[Estradas] Tópico da Segunda Circular - Lisboa
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Título: Tópico da Segunda Circular - Lisboa

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia BlackKnight's Avatar
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    Por Defeito Tópico da Segunda Circular - Lisboa

    60 km/hora. Limite de velocidade na Segunda Circular pode baixar

    A Câmara de Lisboa discute esta quarta-feira, 23 de dezembro, um plano de remodelação para a Segunda Circular, uma das estradas mais movimentadas do país. O plano custa quase 10 milhões de euros e implicará obras durante 10 meses. No final, o objetivo é ter uma via com maior “caráter urbano”, com uma redução de velocidade para 60 quilómetros por hora.
    Já no dia 15 de dezembro o Observador tinha adiantado que a Câmara de Lisboa iria avançar com um “projeto de grande ambição” para esta via. O investimento de 10 milhões de euros deve acontecer até 2018 e a proposta do executivo passa por promover alterações no tráfego e intervenções no pavimento e iluminação. O objetivo da redução da velocidade máxima (atualmente é 80 quilómetros por hora) e das outras medidas é reduzir os acidentes, melhorar o trânsito e diminuir a poluição.
    Há cerca de uma semana, o presidente da autarquia, Fernando Medina, afirmou na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa que aquela estrada “necessita de uma intervenção profunda” e que “enfrenta vários problemas severos”.
    Logo nessa altura, o presidente da câmara dizia querer alterar esta situação, propondo “acentuar o caráter urbano” da estrada e negociando com o Governo formas para “que a CRIL [Circular Regional Interna de Lisboa, de Algés a Sacavém] assuma muito mais o seu papel”.
    Esta é uma ambição antiga da autarquia: o antigo vereador da Mobilidade de Costa, Nunes da Silva, várias vezes chamou a atenção para o facto de a limitação da velocidade máxima a 70 km/h na CRIL ser pouco atrativa para os condutores, que podem andar a 80 km/h na Segunda Circular. Fernando Medina sugere ainda a criação de acessos diretos ao aeroporto a partir da CRIL, o que, acredita, ajudaria a reduzir o tráfego da Segunda Circular.

    http://observador.pt/2015/12/23/60-k...r-pode-baixar/


    Atualização 14/01/2016

    2.ª Circular - consulta pública até 29 de janeiro
    A Câmara Municipal de Lisboa colocou em consulta pública o projeto de intervenção da 2.ª Circular. O projeto está aqui disponível para consulta e as sugestões podem ser enviadas até 29 de janeiro.
    O período de consulta pública do projeto relativo à intervenção na Segunda Circular, inicialmente previsto até dia 15 de janeiro, foi prolongado até dia 29 de janeiro de 2016.
    Assim, as sugestões devem ser feitas por escrito até ao dia 29 de Janeiro de 2016, utilizando para o efeito o impresso próprio que deve ser dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa para o Edifício Central do Município (Campo Grande, n.º 25, 1.º, Bloco F, 1749-099 Lisboa), ou para o o email dmpo@cm-lisboa.pt .


    Elementos do projeto
    Principais linhas de intervenção
    Apresentação


    Arquitetura paisagista
    Memória descritiva
    Plano geral
    Geometria, arborização e revestimentos
    Pormenor separador
    Cortes transversais
    Arborização
    Estudo de tráfego

    Elementos do traçado
    . Projeto
    . R2C VIA PE-001-01-0
    . R2C VIA PE-001-02-0
    . R2C VIA PE-001-03-0
    . R2C VIA PE-001-04-0
    . R2C VIA PE-001-05-0
    . R2C VIA PE-001-06-0
    . R2C VIA PE-001-07-0
    . R2C VIA PE-001-08-0
    . R2C VIA PE-001-09-0
    . R2C VIA PE-001-10-0
    . R2C VIA PE-001-11-0
    . R2C VIA PE-001-12-0
    . R2C VIA PE-001-13-0
    . R2C VIA PE-001-14-0
    . R2C VIA PE-001-15-0
    . R2C VIA PE-002-08-0
    in http://www.cm-lisboa.pt/noticias/det...nsulta-publica
    Última edição por BlackKnight : 14-01-16 às 12:30:58 Razão: Adicionados elementos da consulta pública.


