Duvida sobre cedencia de passagem
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Título: Duvida sobre cedencia de passagem

  1. #1
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    Por Defeito Duvida sobre cedencia de passagem

    Boas pessoal, é o seguinte, vou ter exame de condução na sexta-feira e tenho algumas duvidas sobre algumas situaçoes de cedencia de passagem:

    https://imagizer.imageshack.us/v2/12...0/713/bzh4.png


    Como podem ver nessa imagem acima nao existe sinalizaçao vertical de quem esta á direita e tendo em conta que aquilo parece um parque de estacionamento, devo abrandar a marcha caso apareça um veiculo ou seguir?


  2. #2
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    Por Defeito

    A mim não me parece um parque de estacionamento.

  3. #3
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    Por Defeito

    Muito simples:
    Há sinalização? Sim, então obedece-se à sinalética. Não: Passa 1.º quem está à direita (veículos com motor).

    Neste caso específico deves abrandar porque pode vir um condutor. E a prioridade é um direito relativo

  4. #4
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    A mim não me parece um parque de estacionamento.
    Isto.

    Joga pelo seguro...abranda e cede passagem

    Boa sorte

  5. #5
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    Por Defeito

    Sem dúvida que na fotografia em questão, não havendo sinalização, veículos a motor ou velocípedes sem motor que se apresentem pela direita têm prioridade (ainda que não se perceba a lógica de não terem sinalizado aquela entrada...)

  6. #6
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    Por Defeito

    numa situação real, joga-se pelo seguro.

    num exame, ou é ou não é !!!!
    vejo uma estrada de duas vias e sentido unico, eu diria que tem prioridade quem circula nesta via, isso se houvesse uma logica no novo codigo da estrada, mas pelos vistos, como estamos num país de estroncios que ditam leis sem nexo, o conceito de via principal deixou de existir e devemos reger-nos pela sinalização.

    ou seja deverás ceder passagem.

    na pratica qualquer caminho de cabra tem prioridade sobre uma estrada nacional desde que não tenha sinalização contraria.

    depois o utilizador diz que esta na Belgica ....... será que o codigo dos chega-rebos é aplicavel lá?
    Última edição por OxBoW : 13-03-14 às 08:12:10

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por LIC Ver Post
    Muito simples:
    Há sinalização? Sim, então obedece-se à sinalética. Não: Passa 1.º quem está à direita (veículos com motor).

    Neste caso específico deves abrandar porque pode vir um condutor. E a prioridade é um direito relativo
    E as bicicletas também!
    jferreira gosta disto.

  8. #8
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por OxBoW Ver Post
    numa situação real, joga-se pelo seguro.

    num exame, ou é ou não é !!!!
    vejo uma estrada de duas vias e sentido unico, eu diria que tem prioridade quem circula nesta via, isso se houvesse uma logica no novo codigo da estrada, mas pelos vistos, como estamos num país de estroncios que ditam leis sem nexo, o conceito de via principal deixou de existir e devemos reger-nos pela sinalização.

    ou seja deverás ceder passagem.

    na pratica qualquer caminho de cabra tem prioridade sobre uma estrada nacional desde que não tenha sinalização contraria.

    depois o utilizador diz que esta na Belgica ....... será que o codigo dos chega-rebos é aplicavel lá?
    O conceito de via principal nunca existiu no CE, apenas na cabeça das pessoas! Até podes ir numa via com 30 vias, se vier uma da direita, tens que ceder passagem, salvo as exceções previstas, como ser uma rua particular, garagem, entrada numa autoestrada, etc.
    OFFICER e novulus gostam disto.

  9. #9
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por OxBoW Ver Post
    numa situação real, joga-se pelo seguro.

    num exame, ou é ou não é !!!!
    vejo uma estrada de duas vias e sentido unico, eu diria que tem prioridade quem circula nesta via, isso se houvesse uma logica no novo codigo da estrada, mas pelos vistos, como estamos num país de estroncios que ditam leis sem nexo, o conceito de via principal deixou de existir e devemos reger-nos pela sinalização.

    ou seja deverás ceder passagem.

    na pratica qualquer caminho de cabra tem prioridade sobre uma estrada nacional desde que não tenha sinalização contraria.

    depois o utilizador diz que esta na Belgica ....... será que o codigo dos chega-rebos é aplicavel lá?

    Tal como o Luis disse, via principal nunca existiu, podes ir vasculhar todos os CE de todos os anos que não vais encontrar nada sobre isso. Isso é mais um daqueles mitos urbanos que se espalhou e bem.

    Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    O conceito de via principal nunca existiu no CE, apenas na cabeça das pessoas! Até podes ir numa via com 30 vias, se vier uma da direita, tens que ceder passagem, salvo as exceções previstas, como ser uma rua particular, garagem, entrada numa autoestrada, etc.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    O conceito de via principal nunca existiu no CE, apenas na cabeça das pessoas! Até podes ir numa via com 30 vias, se vier uma da direita, tens que ceder passagem, salvo as exceções previstas, como ser uma rua particular, garagem, entrada numa autoestrada, etc.
    tens a certeza do que afirmas ?

    o conceito de via principal e de via secundária existiu em Portugal e ainda existe em alguns paises de Europa, só que na "cabeça das pessoas" o codigo da estrada só existe a partir do momento em que tira a carta, nem que isso tenha sido há 15 dias.

    neste momento um caminho de acesso à uma estrada nacional e não tendo sinalização terá prioridade, mesmo que o caminho seja em paralelo ou terra batida. o ridiculo é que se não tem sinalização para o caminho, muito dificilmente terá uma indicação para quem circula na "via principal".

    Citação Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
    Tal como o Luis disse, via principal nunca existiu, podes ir vasculhar todos os CE de todos os anos que não vais encontrar nada sobre isso. Isso é mais um daqueles mitos urbanos que se espalhou e bem.
    como tudo é sujeito à interpretação, mas eram estabelecidas hierarquias entre estradas, desde que não houvesse sinalização contraria, um caminho municipal não tinha prioridade sobre uma nacional.

    mas fico contente por saber que há gente que conhece tudo de fio à pavio, é o que faz a riqueza deste forúm ... gente que sabe tudo desde os primordios dos tempos.
    Última edição por OxBoW : 13-03-14 às 10:42:56

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    O conceito de via principal nunca existiu no CE, apenas na cabeça das pessoas! Até podes ir numa via com 30 vias, se vier uma da direita, tens que ceder passagem, salvo as exceções previstas, como ser uma rua particular, garagem, entrada numa autoestrada, etc.
    Citação Originalmente Colocado por OxBoW Ver Post
    tens a certeza do que afirmas ?

    o conceito de via principal e de via secundária existiu em Portugal e ainda existe em alguns paises de Europa, só que na "cabeça das pessoas" o codigo da estrada só existe a partir do momento em que tira a carta, nem que isso tenha sido há 15 dias.

    neste momento um caminho de acesso à uma estrada nacional e não tendo sinalização terá prioridade, mesmo que o caminho seja em paralelo ou terra batida. o ridiculo é que se não tem sinalização para o caminho, muito dificilmente terá uma indicação para quem circula na "via principal".
    Se achas que ele está errado, poderás sempre com alguma paciência ir procurar isso aos CE dos outros anos e colocar aqui o que indica tal afirmação, mas deixa-me que te diga...que é mesmo só se tiveres tempo porque vais perder tempo de vida.

  12. #12
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
    Se achas que ele está errado, poderás sempre com alguma paciência ir procurar isso aos CE dos outros anos e colocar aqui o que indica tal afirmação, mas deixa-me que te diga...que é mesmo só se tiveres tempo porque vais perder tempo de vida.
    para info (e para não perder muito tempo de vida),

    antigamente havia uma coerência entre os varios institutos e o codigo da estrada,
    o conceito de via principal era uma questão de hierarquia entre vias, ora se o codigo da estrada foi abandonando estas designações, os restantes institutos mantiveram-as, nomeadamente o INIR.

    perco mais tempo de vida a explicar que os carros e o codigo da estrada já existiam no seculo passado

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por OxBoW Ver Post
    para info (e para não perder muito tempo de vida),

    antigamente havia uma coerência entre os varios institutos e o codigo da estrada,
    o conceito de via principal era uma questão de hierarquia entre vias, ora se o codigo da estrada foi abandonando estas designações, os restantes institutos mantiveram-as, nomeadamente o INIR.

    perco mais tempo de vida a explicar que os carros e o codigo da estrada já existiam no seculo passado
    Na estrada, o que prevalece e sempre prevaleceu é o código da estrada, o resto até podiam dizer que os porcos podiam andar de bicicleta no meio da via que pouco interessava. Acho que isto responde ao "afirmado".

    E não fiques mal, eu também fui ludibriado por essa informação incorrecta anos a fio, até que, tendo uma maria que é instrutora de condução, fui devidamente esclarecido.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    E as bicicletas também!
    Isso não é só nas rotundas?

  15. #15
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    Haver ou não ruas principais ou ruas secundárias é irrelevante.
    O que não é irrelevante é não haver senso comum na cabeça de quem se lembrou de fazer certas coisas.

