Multa Emel - fui bem multado?
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 14 de 14

Título: Multa Emel - fui bem multado?

Pedestre
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito Multa Emel - fui bem multado?

Boa noite a todos.

Fui multado pela EMEL quando tinha o carro estacionado numa zona sem linha amarela.

Segundo eles, foi de acordo com o Artigo 48.o nº 4 que diz que:

- "Dentro das localidades, a paragem e o estacionamento devem fazer-se nos locais especialmente destinados a esse efeito e pela forma indicada OU na faixa de rodagem, o mais próximo possível do respetivo limite direito, paralelamente a este e no sentido da marcha. "

Ora não me parece que infringi a lei dado que não tinha o carro em linha amarela e estava na faixa de rodagem, o mais próximo possível do respetivo limite direito, paralelamente a este e no sentido da marcha.

A EMEL tem competência para multar fora das zonas de duração limitada?

Deixo imagem para explicar melhor.

Obrigado.

Obrigado.
    Imagens anexadas
    Última edição por Tunes10 : 09-01-18 às 00:53:11

Piloto de Troféu ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Começando pela resposta simples: Sim a EMEL tem competência para multar. Tu estavas com certeza dentro de uma zona de estacionamento de duração limitada (enquanto zona) ainda que não estivesses nos lugares atribuídos para isso. É o mesmo que se estivesses em cima do passeio. A EMEL teria competência.

Depois em relação a se a multa foi correta ou não, seria muito útil dizeres o que está no auto em relação ao artigo e alínea infringidos. Assim perceberíamos a situação que eles estão a alegar.

Dou-te duas possibilidades que creio serem as mais prováveis:
    1 - Qual a largura da via? Com o teu carro estacionado era possível circular sem invadir a via contrária? (artº 50). Diria que esta é a grande probabilidade. São raras as vias onde é possível estacionar e deixar ainda assim espaço suficiente para circular. Não quer dizer que não seja algo que se faz todos os dias, mas usualmente faz-se em zonas sem parquímetro. Numa zona de parquímetro dá a sensação que estavas a ser de alguma forma "esperto" para não pagar.
    2 - Estavas a uma distância irregular de um cruzamento, passagem de peões, semáforo ou paragem de autocarro? (artº 49). Não é tão provável quanto a anterior mas também é uma forte possibilidade em cidade

Dito isto, o tema tem de estar claramente identificado no auto para ser uma coima válida

Pedestre
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito

Ppais, obridado pelo seu esclarecimento. Como disse no primeiro post, o auto fala apenas no artigo 48, o qual não estou a infringir.

No entanto, é como diz tb, estarei em infraccao nos seguintes artigos:
    Artigo 49 1g) Na faixa de rodagem sempre que esteja sinalizada com linha longitudinal contínua e a distância entre esta e o veículo seja inferior a 3 m.

Artigo 50 1a) Impedindo o trânsito de veículos ou
    obrigando à utilização da parte da faixa de rodagem destinada ao sentido contrário, conforme o trânsito se faça num ou em dois sentidos;

Provavelmente não teria hipótese numa queixa à ANSR. Mas na verdade estou a ser autuado por um artigo que não infringi.

talvez pague e faça uma reclamação na mesma...

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Se decidires pagar, fá-lo sempre como depósito para poderes apresentar defesa administrativa.

Se eu estivesse na tua situação, acho que simplesmente pagaria a coima, nem que seja pelo trabalho que tudo isto dá por uma coima de 60€ (será esse o valor certo?). No entanto tens o direito de defesa e parece-me claríssimo que, no mínimo dos mínimos, o auto teria de ser re-escrito e corrigido de forma a identificar corretamente o artigo que estás a infringir. É um preceito legal que seja identificado o artº que infringes de forma a possibilitar-te a defesa caso assim o desejes. Se o artº identificado for incorreto tens toda a possibilidade de defender.

Diria até que com boa probabilidade, se apresentares defesa, a ANSR vai deixar o caso andar até prescrever porque não se dará ao trabalho de re-emitir um auto e toda a burocracia envolvida por um caso de estacionamento. Se assim for e tiveres pago a coima como depósito, podes solicitar a devolução do depósito após essa prescrição.

Dito isto, reforço que eu, se soubesse que estava de facto a cometer uma infração, e considerando o valor da coima, não me daria ao trabalho de fazer isto tudo. Mas é uma decisão tua.

Piloto de Fórmula 1 LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

A coima são 30€.

Pedestre
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ppais Ver Post
    Se decidires pagar, fá-lo sempre como depósito para poderes apresentar defesa administrativa.

Se eu estivesse na tua situação, acho que simplesmente pagaria a coima, nem que seja pelo trabalho que tudo isto dá por uma coima de 60€ (será esse o valor certo?). No entanto tens o direito de defesa e parece-me claríssimo que, no mínimo dos mínimos, o auto teria de ser re-escrito e corrigido de forma a identificar corretamente o artigo que estás a infringir. É um preceito legal que seja identificado o artº que infringes de forma a possibilitar-te a defesa caso assim o desejes. Se o artº identificado for incorreto tens toda a possibilidade de defender.

Diria até que com boa probabilidade, se apresentares defesa, a ANSR vai deixar o caso andar até prescrever porque não se dará ao trabalho de re-emitir um auto e toda a burocracia envolvida por um caso de estacionamento. Se assim for e tiveres pago a coima como depósito, podes solicitar a devolução do depósito após essa prescrição.

Dito isto, reforço que eu, se soubesse que estava de facto a cometer uma infração, e considerando o valor da coima, não me daria ao trabalho de fazer isto tudo. Mas é uma decisão tua.
    Muito obrigado mais uma vez.

A moderação pode encerrar o tópico.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    A coima são 30€.
    Se são 30€ e tendo em conta que provavelmente há mesmo uma infração... acho que só o trabalho de contestar não paga isso!

Piloto de Kart zezoca's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

em vez de croqui podes por uma imagem da rua e zona?

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ppais Ver Post
    Se são 30€ e tendo em conta que provavelmente há mesmo uma infração... acho que só o trabalho de contestar não paga isso!
    Além do risco de, se eles quiserem, recusarem a impugnação e, só de custas, vai pagar no mínimo 1/2 UC, ou seja 50 e tal euros, fora a coima.

Piloto de Kart MBC's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2014

Por Defeito

Esqueceste-te dos 4 piscas

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Além do risco de, se eles quiserem, recusarem a impugnação e, só de custas, vai pagar no mínimo 1/2 UC, ou seja 50 e tal euros, fora a coima.

Estás a pensar numa impugnação judicial, creio eu, que pode ser apresentada a qualquer momento do processo. Numa reclamação, que é o que podes fazer logo após o auto, não tens custos envolvidos. Aliás, neste caso é praticamente impossível recusar uma reclamação administrativa que diga que o artº do CE está mal identificado. O que pode ocorrer é emitirem um novo auto com o artº bem identificado.

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Mas os lugares de estacionamento de duração limitada estavam vagos?

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

Pedestre
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito Multa Emel - fui bem multado?

Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Não.

O curioso é que é zona residencial e eu tinha distico... mas como não estava na zona de duração limitada...

(E outra coisa: onde estava estacionado existia há uns tempos linha amarela.
    Remodelaram a rua e não pintaram mais. Logo não estava em infração do art.48)

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.