  2. #2
    Banido neumon's Avatar
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    Concordo com tudo, menos com a parte das obras demorarem 10 meses...

    Bem dita hora que eu fui arranjar uma mota, se isso for para a frente vai ser um caos

  3. #3
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    Deve ser um milhão por lomba....lol

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post
    Deve ser um milhão por lomba....lol
    Em Portugal já se sabe como é

  5. #5
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    Então mas ainda não está em obras?

    Com tanta buraco, pensava que sim.

  6. #6
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    Boas,

    Acho que não avançar com a obra brevemente, não foi aprovada, salvo erro..

  7. #7
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    Bastava apenas alcatroar como deve de ser! Já era uma grande, grande ajuda!
    E tratar aquela curva em frente da Escola de Comunicação Social que há lá sempre espetas...a maior parte porque o pessoal não adapta a velocidade às condições daquela miserabilidade. E já agora pôr lá umas luzes nos postes.

  8. #8
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    Vão lá por os postes que faltam - uns 3 ou 4 - para quê?

    No dia seguinte, já os arrancam outra vez.

  9. #9
    Speedy
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    Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
    Vão lá por os postes que faltam - uns 3 ou 4 - para quê?

    No dia seguinte, já os arrancam outra vez.
    Nessa curva, estão lá os postes...pelo menos por enquanto, faltam mesmo as luzes apenas. Mas sim, o que dizes também não é mentira.

  10. #10
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    Diminuir a velocidade para escoar melhor trânsito? como é mais ninguém se lembrou disso?

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
    Diminuir a velocidade para escoar melhor trânsito? como é mais ninguém se lembrou disso?
    Com trânsito intenso, uma redução de limite pode mesmo escoar melhor o trânsito. Porque assim os carros entram melhor nos cruzamentos em vez de se acumularem, não há tantas travagens com o efeito acordeão, etc.

  12. #12
    Piloto de Sofás nmyguel's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
    Vão lá por os postes que faltam - uns 3 ou 4 - para quê?

    No dia seguinte, já os arrancam outra vez.
    Experimentem a meter nas Bermas, sempre vão lá menos vezes.

  13. #13
    Piloto de Provas de Perícia BlackKnight's Avatar
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    Saiba como vai ficar a segunda circular em 2017

    Circular com árvores à esquerda e à direita não será a imagem que mais facilmente se associa à Segunda Circular, mas, dentro de um ano, poderá ser precisamente essa a realidade. Projecto está em consulta.Até ao próximo dia 15, está em consulta pública o projeto da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para transformar aquela via rápida numa avenida urbana em que o verde impera até no separador central e a velocidade de circulação não ultrapassa os 60 km/h.
    A intervenção prevista para esta via - construída na década de 1960 e que liga a zona oriental à ocidental - centra-se na repavimentação, reabilitação do sistema de drenagem, renovação da iluminação pública e da sinalética e instalação de um sistema de controlo de velocidade.
    Segundo dados expressos na proposta, passam pela Segunda Circular perto de 11 mil carros por dia em viagens com origem e destino fora de Lisboa, o chamado tráfego de atravessamento, que equivale a 10% do total.
    Acrescem 38 mil veículos que por ali circulam diariamente com destino ao aeroporto. O objetivo é possibilitar que 27 mil destes carros deixem de passar pela Segunda Circular, através da reformulação de alguns acessos e dos nós de ligação ao IC19 e à A1 (encaminhando o trânsito para a CRIL), implantação de um separador central maior e arborizado, redução da largura das vias e montagem de barreiras acústicas junto aos edifícios de habitação.
    Com estas alterações, a autarquia pretende criar “mais segurança” na Segunda Circular, por esta ser a via de Lisboa com maior nível de sinistralidade, “mais fluidez e maior capacidade” e ainda “maior sustentabilidade ambiental”, por ser “o maior gerador de poluição atmosférica da cidade”.

    http://economico.sapo.pt/noticias/sa...17_238933.html
    Imagens anexadas

  14. #14
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    Tal como na rotunda do Marquês, a formula mágica para resolver o congestionamento de trânsito numa determinada área, é dificulta-la ainda mais, para que ele se disperse e vá congestionar outras vias menos faladas, a reflorestação dessa circular, então é de génio, e parques infantis e zonas de pic-nics era óptimo para os fins de semana. Uma Lisboa livre de carros, isso é que era, autocarros, táxis, tuc-tucs, bicicletas e gajos a correr, um paraíso na Terra.

