Meu amigos ao que isto chegou, leiam a noticia in Correio da Manha:
"Furto de pinhas vale 10 milhões
Os produtores de pinhão estão alarmados com os consecutivos aumentos dos prejuízos causados pelos furtos nos pinhais. Na última campanha foi roubada 15 por cento da produção, tendo as perdas ultrapassado os dez milhões de euros.
Sem meios humanos para controlar os pinhais, os produtores vêem a onda de assaltos crescer devido à valorização do produto no mercado: um quilo de pinha rende 70 cêntimos, um quilo de pinhão vale 25 euros. Há casos que num só dia são roubados mil quilos de pinhas. O suficiente para os ladrões lucrarem cerca de 700 euros.
"Em muitos dos casos roubam 500 quilos de manhã e outros tantos à tarde. Isto é difícil de combater porque sabem que nós não conseguimos vigiar a produção", revela, insatisfeito, Hélio Cecílio, produtor em Coruche e presidente da Associação de Industriais de Miolo de Pinhão, em Alcácer do Sal.
Considerada pelos industriais como excepcional, a produção da última campanha, que decorreu entre 15 de Dezembro de 2009 e Abril, poderia ter atingido os cem milhões de quilos de pinha, não fossem os 15 milhões que acabaram nas mãos do ladrões. Num ano normal, a produção de pinha atinge os 80 milhões de quilos e de pinhão 2,3 milhões de quilos."
Meus amigos sou só eu ou algo aqui está errado,
1º - Ninguem nunca ligou ás pinhas que ficam perdidas a decompor - se naturalmente nos vastos pinhais portugueses.
2º - O português, que nem sempre é dotado de uma total burrice, quando tem uma lareira claramente vai apanhar umas pinhazitas (desculpem o francês) para acender a dita que a acendalha sai caro.
3º - Como o pinhão sai ao preço da chuva no mercado português ( claramente ) os produtores vêm agora fazer queixinhas que estão a ser roubados e que isto naturalmente serve de desculpa para inflacionar o preço do pinhão que é coisa rara em portugal e admiram - se que os individuos do ponto nº2 se lembrem de retirar o pinhão á pinha antes de a queimar.
Ou eu sou muito ignorante ou deveriamos ver isto antes como a limpeza (em parte) da floresta portuguesa é que nunca me lembra de ler uma noticia "Milhares de euros em pinhas e pinhão ao abandono nos pinhais portugueses" mas como o zé tuga se lembrou que as pinhas que queima também têm o tão desejado pinhão e desatou a apanhar já é furto.
ora opinem lá faz favor

LinkBack URL
About LinkBacks
Responder com citação