Electromiograma (EMG)
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 3 de 3

Título: Electromiograma (EMG)

  1. #1
    Piloto de Troféu RDSBorges's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Localização
    Segundo o Exmo. Sr. Ex - Ministro das Obras Públicas Mário Lino, vivo no Deserto!
    Posts
    6,600

    Por Defeito Electromiograma (EMG)

    Pessoal em que consiste o electromiograma?

    É feito da mesma forma que o EEG?

    A minha namorada tem enxaquecas e mandaram-lhe fazer um electromiograma.

    E ela agora está convencida que o que vai fazer é o EEG e que é à cabeça com um gel e tal...

    Mas não é, porque eu estou farto de fazer EEG's e esses é que são com o gel na cabeça e não se sente nada.

    O electromiograma não é com uma agulha nos dedos para ver como os membros reagem?


    Se alguém puder ajudar, agradecia.


  2. #2
    Piloto de Provas de Perícia ricky48's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008
    Localização
    Coimbra / Lisboa
    Posts
    704

  3. #3
    Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2010
    Posts
    2

    Por Defeito

    O EEG e o EMG são bastante diferentes.

    O EEG, de rotina, é normalmente feito com uma touca ou com electródods, e o gel é para melhor a condução do sinal diminuindo a impedancia. Normalmente associado a problemas neurologicos (como as enxaquecas). Neste exame é pedido para fazer algumas coisas como abrir e fechar os olhos diversas vezes, respirar com força, olhar fixamente para um foco de luz (fotoestimulador), e consoante o caso, poderá ser necessário passar pelas brazas (a.k.a durmir um bocado). Para além de EEG de rotinas existe o EEG 24h (é parecido mas tem de andar com um equipamento 24h, normalmente estes equipamentos são ambulatórios e as pessoas levam para casa). Se fizeres pesquisa pela net também vais encontrar o EEG associado à epilepsia, o que implica uma monitorização prolongada (mais ou menos 1 semana), mas não será o caso.

    O EMG serve para "testar" os musculos, ou seja, são colocadas agulhas ou electródos (consoante a localização do musculo), e é pedido ao paciente para mover o musculo. Outra modalidade do EMG é dar pequenos estimulos (choques) para medir a velocidade de condução do musculo. Normalmente associado a dores musculares.

    Outro exame ainda dentro da mesma área é o EP (Evoke Potencial, ou Potenciais Evocados), neste também existem diversas modalidades: Visuais (onde é mostrado num ecrã diversos padrões), auditivos (onde são colocados um auscutadores com um som padrão), também existem musculares (bastante parecido com o EMG). Para o registo de EP normalmente são utilizadas agulhas na cabeça.

    Existe também o PSG (polissonográfia) que serve para testar o sono, o que também não é descabido de todo porque as enxaquecas poderão ser por um mau sono. Este exame tem canais de EEG, mas depois tem outros canais que permitem medir o fluxo de ar (inspirado e expirado), movimentos toraxicos e abdominais, roncos, etc.

    Se o problema são enxaquecas penso que o exame mais aconselhado é sem dúvida o EEG e talvez com periodo de sono, normalmente este demora no total mais ou menos 1h.

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.