  15. #15
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    A 2.ª circular (que na prática é a junção de 2 ou 3 avenidas) começou a ser construída na década de 60' e naquela altura pode dizer-se que era praticamente "fora" de lisboa. Daí para a frente quase não teve alterações ou pelo menos não foram de fundo...

    Atualmente é supercongestionada, há acidentes todos os dias (e até várias vezes ao dia), tem acessos/saídas que não lembram ao demo, piso em muito mau estado e a lista podia continuar, incluindo viadutos em avançado estado de degradação, ciclistas que por lá arriscam a vida, animais à solta, peões a tentar atravessar...

    Penso que faz todo o sentido uma intervenção de fundo na mesma, mas nos moldes ora apresentados (e em discussão pública) parece-me um verdadeiro disparate e o ar cândido do presidente da CML ontem na tv a falar sobre a obra só me veio preocupar ainda mais!

    Acreditar que é possível fazer em cerca de 11 meses e com "apenas" 12 milhões (já com iva) o que se pretende é que nem em sonhos! Vai ter um desvio colossal que vai ser pago "pelo gajos do costume", aka contribuintes!

    Apesar de serem menos de 10 km's de extensão os custos serão amplamente superiores ao indicado: piso todo novo, criação de um separador central de 3,5 m e arborizado, túnel para ligação direta à Calçada de Carriche, alteração em vários acessos/saídas, recuperação de viadutos, trabalhos a decorrer em regime noturno (que quase duplica o valor a pagar em mão de obra)... vão custar muito mais que o valor anunciado no parágrafo anterior!

    Depois a ideia "peregrina" de reduzir a velocidade para 60 km/h (já foi esse o valor limite durante muito tempo) não vem ajudar em nada a reduzir os congestionamentos, tal como a de defender o desvio do transito para o Eixo Norte/Sul ou a CRIL, elas próprias também já altamente congestionadas!

    Conclusão: é necessária uma intervenção urgente, mas não me parece que seja esta a direção correta!

  16. #16
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    Eu passo lá todos os dias pois moro em LX e trabalho fora da cidade estou algo preocupado enquanto utilizador diário.

    No entanto, tb admito que possa beneficiar moradores da cidade na mediada em que -talvez- o transito de norte ( Eixo Sacavém Vila Franca) passe a ser menos intenso e tb o transito provocado por aqueles que usam a 2ª circular para se deslocarem por exemplo da linha de Sintra/ Cascais para o norte ( por não pagar portagens e ter menos Km que a CREL).
    Ou seja, se tudo correr bem -e quero ser optimista -talvez- resulte bem para os moradores da cidade.
    Mas há aqui alguma incerteza.

    Note-se que o Transito das vias internas alternativas ( 1ª Circular =Sete Rios, Forças Armadas Av EUA,até Braço de prata) tem aumentado todos os anos pelo o aumento de movimento na zona oriental Expo ( muitas empresas) e poderá piorar bastante com esta medida, não sei até que ponto eles estão a considerar estes aspectos.

    A zona Ribeirinha é para esquecer totalmente com as intervenções Arquitectónicas que bloquearam o trânsito todo.

