[Acidente] Cedência de passagem "regra da direita"
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Título: Cedência de passagem "regra da direita"

  1. #1
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    Por Defeito Cedência de passagem "regra da direita"

    Seguia numa estrada considerada estrada Municipal de duas vias que liga uma localidade a outra, ja na saida de uma aldeia, vou a passar numa zona onde tem um tipo de cruzamento esquisito, cruzamento com duas estardas, caminhos secundarios ou particular, a esquerda e a direita..ao passar abrandei como a visibilidade para ver se ve algum carro na estrada a direita è cuase nula, pois tem um casa a tapar a visao e faz uma quina, segui e deparo me na minha janela da porta direita do passageiro que vem um carro direito a mim..tento fugir mas esse carro bate de frente na minha parte lateral direita da meu carro! Era uma senhora, inicialmente deu se logo como culpada mas depois com a influência de um familiar desculpou—se com a regra da direita, que se apresentou a direita!
    Eu vou a circular numa estrada com mais fluência de transito.
    Chego primeiro e ao passar è que ela embate na minha.roda diateira ate a roda traseira na lateral direita do carro!
    Ainda nao sei resultados da conclusão dos peritos, pois queria saber qual a vossa opinião, e se for culpa se posso recorrer e alegar que a estrada onde ela seguia è um caminho particular!???
    Imagens anexadas


  2. #2
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    Por Defeito

    Recapitulando o que falamos no outro tópico:

    Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Se não estou em erro, terás de ir à câmara saber como está cadastrado o caminho, se público se particular.

    Esteve lá a GNR? Não te souberam dizer isso?

    PS: pede a um moderador para mudar o tópico para o Road-Book, aqui não vais ter visibilidade.
    Citação Originalmente Colocado por Bakas Ver Post
    Quando a gnr chegou a senhora ja tinha retirado o carro e eu na altura após ela ter batido desviei um pouco também para ver ele andava!foi um erro eles consideraram que mexemos os dois no carro! Nao souberam dizer!
    Realmente foi um erro mexer no carro

  3. #3
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    Por Defeito

    Tema fundamental: Avaliar se é um caminho particular. Creio que o ideal é ir à Câmara perguntar ou à GNR. Procurei no google maps e creio que o local é este: https://goo.gl/maps/YRazG1e2ZV42 . Se for este, tem todo o ar de ser caminho público uma vez que dá acesso a várias habitações e até tem placa de arruamento.

    Se for caminho particular, creio que será responsabilidade 100% do outro condutor, sem dúvidas.

    Se o caminho ou estrada for público e não houver sinalização de perda de prioridade então vais ter muita dificuldade em não ter 100% de culpa do teu lado. Sabes que não existe o conceito de estrada principal ou secundária sem sinalização adequada. Ainda para mais o embate começou na roda dianteira, ou seja ainda nem sequer tinhas passado metade do cruzamento. É muito difícil evitares a culpa a não ser que demonstres que a velocidade do outro veículo era tal que seria impossível para ti teres visto atempadamente.

    Em suma, são coisas que acontecem... Parecem injustas porque 99,9% do tempo faríamos o mesmo e nada aconteceria, mas não deixa de ser tua a responsabilidade.

  4. #4
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ppais Ver Post
    Tema fundamental: Avaliar se é um caminho particular. Creio que o ideal é ir à Câmara perguntar ou à GNR. Procurei no google maps e creio que o local é este: https://goo.gl/maps/YRazG1e2ZV42 . Se for este, tem todo o ar de ser caminho público uma vez que dá acesso a várias habitações e até tem placa de arruamento.

    Se for caminho particular, creio que será responsabilidade 100% do outro condutor, sem dúvidas.

    Se o caminho ou estrada for público e não houver sinalização de perda de prioridade então vais ter muita dificuldade em não ter 100% de culpa do teu lado. Sabes que não existe o conceito de estrada principal ou secundária sem sinalização adequada. Ainda para mais o embate começou na roda dianteira, ou seja ainda nem sequer tinhas passado metade do cruzamento. É muito difícil evitares a culpa a não ser que demonstres que a velocidade do outro veículo era tal que seria impossível para ti teres visto atempadamente.

    Em suma, são coisas que acontecem... Parecem injustas porque 99,9% do tempo faríamos o mesmo e nada aconteceria, mas não deixa de ser tua a responsabilidade.




    o local é esse mesmo! mas é injusto porque eu ia numa estarda em que tem muito transito liga uma localidade a outra e la porque se cruzam duas ruas (estradas) perde-se a prioridade! Existe outra rua no outro lado e para que vem ao contrario perde tal como eu a prioridade! isto é o erro a Camara Municipal tem que alterar isto, meter stops! em relaçao ao local exacto da batida a gnr tirou medidas e onde ela me bateu foi ja depois de metado do cruzamento com ela fez para me apanhar a roda dianteira nao sei!

  5. #5
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    Realmente, já não é a primeira vez com que me deparo com pessoal que deve ter passado as aulas de código, completamente distraído.

    Ainda estou para perceber onde foram buscar essa ideia de "rua principal"... ou com mais movimento... para justificar uma eventual posse de prioridade.

  6. #6
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    Em relaçao ao codigo de estrada não tenho duvidas nenhumas agora em relação a classificação de estradas ja tenho! não faz sentido seguir numa nacional e a direnta tenhum uma rua sem sinalizaçao,, logo assim quem vem na nacional tem dar a prorioridade a quem sai dessa rua! enfim ok

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por Bakas Ver Post
    Em relaçao ao codigo de estrada não tenho duvidas nenhumas agora em relação a classificação de estradas ja tenho! não faz sentido seguir numa nacional e a direnta tenhum uma rua sem sinalizaçao,, logo assim quem vem na nacional tem dar a prorioridade a quem sai dessa rua! enfim ok
    Queixa-te na câmara, a ver se eles metem lá os STOPS.

  8. #8
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    Não sei qual a duvida. Aí tem prioridade que se apresentar pela direita

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Bakas Ver Post
    Em relaçao ao codigo de estrada não tenho duvidas nenhumas agora em relação a classificação de estradas ja tenho! não faz sentido seguir numa nacional e a direnta tenhum uma rua sem sinalizaçao,, logo assim quem vem na nacional tem dar a prorioridade a quem sai dessa rua! enfim ok
    Não me parece que seja uma nacional a estrada em que tiveste o acidente.

    E tenho dúvidas que seja uma estrada municipal.

  10. #10
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    Por vezes... acho que alguns gostariam de ter o princípio de prioridade "alocado" ao seu carro, por inerência.

  11. #11
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    É irrelevante ser estrada nacional ou municipal. Essa classificação não existe no código da estrada, para fins de prioridade. Tal como não existe a estrada principal ou a estrada com mais trânsito.

    Podemos discutir se não fazia falta a estrada ter um stop ou cedência de passagem. Certamente fazia e concordo a 100%. Mas o facto é que o sinal não está lá e por isso não há grandes dúvidas quanto à responsabilidade. Como disse antes, é um erro que creio todos estarmos sujeitos a fazer. Certamente eu já o fiz muitas vezes. 99,9% das vezes não vem mal ao mundo, mas tiveste azar. Agora o que não tem tanto sentido é não reconheceres que tiveste azar mas que realmente és o culpado formal da coisa.

    É chato, mas acontece. Felizmente ninguém se magoou e isso é o mais importante.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por ppais Ver Post
    É irrelevante ser estrada nacional ou municipal. Essa classificação não existe no código da estrada, para fins de prioridade. Tal como não existe a estrada principal ou a estrada com mais trânsito.

