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Título: Tópico da Segunda Circular - Lisboa

  1. #61
    Piloto de Fórmula 1 Raistaparta's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
    A Avenida Santos e Castro https://goo.gl/maps/HPUVAvTwC4x podia ser uma alternativa para quem se dirige ao aeroporto e está tão mal feita que parece um deserto
    Essa avenida é dos maiores abortos que vi serem feitos na cidade de Lisboa, três faixas para cada lado que não servem para nada pelas razões que explanaste. Ainda por cima retirou o único spot de jeito que havia para ver os aviões na Portela.


  2. #62
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    Quando eu perguntei se precisavam de usar o carro, fi-lo porque também seria uma via que eu utilizaria para ir trabalhar.
    Apenas não o faço porque uso transportes.

    Foi uma pergunta de quem come gelados com a testa, por vezes pelo apertão que passa nos transportes que não permite comê-los com a boca, lamento.

  3. #63
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    Grave é mentirem sobre os custos da obra. Isso sim é vergonhoso.

    12 milhões não dá para nada e ng quer perceber isso... Alguém olhou para as vistas os cortes da estrada? Para fazer aquilo, vão ter de esburacar por todo o lado... Depois vão aparecer tubos, condutas e o diabo a 4, atrasos, alteração dos elemento de sinalização, complicações técnicas etc etc e o preço vai disparar.

    É o que dá entregarem um projecto destes a uma equipa homogénea de 4 arquitectos paisagistas e apenas um Engenheiro para o projecto de... rega.
    Uma velha guerra entre arquitectos e engenheiros que depois vai resultar em impossibilidades técnicas permanentes e derapagens...
    Última edição por Pastis : 13-01-16 às 11:07:23

  4. #64
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    Este post não respeita o [des]acordo ortográfico, qq semelhança é erro ortográfico / gramatical.
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    Numa cidade/país em que nem as faixas BUS são respeitadas, o que é que os iluminados dos génios no alto das suas cadeiras sem conhecerem o Mundo real fazem?
    Criam uma faixa de "aceleração / saída" na 2ª Circular...!


    Edd

  5. #65
    Piloto de Fórmula 1 LuisMiguel's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
    Numa cidade/país em que nem as faixas BUS são respeitadas, o que é que os iluminados dos génios no alto das suas cadeiras sem conhecerem o Mundo real fazem?
    Criam uma faixa de "aceleração / saída" na 2ª Circular...!


    Edd
    Convenhamos que para muita gente, é para isso que serve. Tanto na 2ª circular, como noutras estradas.

  6. #66
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Grave é mentirem sobre os custos da obra. Isso sim é vergonhoso.

    12 milhões não dá para nada e ng quer perceber isso... Alguém olhou para as vistas os cortes da estrada? Para fazer aquilo, vão ter de esburacar por todo o lado... Depois vão aparecer tubos, condutas e o diabo a 4, atrasos, alteração dos elemento de sinalização, complicações técnicas etc etc e o preço vai disparar.

    É o que dá entregarem um projecto destes a uma equipa homogénea de 4 arquitectos paisagistas e apenas um Engenheiro para o projecto de... rega.
    Uma velha guerra entre arquitectos e engenheiros que depois vai resultar em impossibilidades técnicas permanentes e derapagens...
    Se a remoção de uma "simples" baleia encalhada custa 20mil €, esses 12 milhões só devem dar para comprar material...

  7. #67
    Piloto de Rallye Eddy's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Convenhamos que para muita gente, é para isso que serve. Tanto na 2ª circular, como noutras estradas.
    True, true...


    Edd

  8. #68
    Piloto de Rallye Eddy's Avatar
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    Mais uma "ajuda" para o Medina e companhia:

    Prevenção Rodoviária contra nova 2.ª circular



    Edit:
    E como se vê, tudo bem pensado neste país... NOT!

    Níveis de poluição na Avenida da Liberdade pioraram no último ano


    Edd
    Última edição por Eddy : 14-01-16 às 11:17:31

  9. #69
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    Por Defeito Tópico da Segunda Circular - Lisboa

    Segundo um iluminado que falou agora na Sic Noticias, ao estreitarem as vias, os condutores vão ser obrigados a andar mais devagar (segundo ele, com vias mais largas, existe um incentivo ao aumento de velocidade).
    Um pequeno grande pormenor que ainda não vi debater na TV: as folhas das árvores que vão cair no inverno e que com chuva vão tornar o piso mais escorregadio (e com isso, aumentam as probabilidades de ocorrência de acidentes).

  10. #70
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    Citação Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
    Mais uma "ajuda" para o Medina e companhia:

    Prevenção Rodoviária contra nova 2.ª circular



    Edit:
    E como se vê, tudo bem pensado neste país... NOT!

    Níveis de poluição na Avenida da Liberdade pioraram no último ano


    Edd
    Quanto à Av. da Liberdade o problema nunca foram os carros antigos - que ainda circulam alguns - pois o parque automóvel que ali circula é mais para o recente.

    O ano passado isto:

    "O que aconteceu em 2015 é que houve uma série de períodos com circunstâncias menos favoráveis em termos de meteorologia, condições de estagnação, sem vento e, portanto, tivemos um agravamento significativo da qualidade do ar", afirmou, frisando que os dados que tem acerca do ano passado ainda são provisórios.
    Apesar de considerar que "as condições meteorológicas foram preponderantes", o ambientalista não exclui um aumento de trânsito na Avenida da Liberdade ou o incumprimento das ZER por parte de alguns automobilistas.
    O que faz, com os sinais e entrada na rotunda com mais pára arranca e consequentemente, mais poluição do que com o trânsito fluído.

    O mesmo irá passar-se na 2ª Circular se o trânsito não sair de lá.

  11. #71
    Banido neumon's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Darkslb Ver Post
    Segundo um iluminado que falou agora na Sic Noticias, ao estreitarem as vias, os condutores vão ser obrigados a andar mais devagar (segundo ele, com vias mais largas, existe um incentivo ao aumento de velocidade).
    Um pequeno grande pormenor que ainda não vi debater na TV: as folhas das árvores que vão cair no inverno e que com chuva vão tornar o piso mais escorregadio (e com isso, aumentam as probabilidades de ocorrência de acidentes).

    Quem ligou para lá falou nesse aspecto.

  12. #72
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    Citação Originalmente Colocado por neumon Ver Post
    Quem ligou para lá falou nesse aspecto.
    Do que ouvi não me pareceu abordar a questão do piso escorregadio derivado à queda de folhas.

  13. #73
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    O presidente acerca das folhas mandou umas bocas bem idiotas:

    "ai as folhas.. sim são caducas, mas... na cidade também há árvores e não há problema (oi?? )... ou seja, o vento fará parte da limpeza e as equipas da câmara farão as restantes...."

    A sério?

  14. #74
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    Citação Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
    O presidente acerca das folhas mandou umas bocas bem idiotas:

    "ai as folhas.. sim são caducas, mas... na cidade também há árvores e não há problema (oi?? )... ou seja, o vento fará parte da limpeza e as equipas da câmara farão as restantes...."

    A sério?
    Era pô-lo numa mota a fazer oitos numa rua molhada cheia de folhas caídas.

  15. #75
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    Citação Originalmente Colocado por Darkslb Ver Post
    Segundo um iluminado que falou agora na Sic Noticias, ao estreitarem as vias, os condutores vão ser obrigados a andar mais devagar (segundo ele, com vias mais largas, existe um incentivo ao aumento de velocidade).
    (...)

    E é totalmente verdade.

    Alias, no IP4 fizeram isso com resultados positivos.
    Normalmente as curvas apresentam uma maior largura que as rectas e no IP4 mantiveram a mesma largura nas vias. O resultado é uma sensação de afunilamento e consequente diminuição de velocidade.

  16. #76
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    Por Defeito Tópico da Segunda Circular - Lisboa

    Citação Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
    E é totalmente verdade.

    Alias, no IP4 fizeram isso com resultados positivos.
    Normalmente as curvas apresentam uma maior largura que as rectas e no IP4 mantiveram a mesma largura nas vias. O resultado é uma sensação de afunilamento e consequente diminuição de velocidade.
    Confesso que não sabia, mas continuo a achar que não faz sentido nenhum sacrificar largura de via na 2ª circular para colocar árvores no meio.

    Em relação ao comentário do presidente sobre as folhas, ou ele é mesmo um grande idiota (e acredita no que disse) ou pensa que consegue fazer dos outros idiotas para conseguir o que quer.

    Mas como estamos a falar das mesmas inteligências responsáveis pelas obras da estrada entre o Cais do Sodré e o Terreiro do Paço (desde milhões gastos numa ponte de madeira que teve que ser substituída por alcatrão, um piso que é uma armadilha em dias chuva para quem anda em 2 rodas...), tudo é possível.
    Última edição por Darkslb : 14-01-16 às 14:42:01

  17. #77
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    E mais isso:

    "Segunda Circular. 8000 árvores vão atrair aves e pôr em “grave risco” a segurança aérea

    "

    http://expresso.sapo.pt/sociedade/20...eguranca-aerea

  18. #78
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    Citação Originalmente Colocado por Darkslb Ver Post
    ...

    Mas como estamos a falar das mesmas inteligências responsáveis pelas obras da estrada entre o Cais do Sodré e o Terreiro do Paço (desde milhões gastos numa ponte de madeira que teve que ser substituída por alcatrão, um piso que é uma armadilha em dias chuva para quem anda em 2 rodas...), tudo é possível.
    Quando se importam mais com o plano estético do que com para o que vai servir, costuma dar buraco (aqui até literalmente, que as pedras vão levantando todas). Infelizmente não é exclusivo da CML, parece que gostam de gastar €€ em remodelações.

