Duvidas - Inspecção B
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 28 de 28
Like Tree3Likes
  • 2 Post By rucsantos
  • 1 Post By R4E

Título: Duvidas - Inspecção B

R4E
    R4E está offline
    Piloto de Testes R4E's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito Duvidas - Inspecção B

Boas.

Fui fiscalizado numa operação da PSP da minha zona e apreenderam-me o DUA do carro por estar rebaixado, ter barra anti-aproximação e linha de escape alterada. 250€ e direito a inspecção tipo B.

A minha pergunta é, na inspecção tipo B, vão verificar apenas o que está mencionado no auto de apreensão, ou vão verificar tudo do carro?

Quanto custa uma inspecção tipo B? Tenho que marcar? Como o posso fazer?

Cumprimentos.

Piloto de Testes Jung13's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por R4E Ver Post
    Boas.

Fui fiscalizado numa operação da PSP da minha zona e apreenderam-me o DUA do carro por estar rebaixado, ter barra anti-aproximação e linha de escape alterada. 250€ e direito a inspecção tipo B.

A minha pergunta é, na inspecção tipo B, vão verificar apenas o que está mencionado no auto de apreensão, ou vão verificar tudo do carro?

Cumprimentos.
    Por causa de apreensões não tenho a certeza. Mas o meu 45 teve de ir a IPO B por causa de um acidente e foi tudo medido, desde as medidas da carroceria, mecânica e os restantes componentes testados na IPO normal.

O valor são perto dos 100€ e tens de marcar num centro, mas nem todos fazem IPO B. Depois terás de ir ao IMTT levantar o DUA, são mais 15€.

Piloto de Troféu rucsantos's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Boas.

Cumprimentos.
    Verificam tudo, se não estiver conforme o homolgado , chumba .
    Tens de marcar num dos centros que a fazem , ver aqui :

Pesquisa Centros Inspecção

tens de levar o auto de apreensão contigo e apresentá-lo no acto de inscrição .
    Oa valores andavam na casa dos 100 € .

Depois, se tudo correr bem , tens de te dirigir ao IMTT da zona onde os documewntos foram apreendidos para fazer o seu levantamento .

R4E
    R4E está offline
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Obrigado pelas respostas.

Quanto ao DUA do carro, posso levantar logo após a inspecção ou a multa também tem que estar paga para me devolverem o DUA?

Cumprimentos

Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Obrigado pelas respostas.

Quanto ao DUA do carro, posso levantar logo após a inspecção ou a multa também tem que estar paga para me devolverem o DUA?

Cumprimentos

Já a pagaste ?

Piloto de Testes 3pelos's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Mas agora não é permitido ter barra AA frontal? Ou só nas OS é que implicam?

R4E
    R4E está offline
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Ainda não paguei a multa por nao ter possibilidades de momento visto estar desempregado. No papel diz que tenho 15 dias.

Cumps

AMR
    AMR está offline
    Piloto de Troféu AMR's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
    Já circulou por aí um link com uns posts de uns agentes da autoridade... Para alguns como não têm que ser eles a saber se tal carro tem ou não de origem, mandam para a B e o dono que se desemerd....

Piloto de Testes Greenzord's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Neste momento se fores mandado para numa operação stop e tiveres uma Barra AA que não conste no livrete levas automaticamente IPO B! Não andam a deixar passar nada mesmo...

Para legalizares a barra é uma carga de trabalhos. Pelo que sei tem de ser original da marca, montada numa oficina da marca, em seguida pedir uma declaração de como é feita para o veiculo em questão foi bem instalada etc, depois ir ao imtt e pedir a legalização. Ainda gastas 150-300 euros nesta brincadeira.. (sem contar com o preço da barra e montagem..)

R4E
    R4E está offline
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Pois, o problema é que o Renault 19 1.9D Manager S53405 de origem vem com barra AA instalada de série, pena os sr's agentes da autoridade serem ignorantes e não saberem sequer do que falam, e o povo que se desemer**... Enfim

Piloto de Testes Pauliteiro's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Mas tens o resto..O rebaixamento, que a mim não tem grande problema, mas sim o da linha de escape..