  17. #17
    Banido Jagudi's Avatar
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    A minha cara de preocupado se for de vela!!
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    Citação Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
    ... Uma Lisboa livre de carros, isso é que era, autocarros, táxis, tuc-tucs, bicicletas e gajos a correr, um paraíso na Terra.
    Já agora como está perto do zoo soltavam os animais para o pessoal treinar melhor a corrida. Acho que é os que os africanos fazem em áfrica. vão para a savana

  18. #18
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    mais um disparate do nunes da silva

    sempre em grande!

    estamos a falar do homem que disse que a CRIL (tuneis da amadora) até tinha faixas a mais!
    certamente algum estudo feito numa tasca com vinho da casa, de jarro

  19. #19
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    Plantar árvores é muito bonito, cuidar depois delas é que não. Mas fica sempre bem nos jornais e nas campanhas a dizer que plantou N árvores

  20. #20
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    Já me estou a ver na faixa central, no meio do arvoredo, com a familia e o cesto de piquenique, alegremente a acenar aos veiculos que passam na estrada.

    Um autentico paraiso.

    Ou então:

    Já me estou a ver parado na rotunda do relogio, pior que fod....., por não conseguir entrar na 2ª circular, 2 anos depois da obra ter começado, a pensar que o Medina, devia ter metido a obra no.....

    Um autentico inferno

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    (...)
    tal como a de defender o desvio do transito para o Eixo Norte/Sul ou a CRIL, elas próprias também já altamente congestionadas!
    A 2ª circular é "supercongestionada" mas se o Eixo N/S e a Cril ainda não chegaram a esse ponto, não há stress... Se entretanto chegarem, podem sempre repetir a receita e plantar mais umas árvores e diminuir-lhes também o limite de velocidade
    E se for preciso planeia-se o mesmo para a A8, A1...eventualmente as pontes também sofrerão do mesmo mal mas aí basta diminuir os limites de velocidade, a qualidade do ar já não interessa.

    Seguindo ali a sugestão do PEDROM, até já tou a imaginar o Pingo Doce a fazer um Mega Pic-Nic em plena 2ª Circular, para combater o do Continente na Av. da Liberdade

    Só ideias fixes que esta malta tem. É pena é não terem de andar nesses sítios todos os dias. E das poucas vezes que o fazem, terem direito a escolta e bla bla bla...

  22. #22
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    Quando ontem vi as sugestões - nomeadamente encurtar as vias - só me lembrei que a segunda circular ia ser, agora, a segunda marginal. Só ficam a faltar as árvores à original.

    Há alterações que me parecer interessantes, nomeadamente revisão de acessos/criação de novos e mesmo a pavimentação, mas penso que poderíamos ficar por aí, ao mesmo tempo que se aumentaria a fiscalização/repressão, para fazer face às melhorias do piso.

    Não mexeria muito mais, muito menos em encurtar as vias ou meter árvores no meio do trânsito.

  23. #23
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    E a seguir vêm as portagens na CRIL.

  24. #24
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    A questão do limite de velocidade não me parece descabida, por acaso. Reduzir a velocidade máxima implica, regra geral, diminuição do diferencial de velocidade entre os condutores mais lentos e os mais rápidos, que é um dos causadores de tráfego, por causa das travagens bruscas, por exemplo.

    A parte das árvores é só para inglês ver, pois não afeta a fluidez do tráfego.

    Mudar o piso, a sinalização e a iluminação é essencial e já deveria estar feito há muito tempo.

    A questão dos acessos é que não sei como vão resolver, já que o problema é de raiz e bastante complexo.

    A CRIL melhorou a 2ª Circular, mas menos do que se esperava. Penso que só retirando as portagens da CREL se pode sentir uma verdadeira melhoria.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por JGTB Ver Post

    A CRIL melhorou a 2ª Circular, mas menos do que se esperava. Penso que só retirando as portagens da CREL se pode sentir uma verdadeira melhoria.
    Queres que te diga a melhoria foi por pouco tempo pois os focos de densidade populacional tb mudaram muito na cidade ao longo dos anos. Actualmente a zona oriental acumula uma dezena de "novas" empresas que empregam mais de 1000 pessoas cada... ( CTT, Vodafone, Microsoft, Sonae, Novabase etc).

    O estrangulamento da zona ribeirinha tb fez "subir" o transito para norte e deslocou algumas empresas para outras zonas com maior mobilidade automóvel.

