer é tirar o pé do travão antes da pancada... o teu carro é projectado mas diminui a pancada

quanto aos pontos de embraigem, só tenho o cuidado de por sempre o carro em ponto morto nos semáforos... vejo gente q simplesmente deixa o carro engatado e ficam a carregar no travão e na embraiagem

tb vejo pouca gente a travar com a caixa... coisa que faço sempre (os calços estão caros lol)

Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Mas isso foi precisamente o que ele disse!

Não me parece normal tanta dificuldade em perceberem o que o homem escreveu.
    Tens razão!

E a atestar pelo que ele disse no post posterior ao teu, ainda tens mais razão...

Peço até desculpa!

Piloto de Troféu LuisMiguelC's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
    Isso de deixar descair o carro no ponto de embraiagem numa subida, desde que não se deixe descair muito, é normal.

Também depende do carro. Há carros que tem muita força de motor, o suficiente para permitir fazer um ponto de embraiagem sem deixar o motor ir abaixo. Por exemplo, na maioria dos carros com motor diesel o binário do motor ao relanti é suficientemente bom para nos primeiros segundos levantar um pouco a embraiagem ainda com o pé no travão e soltar o pé do travão assim que o carro estiver a puxar. Muitas vezes nem precisa de acelerador para basicamente arrancar (tal o binário). Faz o mesmo efeito do travão de mão, não deixando descair o carro. Faço isso muitas vezes no meu diesel.

Quanto a fazer ponto de embraiagem, se não usar o travão de mão, a tendência é não só deixar descair um pouco, como também de desgastar mais a embraiagem. Se descair e quanto mais descai, então ainda pior. Deve-se sempre usar a ajuda do travão para não massacrar tanto a embraiagem (mesmo que saibamos evitar descair o carro num arranque normal).

Isso do travão e das pastilhas, com a temperatura fazer empenar os discos quando ficamos lá com o pézinho no pedal do travão como o carro parado durante algum tempo, não sei se é verdade. No entanto, admito que faça algum sentido, mas como não sou muito entendido na matéria, não sei. O que é certo é que tenho por hábito puxaro travão de mão nessas ocasiões, não tanto para prevenir empenos nos discos (já tenho pensado nessa possibilidade), mas mais porque me incomoda estar a pisar e segurar continuamente o pedal do travão. Puxo o travão de mão e desconso o pézinho! O mesmo se aplica ao pedal da embraiagem. Para quê ter uma mudança engatada e o pé esquerdo a pisar a fundo a embraiagem enquanto espero pelo semáforo verde? Em cidade é uma canseira conduzir assim. Coloco em ponto morto, puxo o travão de mão, tiro os pés da embraiagem e travão respectivamente! Total relax!
    Tava aqui muito entretido e cheio de interesse a ler este tópico, até porque tou agora a começar a tirar a carta (conduzir já sei) e reparei nisso que escreveste.
    O carro do meu pai é um Punto 1.2 8v 60cv, com caixa de relações longas e se eu levantar com muito jeitinho o pedal da embraiagem, sem utilizar o pedal do acelerador, ele começa a andar e por fim posso tirar os pés dos pedais e ele continua a marcha sempre à mesma velocidade, quer seja a subir ou a descer, cerca de 8Km/h @ +/- 1000rpm. Isto é normal num carro a gasolina tão fraquinho?

De qualquer forma diga-se que o ponto de embraiagem daquilo é uma porcaria comparado com o do punto 1.1 55, vai abaixo com extrema facilidade. Eu sei que pareço estar a contradizer-me (pois ainda há pouco disse que bastava levantar o pedal da embraigem), mas isso é só em recta e tem que ser levantado demasiado devagar para poder ser realizado no dia-a-dia.
    Última edição por LuisMiguelC : 20-07-07 às 00:14:41

Banido ManuelBarbosa's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Eu evito sempre fazer ponto de embraiagem, uso sempre o travão de mão para arrancar em subidas.
    Sempre que estou para no transito uso o travão para manter o carro imobilizado pelo tempo que for necessario e nunca empenei disco por causa disso, os discos teem tendencia a empenar quando estão demasiado gastos e ficam muito finos, quando estão em condições não vejo o perigo de empeno até porque até porque o disco nunca arrefece de forma homogenea mesmo que não se estaja a pressionar o travão as pastilhas ficam sempre encostadas aos disco e essa parte vai sempre demorar mais a arrefecer.

Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
    Epá vendi o meu último carro com 120Kkm feitos por mim sem nunca ter tido problemas de embraiagem, outros cá de casa aguentam mais de 200Kkm sem trocas de embraiagem e sem nunca terem andado a puxar do travão de mão em cada semáforo.