    Podemos discutir se não fazia falta a estrada ter um stop ou cedência de passagem. Certamente fazia e concordo a 100%. Mas o facto é que o sinal não está lá e por isso não há grandes dúvidas quanto à responsabilidade. Como disse antes, é um erro que creio todos estarmos sujeitos a fazer. Certamente eu já o fiz muitas vezes. 99,9% das vezes não vem mal ao mundo, mas tiveste azar. Agora o que não tem tanto sentido é não reconheceres que tiveste azar mas que realmente és o culpado formal da coisa.

    É chato, mas acontece. Felizmente ninguém se magoou e isso é o mais importante.
    Durante anos, passava num sítio onde me aproximava da direita a uma estrada "principal e com mais trânsito", e era rara a vez em que quem vinha na estrada abrandava para perceber se de onde eu vinha tinha ou não sinal...

    Se quisesse desfazer a frente esquerda do carro, ali era um bom spot.

    Eu já conhecia aquela rua, porque nas primeiras aulas de condução ia devagar, mas nem sequer abrandei. Levei uma descasca do instrutor

    A quem conhecer, Rua das Mercês e Rua de Costa Cabral (e não era a única das transversais sem sinalização).

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Durante anos, passava num sítio onde me aproximava da direita a uma estrada "principal e com mais trânsito", e era rara a vez em que quem vinha na estrada abrandava para perceber se de onde eu vinha tinha ou não sinal...

    Se quisesse desfazer a frente esquerda do carro, ali era um bom spot.

    Eu já conhecia aquela rua, porque nas primeiras aulas de condução ia devagar, mas nem sequer abrandei. Levei uma descasca do instrutor

    A quem conhecer, Rua das Mercês e Rua de Costa Cabral (e não era a única das transversais sem sinalização).






    Eu aceito a responsabilidade! Serve para a próxima parar e passar com segurança! Agradeço a todos pelos esclarecimentos

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por Bakas Ver Post
    Em relaçao ao codigo de estrada não tenho duvidas nenhumas agora em relação a classificação de estradas ja tenho! não faz sentido seguir numa nacional e a direnta tenhum uma rua sem sinalizaçao,, logo assim quem vem na nacional tem dar a prorioridade a quem sai dessa rua! enfim ok
    Para o CE, neste âmbito, há duas classificações: Publica ou privada, ponto!

    Tens caminhos de terra batida que entroncam com IC's e têm prioridade sobre estes!

    Embora, naturalmente que a prioridade não é absoluta e há que analisar casuisticamente.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Para o CE, neste âmbito, há duas classificações: Publica ou privada, ponto!

    Tens caminhos de terra batida que entroncam com IC's e têm prioridade sobre estes!

    Embora, naturalmente que a prioridade não é absoluta e há que analisar casuisticamente.




    Exacto...também li no CE que mesmo quem entra pela direita tem que avançar mas com cuidado pois a prioridade não é assim absoluta e foi o caso! Eu seguia na estrada pois a casa que esta antes dessa estrada tapa-me a visibilidade e quando vou a passar é que ela apareceu do nada....

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Bakas Ver Post
    Exacto...também li no CE que mesmo quem entra pela direita tem que avançar mas com cuidado pois a prioridade não é assim absoluta e foi o caso! Eu seguia na estrada pois a casa que esta antes dessa estrada tapa-me a visibilidade e quando vou a passar é que ela apareceu do nada....
    Aposto que ela diz o mesmo de ti...

  17. #17
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    Se não existe sinalização a regra é a da prioridade, se o outro carro se apresentava pela direita tu és o culpado do acidente.
    Não é por uma estrada ter mais transito, ser mais larga ou mesmo ter mais alcatrão que é considerada estrada principal, aplica-se sempre a regra geral de prioridade e PONTO.

  18. #18
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    Mais um bom tópico para depois se saber o veredicto final, se o puderes dizer mais tarde Bakas.

    Pelo que se disse aqui até agora, ou será uma situação de 50/50 ou, infelizmente para ti (e concordo com o ppais), terás a culpa a 100%. Muito dificilmente não terás culpa total no sinistro.

    Mas como disse, quando souberes o resultado, depois partilha

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Juventino Ver Post
    Mais um bom tópico para depois se saber o veredicto final, se o puderes dizer mais tarde Bakas.

    Pelo que se disse aqui até agora, ou será uma situação de 50/50 ou, infelizmente para ti (e concordo com o ppais), terás a culpa a 100%. Muito dificilmente não terás culpa total no sinistro.

    Mas como disse, quando souberes o resultado, depois partilha




    Eu vou aguardar com esperança mas também ja a contar com a culpa!a pessoa que me bateu ja tem um grande historial bem grande de acidentes e eu foi a primera vez, e assim pode ser que nao agravem muito o meu seguro!
    Mais uma vez obrigado pelas vossas opiniões,,quando souber da decisão logo comunico.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por Bakas Ver Post
    Eu vou aguardar com esperança mas também ja a contar com a culpa!a pessoa que me bateu ja tem um grande historial bem grande de acidentes e eu foi a primera vez, e assim pode ser que nao agravem muito o meu seguro!
    Mais uma vez obrigado pelas vossas opiniões,,quando souber da decisão logo comunico.
    E não deixes de expor a situação na câmara, a ver se metem lá sinalização

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
    Realmente, já não é a primeira vez com que me deparo com pessoal que deve ter passado as aulas de código, completamente distraído.

    Ainda estou para perceber onde foram buscar essa ideia de "rua principal"... ou com mais movimento... para justificar uma eventual posse de prioridade.
    E isso e os camelos que acham por estar dar pisca ficam com prioridade.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
    E isso e os camelos que acham por estar dar pisca ficam com prioridade.
    Também. E ainda os que acham que o pisca é facultativo.

  23. #23
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    Isso e meterem o pisca quando já estão a mudar de faixa, virar, etc

  24. #24
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    Pelo que estive a ver no street view a dita estrada até tem placa com nome de rua, por isso não se tratando de um caminho particular, tem prioridade quem se apresentar pela direita.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Durante anos, passava num sítio onde me aproximava da direita a uma estrada "principal e com mais trânsito", e era rara a vez em que quem vinha na estrada abrandava para perceber se de onde eu vinha tinha ou não sinal...

    Se quisesse desfazer a frente esquerda do carro, ali era um bom spot.

    Eu já conhecia aquela rua, porque nas primeiras aulas de condução ia devagar, mas nem sequer abrandei. Levei uma descasca do instrutor

    A quem conhecer, Rua das Mercês e Rua de Costa Cabral (e não era a única das transversais sem sinalização).
    Antigamente havia armadilhas dessas nos exames de condução em Coimbra... Bastava ir ao Bairro Norton de Matos...

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  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Recapitulando o que falamos no outro tópico:





    Realmente foi um erro mexer no carro
    Porque foi um erro? Se estiverem a importunar o trânsito podem apanhar uma multa...

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  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
    Porque foi um erro? Se estiverem a importunar o trânsito podem apanhar uma multa...

    Enviado do meu HUAWEI Y625-U51 através de Tapatalk
    Nesse caso em concreto não sei, mas por vezes o local da pancada pode fazer diferença, e as medições da polícia São importantes.

    Isto foi-me dito por um PSP...

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Nesse caso em concreto não sei, mas por vezes o local da pancada pode fazer diferença, e as medições da polícia São importantes.

    Isto foi-me dito por um PSP...
    Verdade, as companhias de seguros têm isso tudo em atenção. Nem sempre as coisas são tão lineares como pensamos.

  29. #29
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    São situações sempre chatas aqui na minha zona e apesar de não termos sinalização em contrario temos mesmo de parar mesmo vindo da direita o pessoal vai lançado e se não pararmos é acidente na certa

  30. #30
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    È isso que me xateia saber que a intençao dela foi atravessar a minha estrada para outra e vir em direçao a mim.meteu.se sem cuidado..porque se a intençao dela fosse entrar na minha estrada ja aceitaria melhor agora atravessar uma estrada e so porque existe a regra da direita sou eu o responsável....

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