    Segue aqui um exemplo em Gaia:

    https://maps.google.pt/maps?q=Rua+Mo...39.88,,0,13.58

    Quem vem da Rua da Serpente apresenta-se pela esquerda de quem vem da Travessa Monte Grande que tem prioridade pois não existe qualquer sinalização a indicar o contrário.
    O problema é que, não há qualquer visibilidade tanto para quem vem da Serpente como para quem vem da Travessa. Ninguém se consegue ver e vice versa e como tal, deveria de existir um STOP ou um sinal de cedência de passagem na Travessa Monte Grande.
    Esta Travessa é uma rua sem saída que por sinal tem pouquíssimo trânsito o que corrobora ainda mais a minha teoria.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
    Na estrada, o que prevalece e sempre prevaleceu é o código da estrada, o resto até podiam dizer que os porcos podiam andar de bicicleta no meio da via que pouco interessava. Acho que isto responde ao "afirmado".

    E não fiques mal, eu também fui ludibriado por essa informação incorrecta anos a fio, até que, tendo uma maria que é instrutora de condução, fui devidamente esclarecido.
    se reparares,
    eu disse que o conceito de via principal deixou de existir, ou seja não está sequer listado nas definições do codigo da estrada, e isso desde algum tempo.

    o que prevalece é o Codigo da Estrada, certo,
    mas houve uma altura em que o conceito de via principal/ secundaria existia pela hierarquia entre estradas, hoje não é o caso e só existem vias publicas e equiparadas (fora as de transito, aceleração, abrandamneto, ...). se reparares o INIR que rege a sinalização usa estas definicões, o que sinceramente mostra alguma falta de coerência, mas isso sou eu que o digo.

    a aberração é que o Codigo da Estrada parte do principio que na ausencia de sinalização, TODAS as vias publicas que estão pela direita tem prioridade, até as equiparadas a publicas, na pratica temos que abrandar em todos os cruzamentos e olhar se a outra via tem ou não sinalização ?

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Creativer90 Ver Post
    Boas pessoal, é o seguinte, vou ter exame de condução na sexta-feira e tenho algumas duvidas sobre algumas situaçoes de cedencia de passagem:

    https://imagizer.imageshack.us/v2/12...0/713/bzh4.png


    Como podem ver nessa imagem acima nao existe sinalizaçao vertical de quem esta á direita e tendo em conta que aquilo parece um parque de estacionamento, devo abrandar a marcha caso apareça um veiculo ou seguir?
    a resposta é DEVES CEDER PRIORIDADE.

    e vais ter que o fazer com todas as vias que tenhas pela direita e que não tenha sinalização, porque não tens como saber se é via publica ou saída de estacionamento ou supermercado.

    bem que se tiveres um desses sinais na via em que circulas es o rei ...


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  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por LIC Ver Post
    Isso não é só nas rotundas?
    Até 1/1/2014 era assim. Desde então, uma bicicleta, num cruzamento, é igual a um carro.
    LIC gosta disto.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por OxBoW Ver Post
    se reparares,
    eu disse que o conceito de via principal deixou de existir, ou seja não está sequer listado nas definições do codigo da estrada, e isso desde algum tempo.

    o que prevalece é o Codigo da Estrada, certo,
    mas houve uma altura em que o conceito de via principal/ secundaria existia pela hierarquia entre estradas, hoje não é o caso e só existem vias publicas e equiparadas (fora as de transito, aceleração, abrandamneto, ...). se reparares o INIR que rege a sinalização usa estas definicões, o que sinceramente mostra alguma falta de coerência, mas isso sou eu que o digo.

    a aberração é que o Codigo da Estrada parte do principio que na ausencia de sinalização, TODAS as vias publicas que estão pela direita tem prioridade, até as equiparadas a publicas, na pratica temos que abrandar em todos os cruzamentos e olhar se a outra via tem ou não sinalização ?
    Correcto e afirmativo e é até isto que ensinam na escola. Não terás propriamente que abrandar, até porque todos os sinais de cedência e stops conseguem ler-se de frente e de costas o motivo é mesmo esse, tu estando numa via com prioridade conseguirás ver que à tua direita encontra-se uma via com sinal de cedência de passagem.

  20. #20
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    Abrandar é sempre boa ideia num cruzamento, mesmo com prioridade. É um excelente princípio de condução defensiva.
    LIC gosta disto.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Abrandar é sempre boa ideia num cruzamento, mesmo com prioridade. É um excelente princípio de condução defensiva.
    Exacto. O facto de estar na via com sinalética a dar prioridade não quer dizer que esta se tenha

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por LIC Ver Post
    Exacto. O facto de estar na via com sinalética a dar prioridade não quer dizer que esta se tenha
    Ou mesmo que a tenhas, não quer dizer que ta deem.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Ou mesmo que a tenhas, não quer dizer que ta deem.
    Foi o que eu disse
    LuisMiguel gosta disto.

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