Eu percebo o que estás a dizer, afinal de contas a embraiagem é material de desgaste e por isso é normal que se vá desgastando, mas foi isso que quis dizer, é normal essa situação e não desgastas excessivamente a embraiagem por deixares o carro descair um pouco, gastas mais isso sim se não souberes dosear o pedal do acelerador que é bem mais importante do que o deixar ou não descair o carro, digo eu...
    OT: Oh pacxito, uma pessoa com formação na área de ciências e não sabe 10**6 = M ? 120.000km = 120.000.000m = 120Mm 120kkm, soa mal. Ainda para mais com K em vez de k.

Piloto de Testes blindness2005's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
    Tava aqui muito entretido e cheio de interesse a ler este tópico, até porque tou agora a começar a tirar a carta (conduzir já sei) e reparei nisso que escreveste.
    O carro do meu pai é um Punto 1.2 8v 60cv, com caixa de relações longas e se eu levantar com muito jeitinho o pedal da embraiagem, sem utilizar o pedal do acelerador, ele começa a andar e por fim posso tirar os pés dos pedais e ele continua a marcha sempre à mesma velocidade, quer seja a subir ou a descer, cerca de 8Km/h @ +/- 1000rpm. Isto é normal num carro a gasolina tão fraquinho?

De qualquer forma diga-se que o ponto de embraiagem daquilo é uma porcaria comparado com o do punto 1.1 55, vai abaixo com extrema facilidade. Eu sei que pareço estar a contradizer-me (pois ainda há pouco disse que bastava levantar o pedal da embraigem), mas isso é só em recta e tem que ser levantado demasiado devagar para poder ser realizado no dia-a-dia.
    É normal para alguns a gasolina, embora não seja tanto para os mais fracos. Pode acontecer como aconteceu com o meu carro anterior. Era um Corsa B 1.0 12v com 55cv. Aquele motor não tinha força suficiente para fazer ponto de embraiagem sem acelerar (mas é normal em carros a gasolina). Só que, da útlima vez que regressou da oficina com uma revisão completa, o motor ficou outro, para melhor. O motor ficou com outra afinação e passou a comportar-se como um autêntico diesel no ponto de embraiagem, tal era facilidade com que arrancava sem acelerador (e com bastante jeitinho em plano arrancava em 2ª, abanava-se todo, mas arrancava!). O comportamento era tal e qual como descreves no Punto do teu pai.

Piloto de Troféu pacxito's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
    OT: Oh pacxito, uma pessoa com formação na área de ciências e não sabe 10**6 = M ? 120.000km = 120.000.000m = 120Mm 120kkm, soa mal. Ainda para mais com K em vez de k.
    Eu não disse qual era a área específica...

Foi uma adaptação rasca do mundo geek: 1KB = 1024B (que normalmente quando se fazem contas de cabeça se considera com 1000B).

*edit: Epá, mas pera lá, já me baralhaste com as tuas contas, eu inicialmente tinha dito bem... (só tinha o K grande por deformação geek):
    120Mkm = 120*10^6 = 120.000.000km
    120kkm = 120*10^3 = 120.000km

Se eu tivesse um carro com 120 milhões de km metia-o num museu.
    Última edição por pacxito : 20-07-07 às 09:53:34

Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Talking

Citação Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
    Eu não disse qual era a área específica...

Foi uma adaptação rasca do mundo geek: 1KB = 1024B (que normalmente quando se fazem contas de cabeça se considera com 1000B).

*edit: Epá, mas pera lá, já me baralhaste com as tuas contas, eu inicialmente tinha dito bem... (só tinha o K grande por deformação geek):
    120Mkm = 120*10^6 = 120.000.000km
    120kkm = 120*10^3 = 120.000km

Se eu tivesse um carro com 120 milhões de km metia-o num museu.
    Lê com cuidado o que eu escrevo! 120 Mm e não 120Mkm! 120.000km = 120 milhões de metros, logo, 120 Megametros, ou seja, 120Mm.

Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

o pessoal da Madeira é que sabe!

Piloto de Troféu pacxito's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
    Lê com cuidado o que eu escrevo! 120 Mm e não 120Mkm! 120.000km = 120 milhões de metros, logo, 120 Megametros, ou seja, 120Mm.
    Sim, megametros é mais correcto cientificamente, mas kilokilometros ou kapakilometros (primeira versão) é mais original!

Fora isso, em feijões dá a mesma coisa.

kpt
    kpt está offline
    Piloto de Troféu kpt's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    ... Se Hondas é na Praia, então ... Localização: Praia, the Power of Dreams

Por Defeito

quando andava de frontera (+1500kgs) usava o travão de mão

Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Eu costumo fazer o ponto de embraiagem tradicional!

em alguns casos, enquanto pressiono o travão, acelero e faço o ponto de embraiagem e só depois largo o travão!

em casos excepcionais de muito peso no carro em ruas ingremes, uso o TM!Mas então no Xantia....é mais que raro fazer isso

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

É normal para alguns a gasolina, embora não seja tanto para os mais fracos. Pode acontecer como aconteceu com o meu carro anterior. Era um Corsa B 1.0 12v com 55cv. Aquele motor não tinha força suficiente para fazer ponto de embraiagem sem acelerar (mas é normal em carros a gasolina). Só que, da útlima vez que regressou da oficina com uma revisão completa, o motor ficou outro, para melhor. O motor ficou com outra afinação e passou a comportar-se como um autêntico diesel no ponto de embraiagem, tal era facilidade com que arrancava sem acelerador (e com bastante jeitinho em plano arrancava em 2ª, abanava-se todo, mas arrancava!). O comportamento era tal e qual como descreves no Punto do teu pai.
    Aquele é assim desde sempre acho eu, ou pelo menos desde que levou outro acelerador (electrónico) em garantia. O outro quando se levantava o pé, continuava a acelerar, por vezes, sendo necessário recorrer à embraiagem

O Punto para fazer isso, necessita que o pedal da embraiagem seja levantado demasiado devagar para ser prático no dia-a-dia...
    De qualquer forma, aos 98000Km, já está a pedir outra embraiagem (um carro que pouca cidade fazia. Só andou no para e arranca quando vinha a Lisboa, o que acontecia 1 ou 2 vezes por ano). Talvez com a nova fique ali nos trincos, pronto a usar aquele método diariamente.

Piloto de Testes blindness2005's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
    Aquele é assim desde sempre acho eu, ou pelo menos desde que levou outro acelerador (electrónico) em garantia. O outro quando se levantava o pé, continuava a acelerar, por vezes, sendo necessário recorrer à embraiagem

O Punto para fazer isso, necessita que o pedal da embraiagem seja levantado demasiado devagar para ser prático no dia-a-dia...
    De qualquer forma, aos 98000Km, já está a pedir outra embraiagem (um carro que pouca cidade fazia. Só andou no para e arranca quando vinha a Lisboa, o que acontecia 1 ou 2 vezes por ano). Talvez com a nova fique ali nos trincos, pronto a usar aquele método diariamente.
    Hummmm.... aos 98.000 kms, sendo um carro que raramente anda na cidade e em filas de trânsito, a embraiagem já acusa desgaste??? Aí há coisa!

Ou é algum defeito na embraiagem que faz desgastá-la permaturamente ou então é mau uso.

Isso de não andar em cidade e sem filas, bem usada a embraiagem dura praticamente a vida inteira do carro!!! Eu troquei o Corsa precisamente com 98.000 kms, fez muita cidade, com bastantes filas e não acusava desgaste na embraiagem!

Vê-lá isso que não é normal no Punto. As embraiagens só se desgastam permaturamente nos casos de defeito de fabrico ou por mau uso.
    Última edição por blindness2005 : 20-07-07 às 15:29:37

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Hummmm.... aos 98.000 kms, sendo um carro que raramente anda na cidade e em filas de trânsito, se a embraiagem já acusa desgaste... aí há coisa! Ou é defeito do carro que faz desgastá-la permaturamente ou então é mau uso. Isso de não andar em cidade e sem filas, bem usada a embraiagem dura praticamente a vida inteira do carro!!! Eu troquei o Corsa precisamente com 98.000 kms, fez muita cidade e com bastantes pára-arranca e olha que não acusava grande desgaste na embraiagem! Vê-lá isso que assim como disse não é normal no Punto.
    A embraiagem é muito pouco usada. O meu pai faz optimo uso dela. Levanta o pé devagar ao engatar as mudanças, nos semáforos desengata o carro, etc... Ao que parece vem defeituosa... Tal como o resto do carro!

Eu até tento gostar de Fiat, mas é difícil quando vejo que o carro do meu pai levou o acelerador electronico, 2 juntas da cabeça, 1 cabeça nova, o fecho central tem vontade própria, o vidro electrico do pendura deixou de funcionar (não é do fusível, que isso eu fui ver), do espelho (de regulação manual) ouviu-se um estalo enquanto estava na posição normal, em andamento. Partiu o dispositivo que o permite regular, agora vai para uma posição inútil sozinho, e não há maneira de o regular, vai ter que ser reparado. E até muito raramente era rebatido. Levou também um radiador novo, porque aquele ao fim de 5 anos já estava podre (e o carro nunca "dormiu" ao relento).
    Isto num carro com 7 anos, utilização extremamente cuidadosa, comprado novinho em folha e com revisões a tempo e horas na marca.
    Última edição por LuisMiguelC : 20-07-07 às 17:16:30

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.