  19. #79
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    Quanto aos aviões muda-se o aeroporto, que o Presidente já disse que é para avançar.

  20. #80
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    Citação Originalmente Colocado por Darkslb Ver Post
    Mas como estamos a falar das mesmas inteligências responsáveis pelas obras da estrada entre o Cais do Sodré e o Terreiro do Paço (desde milhões gastos numa ponte de madeira que teve que ser substituída por alcatrão, um piso que é uma armadilha em dias chuva para quem anda em 2 rodas...), tudo é possível.
    Tenho fotos disso e, enquanto engenheiro, senti-me envergonhado qd vi essa obra porque aquilo que está ali foi fiscalizado e aprovado por colegas ( terá sido projectado por um qualquer arquitecto paisagista certamente ignorante). Até tirei várias fotos para memória futura do nível a que a incompetência chega neste país.

    Não sei como ficou depois de reparado... Colocaram alcatrão foi?

  21. #81
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    Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Quanto aos aviões muda-se o aeroporto, que o Presidente já disse que é para avançar.
    Quers ver que isso tudo é apenas é um complô engendrado para mudar o Aeroporto de lugar??? Hummm

  22. #82
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Tenho fotos disso e, enquanto engenheiro, senti-me envergonhado qd vi essa obra porque aquilo que está ali foi fiscalizado e aprovado por colegas ( terá sido projectado por um qualquer arquitecto paisagista certamente ignorante). Até tirei várias fotos para memória futura do nível a que a incompetência chega neste país.

    Não sei como ficou depois de reparado... Colocaram alcatrão foi?
    Meteram outro tipo de piso http://www.rtp.pt/noticias/pais/aven...o-piso_n855738
    Mas os paralelos antes da ponte continuam (aquilo é uma armadilha para veículos de 2 rodas).

  23. #83
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    E mais isso:

    "Segunda Circular. 8000 árvores vão atrair aves e pôr em “grave risco” a segurança aérea

    "

    http://expresso.sapo.pt/sociedade/20...eguranca-aerea
    Isto não me parece que faça sentido algum, então o que seria dos milhares de aeroportos por esse mundo fora que se situam em zonas densamente arborizadas? A Portela é um aeroporto no meio de uma cidade, não é mais uma avenida com árvores que vai fazer a diferença.

  24. #84
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    Ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa,

    Como motociclista, venho por este meio colocar umas questões relativamente ao projecto de intervenção da 2.ª Circular:
    1- Foi profundamente equacionada o perigo da existência de tantas árvores e folhas a cair para as faixas de rodagem para este veículos?

    Caso não seja do conhecimentos dos engenheiros/arquitectos que projectaram a intervenção, as folhas é das coisas perigosas em caso de travagem para estes veículos e os quais acredito que ainda sejam uns milhares a atravessar esta via.
    2- Como está a CML a pensar solucionar/minimizar/prevenir este problema, em particular na época das chuvas?
    Os meses de chuva / humidade multiplica o problema das folhas em vias de rodagem exponencialmente, pois cria um piso imensamente mais escorregadio.

    Com a redução das faixas vai também criar um problema à passagem e fluidez de tráfego destes veículos, colocando em causa mais uma vez a sua segurança.
    3- Para quando a permissão de circulação em faixas BUS?

    4- Houve alguma tentativa de contacto com o Governo e concessionária da exploração da CREL de modo a aliviar portagens (ou mesmo eliminar) e assim reduzir substancialmente o tráfego de e para o Norte de Alverca / Vila Franca de Xira?

    5- Porquê o limite imposto "sem regra" de 60km/h e porque não um limite variável conforme a fluidez/condições de tráfego? Como vão prevenir a tentativa por parte de peões em atravessar? Não será para isso que serve o centro de comando e controlo do tráfego?

    6- Porquê não, aproveitar para tentar implementar tecnologias como as de produção de energia através do trânsito (rolamento dos carros) ou soluções do género?

    7- Para quando solucionar as curvas do Centro Comercial Fonte Nova / Escola Superior de Comunicação Social? Quando o seu problema e demais soluções são conhecidas há anos?
    8- Com a prevista colocação de tanta árvore, não irá criar mais problemas e bastante graves, na iluminação e sinalização vertical? Como irão limitar ou tentar impedir / prevenir o efeito das raízes na estrada? O problema destas na entrada norte está por solucionar aos anos!
    9- Porquê não limitar o trânsito de pesados? Até podem ser em horários pré-definidos. Hoje existem N soluções de fiscalização que não necessitam da presença policial no local, para garantir o seu correcto funcionamento e cumprimento!





    Obrigado pela atenção a agradeço desde já a resposta às questões colocadas.
    Com os melhores cumprimentos,

    "Eddy"
    Fiz um apanhado das perguntas aqui da malta... e enviei para o tal e-mail que está na comunicação social / site.


    Edd

  25. #85
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    Bem jogado, Eddy!

  26. #86
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    És livre de pegar no texto e fazer cópia, enviando posteriormente para a CML.


    Edd

  27. #87
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    Aproveito também para divulgar o conteúdo do mail que lhes enviei, antes do dia 15:

    Ex.mº Senhor Presidenta da CML,



    Dr. Fernando Medina


    As minhas respeitosas e cordiais saudações.


    Na qualidade de alfacinha (não de gema, mas por adoção) e utilizador regular (quase diário) da 2.ª circular e tendo presente que sou um cidadão que gosta de participar na vida da cidade, gostava de tecer alguns comentários sobre esta obra.


    Em primeiro, creio que estamos todos de acordo que a 2.ª circular necessita mesmo de uma intervenção urgente: o volume de tráfego, o ruído, os acidentes, a poluição, o estado do piso... não são compatíveis com esta via e a importância que tem pelo que a intervenção é de todo necessária;


    A ideia de fazer um separador central mais largo e com árvores parece-me interessante do ponto de vista ambiental, mas e o resto? Como será com a queda das folhas das árvores? E quando alguma se arrancar e cair para a via? E quando tiverem que ser podadas ou qualquer outra manutenção? Se este separador tiver cerca de 3,5 metros e não se vão perder vias... onde vai buscar o resto do alargamento? Sabe que terá que alargar também pontes e viadutos, correto? E cortar diversas árvores?


    Por outro lado, a ideia de reduzir a velocidade para 60 km/h (foi assim durante muito tempo, como certamente sabe) vem apenas ajudar na caça à multa e aumentar os engarrafamentos. Circular mais devagar, como é lógico e nem é preciso recorrer à física, aumenta a concentração de veículos.


    Quanto a "forçar" um desvio do tráfego para os já "lotados" Eixo Norte-Sul e CRIL é, para ser eufemístico, de uma tremenda ignorância: ambos já são altamente congestionados e todos sabemos que os condutores são livres de fazer as suas escolhas. No caso da CRIL quase roça a "cobardia" porque o que se está tentar fazer é "empurrar" o trânsito para os concelhos alheios (Amadora, Odivelas e Loures), mas não é isso que os automobilistas desejam e eles são soberanos.


    Relativamente ao orçamento, tendo presente o que já li entre pavimentação, acessos, sinalização, novo corredor central, túnel para a Calçada de Carriche, trabalhos noturnos (em que a mão de obra custa quase o dobro)... tenho a certeza que os cerca de 12 milhões, já com IVA, vão ser insuficientes, mais ainda não excedendo o prazo previsto para a obra. Até lhe faço um desafio: apostamos um jantar: se os 12 milhões forem suficientes para tudo eu pago o jantar de bom grado. Caso contrário... será o Sr. Presidente!


    Por último, a ideia de fazer as obras com a trânsito sempre a circular e maioritariamente de noite revela uma consciencialização face aos automobilistas, mas vai revelar-se pouco exequível e prática e vão chover queixas e críticas, com ou sem razão...

    Em conclusão Sr. Presidente, ambos sabemos que a sua decisão já foi tomada e nada do que escrevo vai, possivelmente, mudar uma linha ao projeto, mas temo que se perca uma oportunidade de fazer uma intervenção de fundo que melhore a cidade de lisboa e que não acarrete encargos muito significativos para os do costume: os contribuintes!


    Com os melhores cumprimentos,










    PS: se quer mesmo retirar carros da 2.ª circular só tem duas hipóteses: ou faz pressão para serem retiradas as portagens da CREL... ou, melhor ainda, coloca portagens na 2.ª circular!

  28. #88
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    Os 3,5m não são constantes, nas pontes e viadutos o separador central fica quase sem alteração.
    Além que as zonas de árvores também não são constantes, vai haver bastantes zonas sem árvores.

  29. #89
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    A 2ª Circular para além das várias entradas para a Cidade de Lx, liga a A1 ao IC19 e à zona mais populosa do país. As alternativas para fazer o mesmo percurso (A16, A9, A5) são pagas e com alguns percursos mais longos, ainda que com menos trânsito.

    Não é dificil perceber que o transito não irá sair dali facilmente.

  30. #90
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    Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    PS: se quer mesmo retirar carros da 2.ª circular só tem duas hipóteses: ou faz pressão para serem retiradas as portagens da CREL... ou, melhor ainda, coloca portagens na 2.ª circular!

    Isso é que era de louvar, enquanto fazem as obras na 2º Circular a CREL ficaria de borla.

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