FURTO DE PINHaS
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 31

Título: FURTO DE PINHaS

Banido Jared's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Talking FURTO DE PINHaS

Meu amigos ao que isto chegou, leiam a noticia in Correio da Manha:

"Furto de pinhas vale 10 milhões
    Os produtores de pinhão estão alarmados com os consecutivos aumentos dos prejuízos causados pelos furtos nos pinhais. Na última campanha foi roubada 15 por cento da produção, tendo as perdas ultrapassado os dez milhões de euros.

Sem meios humanos para controlar os pinhais, os produtores vêem a onda de assaltos crescer devido à valorização do produto no mercado: um quilo de pinha rende 70 cêntimos, um quilo de pinhão vale 25 euros. Há casos que num só dia são roubados mil quilos de pinhas. O suficiente para os ladrões lucrarem cerca de 700 euros.

"Em muitos dos casos roubam 500 quilos de manhã e outros tantos à tarde. Isto é difícil de combater porque sabem que nós não conseguimos vigiar a produção", revela, insatisfeito, Hélio Cecílio, produtor em Coruche e presidente da Associação de Industriais de Miolo de Pinhão, em Alcácer do Sal.

Considerada pelos industriais como excepcional, a produção da última campanha, que decorreu entre 15 de Dezembro de 2009 e Abril, poderia ter atingido os cem milhões de quilos de pinha, não fossem os 15 milhões que acabaram nas mãos do ladrões. Num ano normal, a produção de pinha atinge os 80 milhões de quilos e de pinhão 2,3 milhões de quilos."

Meus amigos sou só eu ou algo aqui está errado,
    1º - Ninguem nunca ligou ás pinhas que ficam perdidas a decompor - se naturalmente nos vastos pinhais portugueses.

2º - O português, que nem sempre é dotado de uma total burrice, quando tem uma lareira claramente vai apanhar umas pinhazitas (desculpem o francês) para acender a dita que a acendalha sai caro.

3º - Como o pinhão sai ao preço da chuva no mercado português ( claramente ) os produtores vêm agora fazer queixinhas que estão a ser roubados e que isto naturalmente serve de desculpa para inflacionar o preço do pinhão que é coisa rara em portugal e admiram - se que os individuos do ponto nº2 se lembrem de retirar o pinhão á pinha antes de a queimar.

Ou eu sou muito ignorante ou deveriamos ver isto antes como a limpeza (em parte) da floresta portuguesa é que nunca me lembra de ler uma noticia "Milhares de euros em pinhas e pinhão ao abandono nos pinhais portugueses" mas como o zé tuga se lembrou que as pinhas que queima também têm o tão desejado pinhão e desatou a apanhar já é furto.
    ora opinem lá faz favor

Piloto de Troféu Sweden's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Estás a confundir pinhas de onde se podem retirar pinhões para consumo das vulgares pinhas que há por esses pinhais fora.
    As pinhas de que se fala no artigo são de pinheiro manso. As que tu referes são de pinheiro bravo. Não têm nada a ver. As que são roubadas nesse artigo são as de pinheiro manso.
    A produção de pinha/pinhão de pinheiro manso é um dos bons investimentos que ainda se podem fazer.

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Basta ver a que preço é vendido o pinhão na época do Natal, para perceber os valores envolvidos.

Qualquer dia acaba-se com a exploração florestal, são os incêndios, os furtos, os poucos rendimentos...

Banido Porco's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2008

Por Defeito

Como é que se rouba 500 quilos de pinha, mesmo em áreas relativamente remotas, sem que ninguém dê conta??

esta notícia é no mínimo estranha.

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
    Estás a confundir pinhas de onde se podem retirar pinhões para consumo das vulgares pinhas que há por esses pinhais fora.
    As pinhas de que se fala no artigo são de pinheiro manso. As que tu referes são de pinheiro bravo. Não têm nada a ver. As que são roubadas nesse artigo são as de pinheiro manso.
    A produção de pinha/pinhão de pinheiro manso é um dos bons investimentos que ainda se podem fazer.
    Ora bem. Basta dizer que pagam 70/80€ por dia a quem a apanha.

Piloto de Troféu Ruben99's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Não fazia ideia desses valores !

Acho que vou começar no negocio também

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Porco Ver Post
    Como é que se rouba 500 quilos de pinha, mesmo em áreas relativamente remotas, sem que ninguém dê conta??

Como é que se roubam toneladas de cortiça? Como é que roubam cabeças de gado? Como é que se rouba lenha?

Não será dificil saber quem (genericamente) roubas as pinhas...

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post

Mas é um trabalho sazonal e muito arriscado. Correm o risco de terminar a campanha numa cadeira de rodas.

Banido miguelGTI's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Eishhh

Acho que apartir de hoje vou começar a apanhar pinhas !!!

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Como é que se roubam toneladas de cortiça? Como é que roubam cabeças de gado? Como é que se rouba lenha?

Não será dificil saber quem (genericamente) roubas as pinhas...
    E por norma não vão às árvores buscar os produtos e ter o trabalho, vão onde estão guardadas ou empilhadas à espera de transporte.
    Por exemplo lenha fica num local na mata próximo, à espera de volume para transportar e depois...

Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post

Eu se tivesse uns latifundios no ribatejo ou no alto alentejo era concerteza a esta actividade que me iria dedicar. É um investimento a médio/longo prazo, mas os retornos justificam-no. Conheço (família) quem esteja a poderar acabar com oliveiras para plantar pinheiro manso...

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

E daqui a uns dias começa o roubo da alfarroba também. Fruto de menor valor que a pinha mas ainda de alguma rentabilidade. Julgo que este tipo de problemas ficava atenuado com um recenseamento dos donos dos pinheiros/alfarrobeiras/amendoeiras. Agora não sei até que ponto as associações de produtores das mesmas tão para isso.

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    E por norma não vão às árvores buscar os produtos e ter o trabalho, vão onde estão guardadas ou empilhadas à espera de transporte.
    Por exemplo lenha fica num local na mata próximo, à espera de volume para transportar e depois...
    ...chegam os furgões brancos!

Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

...chegam os furgões brancos!
    ... e levam as pinhas entre os caixotes de sapatilhas Abibas e os polos Paulo & Shark ou Ralph Lourenço.

Piloto de Fórmula 1 DeCeIi's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

A ladroagem não é exclusivo dos Lelos, pá !

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

... e levam as pinhas entre os caixotes de sapatilhas Abibas e os polos Paulo & Shark.
    É só para ganharem dinheiro para o gasóleo para irem levantar o RSI...

Piloto de Troféu RedHeart's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Há cerca de dois anos, no distrito de Coimbra, roubaram o correspondente a meia-dúzia de camiões TIR de árvores que deveriam ser cortadas uma ou duas semanas depois.
    O roubo foi feito de um dia para o outro e ninguém se apercebeu do seu progresso. Achas que 500kg de pinha não serão bem mais fáceis de roubar?

Piloto de Rallye Cahib's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jared Ver Post
    Meu amigos ao que isto chegou, leiam a noticia in Correio da Manha:

"Furto de pinhas vale 10 milhões
    Os produtores de pinhão estão alarmados com os consecutivos aumentos dos prejuízos causados pelos furtos nos pinhais. Na última campanha foi roubada 15 por cento da produção, tendo as perdas ultrapassado os dez milhões de euros.

Sem meios humanos para controlar os pinhais, os produtores vêem a onda de assaltos crescer devido à valorização do produto no mercado: um quilo de pinha rende 70 cêntimos, um quilo de pinhão vale 25 euros. Há casos que num só dia são roubados mil quilos de pinhas. O suficiente para os ladrões lucrarem cerca de 700 euros.

"Em muitos dos casos roubam 500 quilos de manhã e outros tantos à tarde. Isto é difícil de combater porque sabem que nós não conseguimos vigiar a produção", revela, insatisfeito, Hélio Cecílio, produtor em Coruche e presidente da Associação de Industriais de Miolo de Pinhão, em Alcácer do Sal.

Considerada pelos industriais como excepcional, a produção da última campanha, que decorreu entre 15 de Dezembro de 2009 e Abril, poderia ter atingido os cem milhões de quilos de pinha, não fossem os 15 milhões que acabaram nas mãos do ladrões. Num ano normal, a produção de pinha atinge os 80 milhões de quilos e de pinhão 2,3 milhões de quilos."

1º - Ninguem nunca ligou ás pinhas que ficam perdidas a decompor - se naturalmente nos vastos pinhais portugueses.

2º - O português, que nem sempre é dotado de uma total burrice, quando tem uma lareira claramente vai apanhar umas pinhazitas (desculpem o francês) para acender a dita que a acendalha sai caro.

3º - Como o pinhão sai ao preço da chuva no mercado português ( claramente ) os produtores vêm agora fazer queixinhas que estão a ser roubados e que isto naturalmente serve de desculpa para inflacionar o preço do pinhão que é coisa rara em portugal e admiram - se que os individuos do ponto nº2 se lembrem de retirar o pinhão á pinha antes de a queimar.

Ou eu sou muito ignorante ou deveriamos ver isto antes como a limpeza (em parte) da floresta portuguesa é que nunca me lembra de ler uma noticia "Milhares de euros em pinhas e pinhão ao abandono nos pinhais portugueses" mas como o zé tuga se lembrou que as pinhas que queima também têm o tão desejado pinhão e desatou a apanhar já é furto.
    ora opinem lá faz favor
    Antes de fazeres afirmações que te denigrem, tens de ter em conta que as pinhas não são toda iguais!