    Acho que, actualmente, a 2ª circular está como era antes da CRIL com um pouco menos transito de pesados mas, ainda assim, muito congestionada por muitos veículos que só atravessam Lisboa e não propriamente por veículos que se deslocam especificamente à cidade ou dela para fora.

    Para mim, uma obra prioritária a considerar deveria ser o prolongamento do eixo NS com entrada directa na A1 na Bobadela em vez de entroncar na CRIL em camarata de forma estapafúrdia.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Queres que te diga a melhoria foi por pouco tempo pois os focos de densidade populacional tb mudaram muito na cidade ao longo dos anos. Actualmente a zona oriental acumula uma dezena de "novas" empresas que empregam mais de 1000 pessoas cada... ( CTT, Vodafone, Microsoft, Sonae, Novabase etc).

    O estrangulamento da zona ribeirinha tb fez "subir" o transito para norte e deslocou algumas empresas para outras zonas com maior mobilidade automóvel.

    Acho que, actualmente, a 2ª circular está como era antes da CRIL com um pouco menos transito de pesados mas, ainda assim, muito congestionada por muitos veículos que só atravessam Lisboa e não propriamente por veículos que se deslocam especificamente à cidade ou dela para fora.

    Para mim, uma obra prioritária a considerar deveria ser o prolongamento do eixo NS com entrada directa na A1 na Bobadela em vez de entroncar na CRIL em camarata de forma estapafúrdia.
    Sim, é verdade o que dizes. Neste momento, tens o problema das maiores empresas estarem localizadas, maioritariamente, em zonas distante da cidade, como o Parque das Nações e Oeiras, o que obriga milhares de pessoas a atravessarem a cidade de um lado ao outro.

    A 2ª Circular é, dessa forma, a via mais usado para tal percurso. A CRIL nem sempre serve, até porque aquela zona do túnel do Grilo está uma vergonha, assim como o acesso a Sacavém/Moscavide.

  27. #27
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    Ainda está para consulta pública, podem enviar sugestões até ao dia 15 de Janeiro.

    http://www.cm-lisboa.pt/noticias/det...nsulta-publica

  28. #28
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    Nessas alterações que não vi ainda sabem se há um corredor BUS?
    As árvores roubam faixas à estrada?

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
    A parte das árvores é só para inglês ver, pois não afeta a fluidez do tráfego.
    A menos que isso implique o "alargamento do separador central", reduzindo de 3 para 2 vias em ambos os sentidos...
    E depois com o mau tempo é ver ramos a rair, estrada cheia de folhas e com jeitinho uma das vias suprimidas temporariamente para a Câmara ir dando um jeitinho às árvores

    Felizmente deixei de ter que usar diariamente a 2ª Circular, porque era garantido apanhar trânsito lento e uns acidentes de vez em quando.
    Mas cada vez noto mais que a CRIL vai pelo mesmo caminho, mesmo em horas "calmas" apanho acidentes practicamente todos os dias. Hoje de manhã por exemplo das 4 vias junto ao túnel de Benfia, só 1 estava aberta.

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
    A menos que isso implique o "alargamento do separador central", reduzindo de 3 para 2 vias em ambos os sentidos...
    E depois com o mau tempo é ver ramos a rair, estrada cheia de folhas e com jeitinho uma das vias suprimidas temporariamente para a Câmara ir dando um jeitinho às árvores

    Felizmente deixei de ter que usar diariamente a 2ª Circular, porque era garantido apanhar trânsito lento e uns acidentes de vez em quando.
    Mas cada vez noto mais que a CRIL vai pelo mesmo caminho, mesmo em horas "calmas" apanho acidentes practicamente todos os dias. Hoje de manhã por exemplo das 4 vias junto ao túnel de Benfia, só 1 estava aberta.
    O separador é alargado para cerca de 3,50m em zona onde dá, noutras será bem mais pequeno. Assim como pelo que entendo não vai haver sempre árvores, só em algumas zonas.

    As faixas não reduzem de 3 para 2, a 2ª circular irá ter sempre 3 faixas, sendo que a da direita vai ser de outra cor e vai servir de entradas e saídas (como já o é.)

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