Rede MPL:
+ Responder ao tópico
Página 1 de 2 1 2 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 37
Like Tree1Likes

Título: Multa em Itália

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito Multa em Itália

Viva,

NO verão passado fui passar umas férias pela europa, fazendo a minha primeira road trip!

Houve alguns senão's, mas o "pior" foi, passado estes meses todos (fui em Agosto), ter recebido na semana que passou um multa de Itália.

Ia a 120 num local onde deveria andar a 90km... Enfim...

A minha dúvida é se já alguém se deparou com o mesmo caso e o que fez (pagou, não pagou).. Eu sempre ouvi dizer que multas que se apanhassem no estrangeiro seria para esquecer, mas estando na UE fico sempre na dúvida

A carta só é esclaredora no valor que tenho que pagar (cerca de 200€), mas nada em relação ao não pagamento...

Alguem me ajuda?!
    ab

Piloto de Kart pttunning's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Boas

Nem nunca tinha ouvido nada a não ser casos de acidentes e dos graves. Não consegues por aqui a carta omitindo claro, os teus dados pessoais?

Cumps

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2011

Por Defeito

Esquece lá isso. A não ser que voltes à Itália de carro, não se passa nada.

Piloto de Provas de Perícia SaPinto's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Estive 2x em Itália em carro alugado, e das 2x apanhei multas.
    Da primeira vez, recebi uma primeira carta com um aviso "normal" para pagar, e apesar de ter fotografia e tudo (era de estacionamento), deixei andar.
    Passado algum tempo recebi nova carta a avisar que a multa passava para +/- o dobro caso não pagasse, e aí paguei e calei.
    Da segunda vez, há 2 anos, a primeira carta já incluía multa, fotografia, IBAN para transferência, tudo!
    Em resumo, eu não arriscava, senão ainda vais parar a uma prisão napolitana...

Piloto de Testes Fnoronha's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Fazer companhia ao Comandante Schettino

Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

O meu pai esteve lá há pouco menos de um ano e recebeu agora uma por ter circulado numa zona histórica (só para moradores, etc.). A multa chega quase aos 120€.

Piloto de Testes asjesus's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Uma pergunta: Quem envia a carta?

Porque as autoridades italianas devem ter contactado alguma entidade portuguesa para saberem a tua morada.
    nathaniel gosta disto.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
    Uma pergunta: Quem envia a carta?

Porque as autoridades italianas devem ter contactado alguma entidade portuguesa para saberem a tua morada.
    No caso do meu pai, era um carro de aluguer, portanto, com matrícula italiana. Eles contactaram a rent-a-car, eles facultaram os dados do meu pai e, depois, enviaram-na para cá. Neste caso, a autoridade foi a Polícia Municipal de Florença.

Piloto de Provas de Perícia MJAG's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Com um carro alugado, com matrícula italiana, isso é possível, obviamente.

Com um carro de matrícula portuguesa, é a 1ª vez que ouço tal coisa. Aliás, nem em Espanha conseguem aceder à tua matrícula!

Na Sábado da semana passada, na reportagem "A alucinante vida de Paulo Futre", o ex-futebolista - que faz 11 000 km por mês de carro, com motorista - diz que fazem Lisboa-Madrid em 4,5 horas, "abusando" de Lisboa até Elvas pelo facto de o carro ter matrícula espanhola (para bom entendedor...)

Piloto de Provas de Perícia seitlich's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Se a carta veio registada, convém pagar.

Se não veio, é esquecer o assunto.

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito

Não trouxe a carta comigo, amanha publico-a aqui!

A carta foi escrita toda em Português e foi enviada pelas autoridades Italianas...
    Inclusivé dão-me um link (com user e password) para poder pagar a multa.

A mim só me enviaram a carta e os dados para pagar... não enviaram uma foto, nenhum comprovativo em que realmente era eu (apesar de isso não ser a dúvida para mim... ehhehe)

Eu sei que normalmente estas multas seriam para "esquecer"... o problema é que tenho ouvido dumas alterações quaisquer que, estando na UE, as multas são mesmo para pagar (não sei grandes pormenores, dai estar a perguntar e ver se já aconteceu o mesmo a alguem - itália ou outro pais qualquer da UE).

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito

Isso da carta registada é uma coisa muito bonita, mas essas regras também mudaram... ou seja, a carta é registada mas não implica nenhuma assinatura da minha parte...

Alteraram essas regras (nas cartas das finanças, actualmente, também é assim) e agora a carta está "entregue" desde que o carteiro a coloca na caixa de correio... o que é uma estupidez...

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito

e só para acrescentar, o carro em questão era mesmo o meu pessoal, com matricula portuguesa!! :S

Piloto de Testes MonteiroRibas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RicBessa Ver Post
    e só para acrescentar, o carro em questão era mesmo o meu pessoal, com matricula portuguesa!! :S

eles não têm autoridade nenhuma para te forçar a pagar uma multa, até porque essa lei de cobrança de multas no estrangeiro ainda andava em discussão no parlamento em Julho de 2011...

Eu não pagaria. Muito menos sem fotos

A lei não tem efeitos retroactivos neste caso, a não ser que o legislador o diga!

http://maisonline.info/2011/10/27/pa...o-estrangeiro/
    Última edição por MonteiroRibas : 06-02-12 às 15:00:50

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito

Realmente aqui é claro, diz que a directiva começa a 1 de Janeiro de 2012..

A verdade é que a minha multa ainda não prescreveu... será que eles não tem autoridade para ainda andar atrás destas multas passadas??!
    mas este link foi mto util! thanks

Consultor Zizo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Foi daqui que recebeste a carta?

E.M.O. European Municipality Outsourcing

Se sim parece-me verdadeiro.

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito

Sim, foi dessa entidade.
    Aqui a questão não é ser verdadeiro ou falso, é se devo pagar ou não...

Se realmente a lei não tiver retroactivos, então não irei pagar. Vou tentar saber mais um pouco sobre isto

Mais sugestões são bem vindas

Piloto de Kart lffs's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Como é que é possível multar um condutor português em Itália?

Este verão também estive em Itália com um carro de matrícula portuguesa e assisti a coisas que nunca vi por cá. Ultrapassagens em duplo traço contínuo e pela berma, circulação bem acima do limite de velocidade, ninguém, mas mesmo ninguém pára nas passadeiras etc. E não é esporadicamente que vi estes comportamentos, parece que é regra em Itália.

Uma situação curiosa que me aconteceu numa região perto de Roma foi uma patrulha escondida que me mandou-me encostar. Quando olharam para a matrícula mandaram-me logo seguir, nem tive de parar o carro.

Acho que nunca infringi as regras por isso espero não vir a receber nenhuma carta do género.

Chefe de Equipa MetalKing's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Com as barbaridades que se praticam no Sul de Itália, qual a moral para multar um tuga.

Piloto de Rallye Agent's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Tb recebi em casa uma multa de estacionamento da Noruega.

Carta em Português, com todos os dados para efectuar o pagamento.

Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Tb recebi em casa uma multa de estacionamento da Noruega.

Carta em Português, com todos os dados para efectuar o pagamento.

pelos vistos alguém anda a tentar a sorte para os tugas pagarem borlixs... siga um mail para a PJ...

Chefe de Equipa MetalKing's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Acho que a EMEL deve estar por trás disto, andam a mandar cartas ao pessoal de multas quase, quase a prescrever...

Piloto de Rallye Agent's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
    pelos vistos alguém anda a tentar a sorte para os tugas pagarem borlixs... siga um mail para a PJ...
    Mas eu fui mesmo multado lá.

Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Mas eu fui mesmo multado lá.

então é porque foste bem multado

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito

Realmente lá em Iália é só racers... Eu também vi isso tudo...
    E eu a achar que em Portugal se conduzia mal... até tive medo! ehehehe

Piloto de Provas de Perícia MJAG's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Pois eu acho que há aqui fraude. Não pagaria sem investigar junto das autoridades.

Piloto de Testes Maraki's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Anda aí uma boa tese de mestrado sobre isso.

Como sabemos o poder punitivo (seja ele administrativo ou judicial) é da exclusiva responsabilidade do Estado soberano. Até que ponto se pode aceitar que um terceiro Estado exerça o seu poder punitivo dentro das fronteiras de outro Estado soberano?

São estas e outras questões a que a tese responde. Mas posso já adiantar que a autora se inclina no sentido de isso ser possível, e aduz diversos argumentos nesse sentido. Portanto e sabendo que és o culpado, e ainda por cima a carta vem registada, eu pagaria. Até porque o incumprimento pode levar a um processo executivo (com muita burocracia pelo meio e anos a fio, que certamente prescreveria pelo meio, mas sabe-se lá se não és um dos poucos casos em que a cooperação europeia funciona...). Eu não arriscaria.

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito

Atenção que eu não sei se sou culpado, estive em Itália na altura da data a que está a carta, ainda assim não significa que admita a culpa.. não há fotos não há nada...

ainda tenho mais uns dias para pensar, vou ver como param as modas!

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    Anda aí uma boa tese de mestrado sobre isso.

Como sabemos o poder punitivo (seja ele administrativo ou judicial) é da exclusiva responsabilidade do Estado soberano. Até que ponto se pode aceitar que um terceiro Estado exerça o seu poder punitivo dentro das fronteiras de outro Estado soberano?

São estas e outras questões a que a tese responde. Mas posso já adiantar que a autora se inclina no sentido de isso ser possível, e aduz diversos argumentos nesse sentido. Portanto e sabendo que és o culpado, e ainda por cima a carta vem registada, eu pagaria. Até porque o incumprimento pode levar a um processo executivo (com muita burocracia pelo meio e anos a fio, que certamente prescreveria pelo meio, mas sabe-se lá se não és um dos poucos casos em que a cooperação europeia funciona...). Eu não arriscaria.
    A meu ver faz todo o sentido um outro país que não o meu aplicar multas a outros cidadãos de outros estados membros. A UE não pode servir só para emprestar dinheiro e convenhamos que se estamos no país X, temos que nos reger pelas leis do país X. Se falhamos só temos que assumir responsabilidades.

Mas como é óbvio é apenas uma linha de pensamento e se ele tem matéria legal para não pagar, eu faria exactamente igual.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
    Foi daqui que recebeste a carta?

E.M.O. European Municipality Outsourcing

Se sim parece-me verdadeiro.
    E isso também está a funcionar para as inibições de condução ou é só para a sanção pecuniária?

+ Responder ao tópico
Página 1 de 2 1 2 ÚltimaÚltima

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.