Escolas vao receber mais de 26 MIL portateis !
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 33

Título: Escolas vao receber mais de 26 MIL portateis !

Banido
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito Escolas vao receber mais de 26 MIL portateis !

Mais de 26 mil portáteis para 1096 escolas do país
    henriques da cunha

computadores portáteis nas escolas podem ajudar nas actividades pedagógica de múltiplas disciplinas

Pedro Araújo

S ão 26.047 computadores portáteis que chegarão às escolas públicas do continente - dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário - no início do próximo ano lectivo. O gestor do equipa de missão computadores, Redes e Internet na Escola (CRIE), do Ministério da Educação, estima que sejam gastos quase integralmente os 25 milhões de euros previamente destinados para esse fim, sendo 75% desse valor obtido por via de fundos comunitários.

Segundo João Correia de Freitas, gestor do CRIE, das 1181 escolas que apresentaram projectos concretos, foram "eleitas" 1096. Terminou ontem o período de audiência prévia às escolas excluídas que requereram reapreciação da sua candidatura. Em caso de resposta positiva, o número de portáteis a atribuir pode crescer ligeiramente.

Em média, cada uma das escolas seleccionadas irá receber 24 computadores portáteis (o número exacto a atribuir por estabelecimento de ensino depende dos projectos candidatos). Dez computadores destinam-se exclusivamente à utilização individual e profissional por parte dos professores. Os outros 14 portáteis ficarão adstritos à utilização por professores, mas neste caso em conjunto com os alunos, em ambiente de sala de aula e em actividades de apoio aos discentes, em situações curriculares ou extra-curriculares.

Ao segundo conjunto de portáteis - em média 14 -, acresce um projector de vídeo e pelo menos um ponto de acesso à Internet sem fios (wireless). Todos os computadores, inclusive os 10 para uso exclusivo dos docentes, terão placa de wireless embutida, por forma a tirar proveito do ponto de acesso. Os computadores poderão comunicar entre si, criando-se assim formas mais ágeis de interacção.

De acordo com João Baptista, secretário-geral do Ministério, foram cerca de 18 os fornecedores que se candidataram a dotar as escolas com portáteis e material afim. Não houve concurso público, optando-se antes pelo ajuste directo, recurso 100% legal.

Empresas fornecedoras

As empresas candidatas já estavam registadas na central de compras do Governo e tiveram de realizar uma pré-inscrição, por via informática, para se habilitarem a participar no leilão telemático, que se efectuou na última sexta-feira. Havia sete lotes - cinco de computadores (um por cada Direcção Regional de Educação do continente), um lote para projectores de vídeo e outro para pontos de acesso a Internet sem fios. A SHM (IBM), a Datinfor (IBM), a Cil (Dell) e a HP foram as empresas vencedoras nos portáteis. À Beltrão Coelho serão adjudicados os pontos de acesso "wi-fi" à Internet e à Edni coube o fornecimento dos projectores de vídeo.

Alguns trâmites administrativos ainda estão em curso, além dos já referidos processos de reapreciação das candidaturas que ficaram excluídas. Só após a conclusão desta teia burocrática é que as direcções regionais de educação poderão adjudicar as quantidades exactas às empresas vencedoras.

Banido
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

As condições em que esses portáteis vão parar aos docentes são uma anedota e ainda vai correr muita tinta, pois vão-se dar barracas. No caso de um docente, eu preferia não ter um à minha guarda.

Piloto de Troféu eduardomaio's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Já tou mesmo a ver a conversa...

Cheee, portatil do bufo e quê! Isso é o quê? Um Centrino? Xeee, e gráfica, bomba ai uma GeForce ou uma ATI? Deixa lá ver a mala do portatil... Chee, é mesmo do meu size, deixa lá ver se o portatil fica bacano la dentro... Chee, vou levar pa mostrar às damas, ja to devolvo!

Piloto de Testes HotRod's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Portateis para serem mais faceis de gamar claro.

Banido
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

faz-me confusao o facto de se tratar de portateis...

os portateis sao faceis de roubar,de estragar..enfim!

penso que ninguem sequer pensou nisso.

ninguem esta la para pensar,apenas para receber dinheiro.

mjm
    mjm está offline
    Piloto de Troféu mjm's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Eu a pensar que iriam elogiar a notícia e afinal é o costume...

"São mais fáceis de roubar..."

Enfim...
    [8)][8)][8)]

Banido
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por mjm

Enfim...
    [8)][8)][8)]
    mjm,a intençao de por mais de 26 mil computadores nas escolas e optima!

a opçao por portateis e pessima,mais:revela a incompetencia de quem toma decisoes.

eu ja vou no 3º portatil,nao sei se ja tiveste algum..mas e bem diferente de um pc normal...

eu com muito cuidado com que os trato vejo a fragilidade de um portatil...e imagina-los nas escolas,cheios de crianças com as maos em cima...[xx(][xx(]nao vejo muito boas imagens...

jts
    jts está offline
    Piloto de Fórmula 1 jts's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por tokyo

Enfim...
    [8)][8)][8)]
    mjm,a intençao de por mais de 26 mil computadores nas escolas e optima!

a opçao por portateis e pessima,mais:revela a incompetencia de quem toma decisoes.

eu ja vou no 3º portatil,nao sei se ja tiveste algum..mas e bem diferente de um pc normal...

eu com muito cuidado com que os trato vejo a fragilidade de um portatil...e imagina-los nas escolas,cheios de crianças com as maos em cima...[xx(][xx(]nao vejo muito boas imagens...

Basta estarem bem fixos às mesas pelo slot Kensington ou outros... na minha universidade há uns assim, e sem problema.

Claro que uma sala de computadores deve ser sempre tratada como sala de computadores: não deve ser de acesso livre. Senão vai computadores, vai mesa, vai tudo [8)]

Piloto de Troféu eduardomaio's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Na escola onde andei, que era privada (Escola Digital - Rumos) desapareciam discos, memórias, teclados, ratos... E era uma escola com "pouca gente", eram duas turmas a usar cada sala de computadores, por isso cerca de 40 alunos por sala, acho que nem chegava a tanto!

É uma boa medida para incentivar o pessoal às novas tecnologias, mas será mesmo necessário quando existe tanta gente que nem ler ou escrever sabe como deve ser?

E quem é que vai dar formação? Serão pessoas competentes? Ou serão os professores, que provavelmente nem eles sabem mexer num pc?

Banido
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

eu vi em muitas escolas os tratamentos que os alunos davam aos computadores....e eram bem mais protegidos do que portateis...e tratava-se de secundarias...

alunos com estas idades e na maioria das escolas e zonas para onde vao...nao e dificil de imaginar o tratamento que vao dar aos pc´s portateis...a primeira ideia de muitos jovenzinhos vai ser como meter aquilo la em casa..

Piloto de Fórmula 1 fapoc's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Excelente ideia, pena não ter sido posta em prática no meu tempo!

imported_eL niNo
    Guest

Por Defeito

enfim... n duram 10 meses esses portateis!

Banido
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

olhem uma boa ideia que por ca nao se vislumbra,....

Governo britânico vai duplicar o orçamento de uma iniciativa que pretende encorajar os alunos a irem para a escola de bicicleta, anunciou hoje o Ministério dos Transportes.O projecto, que vai investir 45 milhões de euros em três anos, salienta a importância da segurança, com a criação de novas ciclovias que liguem as escolas e um plano de formação para as crianças.
    “Se conseguirmos que as crianças se desloquem em bicicletas desde cedo, conseguiremos importantes progressos para a sua saúde, para o ambiente e para o tráfego”, disse o ministro dos Transportes, Douglas Alexander. O anúncio foi bem recebido pelas associações de ciclistas e suscitou o cepticismo da oposição.
    Em Londres, menos de dois por cento de todas as deslocações são feitas com bicicleta. Em Amesterdão essa percentagem é de 28 por cento, em Copenhaga 20 por cento e em Munique doze por cento.

Piloto de Rallye zerorpm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Ainda estou céptico... Qual o objectivo...

Piloto de Testes Renas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Com tantos custos associados aos portáteis porque não dektop's. O preço é bastante inferior e a durabilidade e possibilidade de reparação e upgrade no futuro bastante melhor. Para os professores portáteis desde que existam regras que permitam manter estes em boas condições e de usufruto para toda a gente até me parece bem. Toda a gente sabe que a multimédia hoje em dia é um factor importante e que deve ser explorado.

Agora para os alunos? Só se for para destruirem tudo. [8]

Piloto de Rallye hpventura's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004
    Um Hotel de 5 estrelas no topo do Mundo !

Por Defeito

Governo britânico vai duplicar o orçamento de uma iniciativa que pretende encorajar os alunos a irem para a escola de bicicleta, anunciou hoje o Ministério dos Transportes.O projecto, que vai investir 45 milhões de euros em três anos, salienta a importância da segurança, com a criação de novas ciclovias que liguem as escolas e um plano de formação para as crianças.
    “Se conseguirmos que as crianças se desloquem em bicicletas desde cedo, conseguiremos importantes progressos para a sua saúde, para o ambiente e para o tráfego”, disse o ministro dos Transportes, Douglas Alexander. O anúncio foi bem recebido pelas associações de ciclistas e suscitou o cepticismo da oposição.
    Em Londres, menos de dois por cento de todas as deslocações são feitas com bicicleta. Em Amesterdão essa percentagem é de 28 por cento, em Copenhaga 20 por cento e em Munique doze por cento.
    Esta é, de facto, uma iniciativa fantástica !!! [^][^]

Melhora o ambiente e a saúde pública, minimizando de certo modo os efeitos da ingestão massificada de "junk food" nos jovens !

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por hpventura

Esta é, de facto, uma iniciativa fantástica !!! [^][^]

Melhora o ambiente e a saúde pública, minimizando de certo modo os efeitos da ingestão massificada de "junk food" nos jovens !
    [^][^]

Muito bom.

Quanto aos portateis, deviam estar por vender por estarem ultrapassados e naturalmente o estado compra.

Grandes negocios que se fazem com o estado....

mjm
    mjm está offline
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Vamos lá ver...
    A escola onde estou fez um desses projectos.

Qual a ideia?
    Não são para usar constantemente, são para serem usados em certas aulas onde se façam pesquisa ou outras actividades multimédia.

Presumo que os computadores tenham de ser requisitados de modo a haver um maior controlo.
    É óbvio que existe o risco de os alunos os danificarem, intencionalmente ou mesmo acidentalmente.(o roubo não é de excluir em certas escolas eventualmente mais complicadas...)

Agora, sob ponto de vista de novas formas de trabalhar é uma nova maneira de cativar os alunos...

Mas, não me parece que serão muitos os professores que irão permitir aos alunos trabalharem nos computadores...

Para as minhas aulas fazia-me falta um portátil e um projector multimédia de forma a mostrar certos conteúdos de uma forma mais atractiva..

Em relação ao uso pelos professores, presumo que não conheçam as escolas, a minha tem 4 computadores(há mais nas salas de informática, mas raramente se podem usar) para cerca de 100 professores...

Daí que havendo mais computadores portatéis há a hipótese de permitir trabalhar mais na escola.
    Mesmo a nível de espaço, os portatéis são muito vantajosos em relação aos desktop...

Enfim...
    Não é que seja um acontecimento extraordinário, mas melhorará as condições de trabalho...

Chefe de Equipa CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Penso que dando-se um portátil por professor, poderemos aumentar o rendimento escolar.

Tendo a sala meios de projecção/LCD/Plasma, consegue-se interagir muito bem com os alunos.

Claro que as inscrições na AHO e nos fóruns da Bola iriam aumentar significativamente, mas os professores também têm direito a algumas folgas, como aqui o resto do pessoal. [8D]

Piloto de Testes 306dm's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

como alguém disse, é falta de capacidade decisória das cabeças pensantes deste país. Se optassem por desktop ficavam seguramente com 30000 pc's, cujas capacidades são passíveis se sofrerem upgrades, muito mais complicado para "levar para casa", etc.
    Por outro lado, os professores ficarem com 10000 também deixa a pensar, pois é para uso pessoal e pofissional.
    Uma coisa é certa: os portáteis vão desaparecer como magia

Piloto de Testes Jota17's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Penso que dando-se um portátil por professor, poderemos aumentar o rendimento escolar.

Tendo a sala meios de projecção/LCD/Plasma, consegue-se interagir muito bem com os alunos.

Claro que as inscrições na AHO e nos fóruns da Bola iriam aumentar significativamente, mas os professores também têm direito a algumas folgas, como aqui o resto do pessoal. [8D]
    LCD? Plasma? Projeccção? Pois pois, existem é uma ***** de uns retroprojectores que parecem motores 3 cilindros VAG tal é a barulheira que fazem!

Piloto de Provas de Perícia pmcoliveira's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

vê-se logo que foi para ajudar um amigo que tinha lá uns portáteis que não saiam nem dados, e estava a estragar o orçamento de 2006 por isso

mjm
    mjm está offline
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Ajudará...

citação:

É verdade, tratarei de afixar por toda a escola publicidade ao fórum...

Afinal é isso que fazes durante o teu trabalho, AHO ou bola, certo?!

PS: não sei se trabalhas, mas isso não interssa...

mjm
    mjm está offline
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por 306 dm

como alguém disse, é falta de capacidade decisória das cabeças pensantes deste país. Se optassem por desktop ficavam seguramente com 30000 pc's, cujas capacidades são passíveis se sofrerem upgrades, muito mais complicado para "levar para casa", etc.
    Por outro lado, os professores ficarem com 10000 também deixa a pensar, pois é para uso pessoal e pofissional.
    Uma coisa é certa: os portáteis vão desaparecer como magia
    Era isso que fazias quando andavas (ou andas na escola), "levar para casa"...

Já tou a ver.

Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Não sejas mau para mim... :D :D

mjm
    mjm está offline
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Desculpa, só agora reparei no teu perfil...[**]

Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Desculpa, só agora reparei no teu perfil...[**]
    Nunca recusa nenhuma ajuda. :D [8D]

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

na minha escola existe um computador por cada sala ligados a um retroprojector no tecto e todos estao ligados a internet. e nao ha ca nada de roubos! e a escola situa-se na linha de sintra (leal da camara)

Piloto de Troféu CrazzyMax's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Desses 26.000 vais haver umas dezenas desviados de certeza

Piloto de Testes Renas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Vamos lá ver...
    A escola onde estou fez um desses projectos.

Qual a ideia?
    Não são para usar constantemente, são para serem usados em certas aulas onde se façam pesquisa ou outras actividades multimédia.

Presumo que os computadores tenham de ser requisitados de modo a haver um maior controlo.
    É óbvio que existe o risco de os alunos os danificarem, intencionalmente ou mesmo acidentalmente.(o roubo não é de excluir em certas escolas eventualmente mais complicadas...)

Agora, sob ponto de vista de novas formas de trabalhar é uma nova maneira de cativar os alunos...

Mas, não me parece que serão muitos os professores que irão permitir aos alunos trabalharem nos computadores...

Para as minhas aulas fazia-me falta um portátil e um projector multimédia de forma a mostrar certos conteúdos de uma forma mais atractiva..

Em relação ao uso pelos professores, presumo que não conheçam as escolas, a minha tem 4 computadores(há mais nas salas de informática, mas raramente se podem usar) para cerca de 100 professores...

Daí que havendo mais computadores portatéis há a hipótese de permitir trabalhar mais na escola.
    Mesmo a nível de espaço, os portatéis são muito vantajosos em relação aos desktop...

Enfim...
    Não é que seja um acontecimento extraordinário, mas melhorará as condições de trabalho...
    Estou a ver que vai haver uma deturpação de uso. 24 portáteis para professores.

Mas eu estou de acordo. Poderá haver uma situação ou outra que talvez seja interessante para o aluno de um modo geral acho que uma sala de informática é a melhor opção. Pelo menos em termos de custos.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.