Calculo da reforma
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 8 de 8

Título: Calculo da reforma

Piloto de Testes TMoura's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito Calculo da reforma

Boas pessoal!
    A minha mãe vai reformar-se em Março. Vai ser com reforma antecipada e já sei que vai ser penalizada em 15%. Mas gostava de saber qual a percentagem do ordenado (penso que seja do bruto) ela receberia se não fosse penalizada! Já ouvi falar em 80%, mas não tenho a certeza.

Será que alguém daqui me consegue esclarecer?!

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

O cálculo da pensão não é assim tão simples. Não é um tema que domino mas sei que existem muitas excepções à regra e que cada caso é um caso!

O melhor que tinhas a fazer era pedir o cálculo provável da pensão. Preenchias este formulário e passado algum tempo recebias em casa a resposta com todos os cálculos da reforma.

Seja como for, aqui eles explicam como fazem o cálculo da pensão: Regras de Cálculo

Fica aqui um guia prático e podes consultar mais info no site: Segurança Social

Podes também pedir uma senha da segurança social directa e simular directamente no portal, no entanto, aviso-te desde já que nem sempre aparece todos os anos de descontos, por isso, essa simulação é falível.

Piloto de Testes TMoura's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Bem!
    Só posso mesmo agradecer..
    Muito bom!

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Fica a nota que o valor do simulador é bruto.

Piloto de Provas de Perícia annlee's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

vou aproveitar o tópico para colocar uma questão...
    não há um decreto de lei que determina que as pessoas com 36 anos de deconstos, até dia 31 de Dezembro de 2005, não seria penalizada?

Ando à procura do decreto porque tinha essa sensação e não estou a encontrar.

Alguém sabe?

Piloto de Testes MonteiroRibas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por annlee Ver Post
    não há um decreto de lei que determina que as pessoas com 36 anos de deconstos, até dia 31 de Dezembro de 2005, não seria penalizada?

Alguém sabe?

epá, não deve haver.. o meu pai tem 42 de descontos, foi fazer simulação e levava com penalização

Piloto de Provas de Perícia annlee's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
    epá, não deve haver.. o meu pai tem 42 de descontos, foi fazer simulação e levava com penalização
    apenas me refiro à contagem de tempo até 31 de Dezembro de 2005, para uma pessoa que se reforme agora.

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por annlee Ver Post

Alguém sabe?
    O decreto lei que procuras é este: http://www.cga.pt/Legislacao/Lei_2005122960.pdf

2 - Os subscritores da Caixa Geral de Aposentações que até 31 de Dezembro de 2005 contem, pelo menos, 36 anos de serviço podem aposentar-se antecipadamente ao abrigo do artigo 37.º-A do Estatuto da Aposentação, de acordo com o regime legal que lhes seria aplicável naquela data, independentemente do momento em que se apresentem a requerer a aposentação, considerando-se nesse caso, para efeito do cálculo das penalizações a aplicar à pensão, o limite de idade do anexo I.
    No entanto, conforme podes verificar, esta legislação é aplicável aos trabalhadores da função pública, quem desconta para o regime normal da segurança social não está abrangido por esta legislação.

A legislação aplicável aos trabalhadores abrangidos pelo regime de contribuições da segurança social é esta: http://www.dgap.gov.pt/upload/Legis/..._187_10_05.pdf

Também aqui existem algumas excepções que dependem sobretudo dos descontos, da altura em que começou/deixou de descontar, etc...

Deixo aqui um artigo que pode responder a algumas das dúvidas sobre este tema: Pensões e penalizações: a resposta às dúvidas | Económico