Médios acesos quando ligo o carro - Resposta do IMTT
 Rede MPL:
Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 69
Like Tree29Likes

Título: Médios acesos quando ligo o carro - Resposta do IMTT

Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Thumbs down Médios acesos quando ligo o carro - Resposta do IMTT

O mail que enviei para lá:

Bom dia,
    Venho por este meio colocar a seguinte questão: eu quero fazer uma ligeira modificação no meu carro que consiste em, quando colocasse o motor a funcionar, este ligasse automaticamente os médios. Ou seja, atualmente, o meu carro, com o motor ligado, permite as seguintes seleções: luzes apagadas, mínimos ou médios. Depois de modificado, ele ligaria sempre os médios, sendo apenas possível passa-lo para mínimos se assim desejarmos. Ter todas as luzes desligadas, só quando desligássemos o motor. Esta modificação é legal? Agradeço antecipadamente o tempo e atenção disponibilizados.
    Cumprimentos, Luís Oliveira
    A resposta do IMTT:

Exmo. Senhor,A transformação de sistemas ou componentes de veículos objecto de homologação, carece de aprovação prévia, devendo ser apresentados elementos que comprovem a manutenção das condições de segurança do veículo e a protecção do ambiente.Documentos O pedido de aprovação deve ser apresentado junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, acompanhado dos seguintes documentos:

• Memória descritiva;

• Desenhos que ilustrem a transformação pretendida (se aplicável);

• Certificação emitida pelo fabricante do veículo ou por serviço técnico acreditado atestando a segurança da transformação e a manutenção do nível de protecção do ambiente;

• Cópias de certificados de homologação de sistemas ou componentes integrados na transformação;

• Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de matrícula);

• Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).

Taxa: € 150,00
    Eh pá....... Nem comento, sinceramente...

Piloto de Provas de Perícia Nikofreitas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2011

Por Defeito

Ainda por cima, por uma coisa que aumenta o nível de segurança.
    Cá para mim leram a tua primeira frase e parando no "Ligeira modificação... " e foi logo "Lá vêm os gajos do tuning chatear a cabeça! Porra, estava eu aqui tão descansado a jogar poker online e vêm-me chatear? Bolas, onde é que tenho aquele mail pré-definido para chutar para os maluquinhos das transformações??? Ah, está aqui, Ctrl+c. Deixa lá pensar como é... Exmo senhor... agora aqui Ctrl+v e onde é que anda o botão para enviar? Filho duma granda p*** do americano que tinha um trio mais alto que eu!!!"

Piloto de Testes DarkVeill's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Concordo com as exigências... ou então reinaria a anarquia.
    Cada um imporia o limite que queria... para modificar o que quisesse, da maneira que entendesse!
    O valor para tal... é um tremendo exagero, típico do nosso país.
    É algo generalizado... num qualquer banco e/ou instituição financeira pedem 30 a 60 euros por uma fotocópia de uma qualquer declaração onde é só mudar os dados do cliente!
    Vanquish gosta disto.

Dan
    Dan está offline
    Banido
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

ridiculo!

e ja nem falo no resto... apenas em PT é que tudo o que se faça é ilegal, seja para aumentar a segurança ou puramente estetico!

enfim...
    MikeDuxxi gosta disto.

Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
    Concordo com as exigências... ou então reinaria a anarquia.
    Cada um imporia o limite que queria... para modificar o que quisesse, da maneira que entendesse!
    O valor para tal... é um tremendo exagero, típico do nosso país.
    É algo generalizado... num qualquer banco e/ou instituição financeira pedem 30 a 60 euros por uma fotocópia de uma qualquer declaração onde é só mudar os dados do cliente!
    Citação Originalmente Colocado por Dan Ver Post
    ridiculo!

e ja nem falo no resto... apenas em PT é que tudo o que se faça é ilegal, seja para aumentar a segurança ou puramente estetico!

enfim...
    Leste?
    E não, em Portugal não é ilegal tudo o que se faça. Tem, e devem haver, normas e conformidades!
    Segurança? Mas que sabes tu, eu e a grande maioria sobre segurança? Estudaste? Ou falas de segurança como algo... geral? É que estamos a falar de veículos... e neste contexto, segurança é especifica. É, até, objecto de anos e anos de estudos, experiências, testes...
    E, muito bem, para as instituições, neste caso, o IMTT, é irrelevante se são as luzes... porque noutro caso podem ser suspensões, travões, etc.
    Defendes a anarquia, neste contexto?
    Depois levamos, como muitos levam, com tipos que fazem isso... e colocam xénon barato, a encadear os outros! Ou lâmpadas de 100w... coisas do género.
    Se falarem do preço, das taxas, dos impostos... ok, concordo. É um "roubo"! Um exagero...
    As normas a seguir... as homologações... concordo, e nem poderia ser diferente!
    É que isto de cada um decidir o que é seguro, fiável, certo e correcto... é muito giro, e depende do grau de conhecimento, de inteligência, de bom senso, de saber realmente se... através de testes e exames... e os artistas como nós, disso têm pouco!
    Evolution6, nto, gtabarth and 1 others like this.

Piloto de Testes AstonM's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Existem carros onde no computador de bordo a opção "luzes diurnas" faz com que os médios andem sempre acesos mal se liga o motor. Principalmente carros cujo ano de lançamento é de uma altura na qual ainda nem se falava em luzes diurnas enquanto conceito dos dias de hoje. Presumo que esta opção existisse já a prevenir a circulação em países onde sempre foi obrigatório o uso de luzes mesmo durante o dia.
    MikeDuxxi gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Esse é o típico e-mail incluindo uma resposta pré-definida sobre determinado assunto. De pouco serve neste caso, visto tratar-se de uma simples alteração lógica.

Se o veículo em questão por defeito não desliga os médios ou mantém os mínimos com a chave desligada, é uma alteração útil.

Em termos práticos, desde que um carro com o motor ligado permita utilizar os médios e os mínimos não há qualquer problema. Basicamente os médios são luzes de circulação (em qualquer situação), e os mínimos servem para sinalizar um veículo parado. Devem utilizar-se exactamente para o identificar como imobilizado, e de forma a não encandear os outros, coisa que muitas vezes não acontece.

Citação Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
    Existem carros onde no computador de bordo a opção "luzes diurnas" faz com que os médios andem sempre acesos mal se liga o motor. Principalmente carros cujo ano de lançamento é de uma altura na qual ainda nem se falava em luzes diurnas enquanto conceito dos dias de hoje. Presumo que esta opção existisse já a prevenir a circulação em países onde sempre foi obrigatório o uso de luzes mesmo durante o dia.
    A questão prende-se com o facto de se impossibilitar desligar totalmente as luzes. Isto porque muitos veículos permitem circular sempre com os médios ligados, visto que desligam os médios/mínimos com a chave na posição off.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Dec 2009

Por Defeito

mas se não há nada na lei que impeça de andar com os medios acesos 24H por dia por amor a que santa alma é que se foi pedir opinião ao IMTT?
    MikeDuxxi e Maelus gostam disto.

Piloto de Kart BeZen's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Não percebo o porquê da tua necessidade de informar o IMTT. Andar sempre com os médios ligados não é ilegal.Fazes a modificação e pronto; não precisas notificar ninguém.
    Porquê complicar?

Namasté.
    LuisMiguel, nto, MikeDuxxi and 1 others like this.

Piloto de Rallye ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

O meu carro permite isso, basta que deixe a manete ligada em médios.

Quando desligo o carro, as luzes mantém-se ligadas por 30 segundos (acho eu) e quando o ligo liga logo as luzes. É isto que queres?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Escuta, se queres andar com os médios acessos sempre que circulas achas que dá assim tanto trabalho dar ao manipulo?

Piloto de Testes felyzardo's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BeZen Ver Post
    Não percebo o porquê da tua necessidade de informar o IMTT. Andar sempre com os médios ligados não é ilegal.Fazes a modificação e pronto; não precisas notificar ninguém.
    Porquê complicar?

Namasté.
    realmente...

Piloto de Testes Miguel1994's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2011

Por Defeito

Faz mas é a modificacão que ninguém te chateia...

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

eu antes de informar a minha consciência já tinha feito a modificação, quanto mais o IMTT ou o presidente da junta...

Piloto de Fórmula 1 Fahrenheit's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Oh pah... Eu se quiser tenho as luzes ligadas com a ignição ligada e as luzes desligadas com a ignição desligada, sem mexer em nada quando ligo/desligo.

E mais, eu se quiser estacionar fora de localidades não posso tirar a chave da ignição

Piloto de Testes SrChambino's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Realmente, não há como complicar isso. Usa o manípulo. Para que inventar?

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
    Realmente, não há como complicar isso. Usa o manípulo. Para que inventar?
    Eh pá, se ninguém tivesse espírito "inventivo", ainda estavamos nas cavernas a comer carne crua à dentada.

Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Eh pá, se ninguém tivesse espírito "inventivo", ainda estavamos nas cavernas a comer carne crua à dentada.
    Sempre existiram invenções... umas úteis, outras, nem por isso!
    Este tipo de "invenção"... nem por isso!
    Já foi feita... é o manípulo... e, espanto, não custa nada.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Que mau humor hoje!

Os carros que são vendidos na SUécia e afins, acendem logo os médios assim que se liga o carro. Só queria fazer isso no meu. A maior parte dos carros permite fazer isso no CB ou com a máquina de diagnóstico. O meu, infelizmente não. Claro que se tiver que gastar (muito) dinheiro com isto, desisto da invenção e continuo a girar o manípulo.

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Que mau humor hoje!

Os carros que são vendidos na SUécia e afins, acendem logo os médios assim que se liga o carro. Só queria fazer isso no meu. A maior parte dos carros permite fazer isso no CB ou com a máquina de diagnóstico. O meu, infelizmente não. Claro que se tiver que gastar (muito) dinheiro com isto, desisto da invenção e continuo a girar o manípulo.
    E se deixares o manípulo ligado quando desligas o carro?

Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Que mau humor hoje!

Os carros mais recentes fazem isso, uns, e muitas outras coisas... umas úteis, outras, nem por isso.
    A ser assim... não vais parar de fazer alterações...
    Já agora, a título de "conversa"... se queres usar os médios como "DRL"... leva em conta que as lâmpadas "DRL" não aquecem tanto e não provocam o que os médios, sempre acesos, irão provocar: o prematuro queimar das ópticas, ficando queimadas e baças, perderás eficácia das mesmas.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Já agora, a título de "conversa"... se queres usar os médios como "DRL"... leva em conta que as lâmpadas "DRL" não aquecem tanto e não provocam o que os médios, sempre acesos, irão provocar: o prematuro queimar das ópticas, ficando queimadas e baças, perderás eficácia das mesmas.
    Uma solução é utilizar os faróis de nevoeiro como DRL. Isto apenas em dias de sol ou nublado, com o piso molhado o efeito do reflexo no alcatrão é negativo para os outros condutores. São igualmente eficazes a sinalizar o veículo, visto utilizar lâmpadas da mesma potência dos médios (55W).

Piloto de Provas de Perícia rcontra's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
    Oh pah... Eu se quiser tenho as luzes ligadas com a ignição ligada e as luzes desligadas com a ignição desligada, sem mexer em nada quando ligo/desligo.

E mais, eu se quiser estacionar fora de localidades não posso tirar a chave da ignição
    Porque é que dizes isto?
    Estás a falar do Lancia Y?
    É que se estiveres, tens um botão na ignição que permite rodar a chave para a posição "PARK" que liga os minimos e permite retirar a chave.

Piloto de Troféu rucsantos's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
    Uma solução é utilizar os faróis de nevoeiro como DRL. Isto apenas em dias de sol ou nublado, com o piso molhado o efeito do reflexo no alcatrão é negativo para os outros condutores. São igualmente eficazes a sinalizar o veículo, visto utilizar lâmpadas da mesma potência dos médios (55W).
    É meio caminho andado para obter um cheque-brinde de 30€ à ordem do Vitinho.

Código da Estrada

TÍTULO II - Do trânsito de veículos e animais
    CAPÍTULO I - Disposições comuns
    SECÇÃO VIII - Iluminação
    ----------
    Artigo 61.º - Condições de utilização das luzes

1 — Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:

a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;
    b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
    c) De estrada, nos restantes casos;
    d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.

2 — É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
    3 — Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afectos ao transporte de mercadorias perigosas devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
    4 — Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.
    5 — Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 30 a € 150.
    6 — Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Piloto de Kart vitorpaulo's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Que mau humor hoje!

Os mazda 6 na versão sport -(top de Gama) fazem isso, mas a maior parte dos donos querem fazer o contrario de ti, ou seja ter maneira de apagar os medios, já pensaste em por uns leads como os carros mais modernos, eu fiz isso e junto com um relé, passados alguns segundos de o carro ligar eles ligam e quando ligo as outras luzes eles desligam.

Citação Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post

Código da Estrada

TÍTULO II - Do trânsito de veículos e animais
    CAPÍTULO I - Disposições comuns
    SECÇÃO VIII - Iluminação
    ----------

1 — Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:

a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;
    b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
    c) De estrada, nos restantes casos;
    d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.

2 — É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
    3 — Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afectos ao transporte de mercadorias perigosas devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
    4 — Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.
    5 — Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 30 a € 150.
    6 — Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de € 60 a € 300.
    Isto deve estar um pouco desatualizado pois não fala mas DRL`s obrigatorias nos carros novos desde 2011, já para não falar que exceto em dias com má visibilidade não se pode ligar as luzes de dia.
    Última edição por vitorpaulo : 27-07-12 às 17:17:00

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
    Isto deve estar um pouco desatualizado pois não fala mas DRL`s obrigatorias nos carros novos desde 2011, já para não falar que exceto em dias com má visibilidade não se pode ligar as luzes de dia.
    Onde leste isso?

A utilização dos médios (ou luzes de cruzamento) apenas não podem ser utilizadas "enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m".
    MikeDuxxi gosta disto.

Piloto de Rallye Drifter's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Ah? Pera la que ele andar de medios quando se liga o carro, poem em causa a segurança do carro e por consequencia, de terceiros

Epa, nao inventem, usar o manipulo nao custa nada, mas o que o Luis quer fazer, tambem nao interfere com a segurança do carro, antes pelo contrario, so aumenta a mesma, eu tambem ja apanhei o habito agora na Focus de andar sempre com medios, sou visto como quero, qual o problema? La esta, modificaçoes electronicas desta maneira, nao precisam de autorizaçao nem inspecçao, querem ver que uma Repro é ilegal (ser até deve ser, mas provem la que tenho uma no carro se for ao IPO ou numa operaçao stop )

Luis, segue com isso, mas antes disso, vai à Toyota e ao IMTT ouvir uma opiniao cara a cara, que por email ja viste que recebeste um ''chapa 4'', mas isso de ilegal, pouco tem
    Última edição por Drifter : 27-07-12 às 17:47:06

Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
    Os mazda 6 na versão sport -(top de Gama) fazem isso, mas a maior parte dos donos querem fazer o contrario de ti, ou seja ter maneira de apagar os medios, já pensaste em por uns leads como os carros mais modernos, eu fiz isso e junto com um relé, passados alguns segundos de o carro ligar eles ligam e quando ligo as outras luzes eles desligam.

Estás errado! Quem te disse isso? Ou onde foste buscar isso?
    Mas mostra lá, no código, onde isso é especificado, dá sempre jeito saber onde a informação se encontra.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
    Sim, tens razão. No entanto, se levarmos o código da estrada super desactualizado à letra, também não se pode utilizar os faróis de nevoeiro como cornering lights (luzes de curva), uma funcionalidade presente de origem em alguns modelos. E no caso dos Skoda Octavia também pode ser complicado explicar ao Sr Agente, visto as DRL's estarem mesmo ao lado dos faróis de nevoeiro. O mesmo se aplica ao Nissan Leaf por exemplo.

Piloto de Kart vitorpaulo's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Onde leste isso?

A utilização dos médios (ou luzes de cruzamento) apenas não podem ser utilizadas "enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m".
    Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente (á letra no resto das situações não se podem usar)
    Onde diz que não se pode usar os medios, então se a visibilidade for inferior a 100m ou estiver a menos de 100m de daquele que o precede que luzes é que usa ?
    as leis são sempre feitas de modo a serem interpretadas conforme dá mais jeito
    Última edição por vitorpaulo : 27-07-12 às 18:51:17

Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.