Não sei como tens as coisas, mas provavelmente o barulho pareceu-lhes excessivo...e foste martelado

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AMR Ver Post
    Já circulou por aí um link com uns posts de uns agentes da autoridade... Para alguns como não têm que ser eles a saber se tal carro tem ou não de origem, mandam para a B e o dono que se desemerd....
    Citação Originalmente Colocado por Greenzord Ver Post
    Neste momento se fores mandado para numa operação stop e tiveres uma Barra AA que não conste no livrete levas automaticamente IPO B! Não andam a deixar passar nada mesmo...

Para legalizares a barra é uma carga de trabalhos. Pelo que sei tem de ser original da marca, montada numa oficina da marca, em seguida pedir uma declaração de como é feita para o veiculo em questão foi bem instalada etc, depois ir ao imtt e pedir a legalização. Ainda gastas 150-300 euros nesta brincadeira.. (sem contar com o preço da barra e montagem..)
    Mas as barras AA não vêm descriminadas no livrete. Tem-se que legalizar algo que vem de origem num carro? Algo que na IPO passa? Boa

Eu tenho no meu, a barra é de origem da marca, aliás, é da versão 2.0 V6, ok não é de origem do meu mas é original na marca e nas IPO´s nunca me chatearam por isso.

Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Ainda não paguei a multa por nao ter possibilidades de momento visto estar desempregado. No papel diz que tenho 15 dias.

Cumps
    Os documentos só são entregues após o pagamento da coima ou, como dizes , se a barra vem instalada de série, reclama da contra-ordenação para a ANSR no prazo de 15 dias ( arranjas provas na marca de que a barra está homolgada para o modelo em causa) após a notificação e ao imtt na mesma perspectiva em relação à inspecção tipo B .

Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Pois, o problema é que o Renault 19 1.9D Manager S53405 de origem vem com barra AA instalada de série, pena os sr's agentes da autoridade serem ignorantes e não saberem sequer do que falam, e o povo que se desemer**... Enfim

Que se saiba , conhecimentos de mecânica e de homolgação de viaturas, não fazem parte da formação académica de um agente policial, logo , em caso de dúvida , compete ao dono do carro provar que o agente se enganou na fiscalização. Infelizmente , quem muitas vezes erra é o próprio IMTT ( ex-DGV) que não procede ao averbamento de deterimnados componentes no livrete/dua . De outro modo , seria bom ques os importadores facultassem a ficha de homolgação do veículo em causa, quando este venha equipado com algum dispositivo não comum à maioria dos modelos que se vendem .
    nto e DarkVeill gostam disto.

Piloto de Testes Greenzord's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Mas as barras AA não vêm descriminadas no livrete. Tem-se que legalizar algo que vem de origem num carro? Algo que na IPO passa? Boa

Eu tenho no meu, a barra é de origem da marca, aliás, é da versão 2.0 V6, ok não é de origem do meu mas é original na marca e nas IPO´s nunca me chatearam por isso.
    Pois as que vêm logo de origem não sei como fazes..

Mas já vi livretes com barras AA lá descriminadas. E o processo de legalização foi aquele que falei mais acima.

Em relação às que vêm de origem deves aceitar a multa e depois vais à marca pedir uma declaração que vem de origem no carro e devem perdoar a multa digo eu..

R4E
    R4E está offline
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Mas tens o resto..O rebaixamento, que a mim não tem grande problema, mas sim o da linha de escape..

Não sei como tens as coisas, mas provavelmente o barulho pareceu-lhes excessivo...e foste martelado
    A linha de escape é 100% de origem, não tem alteração alguma, nem faço ideia porque marraram com aquilo se o carro nem barulho faz...
    nathaniel gosta disto.

R4E
    R4E está offline
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

post repetido
    Última edição por R4E : 21-10-12 às 14:51:07 Razão: post repetido

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
    Que se saiba , conhecimentos de mecânica e de homolgação de viaturas, não fazem parte da formação académica de um agente policial, logo , em caso de dúvida , compete ao dono do carro provar que o agente se enganou na fiscalização. Infelizmente , quem muitas vezes erra é o próprio IMTT ( ex-DGV) que não procede ao averbamento de deterimnados componentes no livrete/dua . De outro modo , seria bom ques os importadores facultassem a ficha de homolgação do veículo em causa, quando este venha equipado com algum dispositivo não comum à maioria dos modelos que se vendem .
    Concordo, aliás, nem se quer estou a criticar a actuação da PSP, compreendo que se recebem ordens para efectuar tal procedimento terão que agir em conformidade, a minha critica é para o sistema... na ipo não há problema, mas nas OS já há... Como os pneus, questionei o centro de inspecções se havia problema de usar 195/50R15 ao invés de /55, a resposta foi que não havia problema nenhum pois está nos 5% de tolerância mas numa OS pode ter problemas pois não está de acordo com o DUA...

Greenzord, não sabia disso, boa info

Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Concordo, aliás, nem se quer estou a criticar a actuação da PSP, compreendo que se recebem ordens para efectuar tal procedimento terão que agir em conformidade, a minha critica é para o sistema... na ipo não há problema, mas nas OS já há... Como os pneus, questionei o centro de inspecções se havia problema de usar 195/50R15 ao invés de /55, a resposta foi que não havia problema nenhum pois está nos 5% de tolerância mas numa OS pode ter problemas pois não está de acordo com o DUA...

Greenzord, não sabia disso, boa info
    As diferenças entre as op.stop e os centros de inspecção:

Decreto-lei 144/2012 , alterado pela Declaração de Rectificação nº 44/2012 ( regula as inspecções)
    Artigo 14.º
    Fiscalização e regime contraordenacional
    1 — A fiscalização do cumprimento das disposições do
    presente diploma é efetuada pelas seguintes entidades, no
    âmbito da respetiva competência:
    a) Guarda Nacional Republicana (GNR);
    b) Polícia de Segurança Pública (PSP);
    c) IMT, I. P.;
    d) Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR);
    e) Outras entidades a quem sejam legalmente atribuídas
    estas funções.

Os funcionários dos centros de inspecções limitam-se a exercer a actividade de verificação dos componentes dos veículos, logo não têm competência para fiscalizar no ambito do C.Estrada e demais legislação rodoviária .

R4E
    R4E está offline
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Boas pessoal.

Fui tratar de marcar a inspecção B ao IMTT da minha area de residencia.

Acontece que me perguntaram logo se a coima estava paga, ao que respondi que não, que tinha sido pedido o pagamento a prestações e que ainda não tinha obtido resposta.

Disseram-me que tinha que apresentar prova em como pedi o pagamento em prestações, carta que enviei e aviso de receção dos CTT e ir lá depois da inspecção B com isso para levantar uma guia porque não me vão dar os documentos.

Perguntei então como se processava e disseram-me que tenho que levar a carta verde do seguro, e o IMTT passa-me uma guia de substituição dos documentos igual à validade do seguro, ou seja, se tiver 3 meses de seguro, passam-me uma guia por 3 meses. Isto é mesmo assim?

O meu problema é que queria passar o carro de nome assim que tivesse isto resolvido e não sei se com a guia que eles me dão eu o posso fazer, embora não tenham levantado problemas porque apresentei declaração de venda, queria passar o carro de nome e como já disse não sei como proceder.

Um abraço.

Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Boas pessoal.

Fui tratar de marcar a inspecção B ao IMTT da minha area de residencia.

Acontece que me perguntaram logo se a coima estava paga, ao que respondi que não, que tinha sido pedido o pagamento a prestações e que ainda não tinha obtido resposta.

Disseram-me que tinha que apresentar prova em como pedi o pagamento em prestações, carta que enviei e aviso de receção dos CTT e ir lá depois da inspecção B com isso para levantar uma guia porque não me vão dar os documentos.

Perguntei então como se processava e disseram-me que tenho que levar a carta verde do seguro, e o IMTT passa-me uma guia de substituição dos documentos igual à validade do seguro, ou seja, se tiver 3 meses de seguro, passam-me uma guia por 3 meses. Isto é mesmo assim?

O meu problema é que queria passar o carro de nome assim que tivesse isto resolvido e não sei se com a guia que eles me dão eu o posso fazer, embora não tenham levantado problemas porque apresentei declaração de venda, queria passar o carro de nome e como já disse não sei como proceder.

Um abraço.

Os documentos só são devolvidos após a liquidação da coima , até lá andas com uma guia( só é valida em Portugal).

Explica lá melhor esta parte.
    O que é que o seguro tem a ver com a situação que motivou a apreensão do carro?
    Última edição por rucsantos : 12-12-12 às 22:14:40

R4E
    R4E está offline
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

A senhora do IMTT disse que me passavam a guia de substituição dos documentos com a validade identica à da carta verde do seguro. Ou seja, se tiver seguro por 6 meses, passam-me a guia de substituição dos documentos por 6 meses e assim consecutivamente até a coima estar paga. Estranhei mas foi assim que me explicaram, por isso vim perguntar se era mesmo assim ou se era de outra forma.Cumprimentos, e mais uma vez rucsantos obrigado pela disponibilidade em ajudar.

Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

A senhora do IMTT disse que me passavam a guia de substituição dos documentos com a validade identica à da carta verde do seguro. Ou seja, se tiver seguro por 6 meses, passam-me a guia de substituição dos documentos por 6 meses e assim consecutivamente até a coima estar paga. Estranhei mas foi assim que me explicaram, por isso vim perguntar se era mesmo assim ou se era de outra forma.Cumprimentos, e mais uma vez rucsantos obrigado pela disponibilidade em ajudar.

Estou abismado com essa situação. Por norma , numa situação destas , quando se manda uma viatura para a inspecção tipo B , passasse uma guia válida por 30 dias para efectuar a inspecção ( tempo razoável) e após aprovação levantam-se os documentos.
    Como não pagaste a "factura" no local, passaram-te a guia válida por seis meses para efectuares o pagamento. Como pediste para pagar em prestações , terás de aguardar pela decisão da ANSR pela aceitação ou não. Em relação à substituição de documentos pelo IMTT, o que me espanta é a desição de passar a guia de acordo com a validade do seguro , para mim coisa inédita mas, como também têm essa competência já nada me admira , ou melhor , vou ficando maravilhado com estas pérolas .

Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Já não me lembro se me disseste onde é que fostes fiscalizado.
    Por acaso foi na zona do Cartaxo ?

R4E
    R4E está offline
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Pois, não tenho guia nenhuma para circular com o carro, nem sequer para efectuar a inspecção. E sim, foi essa a informação que me deram no IMTT, que a guia era passada de acordo com a validade do seguro do carro.

Fui fiscalizado em Abrantes.

Cumps

Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por R4E;1067011532[B
    ]Pois, não tenho guia nenhuma para circular com o carro, nem sequer para efectuar a inspecção[/B]. E sim, foi essa a informação que me deram no IMTT, que a guia era passada de acordo com a validade do seguro do carro.

Fui fiscalizado em Abrantes.

Cumps
    Cada vez percebo menos certas acções do IMTT .

Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Já solicitaste à Renault a ficha de homolção do carro ?
    Se está tudo legal , porque é que solicitaste o pagamento em prestações e não impugnaste a infrcação.
    Já agora , por p.m. podes mandar a matricula novamente ?

R4E
    R4E está offline
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Boas rucsantos.Antes de ir a inspecção B, quero ter comigo a ficha que solicitei na Renault. Pedi pagamento em prestações pois se a impugnasse iria atrazar o processo de legalização novamente do carro. Btw, o pagamento em prestações foi pedido pelo advogado e tal como me informaram no IMTT de Santarém, teria que ter a coima paga para levantar os documentos ou uma prova em como tinha pedido pagamento em prestações.Tens pm com a matricula.Abraço.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.