Banido Porco's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
    Há cerca de dois anos, no distrito de Coimbra, roubaram o correspondente a meia-dúzia de camiões TIR de árvores que deveriam ser cortadas uma ou duas semanas depois.
    O roubo foi feito de um dia para o outro e ninguém se apercebeu do seu progresso. Achas que 500kg de pinha não serão bem mais fáceis de roubar?

Sim, uma vez eu acredito. Mas todos os dias, de forma sistemática, é um bocado difícil de acreditar

Piloto de Troféu RedHeart's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Sim, uma vez eu acredito. Mas todos os dias, de forma sistemática, é um bocado difícil de acreditar
    Percebo a tua desconfiança porque realmente pode parecer estranho que, sendo estes assaltos tão comuns, ainda ninguém tenha feito nada.
    Ainda assim, e pegando no exemplo que dei, não achas que roubar um bibelot todos os dias é bastante mais fácil do que esvaziar a casa toda de uma única vez?

Banido ManuelBarbosa's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

FURTO DE PINHAS

Era escusado gritar que o pessoal por cá ouve bem.

Piloto de Testes quimbeto's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jared Ver Post

Estas pinhas vêm de pinhais específicos. De pinheiros mansos e não de pinho bravo

Sim, mais isso é normalmente com pinhas de pinho bravo

ora opinem lá faz favor
    Os pinhais têm dono. Tal como os olivais, pomares e vinhas. Os rendimentos tirados daí, independentemente de ser madeira ou pinhões são do dono.
    Já outra coisa é com os cogumelos, em que qualquer um entra no terreno de um outro qualquer em busca de cogumelos. em teoria além de estar a invadir terreno alheio, também está a roubar o que é produzido nesse mesmo terreno.

Piloto de Kart Kenzo's Avatar
    Data de Registo
    May 2010

Por Defeito

Por momentos cheguei-me a assustar... É que pensei que era das outras pinhas, aquelas que não dão pinhões...

É que tinha aqui 2 pinheiros em frente a minha casa num terreno camarário, em que por muitas vezes trouxe as pinhas embora, que por sinal são muito boas acendalhas para a churrasqueira cá de casa....

Desculpem o offtopic... lol

Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Mas é um trabalho sazonal e muito arriscado. Correm o risco de terminar a campanha numa cadeira de rodas.
    Mas a remuneração é boa, diria até muito boa.

Por acaso nunca tinha pensado nos riscos inerentes a esse trabalho.

Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Eu se tivesse uns latifundios no ribatejo ou no alto alentejo era concerteza a esta actividade que me iria dedicar. É um investimento a médio/longo prazo, mas os retornos justificam-no. Conheço (família) quem esteja a poderar acabar com oliveiras para plantar pinheiro manso...
    Como referi no meu 1º post não fazia ideia dos valores desse negócio, mas estou a ver que quando bem explorado pode ser bastante rentável !

Só tinhas era de ter cuidado com os ladrões

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Não fazia a mínima ideia que os valores envolvidos neste sector de actividade eram assim tão elevados.

Acho que vou mudar de ramo porque aqui ao pé da minha casa o que não faltam são mansos.

Banido MrBrown's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Bom, só gente com vontade de investir!

Para haver retorno, e dependendo do custo das árvores e da florestação (ou reflorestação) e da empresa que o faz, da área total, etc etc serão sempre valores a aproximar da centena de milhar de euros. Tendo em conta que se tem um bom terreno, claro.

Depois é preciso outras medidas...porque normalmente a terra depois de reflorestada fica revolvida...e em certas zonas é um convite para silvas, tojo, etc etc....

E isto tudo só começaria a dar lucro 10 a 15 anos depois (tendo em conta o crescimento do pinheiro manso)...ou seja, aplicando a taxa de inflação...só para recuperar o investimento...seriam mais outros tantos, já estão a ver.

Se fosse fácil...

On topic e só para completar, realmente é um tristeza que isto aconteça...especialmente quando se tem a noção do tempo e cuidado muitas vezes investido em tais coisas (estou a falar de qualquer produto florestal)...mas para quem está minimamente atento não e nenhuma novidade...

Banido Jared's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Smile

Citação Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
    Antes de fazeres afirmações que te denigrem, tens de ter em conta que as pinhas não são toda iguais!
    Pois não são não! por isso que referi a apanha da pinha para acender lareiras inclusivé

Piloto de Testes Farang's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Todos os anos(Nov/Dez) sou visitado pelos "amigos" da pinha, já apanhei três tipos(não eram lelos) em flagrante, além de descarados não tinham muita vontade de abandonar o terreno alheio, tiveram que ser incentivados a abandonar a propriedade a ferro e fogo, nunca pensei que as pinhas valiam tanto, a minha preocupação sempre foi a questão de invadirem a propriedade...

Consultor Zizo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Já existe mecanização para a extração de pinha que aumenta a segurança e o retorno do investimento faz-se a curto prazo.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima