[Economia] Fogão a Gás ou Placa Vitrocerâmica ou Placa de Indução ?
 Rede MPL:
Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 118
Like Tree1Likes

Título: Fogão a Gás ou Placa Vitrocerâmica ou Placa de Indução ?

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito Fogão a Gás ou Placa Vitrocerâmica ou Placa de Indução ?

Qual será o mais económico ?

Quais os inconvenientes de uma placa vitrocerâmica ?
    Última edição por DeCeIi : 08-11-10 às 18:34:10

Allez BENFICA Allez Stormskaer's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Em termos de eficiência desconheço mas já ouvi dizer que a utilização da placa fica bem mais cara...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Nem um nem outro.

Placa de Indução é a melhor opção.

Se apenas tens essas duas hipóteses, a de gás, sem pensar duas vezes.

As de vitrocerâmica demoram eternidades a cozinhar as coisas, têm um desperdício enorme de energia, etc...

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Desconhecia que uma placa de indução fosse diferente de uma vitrocerâmica....

Tenho de alterar o título do tópico...

Banido Maraki's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Tive recentemente uma dúvida semelhante. A aconselhada foi a placa de indução! É o futuro, mais eficiente que as outras. Além disso não aquecem, evitando assim queimaduras.
    De salientar apenas que são precisas panelas apropriadas ou comprar uma base adaptadora para as panelas normais!

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Se gostas de cozinhar compra a gás, se gostas de uma cozinha com estilo compra uma placa vitrocerâmica ou de indução

Moderador TiagoLeal's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
    Se gostas de cozinhar compra a gás, se gostas de uma cozinha com estilo compra uma placa vitrocerâmica ou de indução

Não sejas mau....a indução é boa para ferver água em pouco tempo

No trabalho utilizo indução, e tenho saudades de um bom fogão a gás....

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
    Olha que não, comprei recentemente uma placa que tem 2 bicos de indução e 2 de vitrocerâmica normal... arrependemo-nos logo de não ter comprado com os 4 de indução, muito raramente usamos os normais, devido ao que indiquei em cima. Mas curiosamente, nos de indução, a comida fica mais saborosa do que ficava nos de gás natural. Fica quase como a comida feita em gás 'normal'

Piloto de Testes AdolfoSDias's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por point Ver Post
    Nem um nem outro.

Placa de Indução é a melhor opção.

Se apenas tens essas duas hipóteses, a de gás, sem pensar duas vezes.

As de vitrocerâmica demoram eternidades a cozinhar as coisas, têm um desperdício enorme de energia, etc...
    As de gás desperdiçam ainda mais energia. Quanto à velocidade, tens razão

Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Desconhecia que uma placa de indução fosse diferente de uma vitrocerâmica....

Tenho de alterar o título do tópico...
    A placa de indução é vitrocerâmica. A distinção tem a ver com o modo de gerar calor. Aquilo a que se chama simplesmente vitrocerâmica é de radiação. Isto é, o calor é produzido numa resistência, que depois aquece a superfície da vitrocerâmica. A de indução é através de campos magnéticos "que se fecham utilizando o fundo da panela".

Citação Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    Tive recentemente uma dúvida semelhante. A aconselhada foi a placa de indução! É o futuro, mais eficiente que as outras. Além disso não aquecem, evitando assim queimaduras.
    De salientar apenas que são precisas panelas apropriadas ou comprar uma base adaptadora para as panelas normais!
    Pode não ser sempre assim. Não aquecem enquanto não tiveres panela lá. Mas depois de teres a panela bem quente, ficas com a superfície da placa quente durante algum tempo..

Do meu conhecimento:

As vitrocerâmicas de radiação (que não muito fracas) apresentam um custo de utilização semelhante ao gás (com gás natural), talvez muito ligeiramente inferior.

As de indução apresentam custos mais baixos.

Se pretendes usar as panelas/tachos que tens, verifica se estes são adaptados para indução, senão é uma despesa a mais a aquisição de tachos novos.

Se tiveres de comprar tachos ou se tiveres já preparados para indução, acho que não há dúvidas.

Em alternativa, existem vitrocerâmicas "mistas". Com 2 discos de radiação e 2 de indução. Talvez seja a solução mais equilibrada.

Tens aqui exemplos para quase todas as carteiras. http://www.worten.pt/ProductList.aspx?oid=9|79|27|14620&c=2655634

QUanto a vitrocerâmica, desde há muitos anos que tenho e é fantástico a nível de limpeza. Não tem nada a ver com limpar grelhas e bicos a gás.

