|
||||
|
|
|||||||
| Regras, penalizações e funcionamento geral do Fórum Aqui, poderá esclarecer todas as dúvidas acerca do funcionamento do fórum, tal como inteirar-se de todas as normas de funcionamento e saber as infracções aplicáveis a quem não as respeitar. Por isso, esta secção é de leitura obrigatória. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Pesquisar neste tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (link) |
|
Moderador
Data de Registo: Nov 2003
|
Este tópico irá servir para todas as dúvidas que há sobre o sistema de reputação.
O sistema ainda se encontra em testes, e se for decidido que irá avançar, será feito um reset geral. |
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (link) |
|
Banido
Data de Registo: Jan 2004
|
Considerando algumas boas referências no outro tópico.
Nomeadamente por parte do Mundano,Corsa1200sport, Nthor (desculpem se falho algum) sugestões essas que subscrevo. Gostaria de sugerir o seguinte: As reputações negativas ou positivas devem ser obrigatoriamente acompanhadas do comentário ou motivo pela sua atribuição. As reputações negativas devem permitir à moderação ver o link do user que a atribuiu, isto para desfazer polémicas e evitar vinganças. Cada reputação deverá representar, sempre, e só um ponto, por muito reputado, ou "poder de avaliar" que tenha o membro que a atribui. A reputação atribuída deverá sempre indicar o post avaliado e votado e nunca direccionar para o tópico no geral. (poder-se-á assim avaliar a justiça do voto atribuido). O user que não queira ser avaliado deverá solicitá-lo no momento em que surja a implentação definitiva do sistema, não poderá contudo atribuir qualquer avaliação reputação. Um user que esteja sujeito ao sistema de avaliação e seja alvo de uma perseguição ou vendetta na atribuição de pontos negativos, mediante uma avaliação do facto por parte da moderação, poderá solicitar deixar de avaliar e ser avaliado. EDIT - Não deveriam ser permitas avaliações a posts e tópicos abertos/colocados antes da data inicial (definitiva) da implementação da funcionalidade A moderação não deverá ser avaliada ou avaliar, mas se a isso anuir, terá de obrigatóriamente estar sujeita às regras dos restantes users. Agradeço a vossa apreciação Última edição por Excalibur : 23-05-09 às 14:40:38 Razão: Acrescentar sugestão |
|
|
|
|
|
#3 (link) |
|
Piloto de Fórmula 1
Data de Registo: Jun 2004
|
Apenas uma questão, qual é o real valor desta função?
Continuado o topico anterior,concordo com maior rotatividade na moderação como o V7 referiu... Para que com essa rotatividade se gerem menos conflitos, no sentido de todostrabalharmos para um fórum cada vez com mais qualidade e menos picarias. Última edição por DarthVader1933 : 23-05-09 às 16:27:15 |
|
|
|
|
|
#4 (link) | |
|
Moderador
|
Citação:
2 - Essa já é uma questão técnica. Ver se o sistema permite tal link! 3 - Esta também penso que é uma questão técnica, já que "é assim" que o sistema está inventado. É necessário ver se dá para alterar. 4 - Aqui é uma questão de sinceridade das pessoas e é completamente impossível de controlar. 5 - É uma ideia a ter em conta. Mas acho mais lógico a funcionar que seja para todos. 6 - Depende da resolução dada ao ponto 5. |
|
|
|
|
|
|
#5 (link) | |
|
Moderador
|
Citação:
Quanto à questão colocada pelo V7, vão havendo algumas mudanças nos moderadores, mas há algumas pessoas que são contactadas e não aceitam (ou pela responsabilidade ou pelo tempo), há outras que já foram e que acabam por sair por falta de tempo. E depois há a questão da nomeação e manutenção, é complicado nomear hoje 1 pessoa e amanhã entregar logo 20% do trabalho a essa pessoa que não está habituada a todas as funcionalidades! O V7 por exemplo teve como consultor (num patamar para ajudar e ir aprendendo as cordas) mas acabou por não ficar na moderação principalmente por menor disponibilidade. Ainda há pouco tempo houve uma limpeza de moderadores e consultores e foram adicionados uns novos! |
|
|
|
|
|
|
#6 (link) |
|
Piloto de Troféu
Data de Registo: Feb 2007
|
Sob pena de se tornar mto complexa a teia desta coisa da reputação, e na sequência dos óbices que já apresentei, acho que apenas é necessária uma medida.
Que é a da reputação ser opcional para todos. E isso inclui os moderadores. O facto de exercerem essas funções, não quer dizer que tenham de agora ter menos funçionalidades neste forum do que o comum dos utilizadores. Quem quer tem, quem não quer não tem. |
|
|
|
|
|
#7 (link) | |
|
Moderador
|
Citação:
O que torna esse valor demasiado "pesado" nas avaliações quer positivas quer negativas! |
|
|
|
|
|
|
#8 (link) | |
|
Banido
|
Citação:
A Azul A "coisa" fica assim um pouco limitada. Isto considerando, que assim estariam criados mecanismo que permitem avaliar e perceber eventuais abusos no uso da função. Isto considerando que poderá haver sempre alguma imaturidade latente. A Rosa Acho que dá para fazer. Acho já aconteceu eu clicar ao lado do voto atribuido e este indica precisamente o post que deu origem àquele voto. Isto permite ver, por exemplo, um voto negativo, colocado num post que diga: " Informa-se que se encontram a ser efectuadas recolhas de sangue na Praça do Comercio numa carrinha da CVP." Como é óbvio o voto negativo seria desajustado num post deste género. |
|
|
|
|
|
|
#9 (link) |
|
Consultor
Data de Registo: Dec 2003
|
Na minha modesta opinião, não acho de todo necessário a implementação deste sistema, ou algo do género.
Acho que só trará "menos valia" a este fórum, e já temos provas disso com alguns exemplos práticos que já vimos por aqui. Não sei se não será mesmo prejudicial ao bom e saudável funcionamento do fórum. Por isso é desnecessário. Acho que os cartões amarelos e vermelhos, as infracções que existiam até agora são mais do que suficientes para se avaliar a reputação de um user, e para o bom funcionamento do fórum. Just my 2 cents. |
|
|
|
|
|
#11 (link) | |
|
Moderador
Data de Registo: Feb 2003
|
Citação:
1 - As negativas já são. As positivas já por si são positivas.... para quê dizer "olha que post lindo" .... passado uns tempos tornava-se redundante. 2 - Não tinhamos mais nada que fazer não ? Quem administra e quem modera, tirando o JGTB que também terá concerteza mais que fazer, não vive disto nem para isto. O resto do pessoal anda aqui por carolice e não pode estar aqui o dia todo. Já basta o que os administradores que têm que perder bastante tempo a aprovar ou não a entrada diária de dezenas de users. 3 - Discutivel. Eu pessoalmente acho que quem tem mais pontos positivos deveria ter mais poder para dar pontos positivos ou negativos. Quem tem pontos negativos não deria poder pontuar. Para o poder fezer deveria ter que se "portar bem".... 4 - Par mim é indiferente. Um tópico pode ser importante para todos e ser relevante pontuar positivamente o user que o criou. 5 - Claramente contra. Na minha opinião isto deve funcionar para todos. É como o SIADAP. É para todos, quer queiram quer não queiram .... 6 - Idem, anterior. Vendetta ?!?!? Isso para mim é filme a mais .... 7 - Posso concordar mas acho irrelevante. 8 - A definir pela Administração .... |
|
|
|
|
|
|
#12 (link) | |
|
Administrador
Localização: Leiria/Lisboa. Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
|
Citação:
Pelas características muito específicas deste fórum, implementar uma funcionalidade destas está condenada a ser não um, mas vários tiros no pé. E está, por isso, condenada ao fracasso, pois vai fazer (muito) mais mal do que bem, levando a guerrinhas entre users e a sentimentos de frustração, injustiça, já para não mencionar a criação de grupinhos e consequentes clivagens, etc. Desculpem a crueza das minhas palavras, mas acho que é uma questão de puro bom senso, de visão e de experiência neste fórum para saber como as coisas funcionam por cá.
|
|
|
|
#13 (link) | ||||||
|
Banido
Data de Registo: Jul 2004
|
Citação:
Esta clareza de ideias e firmeza nas convicções são uma das tuas imagens de marca, mesmo antes de integrares a equipa de moderadores. Citação:
Citação:
A existência de um sistema de reputar em que alguns podem de uma assentada dar 2000 pontos negativos ou positivos, torna redundante e inibe a participação do resto da comunidade FAH, creio eu. Citação:
Por isso creio ser importante apontar para os posts avaliados, além de que um tópico pode ser demasiado extenso, para se localizar o post em causa. Citação:
Citação:
Respondi apenas ao que está a negrito, por considerar relevante. |
||||||
|
|
|
|
|
#14 (link) |
|
Piloto de Fórmula 1
Data de Registo: Mar 2003
|
Muito sinceramente... Como está, está bem...
Não compliquem o que é simples. Se alguém se vingar de vocês num post, haverá quem vote favoravelmente em outro.. Daqui a umas semanas estará tudo tão diluido que a acção individual de um user que se queira vingar de um de nós não vai representar quase nada na reputação total. E por fim, não vejo qual a necessidade de desactivar a reputação, quem não gostar não olha para lá.. Aquilo não altera nada no resto da experiência que é usar o fórum. |
|
|
|
|
|
#16 (link) |
|
Banido
|
Omega
Vou responder recorrendo à citação do post do Nthor, que no essencial captou o que pretendia transmitir, e que assim te responde e descreve o que penso, razão pela qual coloquei aquelas sugestões. Citação:
No essencial por este motivos realçados a azul Última edição por Excalibur : 24-05-09 às 14:36:48 Razão: Correcção e separação de citações |
|
|
|
|
|
#17 (link) | |
|
Banido
|
Citação:
Obrigado Espero, que todos saibam avaliar que o que na realidade pretendo/proponho é que justa e equitativamente, os users possam ser reconhecidos pelo seu real valor, e não estar na realidade sujeitos a clivagens, porque por muito que custe a aceitar a alguns, isso tem ocorrido. |
|
|
|
|
|
|
#18 (link) | |
|
Piloto de Testes
Data de Registo: May 2006
|
Citação:
|
|
|
|
|
|
|
#19 (link) | |
|
Piloto de Rallye
Data de Registo: Apr 2004
|
Citação:
|
|
|
|
|
|
|
#20 (link) | |
|
Moderador
|
Citação:
Caso se verifique que não tem pernas para andar, não iremos andar aqui a ter "trabalho à toa", tomando as devidas diligências |
|
|
|
|
|
|
#21 (link) | |
|
Moderador
|
Citação:
Eu sou um tipo de mente aberta. Todas as opiniões são válidas. Depois alguém decidirá. Mantenham este tópico no bom caminho! |
|
|
|
|
|
|
#22 (link) |
|
Piloto de Fórmula 1
Data de Registo: Mar 2003
|
Eu vou deixar aqui uma pergunta...
Quantos utilizadores tem o fórum? E a quantos é que o sistema de reputação está a causar urticaria? Agora façam ai o rácio... Eu acho que no geral esta funcionalidade é engraçada.. Se querem acabar com as confusões definitivamente uma solução poderá ser acabar de vez com os votos negativos e haver apenas votos positivos. Uma forma de os utilizadores poderem dar os parabéns a outros por uma participação particularmente feliz (embora eu pessoalmente prefira as duas vertentes positivo e negativo).. Agora, lá porque houve alguma celeuma com menos de meia dúzia de pessoas, que no fundo nem tem nada a ver com o sistema de reputação em si, mas teve apenas a ver com o facto de os moderadores terem 2000 pontos de poder de "reputar" e como tal serviu logo de arma de arremesso no seguimento de questões antigas e que não nasceram por causa da reputação, não queiram por todo o sistema em causa. Porque isto até é engraçado e a esmagadora maioria dos users, ou não liga à funcionalidade, ou gosta dela, não me parece minimamente que no geral as pessoas desaprovem esta funcionalidade..... Não confundam aquilo que é uma minúscula minoria que berra muito, com uma berraria generalizada... |
|
|
|
|
|
#24 (link) | |
|
Recruta nº 1202
|
Citação:
Tem sempre de haver alguém do contra e contra a evolução, o que vale é que foram poucos a ver isto como um bicho de 7 cabeças que não é! É apenas mais uma função de um fórum de internet e tem a importância que tem, ou que cada um quiser dar! |
|
|
|
|
|
|
#25 (link) |
|
Recruta nº 1202
|
Penso que é dado através dos pontos que os outros users te dão!
Ainda só dei pontos a um user que tinha 0 e passou a ter 15 pontos. Eu já tinha 44 pontos por isso também não sei como foram calculados os 15 pontos... mas também não quero saber. |
|
|
|
|
|
#26 (link) | |
|
Piloto de Fórmula 1
|
Citação:
Mera curiosidade. |
|
|
|
|
|
|
#28 (link) | |
|
Moderador
|
Citação:
O poder de avaliar é o número de pontos que dás a outro utilizador quando os pontuas (positivos ou negativos). Os quadrados verdes é a tua reputação que cresce com os pontos que recebes! |
|
|
|
|
|
|
#29 (link) | |
|
Piloto de Fórmula 1
|
Citação: