Para tirar as dúvidas - ULTRAPASSAGEM pela direita em 3 faixas de Auto-Estrada - Página 15
 Rede MPL:
Página 15 de 19 PrimeiraPrimeira ... 5141516 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 421 para 450 de 541
Like Tree3Likes

Título: Para tirar as dúvidas - ULTRAPASSAGEM pela direita em 3 faixas de Auto-Estrada

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
    Deves ter um código da estrada diferente do que está na DGV mas tudo bem, como te der mais jeito, já vi o que queria, é apenas casmurrice...
    Então mas eu provei-te, por A+B, que o que te digo é o que te diz o código, e ainda me dizes que eu é que sou casmurro?!

Fico um bocado triste por ver uma atitude dessas, mas pronto, cada um é como é.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
    Viva,

A minha opinião, que vale o que vale.

A discussão está-se a tornar incomportável. Embora eu considere ridículo numa AE ter que cruzar 2 vias para a esquerda e novamente 2 vias para a direita para ultrapassar um veículo que se mantém na via do meio e não à direita, o facto é que o CE assim o indica e por essa razão o Dark_Sorcerer recebeu a reposta por parte da autoridade que partilhou com o fórum.

O código (ou qualquer outra LEI) não deve ser exaustivo e indicar tudo o que é possível e não possível. Indica uma regra e generaliza. Aqui contam 2 regras:
    - deve-se circular sempre à direita;
    - as ultrapassagens fazem sempre pela esquerda (existem algumas excepções como no interior de meios urbanos – como cidades, onde não é considerada ultrapassagem -, veículos que estão a virar à esquerda e situação em que o trânsito está compacto);

Fora isto, tudo é uma contra-ordenação. Circular à esquerda com a direita livre é contra ordenação. Ultrapassar pela direita (ressalvando as situações previstas no CE) é uma contra-ordenação. E por isso as autoridades nos podem autuar. Obviamente não consta no CE que não é possível ultrapassar pela direita. Se é dito que se deve sempre ultrapassar pela esquerda (salvo as excepções referidas), o resto é uma contra-ordenação.

Compreendo que considerem a situação ridícula – eu próprio comecei por afirmar. Compreendo que se procure formas de contornar a situação. Porém, estamos a discutir o sexo dos anjos. Se o código diz como se deve fazer, se a autoridade tem essa interpretação, porque razão haveremos de galhardear mais argumentos, se não depende do que nos pensamos ou assumimos? Claro está, qualquer multa pode ser contestada. Desde uma multa devido a esta situação, ou por excesso de velocidade a 200km/h numa nacional. Tudo pode ser contestado. Da mesma maneira que qualquer decisão de um tribunal de primeira instância (mesmo um homicidio) pode ser contestada num tribunal de 2.ª instância. Se o veredicto é a nossa favor é outra história.

Muita da discussão que se tem gerado apresentou argumentos válidos, racionais e concretos, é certo, mas muita outra não passa de ego ofendido, pois estamos a chover no molhado. O mais correcto, de acordo com o CE e a autoridade é ultrapassar pela esquerda. Por muito ridículo que seja. É a única forma de se evitarem contra-ordenações e respectivas multas. Quem assumir que pode circular ultrapassando veículos pela direita (sem ser nas situações previstas pelo CE), ou que, em AE se circular à direita e encontrar um veículo numa vida da esquerda a velocidade inferior, e ultrapassando-o (ou passando-o como já aqui foi referido, se bem que este jogo de definições é perigoso) não é uma ultrapassagem está no seu direito. Mas deve estar consciente que as autoridades o podem autuar pois elas não têm essa interpretação.

Marco
    Fonix, alguém que me entendeu! Eu nunca disse que era a melhor lei de sempre! Só disse, apenas e só, o que o CE defendia.

Piloto de Rallye Baiones's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
    Então mas eu provei-te, por A+B, que o que te digo é o que te diz o código, e ainda me dizes que eu é que sou casmurro?!

Fico um bocado triste por ver uma atitude dessas, mas pronto, cada um é como é.
    A sério não percas mais tempo, não vale a pena, tens razão.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

A sério não percas mais tempo, não vale a pena, tens razão.
    Aqui não interessa quem é que tem razão, pá.

Todos ganhamos com as discussões, seja qual for o lado certo. Espero é que fique esclarecido e, se houver novos desenvolvimentos, que coloquem aqui as novidades.

Banido
    Data de Registo
    Apr 2005

Thumbs down

Se um individuo for a circular na faixa do meio e um outro circular na faixa da direita a uma velocidade superior, passando por ele, nunca poderá ser multado!
    Se tal acontecer, deverá recorrer aos tribunais, uma vez que a infração existente é a do veículo que circula na faixa do meio erradamente, devendo circular sempre pela faixa mais à direita possível.

Como o portuguesinho moderno acha que ir do lado direito da estrada é desprestigiante, esta situação verifica-se constatemente nas nossas auto-estradas...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
    Se um individuo for a circular na faixa do meio e um outro circular na faixa da direita a uma velocidade superior, passando por ele, nunca poderá ser multado!
    Se tal acontecer, deverá recorrer aos tribunais, uma vez que a infração existente é a do veículo que circula na faixa do meio erradamente, devendo circular sempre pela faixa mais à direita possível.

Como o portuguesinho moderno acha que ir do lado direito da estrada é desprestigiante, esta situação verifica-se constatemente nas nossas auto-estradas...
    Nem te preocupaste em ler o que está acima e na página anterior, pois não? Depois dizes coisas desse género, e nada de forma fundamentada...

Não se pode ultrapassar pela direita. Nem se pode circular na faixa do meio com a da direita livre. (isto no caso específico). Mas uma asneira não limpa a outra...

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Aqui não interessa quem é que tem razão, pá.

Todos ganhamos com as discussões, seja qual for o lado certo. Espero é que fique esclarecido e, se houver novos desenvolvimentos, que coloquem aqui as novidades.
    Está esclarecidissimo!!

Até já enviei mail á DGV para corrigirem o pdf do CE que andam lá a colocar!

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Está esclarecidissimo!!

Até já enviei mail á DGV para corrigirem o pdf do CE que andam lá a colocar!
    Conta lá então, para poderes cantar vitória, o que disseste para alterar. Assim ficamos todos mais ricos, não achas?

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Conta lá então, para poderes cantar vitória, o que disseste para alterar. Assim ficamos todos mais ricos, não achas?
    Pedi para corrigir a realização da manobra, para retirarem aquela parte do ter cuidado com os veiculos que circulam em sentido contrário, e principalmente riscarem a parte de "retornar á direita", pois não tinha nexo nenhum, e como nem referiam se era via, faixa, o diabo a cavalo num boi, ou uma sandes de presunto, não tinha lógica.

Pedi também para retirarem aquela parte da pluralidade das vias, que também já nao se usa e até parece mal...

Espero que eles corrijam rápido!!

Balrog jAmobil's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Pedi para corrigir a realização da manobra, para retirarem aquela parte do ter cuidado com os veiculos que circulam em sentido contrário, e principalmente riscarem a parte de "retornar á direita", pois não tinha nexo nenhum, e como nem referiam se era via, faixa, o diabo a cavalo num boi, ou uma sandes de presunto, não tinha lógica.

Pedi também para retirarem aquela parte da pluralidade das vias, que também já nao se usa e até parece mal...

apoio completamente essas ideias...mas conhecendo o "sistema" como todos conhecemos, bem podes esperar sentado...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Que tristeza.

Cada qual sabe de si. Quando conseguires demonstrar que estou errado (e, já agora, cresceres um bocado), por favor, mostra-nos.

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Que tristeza.

Cada qual sabe de si. Quando conseguires demonstrar que estou errado (e, já agora, cresceres um bocado), por favor, mostra-nos.
    Outra vez?

Já justifiquei com o CE e obtive mais umas opiniões sobre o assunto...

Mas ha mais alguma coisa que possa usar além do CE ? Se ha diz-me então, porque sendo assim andei a usar o documento errado para basear as minhas justificações...

Mas se não ha não percas mais tempo comigo, pois eu vou continuar a mostrar o CE, e recuso-me a dar a minha opinião.

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

O que está em PDF é algum esclarecimento/interpretação, ou o Código da Estrada?

Creio que nem seja preciso dizer que o CE é um Decreto Lei, que é alterado por outro DL ou Lei.

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    O que está em PDF é algum esclarecimento/interpretação, ou o Código da Estrada?

Creio que nem seja preciso dizer que o CE é um Decreto Lei, que é alterado por outro DL ou Lei.
    É o CE, que é disponibilizado para consulta em PDF no site da DGV .

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

É o CE, que é disponibilizado para consulta em PDF no site da DGV .
    Numa próxima revisão ao CE, a DGV vai ter o teu pedido em atenção

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Numa próxima revisão ao CE, a DGV vai ter o teu pedido em atenção
    Nem ponho isso em questão, afinal de contas aquilo está tudo errado!!

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Baiones

Contesta este meu post, por favor. Para eu ver se estou errado ou não. Se me provares que estou errado, calo-me.

A toda a gente que diz que as expressões "FAIXA DE RODAGEM" e "VIA DE TRÂNSITO" não interessam para nada, gostaria de perguntar o seguinte.

Sabendo que:

Artigo 36º Regra geral

1 - A ultrapassagem deve efectuar-se pela esquerda.
    2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 120 a € 600.
    E partindo do princípio que a ultrapassagem se efectua pela esquerda, porque é que o legislador começa a alínea a) do nº2 do artigo 38º com a expressão "faixa de rodagem" e não utiliza a expressão "via de trânsito" no nº2, alínea b)?

Artigo 38º Realização da manobra

1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.

2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
    a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização da manobra com segurança;
    b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
    Ora, como para tirar o código é preciso ter literácia, e todos sabemos que aqui todos estudaram o código, aqui diz que a faixa de rodagem tem de estar livre e que posso retomar a direita. Da faixa de rodagem, claro.

Repito: FAIXA DE RODAGEM é diferente de VIA DE TRÂNSITO, e ainda não vi nada aqui que me dissesse que tinha que mudar de VIA DE TRÂNSITO. Diz, isso sim, que devo efectuar a ultrapassagem pela esquerda do veículo na FAIXA DE RODAGEM e, depois, que tenho condições de retomar a direita da mesma FAIXA DE RODAGEM.

c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
    d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo.

3 - O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer sem perigo.
    4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600.
    Ok, deve retomar a direita. Claro, isso já sabíamos, tal como já sabíamos que tem que se efectuar a ultrapassagem pela esquerda.

Vou, então, explicar o meu ponto de vista (mais uma vez).

Partindo do princípio de que:

1 - Devemos sempre circular pela direita.

2 - A definição de ultrapassar é "passar para a frente de veículo, pessoa, etc. que se desloca no mesmo sentido." Certo?

Então:

O código admite que a ultrapassagem se realize numa FAIXA DE RODAGEM, não discriminando a VIA DE TRÂNSITO, e sempre pela esquerda .

Por isso diz retomar a direita DA FAIXA DE RODAGEM, o que quer dizer que, independentemente das vias existentes, tem que se circular pela direita e, posteriormente, efectuar a ultrapassagem pela esquerda de qualquer veículo que circule na FAIXA DE RODAGEM (seja qual for a via).

CONCLUINDO:

Se a ultrapassagem é "passar para a frente de veículo, pessoa, etc. que se desloca no mesmo sentido", e tem que ser feita pela esquerda na FAIXA DE RODAGEM (independentemente do nº de vias), qualquer obstáculo TEM de ser ultrapassado pela ESQUERDA na FAIXA DE RODAGEM e, só aí, retomar a DIREITA DA FAIXA DE RODAGEM. Manter-se na direita é, na mesma, passar para a frente do veículo que se desloca no mesmo sentido (seja em que via for).

Ultrapassar, no caso do tópico, tem de ser sempre pela esquerda.

Espero ter ajudado.

Se, mesmo assim, continuarem com dúvidas, não sei que vos faça!

Consultor BrunoTRF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Eu ainda não percebi a dúvida...

Simplesmente, é proíbido ultrapassar pela direita, ponto final.

Tanta discussão para nada...

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
    Eu ainda não percebi a dúvida...

Simplesmente, é proíbido ultrapassar pela direita, ponto final.

Tanta discussão para nada...
    Mas aí estamos todos de acordo.

A discussão agora é que acham que isto é tudo a mesma coisa:

Não é tudo ultrapassagem, senão só se ultrapassa nas AEs, nunca se circula ja que ha sempre mais do que um carro, nunca estamos sózinhos...

Mas pronto, ha alguem que vê na figura A e D carros a retomarem a direita, ou esquerda na excepção prevista, e sinceramente não sei como contestar isso, porque eu só vejo carros a circular na mesma via nessas duas situações...

Se calhar tenho de ir á multi-opticas...
    Última edição por Baiones : 26-03-08 às 16:28:04

Piloto de Rallye ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Falta-te aí a E, que é o Verde ir na direita, passar para a da esquerda e depois de passar pelo vermelho, voltar para a direita...

Untitled.jpg

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
    Falta-te aí a E, que é o Verde ir na direita, passar para a da esquerda e depois de passar pelo vermelho, voltar para a direita...

Untitled.jpg
    Nessa realmente existe um retorno á direita.

E nestas "ultrapassagens", indica-me onde está o retomar da direita, ou esquerda na respectiva excepção, por favor:

É que estas, segundo o que dizem aqui, são ultrapassagens, e no artigo 38, realização da manobra, diz que no fim se retoma a direita. ( esquerda para as excepções em que se pode efectuar pela direita )

Alguêm me indica por favor ?

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

E porque uma imagem vale mil palavras, aqui vai uma "ultrapassagem" em que nunca se retoma a direita, concluindo-se assim que ha ultrapassagens onde o Código da Estrada não se aplica:

Balrog jAmobil's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

E porque uma imagem vale mil palavras, aqui vai uma "ultrapassagem" em que nunca se retoma a direita, concluindo-se assim que ha ultrapassagens onde o Código da Estrada não se aplica:

será mesmo necessario eu intervir de novo para dizer que e isto que tenho estado a dizer desde o principio?

Piloto de Testes dcifumarolas's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

É mesmo isto que eu penso.... Se não mudo de faixa como posso ultrapassar aos olhos do CE?

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
    será mesmo necessario eu intervir de novo para dizer que e isto que tenho estado a dizer desde o principio?

quer dizer, não se perde nada...

( pelo menos eu fico contente por não ser o unico maluquinho!! )

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dcifumarolas Ver Post
    É mesmo isto que eu penso.... Se não mudo de faixa como posso ultrapassar aos olhos do CE?
    Não podes, e é uma estupenda calinada por parte da GNR na resposta que dão...

E espanta-me a falta de senso comum na interpretação do artigo 38, o GNR diz, falou, e é lei!! não se contesta nem se analisa...

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Baiones

Contesta este meu post, por favor. Para eu ver se estou errado ou não. Se me provares que estou errado, calo-me.
    Contestado nos meus posts seguintes, usando referências ao código da estrada, e imagens exemplificativas de acções, ou auxência delas, referenciadas no mesmo código da estrada .

( desculpa só responder agora mas não tinha reparado )

Piloto de Testes dcifumarolas's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Não podes, e é uma estupenda calinada por parte da GNR na resposta que dão...

E espanta-me a falta de senso comum na interpretação do artigo 38, o GNR diz, falou, e é lei!! não se contesta nem se analisa...

Pronto no meu porta luvas a partir de agora vai andar, livro de codigo da estrada e um dicionario para descobrir o que realmente as palavras querem dizer...
    Assim se algum dia precisar vou estar em amena cavaqueira com a policia a 'estudar' meticulosamente palavra por alavra dos artigos do CE

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dcifumarolas Ver Post
    Pronto no meu porta luvas a partir de agora vai andar, livro de codigo da estrada e um dicionario para descobrir o que realmente as palavras querem dizer...
    Assim se algum dia precisar vou estar em amena cavaqueira com a policia a 'estudar' meticulosamente palavra por alavra dos artigos do CE
    Mostra este desenho, o artigo 38, e ele que explique então, acho que é capaz de ser engraçado...

Consultor BrunoTRF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Mas aí estamos todos de acordo.

A discussão agora é que acham que isto é tudo a mesma coisa:

Não é tudo ultrapassagem, senão só se ultrapassa nas AEs, nunca se circula ja que ha sempre mais do que um carro, nunca estamos sózinhos...

Mas pronto, ha alguem que vê na figura A e D carros a retomarem a direita, ou esquerda na excepção prevista, e sinceramente não sei como contestar isso, porque eu só vejo carros a circular na mesma via nessas duas situações...

Se calhar tenho de ir á multi-opticas...
    Isto é considerado ultrapassagem. Lembro-me de expor esta dúvida quando estava a tirar o código.

Nunca podes passar ninguém pela direita, a não ser se seguires em situação de trânsito intenso (chamo intenso ao trânsito da VCI e do IC19 em hora de ponta), ou se fores numa faixa de mudança de direcção.

O código é claro nisso.

Claro que teoricamente só se considera ultrapassagem quando vais atrás de um, mudas de faixa e voltas à mesma. Mas na prática considera-se ultrapassagem sempre que passares outro carro que vá mais lento que tu.

Página 15 de 19 PrimeiraPrimeira ... 5141516 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.