Allez BENFICA Allez Stormskaer's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Olha que não, comprei recentemente uma placa que tem 2 bicos de indução e 2 de vitrocerâmica normal... arrependemo-nos logo de não ter comprado com os 4 de indução, muito raramente usamos os normais, devido ao que indiquei em cima. Mas curiosamente, nos de indução, a comida fica mais saborosa do que ficava nos de gás natural. Fica quase como a comida feita em gás 'normal'
    Qual é a diferença entre comida feita em gás natural e em gás "normal"?

Eu mudei para gás natural à cerca de 3 anos e única diferença que notei é nunca faltar o gás...

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
    A placa de indução é vitrocerâmica. A distinção tem a ver com o modo de gerar calor. Aquilo a que se chama simplesmente vitrocerâmica é de radiação. Isto é, o calor é produzido numa resistência, que depois aquece a superfície da vitrocerâmica. A de indução é através de campos magnéticos "que se fecham utilizando o fundo da panela".
    Boa explicação para um leigo como eu, obrigado !

As vitrocerâmicas de radiação (que não muito fracas) apresentam um custo de utilização semelhante ao gás (com gás natural), talvez muito ligeiramente inferior.

As de indução apresentam custos mais baixos.

Se pretendes usar as panelas/tachos que tens, verifica se estes são adaptados para indução, senão é uma despesa a mais a aquisição de tachos novos.

Se tiveres de comprar tachos ou se tiveres já preparados para indução, acho que não há dúvidas.
    Neste momento, uso gás de botija, butano. E ao preço que pedem por uma botija dele, começo a ponderar alternativas...

Equipamento adequado a placas de indução são muito caros ?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post

Eu mudei para gás natural à cerca de 3 anos e única diferença que notei é nunca faltar o gás...
    Eu noto a diferença, e bem. Tinha gás natural em casa, e gás de botija na casa da minha avó, e a comida não tem nada a ver, fica muito melhor no gás de botija, e fica pronta mais rapidamente.

Banido Gonzas's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post

Também fiquei com essa dúvida..

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

Equipamento adequado a placas de indução são muito caros ?
    São aqueles tachos da Celar, etc, custam praí 25€ cada um. Basicamente, esquece aqueles tachos de aluminio 'normais'

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Oi????

Nada disso....

Piloto de Testes Fadista's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

São aqueles tachos da Celar, etc, custam praí 25€ cada um. Basicamente, esquece aqueles tachos de aluminio 'normais'
    Segundo o que me disseram, para saber se um tacho está preparado para indução, basta ver se um íman agarra ao tacho. Se agarrar, está (não tenho aqui nenhum para comprovar nos meus tachos). Eu comprei há pouco tempo e fiquei com a ideia de que a maior parte do equipamento actual já está apto para indução.

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
    Segundo o que me disseram, para saber se um tacho está preparado para indução, basta ver se um íman agarra ao tacho. Se agarrar, está (não tenho aqui nenhum para comprovar nos meus tachos). Eu comprei há pouco tempo e fiquei com a ideia de que a maior parte do equipamento actual já está apto para indução.

Nada disso....

Tens que verificar mesmo se é correcto....
    Há tacho de inox que atraem o iman e não funcionam

Banido Pugas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

Eu noto a diferença, e bem. Tinha gás natural em casa, e gás de botija na casa da minha avó, e a comida não tem nada a ver...
    Provavelmente a Avó é melhor cozinheira...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
    Provavelmente a Avó é melhor cozinheira...
    lol, com o mesmo cozinheiro :P

Devo ter a unica avó que não é grande cozinheira...

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Este é um exemplo já bastante razoável, acho eu (é parecido ao que tenho)

SILAMPOS TREM DE COZINHA MODELO EUROPA vendas preços loja SILAMPOS TREM DE COZINHA MODELO EUROPA preço lojas

À peça, compram-se razoáveis desde 15€ os mais pequenos até 30 a 40 € para panelas maiores.

Quanto ao saber diferente (para melhor com gás) também não me parece que seja assim. Pode existir diferença no cozinhado, mas só se for devido à velocidade de cozedura.Talvez o butano permita cozinhar mais "rápido".

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Já tive gás de botija, gás de cidade e gás natural. É tudo a mesma coisa em termos de sabor, nunca notei diferença. A única forma de cozinhar em que acho que a comida tem mesmo um sabor diferente é em panela de ferro na lareira aberta da cozinha.

Também já experimentei indução e não gostei. Quem me tira as placas a gás tira-me tudo.

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Para ter a certeza que dá para indução, nada como consultar as etiquetas. A esmagadora maioria tem gravado, normalmente no fundo uma série de símbolos que indicam as fontes de calor adequadas.

Para indução encontras:

Banido Maraki's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Este é um exemplo já bastante razoável, acho eu (é parecido ao que tenho)

SILAMPOS TREM DE COZINHA MODELO EUROPA vendas preços loja SILAMPOS TREM DE COZINHA MODELO EUROPA preço lojas

À peça, compram-se razoáveis desde 15€ os mais pequenos até 30 a 40 € para panelas maiores.

Quanto ao saber diferente (para melhor com gás) também não me parece que seja assim. Pode existir diferença no cozinhado, mas só se for devido à velocidade de cozedura.Talvez o butano permita cozinhar mais "rápido".
    Eu comprei esse trem e é uma maravilha!!!

Excelente relação qualidade/preço!

Piloto de Testes Jnicolau's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Eu comprava uma de induçao.
    Mudei de casa a pouco tempo e comprei uma placa de induçao, foi um bocado mais cara do que a de vitroceramica, mas compensa, cozinha muito mais rapido, e gasta menos electricidade. Essas “mistas”, são mais caras do que as só de indução (pelo menos as que tinham na loja onde fui eram todas) e depois quando deres por ti vais estar só a cozinha nas de indução por ser mais rápido. A limpeza é fácil, e o produto mais aconselhado anda à volta dos 5€.
    E depois há trens de cozinha baratos, comprei um por 120€, à volta disto e ja vem bem recheado.

Boa sorte com a compra

Piloto de Rallye hpventura's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004
    Um Hotel de 5 estrelas no topo do Mundo !

Por Defeito

Se gostares de cozinhar: Gás.

Se não gostares, qualquer m3rda serve.

Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Já por aqui escrevi...
    Há placas vitrocerâmicas que funcionam a gás.....e são bastante económicas pois ligam e desligam de acordo com a necessidade de calor...no tacho.

Piloto de Troféu Texuga's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    Atenção que isto é MITO. As placas de indução, obviamente que também aquecem a superfície, arrefecem é mais depressa, mas se lá puseres a mão depois de cozinhar, QUEIMAS-TE. Não é por acaso que quando tiras a panela do sítio onde estiveste a cozinhar, aparece um H de HOT no visor correspondente ao bico que usaste.
    Eu tenho uma de indução, e não trocava por nada.

Estas teorias da comida cozinhada a gás que fica melhor, adorava que me explicassem o porquê... Será que a vossa comida fica a saber a gás? É que a minha não, e tendo em conta que o principal objectivo é aquecer, não vejo qualquer diferença no sabor da comida cozinhada a gás ou a indução.

Vejo sim muitas diferenças na comida cozinhada no carvão, por razões óbvias... agora no gás??

Piloto de Kart hugo1973's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Olás.

Tenho uma vitroceramica de incandescencia da AEG.

Dizer que gasta mais energia que uma placa a gás é errado pois faz uma gestão da energia que é preciso aplicar para atingir a temperatura desejada. Ela liga e desliga os focos consoante é necessário.

Quanto ao sabor da comida ser melhor ou pior, tem mais a ver com o tempero que com a placa, afinal de contas não grelho os bifes em cima dos focos.

Prós: gestão da energia, programável, estética, facilidade de limpeza

Contras: fragilidade (uma vez deixaram cair o filtro do exaustor em cima e partiu-se o vidro. Mas continuou a funcionar até ser substituida), preço.

Hugo out

Piloto de Rallye SenhorVX's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Para mim gás sempre.

Então que gosta de cozinha com Wok nem vale a pena porque o Wok não resulta nas placas.

Piloto Veterano Taveirada's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
    Para mim gás sempre.

Então que gosta de cozinha com Wok nem vale a pena porque o Wok não resulta nas placas.
    Hmmm...

Então a Ikea tem uns woks especiais... porque tenho indução e funciona.

Diga-se, indução para mim é muito vantajoso para uma casa normal com pessoas que trabalham.
    Só a questão da limpeza é de uma diferença estratosferica em relação ao gas. E a eficiencia é muito maior.

Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima